quarta-feira, 2 de junho de 2010

ALANDROAL VAI TER PÓLO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR TÚLIO ESPANCA


A Câmara Municipal de Alandroal e a Universidade Sénior Túlio Espanca /Escola Popular da Universidade de Évora assinaram ontem o protocolo de cooperação, que prevê a abertura de um Pólo da Universidade Sénior no Alandroal. A cerimónia decorreu no Fórum Cultural de Alandroal e contou com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Évora, Manuel Cancela D’Abreu, do Director da universidade Sénior Túlio Espanca, José Bravo Nico, do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo e da Vice-Presidente da Autarquia alandroalense, Fátima Ferreira.

Na prática, a criação deste Pólo vai permitir que os habitantes do Concelho usufruam de um espaço de partilha de saberes e experiências, ao mesmo tempo que vão ter oportunidade de aprender as mais variadas artes com professores creditados para o efeito. José Bravo Nico, director da Universidade Sénior Túlio Espanca, aproveitou a ocasião para assegurar que «a Universidade de Évora vai disponibilizar os recursos humanos, técnicos, científicos e culturais para que o Pólo de Alandroal seja um sucesso».


Numa altura em que se discute a necessidade de se encerrarem algumas escolas do Concelho, por falta de alunos, a celebração deste protocolo assume particular importância, uma vez que vai dinamizar a área da educação no concelho de Alandroal. João Grilo, Presidente da câmara de Alandroal, explicou que, «numa primeira fase o Pólo do Alandroal da Universidade Sénior Túlio Espanca vai funcionar no edifício da antiga Escola Primária. No entanto, o nosso objectivo, numa fase mais avançada do projecto, é aproveitar os edifícios das escolas primárias que sejam descontinuadas, para levar a universidade Sénior a todo o Concelho».

A cerimónia de assinatura do protocolo ficou ainda marcada pelas actuações do Grupo Académico Estudantil da Universidade de Évora, "Sextetos”, e pelo grupo de Cantadores dos Reis de Alandroal, numa primeira mostra do espírito de partilha de saberes que a Universidade Sénior representa.

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

29 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas terão medo de se sentar!?

Se não tivessem cadeiras reclamavam porque ficavam de pé.

Anônimo disse...

Até o bravo nico ja se afastou do nabais.

Anônimo disse...

Até o bravo nico ja se afastou do nabais.

Isso é MENTIRA!!! ele veio cá em virtude dos protocolos que tem com a Câmara.

Deixem-se de boatos. Para quem dizia mal, e alertava para o problema dos Boatos (Ver texto da autoria do Grilo no blog Muda) os Mudas agora até que não estão a ir nada mal em relação a BOATOS.

Chamem-lhe o que quiserem... disse...

Mas esta gente não terá vergonha na cara?
Uma noticia deste gabarito para a gente mais "velha" do nosso concelho, e vêem práqui mandar bocas porque as pessoas não se sentam, e porque o Nico não quer saber de não sei quem?
Se a coisa é boa, morde-se, se a coisa é má, arranja-se assunto pra morder também...
Este nosso concêlho de Alandroal, está uma autentica miséria de cérebros...... Não são todos, mas por causa de alguns, acabamos a pagar todos pelas atrocidades feitas e escritas....
Já estou como o outro (que não tenho nada contra) dizia em tempo de eleições, "ás vezes sinto vergonha de dizer que pertenço ou sou do Alandroal"...

Quero deixar aqui os meus parabéns a todos os "patrocinadores" desta ideia da Universidade Sénior...

Anônimo disse...

A Maioria das pessoas que esteve a assistir não sabia o que lá estava a fazer, como não tinham ninguem para assistir mandaram um autocarro da CMA buscar os MUDAS de Cabeça de Carneiro.

Anônimo disse...

O projecto do Prof.Bravo Nico, está a ser implementado no nosso Concelho há pelo menos dois anos e
não é por acaso que tem também o apoio deste EXECUTIVO. As novas oportunidades que se estenderam ao Concelho do Alandroal a ele se devem, qual a dúvida de a Câmara ter colocado transportes á disposição dos idosos, a quem estas novas oportunidades os pode enriquecer com novos conhecimentos, sejam eles de Cabeço de Carneiro ou de qualquer outro ponto do nosso oncelho? Será que nada está ao vosso gosto? Será que vocês já nasceram tortos e tarde ou nunca se endireitam?
Transformem-se, inscrevam-se nas novas oportunidades e aprendam pelo menos a ser mais Alandroalenses.Se o nosso Concelho está uma autentica miséria de cérebros como tu dizes,se tens gr problemas de memória trata-te.
Dá oportunidade que alguém dê aos idosos mais alguma coisa que sejam festa e jantaradas, os idosos merecem que estas novas oportunidades lhe dêm conhecimento, Lares e Centros de Dia, que lhe sejam dadas condições de uma velhice mais feliz, entendeste, isto para ti deve ser chinês, porque andaste oito anos a ignorar estas questôes Sociais.

Anônimo disse...

O lirismo deste presidente continua, e é fácil de perceber, que continua a viver no mundo da fantasia, porque se conhecesse bem o concelho do Alandroal, e em especial as pessoas, deveria ter a consciência que nem universidades seniores, nem outras coisas, vão funcionar para já neste concelho.
Sr. presidente, a ideia é boa, mas tem que ser feito um trabalho de preparação, com actividades simples que envolvam as pessoas, e que as motivem a aceitar este tipo de coisas, não tenha duvida, que o que vai acontecer é ter algumas pessoas no inicio, e ao fim de 2, 3 meses restam meia dúzia de pessoas se tanto.
Mais uma vez, fez, sem se preocupar em consultar algumas pessoas do nosso concelho que tem experiência e capacidades de ajudar no projecto, e logo fazer que resulte melhor, como por exemplo, é o caso de uma ex. professora, Dr.ª universitária, que vive no Alandroal, que por acaso dá aulas numa universidade sénior aqui do lado, e que logicamente lhe deu com os pés, e fez ela muito bem.
Ideias e boas o Sr. tem, o seu problema é de facto fazer, está mais que visto, que não sabe, e também não tem a trabalhar com o Sr. quem saiba.
Tiveram cá quem tinha experiência e dominava este tipo de coisas culturais, de formação e não só, agora os que sabem tudo, e essa gente cheia de formação académica que para aí veio, que façam, mas bem, se por acaso souberem…

Carlos Alberto

Anônimo disse...

ROSINHA, DESCULPA SAÍR DESTE TEMA, MAS ERA PARA TE INFORMAR QUE NO PASSADO DIA 1 DE JUNHO TERÇA-FEIRA PELAS 21 HORAS NJUNTA DE FREGUESIA DE ALANDROAL SE REALIZOU UMA SESSÃO/DEBATE DO PARTIDO SOCIALISTA, EM QUE PARA ALÉM DOS MILITANTES DE ALANDROAL ESTEVE O
DR. ANDRÉ FIGUEIREDO.
FOI UM SERÃO MUITO PROVEITOSO E ESCLARECEDOR SOBRE MUITOS TEMAS DA ACTUALIDADE NACIONAL E LOCAL.
POSSO AFIRMAR QUE ESTAVAM PRESENTES
CERCA DE 40/50 MILITANYES DO PS E QUE ESTES ENCONTROS SERÃO PARA SE FAZEREM REGULARMENTE.
SEMPRE PS

Anônimo disse...

O bravo nico podia ir em protocolo ao forum do alandroal, mas depois so veio ás festas da venda com o Grilo porque fez questão de o acompanhar !! Nabais estas a perder a confiança da distrital do ps.

Anônimo disse...

Porque acham que o protocolo com o CENDREV não é positivo para o Concelho? Estou a ver que vocês só sabiam governar o Município com
milhões, daí a divida já ultrapassar os trinta. Pela cvonversa, certamente não gostaram de ver a actuação do DINO do MANUEL AUGUSTO, DO FRANCISCO e da filha do DINO, para mim e certamente para aquele público que encheu o Forum foi uma noite maravilhosa, mas ao mesmo tempo aceito que vocês gostem mais do TONY CARREIRA, 50 mil mais um palco de 60 mil é mais importante para aqueles que preferiram hipotecar os ordenados dos funcionários da Câmara do que para quem tem por objectivo o desenvolvimento do Alandroal.
Diziam também num dos comentários
antecedentes que a Câmara não precisava comprar fantoches, ajudem
a construir aquilo que estragaram,
ajudem a recuperar o Concelho que é essa a vossa obrigação, deixem-se de críticas, de ofensas, de desculpas, porque é tempo de reconhecerem tanto mal que fizeram ao Município em apanas oito anos.

Anônimo disse...

ENTÃO EM QUE FICAMOS:SÃO 20 MILHÕES COMO A GRILO DISSE NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL OU 30 COMO TU APREGOAS.OU SERÁ QUE A DIFERENÇA DE 10 MILHÕES JÁ SÃO OBRA DO GRILO?
POR ISSO É QUE ELE RECUSA MOSTRAR O RELATÓRIO DA INSPEÇÃO AO SR.PALHOCO E AO NABAIS,MAS O MESMO PODE SER VISTO POR PESSOAS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA CDU COMO O SR.JOÃO RIBEIRO.
PORQUE SERÁ?

Anônimo disse...

DIZ-SE POR AÍ QUE O PRESIDENTE GRILO ASSINOU VINTE E TAL CARTAS A DESPEDIR CONTRATADOS, DA CAMARA E ALGUNS DAS ESCOLAS.
CONTINUEM A VOTAR MUDA/CDU.....

Anônimo disse...

PORQUE SERÁ... AINDA TENS A POUCA VERGONHA DE TE INTERROGARES? SÃO 31 MILHÕES DE EUROS DE DÍVIDAS VERGONHOSAS!

Anônimo disse...

Pelo que sei, e tenho a certeza que sei muito, a dívida da Câmara, neste momemto, incluíndo o empréstimo do saneamento financeiro, ainda aprovado no tempo da presidência do Sr. João Nabais, já ultrapassa os trinta milhões de euros. Neste montante estão incluídos os empréstimos contraídos com as mais diversas entidades bancárias, os leasing's, os alugueres de longa duração, as facturas não pagas das mais diversas obras, e muito mais facturas avulso que vão aparecendo todos os dias. Há mais de seis meses que chegam à Câmara, diariamente, contas de serviços e fornecimentos, efectuados antes de Outubro de 2009, portanto, antes das eleições.
Já há quem pense que o descalabro irá ultrapassar mesmo os quarenta milhões de euros.

O actual executivo tem pela frente um grande desafio.
Conseguirá dar conta do recado ?
Eu tenho muitas dúvidas !...
E aqueles que perderam as eleições em Outubro passado, mais valia que dessem colaboração na resolução do problema, em vez de andarem a baralhar e dar de novo.

Sabem uma coisa ?

" A mesma água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte "

Anônimo disse...

Se a dívida é grande, compreende-se que o vereador Costa, que tem o pelouro, não tenha 1200 euros para comprar a peça da varredoura mecânica e o diga alto e bom som.
O que já não é compreensível é que aprove um pagamento de 1800 euros só para que a volta ao alentejo passe na estrada do Alandroal.
É de homem de esquerda...

Anônimo disse...

Qual a divida da Câmara?

Vamos lá ver, cada um acredita no que quer, e nesta questão ninguém é dono da verdade, duvido até que alguém saiba a verdade, mas há certos factos indesmentíveis.

Todos os dias a divida da Câmara é maior e o PS já de lá saiu há 9 meses!!!

Agora já é 40 milhões, ontem eram 31 milhões, na semana passada eram 30 milhões, em Maio eram 25 milhões, pouco tempo antes eram 20 milhões e em Abril a gestão MUDA apresentou em Assembleia Municipal que a divida se aproximava dos 20 milhões.

No ano passado a gestão PS, pagou a uma empresa externa à câmara que fizesse um estudo para saber quanto era a dívida e criá-se um Plano de Saneamento Financeiro para pagar o montante apurado. A empresa apurou que a dívida da Câmara era de cerca de 10 milhões de euros, e em Setembro a gestão socialista levou à Assembleia Municipal um Plano de Saneamento Financeiro no valor de 10 milhões, esse mesmo plano foi aprovado e enviado ao Tribunal de Contas.

Entretanto o PS perdeu as eleições e o Plano foi devolvido, por duas ou três incorrecções e porque a gestão camarária tinha mudado de mãos. Em Dezembro de 2009, já com a gestão MUDA/CDU, o Plano sofre ligeiras alterações, mas o montante da divida é o mesmo, cerca de 10 milhões. O Grilo enviou então esse Plano de Saneamento Financeiro da Câmara Municipal do Alandroal para o Tribunal de Contas, que foi aprovado, salvo erro em Março. Já está a utilizar esse dinheiro.

Afinal em que ficamos, qual será o verdadeiro montante da divida deixada pela gestão socialista? Usem lá a cabeça se a tiverem.

Pelas minhas contas, tudo o que passar de 10 milhões já é divida causada pela dupla Grilo/Costa.

Independence.

Anônimo disse...

Ao independence das 04/06/2010
16:37 horas.

Estás a querer convencer-te a ti mesmo, não é ?

Não fujas, não.

Deves ser daqueles que também andaram a comer.

Anônimo disse...

A dívida da Câmara, não está nas mãos do executivo, está na Banca e nos fornecedores, e essa quer o Grilo/Costa queira quer não, e não estou aqui para defender nenhum deles, porque não sou advogado de nenhum, e cabe ao executivo que assumiu a gerência da Câmara resolver esta tão triste herança que o Nabais/Ex.Presidente deixou ao Município, já contabiliza TRINTA MILHÕES, disso pode o Povo do Alandroal ter a certeza.
O velhinho da Praça

Anônimo disse...

Pôrra, não sabia que o Alandroal tinha tantos entendidos em gestão e finanças.......

Anônimo disse...

esta gente só diz asneiras! o mundo seria realmente melhor sem pessoas como voces! é por causa de pessoas como voces espalhadas por portugal inteiro que o país não avança. só sabem falar mal, e fazer "tás quieto". estejam calados, e não lancem boatos parvos!

Anônimo disse...

QUEM COMENTA BOATOS PARVOS SÃO OS MUCHACHOS DO JOÃO MMMM, E DEPOIS FICAM ZANGADOS COM SERTAS RESPOSTAS, E PEDEM ÉTICA AOS OUTROS.
O JOÃO MMMM, QUANDO IA PASSEAR A CUBA E OUTROS SITIOS, TUDO ASSINOU, E DISSE QUE SIM AO NABAIS, VEM AGORA ARMADO EM VITIMA, PORQUE ALINHOU EM TUDO? TINHA ASSIM TANTO MEDO DO OUTRO, OU GOSTAVA DE MAMAR NA TETA.
QUE SEJA HOMEM, PORQUE SE O OUTRO TEM CULPAS, ELE TAMBEM TEM CULPAS NO CARTÓRIO.
VELHINHO DA PRAÇA, O VERDADEIRO...

Anônimo disse...

Ainda bem que através desse fasquim informativo se começam a conhecer as grandezas do ex.presidente, um BMW 520 no valor de 65.000 euros egora quererá obrigar os vereadores a tão grandes mordomias.Isso só lhe fica bem a si sr.Nabais.Quando em determinada altura o vi descer de helicóptero para ir inaugurar uma expo aqui há uns anos, até pensei que o senhor tivesse comprado um helicóptero, fivava-lhe bem.
Em relação á utilização do comboio,
não pode ser utilizado porque não possui documentação em nome da Câmara nem licença de circulação, basta-lhe a esplicação?
Em relação á varredoura as peças só serão fornecidas quando a Câmara do Alandroal pagar á Empresa SOMA/AUTO SUECO as facturas que a Câmara lhe ficou a dever no tempo do sr.Nabais cuja soma atinge dezenas de milhares de euros.
O Velhinho da praça atento.

Anônimo disse...

refª 7/6; 19.42. Se pretende apenas culpabilizar o ex-presidente de tão grandes mordomias, percebe-se o comentário. Deixe-me apenas dizer-lhe que quem defendeu com unhas e dentes o negócio da compra de 2 BMW na assembleia municipal na altura foi o então vice, actual presidente. Sabia disto? Na altura mereceu a total discordância do actual vereador da CDU, então membro da mesma assembleia municipal. Posso garantir-lhe que foi um debate bem aceso. Foi dito na altura pelo actual presidente que era um óptimo negócio para a CMA. Claro que isso foi a seguir a se ter estampado um GOLF novinho em folha.

Anônimo disse...

Nem as mantas escaparam aos comentários anónimos criatura maquievélica!!!!!!!

Anônimo disse...

Já paraste para pensar quantas vezes o BMW 525 e este foram estampados sm ser em serviço? E donde vinham á hora que foram estampados? Não fales do que não sabes.
O Velhinho da praça.

Anônimo disse...

E tu pelos vistos sabes muito, então vai à judiciária e faz queixa!
O que é um facto é que o Grilo aprovou a compra dos BMW porque um foi para ele andar, e toda a gente do concelho sabe que é assim, por isso, bem podem vir com mentiradas para tentar salvar a honra de que não a tem!

Anônimo disse...

Gostava de saber onde está o outro BMW? Não o querem podiam dar o carro. Eu não me importava que mo dessem.

Anônimo disse...

Eu gostava mais de saber onde na realidade se gastaram 31 milhões de euros de dívidas que o município tem à perna! Era bem mais interessante para serenar os ânimos...

Anônimo disse...

UNS EURITOS DA DIVIDA FORAM PARA O BMW QUE O GRILO ENCOMENDOU PARA ELE PRÓPRIO.
JÁ NA ALTURA O HOMEM PENSSAVA DA SEGUINTE MANEIRA, SE O OUTRO TEM EU TAMBEM QUERO, E SÓ NÃO FOI UM CARRO IGUAL AO DO PRESIDENTE, PORQUE O NABAIS NÃO FOI NA CONVERSA E DAVA MUITO NAS VISTAS, MAS QUE O JOÃO MMMMM QUERIA, QUERIA.

SABE TUDO