quinta-feira, 17 de junho de 2010

PESCA - VÁRIAS CAPTURAS DA ÉPOCA

A época piscatória tem prometido, depois de um ano de muita chuva e o consequente enchimento de todas os regatos e albufeiras, os peixes estão a começar a "cooperar" com os pescadores. Se não veja-se a colecção de fotos que tenho angariado.

Algumas são mais recentes, outras menos, mas todas já depois da abertura do defeso.

Este 11 achigãs da foto em cima, foram capturados ontem pelo Bruno Pais no Alqueva, com amostras Rapala. O Maior tem 2,500kg e o mais pequeno tem cerca de 400g.


Aqui o pai do Bruno, com o maior dos exemplares capturados pelo filho.

As três fotos seguintes, são todas com o Duarte Fialho, as três em alturas diferentes, mas sempre com peixes de razoável tamanho.






Nesta de baixo, a "Raposa do Alqueva", com mais um bom exemplar, 1,100kg de achigã que já foi ao forno à cerca de 1 mês.
Aqui novamente, a " Raposa de Alqueva ", mas desta vez com um Lúcio-perca capturado na semana passada na Barragem do Lucifécit, pesava 1,300kg e no Domingo passado fez parte integrante de uma caldeirada memorável!


Nas duas fotos abaixo, as pescarias mais antigas das que vos dou a conhecer hoje, estavam perdidas aqui para os arquivos, há já cerca de 2 meses. Na 1ª o jovem João Rebola com um belo achigã, do qual já não me lembro o peso. Este é um daqueles casos em « filho de peixe, sabe nadar », isto porque já o pai do João era um grande pescador de achigãs.


Nesta outra, uma grande pescaria de bremes, apanhada a meias por João Gonçalves & João Gonçalves, pai & filho. Se o mais pequeno do clã Gonçalves, continuar a seguir as pisadas do pai, prevejo que em 10 anos o Alqueva pareça o mar Morto. Sem qualquer tipo de vida!


Por ultimo o "Peixe", que não apanha peixes, mas tem cá uma técnica para escamar!

Ele bem molha a minhoca, mas não apanha nada!

7 comentários:

Anônimo disse...

OS DO VARANDAS SAO DO ANO PASSADO ATE ESTAO COMIDOS DO GELO HEHEHEHEHH

Anônimo disse...

querem peixe eu douvos peixe. ja tenho apanhado maiores. como posso poblicar aqui uma foto.


ass, cabritinha da serra

Anônimo disse...

ok rapoza do alqueva nao e la muito original.
pensa ai noutro nome pa.
se quizeres eu ajudo.

ass, cabritinha da serra
que tambem e pescadoura

Anônimo disse...

Neste contexto em que a Família Gonçalves aniquila Bremes e o raposinho do Alqueva povoa barragens com Bremes,encontramos o equilíbrio da espécie invasora que só tem utilidade na altura de concursos de pesca e no alimento de outras espécies invasoras como o Lucioperca, achigãs, Lucios e outros que andam por aí e ainda não foram detectados...

Assinado: Saramugo.

Anônimo disse...

o raposa do alqueva podia-se chamar extreminador do alqueva... és o maior... por essas e outras é que o teu filho nunca ha-de pescar achigas...

Anônimo disse...

Discordo com o que está escrito.

O escamador de peixe é um
excelente pescador senão o melhor,comparado aos que vêm mencionados não dá hipóteses, sabe pescar e quando tem que trabalhar não se inibe,pois como bom predador não tem medo de de picar nas espinhas.
Outros que até têm cognomes, bem tentam mas são tão fraquinhos que até dão dó.
O escamador não! Tem a noção que já esqueceu o que os outros agora estão a aprender e como a preguiça abunda em certos convívios ele que já nada tem para aprender, mete mãos a obra e autopsia os peixes que os convencidos pescaram, e até nestes breves momentos de introspecção vai assimilando saberes...

Assinado: Compañero

Anônimo disse...

Apanham peixe em barragens privadas, tiram fotos e depois dizem que foram pescados no Alqueva.
Isto á com cada um!

Assinado: Inspector CAGJET