quarta-feira, 23 de junho de 2010

ELECTRODOMÉSTICOS PARA RECICLAGEM.

Há mais de 2 anos que o Alandroalandia anunciou aqui o protocolo de cooperação entre a Associação de Bombeiros de Voluntários de Alandroal e a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos . Esse protocolo consistiu em criar nos B. V. Alandroal, um local de recepção de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos , para posterior reciclagem.

O local é junto estacionamento reservado ao pessoal de serviço dos B.V.A., e no contentor verde que está na imagem.

Agora por causa de umas limpezas cá em casa, quis-me desfazer de alguns aparelhos "dispensáveis", então aproveitei a ocasião para fazer uso desse local e saber como os alandroalenses se comportam em termos ambientais.

Pelo que me foi dado a conhecer, muito poucos alandroalenses utilizam aquele depósito para se desfazer dos seus aparelhos imprestáveis. Com isto não quero dizer que os alandroalenses são péssimos defensores do ambiente, mas que é um mau indicio é! Eu também foi a 1º vez que utilizei aquele depósito, no entanto já antes tinha dispensado outros aparelhos, mas não os depositei no lixo, entreguei no local onde comprei o novos aparelhos para substituir os antigos.

Em baixo as minhas mais recentes contribuições para a reciclagem:





À esquerda, uma registadora ainda a trabalhar, mas como o Sócrates já disse que o IVA em Julho vai aumentar para 21% e esta máquina já da outra vez quando a Ferreira Leite, também meteu o IVA a 21% se tinha negado às mudanças e tive então da substituir, agora não há outro remédio se não a reciclagem!

À direita, uma torradeira avariada. A minha primeira câmara digital, só já tira fotos às metades. 2 telemóveis já "marados" e 1 carregador "quitado".

Tenham em atenção que nenhum aparelho deve levar as cargas ou baterias, esse tipo de material terá de ser encaminhado para o pilhómetro.

3 comentários:

Anônimo disse...

bom eu nao condeno quem ali vai entregar os electrodomesticos velhos !
mas já que nos pagamos tantos inpostos , recolhas de lixo e etc , eu fico pela moda antiga deposito-os ao pe do caixote do lixo

Anônimo disse...

Só é pena que estejam meses à espera de serem transportados pelos Srs da recolha do lixo epor vezes não são assim tão poucos.

Anônimo disse...

A Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, também aderiu a um projecto semelhante a este.
No nosso caso é a geração depositrão, pois é importante reciclar.
http://www.abae.pt/programa/EE/depositrao/inicio.php
O nosso depositrão está perto da portaria e tem como destino os pequenos electrodomésticos, como os mostrados acima. Penso que o dos Bombeiros Voluntários se destina a grandes electrodomésticos.

Qualquer pessoa ou entidade pode depositar nestes locais os electrodomésticos avariados.

Tomé Laranjinho