quarta-feira, 29 de outubro de 2008

CENTRO ESCOLAR DE SANTIAGO MAIOR, ADJUDICADO

A Câmara Municipal de Alandroal adjudicou, recentemente, a uma empresa privada, a obra de construção do Centro Escolar de Santiago Maior, um dos dois novos pólos educativos previstos para o concelho.

O novo equipamento, que vai situar-se na localidade de Pias, irá concentrar crianças provenientes das escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico, actualmente, dispersas pelas freguesias de Santiago Maior e de Capelins (Santo António).


No projecto, cujo investimento total ronda os 1 milhão e 900 mil euros, está prevista a construção de um bloco com cinco salas de aulas, de um pavilhão gimno-desportivo e de um campo de jogos descoberto.

O novo complexo será edificado junto à actual Escola Primária que, depois de requalificada, irá funcionar como cantina e albergar a biblioteca e os serviços administrativos do complexo. O espaço destinado ao ensino Pré-Primário, que já ali funciona, irá manter-se.

A construção dos novos centros escolares do 1º Ciclo de Santiago Maior e Alandroal, este já em construção, está prevista na Carta Educativa do concelho e está em sintonia com a estratégia centralizar para melhorar defendida pelo Governo.

O Centro Escolar de Santiago Maior, que vai ser construído em articulação com o Ministério da Educação, é co-financiado pelo FEDER em cerca de 450 mil euros. O restante montante, que ronda 1 milhão e 500 mil euros, será investido pela Câmara Municipal de Alandroal.

“Somos solidários com a política educativa do Governo. Por isso fomos pioneiros na aplicação de medidas estruturantes, como o encerramento gradual de escolas primárias e a construção de dois modernos pólos educativos no concelho. No entanto, estou preocupado com o diferencial entre o valor total da obra e a comparticipação prevista no Eixo 3 do INAlentejo. É que, só a construção do pavilhão gimno-desportivo vai custar quase 600 mil euros. Concretamente para este pavilhão, vejo necessidade de um reforço de verbas por parte do Governo”, realça João Nabais, presidente da Câmara Municipal.

O transporte das crianças para os pólos é assegurado pelo município que, entretanto, vai reforçar a rede de transportes. Actualmente, a Câmara tem em funcionamento cinco autocarros e o reforço da rede pode passar pela aquisição de mais duas viaturas.

Nenhum comentário: