terça-feira, 14 de outubro de 2008

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS


Com as duas provas disputadas, já em Outubro na Pista de Pesca do Choupalinho ( Coimbra ), chegou ao fim o Campeonato Nacional de Senhoras de 2008.

O Alandroalandia tem acompanhado in-loco esta competição desde o principio, pois nela participa a atleta do JS Alandroalense - Marujos, Teresa Carvalho.

E neste caso é a Teresa que vai fazer o relato das incidências destas provas na 1ª pessoa:




Depois das provas realizadas em Cavez e Coruche, cheguei ás ultimas duas provas do Campeonato a disputar no Rio Mondego, numa zona da cidade de Coimbra conhecida por “Choupalinho” .

Este local, fica em pleno centro da cidade, ao lado da ponte de Sta. Clara, mais concretamente em frente ao “queimodromo” (local onde são feitos os festejos da “Queima das Fitas”).

Numa zona muito aprazível para a prática da nossa modalidade, comecei por ter grandes dificuldades no acesso ao rio, pois embora o local esteja muito bem arranjado, muito bonito e agradável, a autarquia vedou todo o espaço dificultando o acesso para quem o queira desfrutar colocando uma corrente na entrada de acesso ao local.

Com este cenário, deparei-me com um problema que seria ter de “carregar ás costas” em mais de 500 mts todo o material necessário para pescar.

Estando já avisada desta situação e uma vez que se confirmava que durante toda semana, antes da realização das referidas provas, não havia qualquer autorização para levar o carro até perto do rio, tive de encontrar um caminho alternativo e esperar que ninguém me viesse incomodar.

5ª feira
O treino que juntou para além de mim mais oito pescadores, embora difícil devido ao forte vento que se fez sentir toda a tarde, acabou por ser bastante proveitoso pois sempre deu para “fazer mão” para a constante engodagem que é necessário fazer neste tipo de pesca e também porque o peixe foi sempre “saindo”.

6ª feira
Amanheceu um dia muito frio e bastante ventoso, estando muito menos gente na pista, éramos 5 pescadores.

A pesca tornou-se muito mais difícil, com capturas mais reduzidas. Tentei várias hipóteses, francesa para a pesca ás Bogas, francesa mais perto para pesca de Barbos e inglesa com bóia fixa.

Embora, durante a tarde tivesse feito alguns Barbos à inglesa, cheguei à conclusão que a pesca mais produtiva seria a pesca da francesa e ás Bogas.

Quanto ao tempo esperávamos que viesse a melhorar, o que de facto aconteceu.

1º Dia de Prova – Sábado à tarde
Tarde calma, sem vento, com temperatura agradável. Dadas as condições, previa-se uma boa jornada de pesca.

O numero de peixes capturados foi muito igual entre a maioria das pescadoras (variando entre os 66 e os 50 peixes), apenas a diferença do seu tamanho ditou a classificação do dia.

A minha colega de Selecção, Virgínia Ferreira, com 7,490 gr foi a vencedora desta jornada, tendo eu feito 5 pontos, com 3.490 gr.

2º Dia de Prova – Domingo de manhã
Foi uma manhã muito fria, mas sem vento.

Mais uma vez a pesca das bogas foi a mais produtiva quer em numero de peixes quer depois em peso, embora uma das pescadoras tenha conseguido fugir a um mau resultado com a captura de vários barbos à francesa.

Na pesagem, o tamanho dos exemplares capturados ditaram a classificação, pois mais uma vez o numero de peixes era semelhante em várias pescadoras, tanto assim foi que a diferença entre 6 pescadoras foi de 1.575 gr.

Virgínia Ferreira, com 7.065 gr, venceu de novo, tendo eu feito 2º com 5.585 gr.

Os resultados do ultimo dia de prova ditaram uma alteração no 2º e no 6º lugar.

Com esta minha classificação garanti o 4º Lugar na Classificação Final, assim como o meu principal objectivo que era de me manter entre as 6 primeiras pescadoras, com direito a participar na próxima Selecção Nacional.

Classificação Final (oficiosa) do Campeonato de Senhoras, após as 6 provas:

1ª – Virgínia Ferreira – 10 pts ( C D Benavente ).

2ª – Fátima Ferreira – 20 pts ( A P Reunidos ).

3ª – Paula Simões – 22 pts ( CAP Lisboa ).

4ª – Teresa Carvalho – 25 pts ( JS Alandroalense- Marujos ).

5ª – Ana Rocha – 34 pts ( CPC A. Dias ).

6ª – Branca Passos – 39 pts ( CP Creixomil ).

7ª – Raquel Ribeiro – 40 pts ( A. A. Santarém ).

8ª – Mariana Cota – 40 pts ( C Eborense APD ).

9ª - Flávia Gonçalves – 49 pts ( CDR Passal ).

Notas: As 6 primeiras ganharam o direito a participar na Selecção Nacional de Senhoras que em principio irá em 2009 disputar o Campeonato do Mundo de Senhoras em Itália.

Durante a realização do Campeonato abandonaram 3 pescadoras, das 12 que integram o referido campeonato.

Teresa Carvalho

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo objectivo alcançado, espero que para o ano consigam fazer um brilharete em Itália...
Boas férias da competição federada e não te esqueças dia 29 de Novembro em Juromenha lá nos encontraremos.
Beijo e até breve

Anônimo disse...

Mais uma vez os meus parabéns à Teresa e queria sobretudo mostrar o meu regozijo pelo facto do JS Alandroalense ter mais um ano uma atleta sua a representar a Selecção Nacional.

Também quero estender os meus parabéns à Virgínia Ferreira, pela obtenção de mais um titulo Nacional e sem dar grandes hipóteses à concorrência.

Por ultimo, cuidado comigo em Juromenha. Juromenha é o meu feudo e eu sou o "Lobo do Rio"!

Anônimo disse...

Parabéns pela continuação na Selecção Nacional, que era o principal objectivo.
Quanto ao 4º lugar da classificação geral, não é necessário falar mais sobre isto pois tu sabes a minha opinião(Couruche foi tão mauzinho).
Espero e desejo que em 2009 voltes a estar entre as tês primeiras classificadas.
Beijos
Fernando Carvalho

Anônimo disse...

É com satisfação que chego ao fim deste época com um dos objectivos cumpridos, a continuidade no grupo que integrará a Selecção em 2009.
O muito obrigado a quem de coração aberto me acolheu no seu seio, sempre com uma palavra de alento, quando as coisas não corriam de feição. Um obrigado ao Presidente, obrigado ao meu amigo Miguel, e principalmente ao meu "mochileiro" Fernando.
Para o ano contem comigo de novo.
Um beijo para todos vós
Teresa Carvalho

Anônimo disse...

Força Campeã... Faz-me um favorzinho, tenta alcançar o 1º lugar da classificação interna dos Marujos, já falta muito pouco, é que se o conseguires talvez não tenhamos que aturar certos "Lobos do Rio" no Jantar de Natal... ehehehehehehe
Além disso está em disputa uma valiosa cana de inglesa que serve como mais um incentivo...
Beijo e até breve
P.S. Para o Fernando será mais dificil lá chegar, mas matematicamente tudo está ainda em aberto...
Abraço para ti e até logo