quinta-feira, 2 de outubro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

Foto do mercado do Alandroal. Diz quem sabe que era ali em frente à “Arca da Fonte” que se faziam nos anos 50 e 60 do século passado, o mercado da hortaliça. Todos os hortelões da vila vinham ali nos sábados vender o que a água do “Giro” fazia frutificar.

No entanto os dois quiosques da foto eram fixos e que abriam todos os dias.

O da esquerda, era explorado pelo “Velho Torcato”, avô do João Cardoso. Ao que consta vendia as melhores linguiças e “toras” de toucinho da região.

O da direita era exploração pertença da “Velha” Sequeira, avó do Alberto Ramalho e ao que parece vendia castanhas assadas.

As meninas, que serão agora "rapariguitas" para os seus cinquenta e tais, ninguém sabe quem são!

5 comentários:

francisco tátá disse...

Por acaso amigo Rosinha sabes onde acabou a "BARRACA DO TORCATINHO"?
Foi na, (agora inexplicavelmente abandonada) Horta do Bexiga, que era uma das mais frondosas e cuidadas hortas do Alandroal.
Faltou acrescentar que era na referida (a gente chamava-lhe "barraca") que se vendiam logo pela manhã, para "matar o bicho" os famosos traçadinhos, ginjas, bagacinhos e afins.
Parece-me que só mais tarde e já na posse da família "Anojo" (era assim que eram conhecidos) se vendeu a referida carne de bácoro.
Um abraço
Chico

Anônimo disse...

Pois é amigo Chico, isso não foi ainda do meu tempo, eu só conto o que me contam.

Tem que ser a "rapaziada" da altura a recordar essas vivências e cada um contar a sua "verdade", para no fim chegarmos se for possível a alguma conclusão.

Abraço. Rosinha

Anônimo disse...

Por acaso as "meninas" como lhes chamas eram quatro rapazes que na altura eram obrigados a andar de bibe.

Anônimo disse...

É pá não me digam que o anónimo acima tem razão!?

Eu também usei bibe na 1ª classe, mas quase no fim do ano veio o 25 de Abril de 74 e acabou essa obrigatoriedade, pelo que já nem me lembrava de tal coisa!

Espero que nenhum dos "meninos" se sinta ofendido, não era a minha intenção.

Anônimo disse...

Ainda brinquei muitas vezes nesse quiosque ,que infelizmente foi acabar como se diz na horta do bexiga aonde funcionava como arrecadação para alfaias...
Claré