quinta-feira, 2 de outubro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

Fala-se que o Município do Alandroal, vai organizar um Torneio de Futebol de Veteranos abrangendo todas as Freguesias do Concelho.

Então estas velhas glórias do Juventude Sport Alandroalense, que vos vou apresentar hoje, vão voltar a ser vistas a pisar os "pelados", onde outrora passearam classe. Alguns!

Vamos tentar fazer aqui uma cronologia, onde estiver errado, se estiver errado corrijam-me.

O J.S.A. foi fundado em 12 de Outubro de 1981 ( Falta 10 dias para fazer 27 anos ).

Esta foi a 1ª equipa do J.S.A., com um equipamento verdinho, oferta da Junta?

Em cima: G.R. Galego, Jeremias, Pisco, Aperta, Vasco, Neves, Pua e Sr. Ramalho ( Presidente ).
Em baixo: Galvão, Gonçalves, Experiência, Russo, Zé Miguel, João Cardoso, Zé Ribeiro e Patito (Dirigente).

Este o plantel que disputou a época de 1982/83.

Em cima: Ramalho, Galego, Claréu, Vasco, Experiência, Sapateiro, Pisco, Zé Capitão, Maurício, Galvão e Caidi.

Em baixo: Gira, Pua, Zé Miguel, Zé Ribeiro, Rabito, Jeremias, Solano, Neves e J. Varandas.


Na foto de cima, a equipa já aqui anteriormente apresentada no blogue, como a que subiu pela 1ª vez à I Divisão Distrital na época de 1984/85, sagrando-se Campeã. Foto tirada, salvo erro, no jogo contra o Faralhões de Vitor Baptista aquando da festa da consagração.

Na foto debaixo o plantel da mesma época, com pequenas alterações em ralação à anterior.

Em cima: Parreiras ( Lesionado ), Justo ( Treinador ), G.R. Pita, Experiência, Jeremias, Vitor, Paulo ( Jn. subiu ), Canário, Claréu, Manel de Bencatel, Miguel e Ramalho.
Em baixo: Zé Colunas ( Massagista ), Mauricio, Cabé, Zé Miguel, Zé Capitão, Pua, P. Coelho, Zé Ribeiro, Patito e Carvalho.

Fotos gentilmente cedidas por uma velhas glórias desta equipa.

4 comentários:

francisco tátá disse...

Está correcto. Mas já antes existia.
Vou-te contar e qualquer dia prometo contar também no Al Tejo como renasceram as Festas de Setembro depois de ameaçadas por falta de Festeiros, quando a Banda as deixou de fazer, como nasceu a rádio CÁTÁ,como acabou a Sociedade Artistica, como renasceu a Esplanada e os anos de fulgor que lá se viveram. Em todos estes acontecimentos estive presente e como sempre tive a mania de deixar testemunho muitas letras escrevi em volumosos calhamaços onde todos os pormenores eram contados, mas que a geração pós eu deve ter extraviado. Espero que pelo menos os livros de actas dos B.V.A. temham sido preservados, pois neles se contam os primeiros passos dados pela primeira Direcção à qual tive a honra de presidir e onde se pode saber o custo dos primeiros carros de combate aos fogos, das primeiras ambulâncias, das primeiras cadeiras e apetrchos de secretaria e as diligencias para a compra da máquina de cinema comprada ao Domingos Peças, com o auxílio dos conhecimentos do Berbem e que se caso hoje ainda existe será uma verdadeira reliquia.
Vamos ao futebol:
Quando regressamos da comissão de serviço no Ultramar e o Tói Coelho terminou a tropa e dado que havia uns rapazes com muito jeito para a bola, no qual pontificava o PISCO (afilhado do Manelito Salomé), fomos abordados por esses jovéns para formar, vamos chamar-lhe um nucleo responsável para dirigir uma Equipa que disputasse o Campeonato da INATEL organizado pelas Casas do Povo. Fomos nós que fomos falar com o Melrinho (então Presidente da Câmara), e com o Costa para avançar com a idéia. O Campo foi feito, não havia balneários e os jogadores equipavam-se onde era a Casa do Povo mesmo ao alto da Praça, onde mais tarde tomavam banho e deixavam tudo num estado lastimoso.
Lembro-me que no primeiro jogo a contar para o referido campeonato eram sete da manhã e andava o Zé Kagano a soldar as balizas.
Foi numa tarde de Domingo não sei precisar a data, que se realizou o primeiro jogo oficial contra o São Miguel de Machede. O resultado foi um empate a uma bola. O São Miguel marcou primeiro e o Pisco fez o empate quase a terminar o jogo o que deu direito até a invasão (pacifica) do Campo.
Tudo isto ficou escrito por mim, e sei que há alguns anos atrás ainda existia, pois salvo erro foi o Fernandinho, que me entregou o cartão de dirigente e jogador (sem nunca jogar)e me falou de tal.
Quando um dia comermos os tais achigãs eu conto-te muitos pormenores do que era a vida no Alandroal, pois já vi que gostas de historiar e é bom que estas memórias não se percam.
Um abraço
Chico
testemunho de tal

francisco tátá disse...

Desculpa. Há uma rectificação a fazer. O Presidente da Câmara na altura era o Cisneiro. Foi com ele que foram estabelecidos os contactos. Com o Melrinho e o Costa foi depois para a concretização dos balneáreos e a água e luz.

Anônimo disse...

Eu tenho uma camisola dessa época é a numero 13 era a unica k ainda tinha e tem a cor original.

Anônimo disse...

Olha o Kayto tem um bocado da historia do JSA.

É pa!!! mas é o nº 13, isso ningém o quer.

Mas eu como não sou supersticioso ainda te ofereço 5€, vale?