quarta-feira, 15 de outubro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

TRAVESSA DOS ARCOS

Estas duas relíquias foram-me facultadas por um Alandroalense à beira dos 60 anos, mas na foto de baixo era a criança que está de chapéu nos meio dos outros. Por ai podem aproximadamente calcular a idade destas imagens, se é que são as duas da mesma altura.


Mas uma coisa é certa, são as duas tiradas na Rua dos Arcos e que contêm várias curiosidades.

Nesta de baixo podemos ver como era a entrada principal do Castelo do Alandroal, com um dos torreões á vista, como nunca mais a nossa vista pode alcançar.

Como podem ver eram rematados por coruchéus cónicos. Mas nessa altura passou por aqui um reconhecido historiador que teve a infeliz ideia de “restaurar” o castelo. E o que fez? Como o torreão paralelo a este ( não se vê nesta foto ), estava com a cúpula em ruínas, em vez de restaurar este, não, decidiu derrubar também aquele que estão a ver na foto, para ficarem os dois iguais!

Cometeu aquilo a que nós chamamos agora de crime contra o património. Mas não cometeu só este tremendo erro, delapidou parte do castelo do Alandroal, levando várias imagens para a “sua” Lisboa. Mas disso falarei um dia mais tarde.

Já agora, sabem como se chamava esse historiador e para onde levou o nosso património? Se não sabem, vão ficar a saber aquando da exposição sobre o restauro do castelo, que vai ocorrer no final deste mês no Fórum do Alandroal.

Por agora concentremo-nos nas duas fotos que estão a ver. Se repararem as duas têm a mesma particularidade, ao fundo mostram um portão. O portão das minhas “liberdades”, era por ali que eu me escapava para as brincadeiras “proibidas”!

Até que o meu pai, Zás... Um pano de tijolo e lá se acabaram as escapadelas clandestinas.

Estávamos em pleno Abril de 74, começava-se a apregoar a liberdade para todo um povo, e eu encarcerado na minha própria casa! Todo um contraste.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não é Rua mas Travessa dos Arcos

francisco tátá disse...

Esta travessa deve ter algo de muito belo, ou misterioso, sei lá!
Sabias que há muitos anos atrás uma
fotografia dessa mesma travessa e com esse mesmo enquadramento ganhou o primeiro prémio de um concurso de fotografias do extinto Diário Popular?
Chico Manel

Unknown disse...

Esse "historiador" chamava-se Duarte Pacheco Pereira e era o ministro das obras públicas de então.