domingo, 12 de outubro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

O Xico Manel, começou uma "guerra", que espero, dure mais que a dos 100 anos! Porque será uma guerra em que ganha o Alandroalandia, o Al Tejo e os leitores destes dois espaços.

Ele quer fazer viagens no tempo. Pois tem uma grande vantagem, pode juntar o "tempo" dele mais o meu "tempo", mas como somos de gerações diferentes, e eu só posso recordar o meu "tempo". Ainda assim, mesmo em desvantagem vou tentar surpreende-lo.

1º ataque
O JUVENTUDE SPORT ALANDROALENSE, comemora hoje o seu 27º aniversário e para celebrar a data o Alandroalandia vai recordar aqui aquela que foi a 1ª equipa federada a representar o clube. Isto há 27 anos atrás.
PANTEL: ( Foto facultada por uma velha glória desta equipa ).
Em cima: Rondão Almeida ( Treinador ), Ramalho ( Presidente ), Pua ( Cap. ), Maurício, Gira, Experiência, Zé Ribeiro, Neves, Pisco, Picanço, Caidi ( Director ), Paileca ( Director ).

Em baixo: Rocha, Zé Miguel, Rabito, Caleiro, Fr. Pimentão, Aperta, Claréu e Rola ( Director ).

Sei que faltam nesta foto, entre outros, o Zé Capitão, Jeremias e Cabé que também faziam parte da equipa na altura, mas por qualquer motivo, faltaram a este momento histórico.

Falo nisto porque o Cabé foi um dos obreiros do surgimento do JSA. E tudo começou numa mesa do Café Central onde estavam o Cabé, o Jota, o Pua, o Zé Ribeiro, o Experiência...

Como nada ficou escrito, resta a memória de alguns intervenientes da altura, para contar o que demais importante se passou:

- Marcar uma reunião na Sociedade Artística e Recreativa Alandroalense, onde havia mais espaço e uma mesa redonda para albergar outras pessoas que viriam a ser contactadas.

- O Experiência ficou com o encargo de falar com o Sr. Ramalho e convence-lo a aceitar o cargo de Presidente. ( O qual se veio a verificar posteriormente ).

- Foram proposto vários nomes para o novel clube e o Cabé alvitrou aquele que viria a ser o escolhido: JUVENTUDE SPORT ALANDROALENSE.

PARABÉNS AO JUVENTUDE SPORT ALANDROALENSE!

3 comentários:

francisco tátá disse...

"Isto" é que são "guerras" saudáveis. Mas tu lutas com armas mais sofisticadas que as minhas. Consegues "fazer tratamentos" tecnologicos às fotos, que as tornas impecáveis. No entanto eu também vou puxar pelas minhas armas, e em breve (depois de vasculhar o sótão vou descobrir algumas fotografias mais antigas que colocarei em homenagem aos que nunca desistiram do futebol e em comemoração dos 27 anos do J.S.A.
Para já esta semana vou recordar Instituições que ainda perduram e que se tornaram maiores com o decorrer do tempo no Alandroal.
Em complemento da tua excelente fotografia posso acrescentar que quem pediu ao Roldão de Almeida (actual Presidente da Câmara de Elvas e antigo Guarda Redes profissional da CUF (da 1ª Divisão Nacional) e com direito a "cromos da bola" para treinar o Juventude fui eu. Na altura o Roldão andava a instalar os seviços administrativos da Escola C+S e era visita habitual da minha casa onde ia ver os desafios de futebol na TV (dizia ele que gostava mais de ver futebol pela TV do que ao vivo).
Recordo-me de um desafio em que ele era o treinador e que perdemos por 5 a 1 em Montoito, Será essa foto desse desafio?.
Um abraço e que a nossa Equipa ganhe em Oriola.
Xico Manel

Anônimo disse...

Não obstante o maior pendor atacante da nossa equipa, quiçá pela "menor" idade, a verdade é que foi um bom jogo e o Terena um digno vencido. Por outro lado, podemos considerar este jogo como um verdadeiro presente de aniversário ao nosso clube, onde foi possível um jogo com uma mescla de jogadores, uns mais velhos e grandes obreiros do clube, e outros mais novos, que sempre, tal como ontem o demonstraram souberam dignificar a camisola que envergaram, a do JSA.
Também uma palavra para a organização do torneio e restantes equipas pelo excelente ambiente e confraternização. O último apelo vai para a nossa equipa, na qual eu e os Nunos, somos as "mascotes" por sermos os mais novos(lol...lol), pelo espírito de amizade,alegria e boa disposição que a nossa equipa evidenciou. Força miúdos o próximo é dia 1!
Muitos parabéns ao JSA!

Nuno Eduardo Coelho disse...

Parabéns ao J.S.A., e parabéns ao conjunto de "veteranos" que levou por derrotada a congénere de Terena/Hortinhas no sábado passado. Segue-se a equipa de Santiago Maior, e depois logo se vê...
Temos equipa para este torneio, e para outros que certamente hão-de vir.
Forte abraço à velharia...uns mais velhotes que outros!
E Teixeira...cuidado com as febras!!! :)