quinta-feira, 23 de outubro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

Com estas memórias, comecei uma “guerra” com o Xico Manel, ele agora pede tréguas. Claro que lhe serão concedidas, porque esta “guerra”, é como a do Raul Solnado! Tem data e hora marcadas e se uma “guerra” bate à porta da outra “guerra” a pedir intervalo, faz-se um intervalo.

Não tem vencedores nem vencidos, como na história da fotografia que vos trago hoje à memória:

Esta foto, foi tirada antes de um encontro entre o Talho Varandas e a Pastelaria Arco-Iris. Os dois maiores rivais do Alandroal, na altura em que praticamente só havia torneios de Futebol de Salão aqui no Alandroal.

Mas vejam como se tratavam antes de jogarem: tiravam fotos juntos e conviviam entre si. Depois do jogo, fosse qual fosse o resultado iam para a Pastelaria e à mesa... conviviam entre si!

Isto, estávamos em meados dos anos 80’ do Século passado, agora já passámos metade da 1ª década do Sec. XXI e há torneios de Futsal em todo lado menos no Alandroal.

Mas vamos à foto, para aqueles que não me conhecem, eu sou o mais “sisudo” no boneco, porquê? Eu que até sou uma pessoa de sorriso fácil.

Porque estava a o Xico Manel, em cima da placa do Bar, aos microfones da radio Cá-tá emitindo em directo para todo o Mundo ( Até onde a antena dava ) o relatos dos jogos do torneio. E nesta altura já tinha dito o alinhamento das equipas, onde eu por certo ficaria no banco.

Por isso a tristeza :( logo um “craque do meu calibre” a ficar no banco :)

Quanto aos outros elementos das duas equipas, são quase todos das actuais Velhas Guardas do JSA. E eu? O que escrevo sobre o que eles jogam, só entro na 3ª parte.

Aquele ou aquela que conseguir identificar todos os fotografados, ganhará um brinde surpresa, oferta gentilmente cedida pelo Talho Varandas.

8 comentários:

Nuno Eduardo Coelho disse...

Em cima da esquerda para a direita: Zé Ribeiro, Manuel Gonçalves, Parreiras, João Cardoso, Experiência, Jeremias, Pata Branca, “Sisudo (Rosinha)”, Aperta, Rui Coelho, Joaquim Varandas, Prof. Rato, Carlos Pirata e Kaidi;
Em baixo da esquerda para a direita: Pua, Travancas, Cabé, Isauro (Cágado), Mafalda, Quim Rola, David Padeiro, Abrão, Janeca, Hugo Pirata, Ramalho e Zé Carlos (Bombas);

Nuno Eduardo Coelho disse...

Já cá canta o brinde "ò sisudo!!!!
:)

francisco tátá disse...

Bôa postagem.
Gostei.
Já agora mais algumas "curiosidades":
É justo dizer que os ditos relatos eram feitos a duas vozes: a minha e a do Pua. Os seviços técnicos eram assegurados pelo Carlos, pelo Luís e pelo Zé Colunas.
Que a Esplanada enchia sempre. Que o espectador mais entusiasta era o Zé Augusto a ponto de ser distinguido com uma Taça no final do torneio como espectador modêlo. Que num dos jogos em que entrava o Juromenha houve uma sessão de "lambada" que valha-me Deus.
Já agora: um dos "putos" não será o Gonçalo? è que o "miúdo" tinha um vìcio de bola, que bastava uma das equipas pedir um minuto saltava logo lá p´ra dentro para dar uns toques (ainda cheguei a sonhar ter ali o futuro garantido).
Hoje no Al Tejo (já estava programado) vou "dissertar" sobre a Esplanada.
Xico Manel

p.s. - não vale a pena tentar o prémio pois o Nuno já o ganhou (diz ele...)

Varandas disse...

O Nuno esteve quase, mas teve dois pequenos deslizes.

Pelo que o brinde continua por atribuir. Mas quem ficou já a tremer foi o "Carniceiro". O brinde está quase no papo.

Nuno Eduardo Coelho disse...

Estou para ver se não as provamos!!!
:)

Nuno Eduardo Coelho disse...

Depois de uma exaustiva análise à foto, detectei dois erros em relação aos nomes dos fotografados!!!
Assim, "sai o David Padeiro e entra o Hélio Roma", e sai o "Ramalho e entra o Paulo Bajanca".
Agora sim...

Varandas disse...

Não sei como ele conseguiu armar este difícil puzzle, mas conseguiu.

Assim o Nuno vai arrecadar o brinde surpresa, que lhe será entregue no Talho Varandas, o patrocinador detra iniciativa.

Anônimo disse...

Agora que estava a ler e a ver esta foto fiquei com uma enorme nostalgia, das noites,que tambem eupassei a jogar futebol na esplanada.
Quase senpre com a ingrata missão de defender as balizas das equipas das Hortinhas,cuja mais pessada recordação que trago foi um braço partido, a um remater do Isauro 8Cágado) mas ao menos esse defendi.
Um abraço a todos.