sexta-feira, 23 de julho de 2010

ALANDROAL VAI TER GABINETE DE APOIO AO ALZHEIMER


No seguimento daquilo que tem sido uma clara linha de apoio às necessidades específicas da população do concelho, na área da saúde, como é o caso das pessoas idosas e que sofrem de problemas mentais, a Câmara Municipal de Alandroal e a Santa Casa da Misericórdia, em colaboração com a Segurança Social de Évora e com a Associação Alzheimer Portugal, vai abrir um Gabinete de apoio à doença de Alzheimer do Alandroal.

A vontade de criar o Gabinete de apoio ao Alzheimer foi apresentada no passado dia 12 de Julho, numa reunião que decorreu no auditório do Edifício Sede da Câmara de Alandroal e que contou com a presença do Presidente da Autarquia Alandroalense, João grilo, da Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Fátima Ferreira, do Director Executivo da Associação Alzheimer Portugal, António Costa e da Coordenadora Adjunta da Segurança Social de Évora, Nazaré Lança

A reunião, que contou também com a presença dos representantes de várias instituições de solidariedade social do concelho, serviu ainda para estabelecer a primeira troca de experiências e de saberes, entre as técnicas da Associação Alzheimer Portugal e as técnicas das instituições de acção social que trabalham no concelho de Alandroal. Além disso, foram ainda apresentadas as pessoas que vão trabalhar neste projecto.

O objectivo da Autarquia é proporcionar à população do concelho, especialmente às pessoas que sofrem da doença de Alzheimer e aos seus cuidadores e familiares, uma maior facilidade no acesso a serviços de recolha e divulgação de conhecimentos sobre a doença, que se traduza numa melhoria da qualidade de vida da população.

João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal afirmou que «o dia de hoje é mais um dia de satisfação para nós, que estamos deste lado e tentamos, todos os dias, melhorar mais um pouco as condições de vida da população, porque conseguimos reunir as pessoas e as condições para concretizar mais um objectivo desta Autarquia».

Já a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Fátima Ferreira, afirmou que, «Tendo em conta o perfil demográfico que o nosso concelho apresenta, a criação do núcleo de Alzheimer de Alandroal é extremamente importante e é também um sinal para a nossa população de que este executivo quer implementar uma rede de parcerias que ajude a resolver alguns dos problemas mais prementes da nossa população».

António Costa, Director Executivo da Associação Alzheimer Portugal, recordou que «esta parceria, que vai dar origem ao núcleo de Alandroal da Associação Alzheimer, nasce da vontade da Câmara Municipal de Alandroal e da Santa Casa da Misericórdia, manifestada pelo Presidente João Grilo e pela Provedora Fátima Ferreira, o que para nós é bastante gratificante. Acreditamos que este núcleo se vai constituir como uma resposta atenta, próxima e eficaz, para todos aqueles que precisem da nossa ajuda».

Recorde-se que o Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que se caracteriza pela morte dos neurónios em determinadas partes do cérebro, o que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas, como a memória, a atenção, a concentração, a linguagem e o pensamento. Esta deterioração tem como consequência alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.

Segundo estudos recentes, a doença de Alzheimer afecta cerca de 10% da população acima dos 65 anos. Se tivermos em linha de conta que, no concelho de Alandroal, existem cerca de 1000 pessoas acima dos 65 anos, percebemos a importância que a criação do núcleo do Alandroal da Associação Alzheimer vai desempenhar na melhoria da qualidade de vida da população, até porque o Alzheimer é uma doença que afecta a vida dos doentes e dos seus familiares, que se vêm forçados a alterar e reorganizar os seus hábitos de vida.

Importa ainda referir que, com esta resposta encontrada, o Alandroal passa a ser pioneiro, na região sul do país, e uma referência para o trabalho a desenvolver no Alentejo, considerando o envelhecimento e a evolução demográfica desta região. Estudos internacionais indicam que na próxima década haverá uma duplicação de casos de Alzheimer, pelo que é urgente que os Municípios, e outras instituições, comecem a dar atenção a estas causas. O Alandroal já o está a fazer!

Fonte: Diário do Sul

8 comentários:

Anônimo disse...

E vai ficar sem urgências no Centro de saúde já a partir do dia 1 ...
Bonito sim senhor depois vamos todos ao gabinete de alzheimer , mesmo que não tenha-mos essa doença.

Anônimo disse...

A diferença está a olhos vistos, só não vêm os do costume. Muito obrigado a todos que na realidade se preocupam com os mais idosos, sem demagogia, e no interesse da população.

Anônimo disse...

Comunicado à imprensa


Perante os rumores surgidos recentemente, que dão conta de alegadas alterações ao funcionamento do Centro de Saúde de Alandroal, a Câmara Municipal de Alandroal procurou esclarecimentos junto da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), que confirmou a necessidade de proceder a uma reorganização de serviços, mas que não vai afectar o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Alandroal, que se manterá das 09:00 até às 21:00 horas.
Da mesma forma, durante todo este período a população continua a dispor de atendimento médico em permanência, para situações de urgência. A ARS Alentejo informou ainda que esta reorganização de serviços visa o aumento do horário de atendimento médico nas extensões de saúde do concelho, medida que esta Câmara Municipal aprova e entende necessária.

Anônimo disse...

Se isto funcionar como a Telemedicina, vai lá vai.....


A Drª Fátima sempre gostou muito destas "coisas", só que depois na prática nada funciona....

Como se costuma dizer: Muita Parra, Pouca Uva

Anônimo disse...

O comentário não é de todo verdade, eu fui consultada em Telemedicina e funcionou. A mania de generalizar...

Anônimo disse...

Acredito no que diz. Concerteza voçê foi uma excepção à regra.

O Médico

Anônimo disse...

Toda a regra tem excepção e a da senhora que utilizou a Telemedicina não foi única. Houve outros casos de sucesso!

A Enfermeira

Anônimo disse...

ALANDROAL VAI TER GABINETE DE APOIO AO ALZHEIMER

que venha, pois está a fazer muita falta, tal a gravidade do alzheimer mental deste concelho...