quarta-feira, 14 de julho de 2010

CONCURSOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR


Teve inicio ontem, dia 13 de Julho, a candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Este ano estão disponíveis cerca de 54 mil vagas, o que representa um crescimento de 4% em relação ao ano lectivo de 2009/2010.

A 1.ª fase do concurso decorre até dia 23 de Julho para candidaturas presenciais nos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior e até dia 6 de Agosto para candidaturas online através do site da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), onde estão disponíveis todas as informações sobre os cursos e o número de vagas.

Segundo o comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), há mais 2.068 lugares para o ano lectivo de 2010/2011. Os cursos com maior número de vagas são os de Direito e Enfermagem ao contrário de Medicina, onde apenas se verificou um aumento de três vagas.

A oferta de cursos em horário pós-laboral também cresceu. No total são 5.870 vagas disponíveis, distribuídas por 180 cursos, ou seja, mais 1.600 lugares e 45 formações do que em 2009/2010. Há, também, um maior número de cursos de especialização tecnológica (CET) e de formações para maiores de 23 anos.

Os CET, que são oferecidos sobretudo nos institutos politécnicos, contam com um aumento de 4.600 lugares. Já nas formações para maiores de 23 anos houve um acréscimo de cerca de 10.800 vagas no ensino público. De acordo com a DGES, o aumento das vagas no ensino público visa concretizar a estratégia Europa 2020, que pretende atingir a meta de 40% de diplomados de Ensino Superior na faixa etária 30-34 anos, em 2020.

6 comentários:

Anônimo disse...

PJ hoje no Alandroal, 30 a 40 agentes a efectuar buscas e apreensões em casa do ex presidente da camara, na Choupana, na Habisaraz e na casa de uma assistente social....comentários???

Anônimo disse...

É lamentável o estado a que chegou a câmara do Alandroal, com todo este ambiente de suspeição, de ódios e perseguições.
E os grandes responsáveis por este clima foram o Grilo e o Nabais que deviam ser responsabilizados por isso.

Uma alandroalense

Anônimo disse...

Alandroal, Évora, 15 jul (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) efetuou hoje buscas na Câmara Municipal de Alandroal (Évora), numa operação relacionada com uma investigação que envolve o antigo autarca socialista João Nabais, revelou fonte autárquica.
PJ faz buscas na Câmara do Alandroal relacionadas com processo que envolve antigo autarca do PS.Vários elementos da PJ entraram no edifício da Câmara Municipal hoje de manhã, por volta das 09:00, e falaram com funcionários, inspecionaram alguns computadores e levaram alguns processos, indicou a mesma fonte.

Contactado pela Lusa, o atual presidente do município de Alandroal, João Grilo, eleito por um movimento independente, nas últimas autárquicas, confirmou a realização de buscas no edifício da Câmara e avançou que estas "estão relacionadas com um processo que envolve o antigo presidente" da autarquia.

Anônimo disse...

Eu comento: nada que não estivesse à espera, agora espero que pague por todo o mal que fez ao concelho económica e moralmente. Ainda andam por aí uns sem vergonha que o defendem, para esses duas palavras: "TENHAM VERGONHA!"

Anônimo disse...

ainda não entendi o que é que estes comentários têm a ver com a noticia mas enfim ....

rosinha já que falas aqui dos concursos ao ensino superior , por acaso não saberás como é que é o assunto referente as bolsas de estudo dadas pela CMA , não??


abraços

Anônimo disse...

O comentador de 22/07/2010 16:14:00 pode ir à câmara informar-se que é o sítio certo....