terça-feira, 27 de julho de 2010

MANIFESTAÇÃO NO ALANDROAL?!

Intensificam-se os rumores quanto ao fecho parcial das urgências no Alandroal.

Bem sei que o Município de Alandroal emitiu um comunicado a desmentir estes rumores, o próprio Município contactou a ARS para saber o que se passava e segundo o comunicado da Câmara de Alandroal, o serviço de urgências vai continuar a ser prestado entre as 9h e as 21h., no Centro de Saúde de Alandroal.

Mas será que a ARS do Alentejo, disse toda a verdade ao Município de Alandroal? Segundo os rumores, não! Fala-se com muita insistência que o Centro de Saúde de Alandroal, a partir do dia 1 de Agosto só terá urgências ( Consulta Aberta ) entre as 14h e as 19h.

São só rumores,mas costuma-se dizer, "onde há fumo, há fogo!" e esta área da saúde é muito sensível ao bem estar das pessoas, por isso é melhor não deixarmos " alastrar o fogo ".

O Alandroalandia teve acesso ao comunicado do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e constata que o mesmo contempla várias alterações ao funcionamento do CS de Alandroal.

A nova norma não prevê o serviço de urgências, mas passa a ter " Atendimento de Consulta Aberta ", « ...para situações não programadas de doença aguda! », o que vai dar ao mesmo, é uma urgência.

Só não especifica qualquer horário e é a aqui que persistem os rumores, Consulta Aberta só das 14h. ás 19h?

Eu pessoalmente prefiro esperar para dia 1 de Agosto para me certificar da verdadeira situação, mas há quem não queira esperar e desde já partir para a luta, antes que os rumores se concretizem, pois anda a circular de telemóvel em telemóvel a seguinte SMS:

" Vamo-nos manifestar, junto ao C. Saúde de Alandroal no próximo dia 28 ás 19h. contra o fecho das urgências que passam a ser apenas a partir das 14h, já no dia 1 de Agosto. Vamos exigir os nossos direitos. Passem palavra!"

Entretanto podem ler aqui o comunicado e tirem as vossas conclusões:
Cliquem na imagem para ampliar.

11 comentários:

Anônimo disse...

Agora é tarde de mais... continuem a votar em Sócrates e companhia!

Anônimo disse...

São só mais uns cortes na despesa, não li nada que confirme o texto, mas...

Anônimo disse...

votem antes cdu/muda ou costa/grilo,que estes sim senhor tudo resolvem,,,,,,melhor,acabam com o resto.

Anônimo disse...

Votarem antes no paços coelho - PSD... o centro, em vez passar a ter atendimento urgent das 14h às 19h, fecha ou então pagam a consulta como se fossem a um médico particular...

Anônimo disse...

Amanhã espero que todos lá estejam para mostrar aos politicos, qual a vontade dos alandroalenses. Que se una o concelho em torno de algo que é de todos, deixem as politiquices de lado. Nao empenhem mais o futuro deste concelho e dos nossos filhos.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

VAMOS FALAR SÉRIO?

Para quem consiga exercitar a memória lembrar-se-á da existência, lá por perto da "ida" década de 50, de um Hospital que tinha 24 camas, enfermeiros, médico e auxiliares de apoio e que, embora muito deficiente em serviços essenciais, prestou á época inegável apoio familiar e humano, designadamente nos pós-operatórios, aos sinistrados, ás epidemias, ás «pedradas na cabeça», ás "topadas",etc.,etc..

Lembrar-se-ão outrossim da época pós 25 de Abril em que no mesmo hospital chegaram a trabalhar 8 a 10 médicos; que faziam consulta interna e domiciliária; que cresceu o número de enfermeiros e de pessoal auxiliar, também prestadores de serviços internos e externos.
QUE ACONTECEU ENTRETANTO?
Encerrou.
Construiu-se, mais recentemente, uma UNIDADE DE APOIO INTEGRADO com 20 camas, exactamente para a função de suprir o vazio criado com o encerramento do dito Hospital. (Alguém trabalhou denodadamente para que a candidatura do projecto tivesse luz verde. E teve).
QUE ACONTECEU DEPOIS?
Ainda não acolheu ninguém!!!
Quase em simultâneo se construiu o novo CENTRO DE SAÚDE.
O QUE É QUE, INEVITÁVELMENTE (?), PODERÁ ACONTECER?
Em conclusão: SUPONHO QUE SE TORNA CLARO PARA TODA A GENTE QUE, DECORRIDOS TODOS ESTES ANOS, NOS TEM VINDO A RETIRAR DIREITOS ADQUIRIDOS E CONSTITUCIONALMENTE DEVIDOS.
E não me venham com "culpas das Câmaras".É pelo País todo.
Isto tem um nome: PLANIFICAÇÃO ERRADA DAS POLÍTICAS DE PROTECÇÃO AOS CIDADÃOS.
Basta.

Tói da Dadinha

Anônimo disse...

Afinal terá sido o Costa ou o Grilo, que têm acabado com as regalias dos trabalhadores? Todas as medidas, fecho das escolas, Centros de saúde, urgências, reduções de salários, aumento de impostos, limitação de contratos, aumentos de juros á habitação, aumento de seguros, aumentos de custo dos bens mais essenciais, aumentos dos combustíveis e gaz, portagens, corte das reformas, diminuição das regalias sociais dos trabalhadores, a falta de hospitais, a falta de lares para idosos abandonados e sem familia, a falta de trabalho para as centenas de milhares de trabalhadores que estão no desemprego, a falta de casa para quem vive em barracas, o Serviço Nacional de Saude que este governo tanto fala em cumprir, será que isto também é culpa dos autarcas?
Os casos de corrupção, que diáriamente a televisão e meios de comunicação social nos mostram, os desvios de avultadas somas desviadas para entidades privadas, como bancos, os devios de fundos,os endividamentos municipais infundados tambám é culpa do Costa e do Grilo?Tenham vergonha.

Anônimo disse...

Creio que o mais comum dos mortais já deve ter percebido de onde vem o mal...

Anônimo disse...

Cito
"Nao empenhem mais o futuro deste concelho e dos nossos filhos."

Muito bem, começando por uma oposição séria e responsável!

Anônimo disse...

O mal vem dos sucessivos governos que nos usurpam direitos adquiridos e nós ficamos quietinhos cada um no seu canto. A pouco e pouco vão-nos surrapiando, e quando pensamos em reagir, por vezes já é tarde.

Mas como alguém disse, "nunca é tarde nunca é demais!"

Varandas disse...

Ao leitor Daniel,
O seu comentário é muito válido, mas para entrar tem que lhe retirar aquela "pequena" parte obscena!
Já o 2º também não entrou porque não faz sentido sem o 1º.

Rosinha.