quinta-feira, 29 de julho de 2010

URGÊNCIAS: MANIFESTAÇÃO OU DECEPÇÃO?


É oficial, a ARS do Alentejo acabou com as urgências no Centro de Saúde de Alandroal!

Pois é caros Alandroalenses os rumores confirmaram-se, o Concelho de Alandroal vai ficar já a partir do próximo dia 1 de Agosto sem urgências. A ARS Alentejo criou no entanto um novo serviço a que dá o nome de CONSULTA ABERTA, que funcionará todos os dias, mas só das 14 ás 21h.

A mesma ARS, para o período da manhã, informa no seu Guia de Acolhimento algo que eu abrevio como isto "desenrasquem-se": telefonem para a Linha Saúde 24, para o 112 ou vão ao Centro de Saúde, pode ser que haja um médico que os queira atender.

Voltando ao titulo desta postagem, manifestação ou decepção? Foi um pouco das duas coisas. As pessoas apareceram, mas em reduzido número e depois não havia coordenação.

A pessoa ou pessoas que marcaram a iniciativa não apareceram ou se apareceram não deram a cara pela iniciativa. Os populares que ali estavam, sabiam ao que iam, mas não tinham informação suficiente do que estava a acontecer para poderem reivindicar.

Os cerca de 20 populares que ali se deslocaram sentiram-se desapontadas como tudo estava a decorrer, por um lado receberam panfletos da ARS a confirmar aquilo que já temiam, o fecho das urgências. Por outro lado sabia-se que no interior do Centro estavam a representantes do Concelho Clínico em negociações com a Administração do Centro de Saúde de Alandroal e lamentava-se o facto de não estar ninguém da Câmara nessas negociações.

Argumentava-se que todo o Executivo Camarário se tinha mobilizado para Hortinhas e Mina do Bugalho, onde subsistia outro problema semelhante, o encerramento já no próximo ano lectivo das respectivas escolas.

Em suma, não havia liderança que desse um rumo à manifestação. Ao fim de duas horas o pequeno grupo desmobilizou-se sem que se tenha sabido o resultado das negociações feitas no interior do Centro.

34 comentários:

Anônimo disse...

Onde estavam os autocarros da câmara para transportarem as pessoas das aldeias? Estariam nalgum comício político, nagum jogo de futebol ou naguma tourada.
Onde estavam os "altos representantes" da nossa edilidade?
Quando são precisos não aparecem.

Anônimo disse...

Será que os representantes camarários não se deslocaram com medo de serem confrontados pelos representantes da A.R.S com o acordo da reunião de sábado, entre a câmara do Alandroal e a A.R.S ? e por isso se deslocaram para locais mais cómodos para eles?
Fica a pergunta no ar.......

Anônimo disse...

Pois é agora vamos ter que ir ás urgencias a Vila Viçosa, só têm aquilo que merecem, os bons mandam-se para a rua fica cá aquilo que não presta, digo isto porque se repararem em Vila Viçosa qualquer dia têm urgencias 24 horas por dia tudo graças aos que colocaram na rua aqui no Alandroal. Para a próxima votamos muda outra vez.

Anônimo disse...

Se nao estava ninguem da camara nessas negociaçoes e porque estao de acordo com esta situaçao.
Mas lembro-lhes caros amigos eles um dia tambem podem vir a precisar dessas tais urgencias que vao acabar.
E assim a vida ha pessoas que so pensam no bem estar deles e estao se lixando para os outros.

Antonio Troco

Anônimo disse...

Por mim Alandroal

No rumo certo à manifestação

Anônimo disse...

Mas quem foi a pessoa ou as pessoas que marcaram a inicitiva? Era bom que se soubesse pois gozaram com os alandroalenses.

Anônimo disse...

É tudo fácil de analisar, é mais que evidente que o Presidente e todo o executivo sabiam da manifestação popular, mesmo que a ideia não tenha partido deles, é evidente que sabiam, pois sabem tudo o que se pasa no Alandroal, o que lhes diz respeito e o que não lhes diz respeito.
O problema meu povo, é que o Grilo anda a todo o custo á procura do apoio do PS, e como tal, não vai mexer uma palha sobre este assunto ou qualquer outro, porque não pode de modo algum confrontar o governo Socialista.
Os interesses do Alandroal, e do povo do Alandroal que o elegeu, que se lixem, o apoio do PS é que é importante, pois depende dele a continuidade ou não do POLEIRO.
Afinal não era só o outro que tinha defeitos….

Velhinho da Praça

Anônimo disse...

Velhinho da praça (novo) és mesmo contra tudo e todos. Deixa andar o barco porque também sofres.

Rute disse...

Eu estava lá.Que vergonha cerca de 20 pessoas.Para a próxima, vai haver Sardinhada OFERECIDA de frente ao CSaúde.Que acham?????



Rute

Anônimo disse...

O mais grave da situação é termos uma Médica e ex- Directora do Centro de Saúde e nada fizeram para que não fechassem as urgências.
Já vi o que voçês valem, por isso não voto mais em voçês.
O António Troco é que tem rasão no comentário que faz.

Um Muda Arrependido

Anônimo disse...

É lamentável toda esta situação e a rapidez com que perdemos direitos há muito adquiridos. É mau, muito mau e é pior quando verificamos que aqueles que elegemos não se preocupam minimamente, que apenas servimos para lhes dar o poder e nada de construtivo fazem a não ser moverem-se por interesses pessoais daqueles que lhe estão mais próximos, como por exemplo a estrada que foram alcatroar que vai dar a Pardais. Que população serve essa estrada, um monte de uma pessoa em particula e que até era bem próxima do actual Sr. Presidente.E as ruas da vila, como a rua da escola não servirá mais gente, não seria mais urgente arranjar esta?
Este executivo é uma desilusão e para mim que infelizmente votei MUDA deixa-me profundamente decepcionada.
Espero Sr. Rosinha que o meu comentário seja colocada e não deitado no lixo como outros que aqui tenho deixado.
Peço desculpa pelo desabafo. Mas é muita sem vergonhice.

MUDA never again

Anônimo disse...

Mas afinal quem convocou a manifestação?

Anônimo disse...

Alguém pode informar quem convocou a manifestação?

Sem politiquices procurando apenas saber quem teve a iniciativa de convocar a manifestação e depois não deu a cara.

Espero que possa entrar porque não ofende ninguém.

Anônimo disse...

O desespero total de quem foi constiuído arguido por corrupção e peculato!!!

Anônimo disse...

fiquei muito triste quando nao vi ninguem do executivo do municipio do Alandroal juntamente com os poucos cidadões do concelho na manifestação contra o encerramento das urgências do centro de saude,mas hoje no cinema vão lá estar(ou estarei enganada)pois pelo que ja ouvi mobilizão todas as pessoas via SMS para irem ao cinema!SERÁ MAIS IMPORTANTE O CINEMA OU QUESTÔES DE OUTRA NATUREZA,IMPORTANTES PARA TODOS E MUITO MAIS IMPORTANTES PARA OS NOSSOS IDOSOS QUE NÃO TEÊM DINHEIRO PARA OS MEDICAMENTOS E COMIDA,QUANTO MAIS AGORA TEREM DE SE DESLOCAR PARA FORA DO CONCELHO!!!FAÇÃO ALGUMA COISA DE GEITO QUE FOI PARA ISSO QUE ME ENGANARAM!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Este é só o primeiro passo para o encerramento definitivo do centro de saude do alandroal, pensem bem nisto antes de pensarem em não se manisfestarem contra o encerramento das urgengias.
Esqueçam de uma vez por todas, alguma esperança que possam ter em algum executivo para defender a população. SÃO TODOS IGUAIS, e ainda por cima quanto mais subirmos pior.
O actual executivo teve muito tempo para evitar esta situação, mas, parece-me que é EXACTAMENTE, igual ao antigo, não confia em ninguem, não delega RESPONSABILIDADES em ninguem, e SÓ ele é que sabe.
A principal caracteristica de um LÍDER é precisamente saber delegar responsabilidades.

ASS: um MUDA, e se fosse necessario votar novamente amanhã, votaria MUDA.(AINDA NÃO PERDI A ESPERANÇA POR COMPLETO)

Anônimo disse...

Porra que voces sao burros. Ainda nao perceberam que o Grilo e o Nabais, sao iguais e que só pensam neles. Deixem nos lá que o problema agora é nosso. Temos que nos unir em torno desta causa.
Não ao encerramento das urgencias.

Anônimo disse...

O grilo que faça como muitos presidentes deste país tem feito, que é dar a cara e estar junto do povo, mas ele com o povo não quer nada, o dito só serviu mesmo para o por no poleiro....

Anônimo disse...

Velhinho da Praça

29/07/2010 14:54:00

O COMENTARIO DESTE SENHOR, QUE NÃO SI QUEM É, DIZ TUDO EM POUCAS LETRAS, E O RESTO É TRETA......

INDEPENDENTE

Anônimo disse...

Velhinho da Praça

29/07/2010 14:54:00

O COMENTARIO DESTE SENHOR, QUE NÃO SI QUEM É, DIZ TUDO EM POUCAS LETRAS, E O RESTO É TRETA......

INDEPENDENTE

Anônimo disse...

A varredora já aí anda a varrer as nossas ruas o resto são tretas!

Anônimo disse...

O Grilo e o Nabais têm a mesma escola. Temos que encontrar uma alternativa credivel e que faça realmente alguma coisa pelo concelho. Já chega de intriga politica, de perseguições politicas, de invejas....
Ainda tive algumas esperanças neste Movimento, mas já vi que é mais do mesmo.

Muda Arrependido

Anônimo disse...

Gosto de os ver assinar Muda Arrependido!

Nabais Arrependido

Anônimo disse...

Já repararam que as situaçoes mais complicadas pertencem aos pelouros da vereadora? Porque será? O presidente pode intervir, ou será que irá intervir? Ou continuará a chutar para canto? Vamos ver...
Quando mal espera o povo dará a resposta.

Anônimo disse...

Coitada da Vereadora, o grilinho nem a deixa falar nem sequer a deixa trabalar, ainda assim não lhe faça sombra, nem a consultou relativamente ao centro de saúde,sabiam disso? Eu se fosse a ela já tinha batido com a porta que é o que o grilo quer para entrar o galhardas.

Anônimo disse...

O centro de saude ja se foi, o Grilo nao pode fazer nada e nos bombeiros o Sr Grilo criticava o Sr Nabais de nao ajudar os bombeiros entao e ele agora ajuda? sera que vai ajudar o bombeiros para reforçar os meios para o transporte das urgencias para Estremoz, o Sr Nabais dizem que deu uma ambulancia sera que o Sr Grilo...

Anônimo disse...

mas para o cinema já há transportes.

Anônimo disse...

a vice presidente deste executivo camarario foi directora do centro de saude tempo qb para perceber o que esta em cima da mesa e o que e necessario para enfrentar a situação. a vice presidente deste executivo tera de certeza a sua opiniao sobre tudo isto e tera de certeza vontade de inverter esta situação. a vice presidente deste executivo camarario luta ha muitos anos por um alandroal com dignidade. axo que todos os utentes do centro de saude gostariam de ver a vice presidente deste executivo a lutar como lutou durante o tempo que esteve no centro de saude e apoiar como sempre apoiou os que precisaram dos seus serviços enquanto medica, enquanto pessoa, enquanto amiga dos alandroalenses. acredito que embarcou nesta aventura do MUDAR porque acreditava na MUDANÇA.como medica aqui ou em qualquer outro lugar teria mais beneficios.profissioanalmente nao deve lucrar e nao estara de certeza para fazer fortuna à custa dos alandroalenses. a sua motivação devera estar esgotada neste emaranhado de contradições em que se tornou a politica concelhia.

Anônimo disse...

"O mais grave da situação é termos uma Médica e ex- Directora do Centro de Saúde e nada fizeram para que não fechassem as urgências.
Já vi o que voçês valem, por isso não voto mais em voçês.
O António Troco é que tem rasão no comentário que faz.

Um Muda Arrependido"

Ha uns meses atrás se fossem 10 mudas arrependidos talvez este desfecho fosse outro.

Assinado: Endovélico

Anônimo disse...

POIS, MAS HÁ UNS MESES ATRÁS HOUVE 7 "NABAISTAS" MAIS ARREPENDIDOS (ALÉM DE TODOS OS OUTROS)! QUE PENA NÃO? È A DEMOCRACIA A FUNCIONAR! ASSIM ELA FUNCIONASSE SEMPRE E EM TODAS AS OCASIÕES!VAMOS LÁ PARAR COM ESTA ENCHURRADA DE ACUSAÇÕES DE PARTE A PARTE, VAMOS VER O TRABALHO DE 4 ANOS E AÍ SIM, VAMOS EXPRESSAR A NOSSA OPINIÃO, SEM BRIGAS, SEM OFENSAS E DEMONSTRAR QUE SOMOS ADULTOS COM A GRANDE! PRIMEIRO VOTARAM, AGORA ARREPENDERAM-SE, TEMOS PENA, VÃO TER QUE ESPERAR 4 ANOS! TALVEZ SE NÃO TIVESSEM VOTADO TAMBÉM ESTARIAM ARREPENDIDOS E TERIAM QUE ESPERAR OS MESMOS 4 ANOS! PASSAM DEPRESSINHA, VÃO VER! FECHEM OS OLHOS, DURMAM UM SONINHO DESCANSADO E QUANDO DÃO POR ISSO ESTÃO NAS ELEIÇÕES NOVAMENTE E AÍ SIM, FAÇAM UMA GRANDE CRUZ ONDE MAIS LHE AGRADAR, RASGUEM O PAPEL ATÉ COM A FORÇA DA RAIVA, MAS MOSTREM NESSE DIA A SUA VONTADE E QUE DEUS OS AJUDE PARA NUNCA SE VIREM A ARRENPENDER!

Anônimo disse...

Belíssimo comentário o de 4 de Agosto de 2010 pelas 13:33:00, aprendam com ele como se vive em democracia! Muitos parabéns pela lição que acabaste de dar a muitos que aqui escrevem, sem respeito pelo próximo!

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
Velhinho da praça (novo) és mesmo contra tudo e todos. Deixa andar o barco porque também sofres."

Caro amigo , não sou contra tudo e todos, sou contra os incompetentes que ganham dinheiro ao fim do mês para tratarem dos varios problemas do Concelho e que nada fazem.
O Nabais era um incompetente em muitas coisas e o Grilo é igual, ou pior, porque o outro já tinha alguma maturidade, e estava colado ao governo, e este ainda não tem uma coisa nem outra.
Para os senhores é que só há uma forma de ver as coisas, tudo o que era do Nabais, era uma porcaria, tudo o que é do Grilo, o melhor do mundo.
Ali por Elvas há estatuas do Rondão por todo o lado, não deve tardar muito que tenhamos na praça do Alandroal uma do Grilo, ou melhor do Santo Grilo.

VELHINHO DA PRAÇA

Anônimo disse...

VELHINHO DA PRAÇA TÃO GRANDE É A TUA SABEDORIA. ESTOU COMPLETAMENTE ESTARRECIDO!

Anônimo disse...

Não fiques estarrecido que isso faz-te mal......