quinta-feira, 15 de julho de 2010

BALANÇO DA INICIATIVA "NOVAS OPORTUNIDADES"


400 Mil Portugueses já receberam Diploma através da Iniciativa Novas Oportunidades

Foi apresentado na passada terça-feira, o balanço da iniciativa Novas Oportunidades dando conta de que 1,2 milhões de portugueses se inscreveram no programa e 400 mil já receberam os diplomas de conclusão.

Na comunicação dos resultados da iniciativa foi referido que o número de jovens em cursos profissionais passou de 30 mil, em 2005, para mais de 120 mil, em 2010. De acordo com o Portal do Governo, metade das vagas no Ensino Secundário são para cursos profissionais, o que reduziu o abandono escolar precoce em Portugal.

O objectivo das Novas Oportunidades centra-se na qualificação da população, cuja meta é o referencial mínimo do 12.º ano de escolaridade. Neste âmbito, o envolvimento de autarquias, escolas, associações e empresas é essencial, tendo mesmo sido criado o selo da empresa qualificante para assinalar esse esforço.

Pretende-se, ainda, criar uma rede de Centros Novas Oportunidades até ao final do ano, em colaboração com associações profissionais, institutos e empresas. Essa medida assegurará uma rede de certificação profissional para mais de 100 profissões.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ó Rosinha, corrige lá o texto, onde estão 300 mil deve ler-se 30 mil.
No Alandroal, também há cursos profissionais e CNO.

Varandas disse...

Ok, já corrigi o lapso, agradecido pela chamada de atenção.

Já agora aproveito para complementar a informação:

O próximo curso previsto para o Centro de Novas Oportunidades de Alandroal é o Curso Profissional de Turismo ambiental e Rural.

Para mais informações dirija-se à Escola Básica Integrada Diogo Lopes de Sequeira em Alandroal, ou entre em: http://www.av-alandroal.pt/

Rosinha.

Anônimo disse...

Olá Rosinha.

O curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, não está previsto para o Centro de Novas Oportulnidades do Alandroal, está sim para a EBI Diogo Lopes de Sequeira, mais informo que é um curso profissional de nível secundário.

Este curso é para jovens que terminaram o 9º ano ou CEF.

O Centro Novas Oportunidades, tem várias ofertas, desde formações por módulos, certificações, totais e parciais, de básico e secundário.

Existem também cursos EFA de Educação e Formação de Adultos.

Abraço

TL

Anônimo disse...

O socrates acha que todos devem ter uma formação identica á que ele fez, como bom socialista claro! Vai daí dá o 12º ano a todos que o pedem. Consta até que já enviaram diplomas para casa de alguns, que se recusavam a pedi-los e a levantá-los...Uns adquiriram competencias a comer umas pernas de frango, outras a beber cerveja no popular copo de plástico, outros a fazer noitadas, outros ainda legitimados no voto popular! E ainda dizem que Portugal não tem criadores de marcas. Ó se tem!!
Até tem tipos como aquele que acima assinou com o pseudónimo de TL...
Átila

Anônimo disse...

O programa da Novas Oportunidade é uma das maiores vergonhas nacionais dos últimos anos! Dão-se anos de escolaridade em meses, sem que os diplomados aprendam qualquer disciplina, sem que demonstrem nenhuma capacidade,e, mais grave, sem que se esforcem por aprender seja o que for! Ter habilitações literárias deveria implicar a aprendizagem e o domínio das matérias aprendidas; não é o mesmo que experiência de vida ou experiência profissional, esse parâmetro deve ser tido em conta a quando da obtenção de emprego, mas não é o mesmo que escolaridade. Como vamos explicar no futuro que temos a maioria da população com o equivalente a 12 anos de escola e passou pouco mais de metade a aprender? Como explicaremos que essa maioria não saiba uma língua estrangeira, não entenda nada de literatura, regras gramaticais, geografia, arte, História, não conheça um filósofo? Enfim, se estávamos mal bem mal ficaremos!
C.

Anônimo disse...

Concordo em absoluto com o comentário de 18/07/2010 21:57:00!