terça-feira, 27 de julho de 2010

GOVERNO APROVA " PROTA "


O Conselho de Ministros de 16 de Julho aprovou o Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo ( PROTA ).

Entre as orientações estratégicas destacam-se o desenvolvimento da plataforma portuária de Sines, o aeroporto de Beja e a emergência de novas actividades económicas, nomeadamente na área da aeronáutica; a concretização da Linha de Alta Velocidade Ferroviária entre Lisboa e Madrid e da linha convencional de mercadorias Sines-Madrid; o reforço da complementaridade dos centros urbanos, tendo como pólos Évora, Beja, Portalegre, Sines-Santiago do Cacém-Santo André e Elvas-Campo Maior; o aproveitamento do Alqueva para suporte à modernização da agricultura e para actividades turísticas; e o turismo no Litoral Alentejano.

In- Portal do Governo.

O Governo no mesmo dia em que aprovou este PROTA, revogou o anterior Plano Regional de Ordenamento do Território do Alentejo Litoral, o Plano Regional de Ordenamento do Território da Zona Envolvente de Alqueva e o Plano Regional de Ordenamento do Território da Zona dos Mármores. Englobando assim toda a vasta região do Alentejo num só programa.

Aposta forte na concentração dos investimentos em 5 polos, que são já os mais desenvolvidos da região e relega para segundo plano os concelhos limítrofes, onde incluo os concelhos abrangidos pelo antigo PROT da Zona dos Mármores. ( Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa ).

Assim à priori e analisando o Comunicado do Governo, o Alandroal poderá vir a beneficiar com construção da linha ferroviária convencional de mercadorias, se se mantiver a intenção de construir aqui uma plataforma logística de mercadorias, como estava previsto. pode ainda beneficiar com alguns projectos turísticos no perímetro do Alqueva.

Vamos aguardar para ver o que este novo PROTA pode trazer de mais valia para a nossa região.

Aqui o comunicado para quem queira ler:
Comunicado do Conselho de Ministros de 16 de Julho de 2010

Nenhum comentário: