terça-feira, 24 de agosto de 2010

ALANDROAL, MUNICÍPIO ADERIU ÀS " 7 MARAVILHAS DO ALENTEJO"


A Câmara Municipal de Alandroal decidiu aderir à iniciativa “7 Maravilhas do Alentejo”, apresentando duas candidaturas, a Capela de Nossa Senhora da Boa Nova e o centro histórico da Vila de Terena.

A iniciativa, promovida pelo Jornal Margem Sul, tem como objectivo contribuir para a promoção da região Alentejo, mobilizando os portugueses a descobrir e a defender o património cultural, material e imaterial da região, reforçando a identidade e a auto-estima de todos os que estão ligados, directa ou indirectamente, às maravilhas com maiores potencialidades.

De forma a contribuir para a divulgação do concelho de Alandroal, das suas qualidades e belezas, a Câmara Municipal de Alandroal associou-se ao projecto das “7 Maravilhas do Alentejo”, e pede agora a colaboração de toda a população para que vote nas maravilhas no nosso concelho. Para o fazer baste dirigir-se ao site do jornal Margem Sul, em www.margemsul.com.pt e votar nas maravilhas do nosso concelho.

Tem até ao próximo dia 30 de Setembro para votar e fazer com que as maravilhas do concelho de Alandroal sejam finalistas. De referir que, em Outubro, serão divulgadas as “7 Maravilhas do Alentejo”, numa cerimónia pública, a realizar em lugar a definir por sorteio entre os quatro distritos (Beja, Évora, Portalegre e Setúbal).

A Câmara Municipal de Alandroal conta com o voto de todos. Colabore na valorização do nosso património! Vote numa das duas Maravilhas do nosso concelho!

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal.

Nota: Recordo mais uma vez o sitio onde podem votar: Margem Sul

16 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao Municipio

Anônimo disse...

Muitos parabéns à Câmara do Alandroal por participar com duas óptimas candidaturas, Santuário da Boa Nova e Centro Histórico da Vila de Terena, neste evento tão importante e promovendo o Concelho do Alandroal.
Mais uma vez parabéns e força que vamos vencer!

Anônimo disse...

ALANDROAL A SERVIR DE EXEMPLO

Economia- Semanário Expresso, 21 de Agosto de 2010, secção “Turismo”, com o título "HÁ SEMPRE UM PORTUGAL DESCONHECIDO"-Tradições populares convertem-se em novas atracções turísticas , sendo dado como exemplo o RECRIAR DO CULTO ENDOVÉLICO NO CONCELHO DO ALANDROAL.

RECRIAR O CULTO ENDOVÉLICO

O alandroal foi em tempos milineares o Grande Santuário do Endovélico, Deus ligado às forças da Terra, celebrado pelos povos que passaram pela Península Ibérica antes da era Cristã. O culto ainda é hoje celebrado por grupos pagãos. A Câmara quer tornar este legado histórico no ex-libris do concelho, recriando o culto através de miradouros virtuais e centros interpretativos. No passado mês de Junho decorreu a semana "Por terras do Endovélico", com vários eventos associados ao tema.

Expresso, 21-08-2010

Anônimo disse...

Pois.....ojornalista do Expresso esqueceu-se foi de vir ver in loco as diversas actividades porque qualidade e organização foram péssimas......

Anônimo disse...

não tenho nada contra esta escolha, muito pelo contrário, mas será que aos habitantes do concelho não interessa os critérios que levaram à mesma?porque não se divulgam os critérios adoptados quando no concelho eistem tantas outras possibilidades de candidatura?comcerteza todos gostariam de saber o porquê desta escolha, eu gostava de saber, até porque património não é só o edificado, existem outras manifestações culturais com importância.

Anônimo disse...

Esteve por cá um jornalista do Expresso na semana "Por Terras do Endovélico", e a tua opinião não coincide com o que ele achou do evento, mas não é isso que te interessa, pois não?

Anônimo disse...

O endovélico como história está certo, agora como seita religiosa, não obrigado......

Anônimo disse...

Amigo de 26/08/2010 17:18:00 acontece que eu e um grupo de amigos estivemos presentes e de facto foi tudo uma treta..........

Anônimo disse...

Quem falou em seita religiosa?... onde está ela??... como se chama???

Anônimo disse...

Lamento que se considere o invento "por terras do Endovélico" uma treta; se se está a referir ao pseudo-culto concordo consigo, uma vez que não foi uma recriação histórica mas sim uma manifestação religiosa através de um culto recente instituido por um grupo de neopagãos. Mas se assistiu, ou ouviu falar, dos outros acontecimentos decorridos durante o invento,reparará que tiveram uma orientação diferente e que se dedicaram à verdadeira história do concelho.

Anônimo disse...

Não é invento mas evento, é evidente que me refiro ao culto, não tenho nada contra religiões sejam elas quais forem,respeito todas as religiões e credos,desde que não as tentem impingir aos outros de uma forma camuflada, aproveitando-se do trabalho e estudo cientifico feito por gente competente, e de bem, a quem interessa apenas factos históricos.
Já começamos com bailes e barraquinhas com hidromel, com minis á mistura, e daqui a pouco temos farturas e carrinhos de choque.

Anônimo disse...

atenção nao é capela mas sim santuário.....

Anônimo disse...

Temos pois mas tu não tens!

Anônimo disse...

e continua o blabla da treta!

então isto não foi bom para o Alandroal?

Tenham dó meus meninos, mas em vez de andarem aqui a não dizerem nad aporque não vão plantar batatas? Aí sim ajudariam o Alandroal!

Será que perceberam a mensagem?

Ora deixa-me cá repetir como se fosse muitos burros!1

DEIXEM-SE DE COMENTÁRIOS DE M**** E VÃO MAS É TRABALHAR!!!!

Joaquim Silveira

Anônimo disse...

O SANTUÁRIO DA BOA NOVA VAI GANHAR O PRÉMIO!

Anônimo disse...

Sr. Joaquim Silveira, se quer trabalhar trabalhe o Sr., e não mande trabalhar os outros pois nada lhe dá esse direito, e olhe que trabalhar é para alguns não é para todos, até porque há pessoas que não precisam nem gostam de trabalhar.
Eu pessoalmente nunca trabalhei na vida e nem o tenciono fazer, em primeiro lugar porque tenho muito dinheiro, quando nasci já alguém tinha trabalhado para isso, e como de facto sou muito rico, não trabalho porque não quero.
Se pensa que só quem trabalha faz coisas e tem valor está enganado, eu não faço nada a não ser passear e gastar dinheiro, mas dou dinheiro a muitas instituições que não sobreviviam sem o meu apoio, ajudo amigos e quem eu entendo, mas de facto odeio trabalhar e nunca o farei.
Por estes motivos e outros, não mande mais ninguém trabalhar porque há mais tipos de mundos e vidas que aquelas que o Sr. entende conhece e compreende.