sexta-feira, 20 de agosto de 2010

HORTINHENSES DESAGRADADOS COM FECHO DA ESCOLA


Um grupo de 22 crianças do pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos, vai este ano ter aulas num contentor, em Terena, concelho de Alandroal. Tudo porque o Ministério da Educação decidiu encerrar a Escola Básica de Hortinhas, cujos oito alunos, somados aos 21 da primária em Terena, obrigam à utilização permanente das únicas duas salas do edifício. Como uma delas estava a ser ocupada pelo pré-escolar, os mais novos vão passar a ter aulas num "monobloco" com ar condicionado.

"É uma vergonha. A escola de Hortinhas está como nova e é encerrada. E os nossos filhos vão ser fechados num contentor", diz uma mãe. O presidente da Junta de Freguesia, Manuel José Ramalho, concorda com a crítica. Mas diz que o recurso a esta solução "provisória" acaba por ser um "mal menor". "Pior mesmo teria sido se encerrassem a escola de Terena, como chegou a estar sobre a mesa."

São três as escolas do concelho de Alandroal que já não irão reabrir: Casas Novas de Mares, Mina do Bugalho e Hortinhas. "É uma pena fecharem-nos a escola. As crianças são muito pequenas para andarem aí para trás e para a frente", diz Maria Rosa, mãe de Paulo Ramalho, 7 anos, um dos últimos alunos das Hortinhas. "Souberam dizer-nos que a escola ia fechar, mas já não têm a mesma pressa para nos informar sobre os transportes ou sobre os horários."

Para uma mãe, Joaquina Galhetas, a sua grande preocupação são os transportes. "Não tem cabimento encerrarem as escolas e andarem aí as crianças à balda nas carrinhas, sem cintos de segurança nem cadeirinhas."

Fonte: Diário de Noticias

38 comentários:

Anônimo disse...

Voltaram a votar neles agora aguentem...

E quando correrem com o 'Pinóquio' do poder não se esqueçam de meter lá o Passos 'Fedelho'... aquele que acha que se deve facilitar os despedimentos para combater o desemprego...

Anônimo disse...

Hoje alguém me disse o teu concelho é mesmo o da Mama e do Tacho... até já lá está o vaidoso do Canhoto em Assessor, nunca mostraou trabalho algum, sempre andou atrás do tachinho....

Porra,,, Alandroal para onde vais..!!

Um dos que já votou CDU, PS e MUDA!!! este último voto nas últimas eleições o maior arrependimento de sempre!!!

Só chularia houvi por aí dizer que na junta de S. Maior, agora em vez de um mamar 1000 euros, estão 2 um e uma a mamar cerca de 800 euros cada!!!

É tudo a mamar e não fazer nada...

Chega!!!

Anônimo disse...

ganda Sócrates...porreiro pa??
É mais "parvalhão pá!!"

Anônimo disse...

Vamos assobiar

Anônimo disse...

OS PAIS DOS ALUNOS DEVIAM ERA IR TODOS PARA A PORTA DA CAMARA E ESPERAREM PELOS VEREDORES E PRESIDENTE E ASSOBIAREM ESTA GENTE, QUE NADA FAZ PELO CONCELHO.

UM PAI DE TRES FILHOS QUE ANDAM NA ESCOLA

Anônimo disse...

ESCLARECIMENTO

Confesso que quando falei no MOVIMENTO DO ASSOBIO, foi em tom de brincadeira, mas eu que gosto de escutar as opiniões dos outros e de algumas pessoas em particular, acho que o movimento tem pernas para andar e surge no momento oportuno.
Apelo á coragem e irreverência da juventude, porque vocês sim tem capacidade para o fazer, e que todos os que estejam de alguma forma descontentes com o trabalho deste executivo, quando na rua virem alguém do mesmo, apliquem a vossa assobiadela o mais forte que conseguirem.
Sei que muita gente deste concelho diz que vai aderir, e não tenho duvidas que muitos gostariam, mas do dizer ao fazer vai uma grande diferença, mesmo assim, apelo a todos os descontentes, corajosos e resistentes, que da mesma forma assobiem com toda a força possível ás personagens deste incompetente executivo.
Queria ainda salientar, que o MOVIMENTO DO ASSOBIO nada tem a ver com o antigo presidente, o intuito é assobiarmos todos, independentemente de cores ou credos, vamos dar uma lição ás pessoas que andam a brincar á politica, a brincar com todos nós e a nossa terra.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

As escolas de Terena e Montejuntos não fecham este ano porque os presidentes de junta e as populações lutaram para continuarem abertas e conseguiram, por enquanto.

É esta persistência que o actual executivo não tem, não tem capacidade de luta. Quando dizem que querem fechar as escolas, os postos da GNR, as finanças, a segurança social, os centros de saúde... Todos nós sabemos que não é o executivo que os quer fechar, são as politicas do governo.

Mas há autarcas que se sabem defender, lutam juntamente com os seus municípes e conseguem manter muitos serviços, outros como é o caso do nosso, só esboçam ténues reprovações que não dão em nada e os serviços vão fechando.

O concelho vai ficando enfraquecido com a perda desses serviços, e quando houver uma reestruturação das regiões ( Já se fala nisso ) os concelhos menos desenvolvidos serão absorvidos por outros que conseguiram manter e até alargar estruturas.

É por isso que dizem que Borba quis passar a cidade, á espera dessa reestruturação.

Por tudo isto é bom que os nossos autarcas abram os olhos e lutem pelo nosso concelho, ou então, se admitirem que não têm capacidade levem novamente o povo a eleições.

O ALANDROALENSE

Anônimo disse...

Vamos todoa assobiar esta cambada que brinca com o nosso dinheiro e com as nossas vidas e dos nossos filhos.
Eu vou assobiar sem medo ode quer que for, para ver se tem vergonha na cara, cambada de mentirosos incompetentes.
Para alem de J mmmmmmm, tambem é J incompetente.
Viva o movimento do assobio.

Anônimo disse...

Epá! Assobiadelas?!E assistir e participar nas assembleias municipais? E criar movimentos e marcar reuniões com os membros do executivo? E entender que estas são más políticas mas não são desta câmara, são do governo? Não?
A parvoice do assobio é uma atitude infantil, imatura, de quem não tem argumentos. Mas enfim, cada um luta com as armas que tem e sabe usar!
C.

Anônimo disse...

É uma moda engraçada
A moda do assobio.
Os velhos perdem o pio,
Os novos não fazem nada.
É tudo uma cambada...
Os novos podiam lá ir
mas estão-se a distrair.
Os velhos querem mas não podem,
Nem velhos nem novos .odem...
Tanto assobio sem servir!

filho da terra disse...

SÓ TÊM O QUE MERECEM. VOTEM NO SÓCRATES OUTRA VEZ!!!!

Anônimo disse...

Apita com apitos PJ é uma risota...

Anônimo disse...

Assobia-se ao Presidente da República, assobia-se ao Primeiro-Ministro e só ao Grilo e sus muchachos é que não se pode assobiar senão lá cai o Carmo e a Trindade.....Viva a mudança e democracia no Alandroal......

Anônimo disse...

Barbinhas de molho...
Ou eu me engano muito (e penso que não; ou melhor...tenho a certeza)ou o Carlos Alberto «LOUQUINHO como os demais» tem metido o "papel na racha" com a cruz errada, resultando assim o seu HORROROSO EQUÍVOCO na bagunçada de que agora se queixa E CRIOU porque É CULPADO DA SITUAÇÃO para onde arrastou filhos, pais, mães, avós,câmaras, juntas de freguesia, etc.,etc...a braços com a situação de milhares de crianças.
VEJA O QUE VOCÊ ARRANJOU COM A METIDURA DO PAPEL NA RACHA!!!
Desde sempre que, grandes e pequenos vultos da cultura, afirmam que A EDUCAÇÃO É A MAIOR RIQUEZA DE QUALQUER PAÍS.
Quanto mais culto e educado fôr um País mais desenvolvido será.
OU SERÁ QUE "ISTO AGORA" NÃO INTERESSA?
Bem sei. Não consegue entender!!!
Mas entenda isto: Mais escolas vão encerrar porque aos PARANÓICOS Xuchas e Laranjinhas lhes interessa.Porque quanto mais ELES (os ignorantes) se distrairem com Fado, Futebol, Fátima, Magalhães e encerramentos de escolas mais ELES (os Governantes BIPOLARIZADOS)os lixam. Está a ser assim ou não está? Desde há cerca de 35 anos ou não?
Faça um pequenino esforço mental e...PASSE A VOTAR BEM.
Permita-me apenas um simplicíssimo esclarecimento: Não foram os meus votos que contribuiram para esta miserável situação. JURO.

Com saudações democráticas.

Alto da Maria Pontinha

Anônimo disse...

O/a Alto da Maria Pontinha estou completamente em sintonia com o que escreveu. Acrescento sómente:

"Porque quanto mais ELES (os ignorantes) se distrairem com Fado, Futebol, Fátima, Magalhães e encerramentos de escolas..."

e Touradas, foi só o que faltou.

Cumprimentos Marroquinos

Anônimo disse...

Ó Alto da Maria Pontinha vivemos em democracia e cada um põe o papel na racha que mais gosta....gostaria de lhe responder a mais coisas mas o seu texto é tão confuso e cheio de contradições que não dá para entender....nem sei se o senhor o entenderá....

Saudações alandroalenses

Anônimo disse...

Vão ao Al Tejo e leiam o que diz o torigaldo

Anônimo disse...

Pois, só não entendes porque não te convém... continua a assobiar para o lado!

Isto é para o de 22/08/2010 22:13:00

Anônimo disse...

E tu entendes tudo porque deves ser dos que mama e assobia para dentro!

Isto é para o de 22/08/2010 23:56:00

Anônimo disse...

É assim que fácilmente se percebe quem está do outro lado. Como fomos julgamos, e isso dói porque a diferença é abismal. Não tarda muito saberás o resultado da acusação para cair por terra essa antiga argumentação!

Anônimo disse...

O COMENTÁRIO DESTE ESTÁ EM TODO O LADO, SÓ SABES DIZER A MESMA COISA, GRANDE CHATO.
POR TERRA CAI ESSA ANTIGA E CHATA ARGUMENTAÇÃO......

Anônimo disse...

ANTIGA? MAS AINDA NEM FOI JULGADO...

Anônimo disse...

Já agora assobiem também quando a câmara paga os livros dos vossos filhos, as refeições dos vossos filhos, as deslocações dos vossos filhos, acho que devem assobiar também quando se fazem filhos e nem se pensa se há condições para os criar: tenho dois NUNCA tive uma ajuda de lado nenhum de coisa nenhuma e eles lá vão crescendo, lá vão à escola (umas vezes a pé outras quando eu posso vou eu levá-los) e lá lhe compro os livros e vêm almoçar a casa que pagamos nós os pais o almoço; nunca tive funcionário da câmara nem carro da mesmapara transportar osmeus filhos e lá vão sendo criados; quem sabe eunão vou assobiar essas situações?! também me acho injustiçado!

Anônimo disse...

Como ja nao tem palavras vao assobiando a ver se volta a corrupçao novamente

Anônimo disse...

Mas já com muito pouco fôlego...

Anônimo disse...

Eu acho que pouco fôlego têm vocês mais o santo Grilo pois parece que acoisa não está assim acorrer tão bem......queriam poleiro não era?.....Agora aguentem.....

Anônimo disse...

A não continuação no poleiro deixou os frangos em frenesim...

Anônimo disse...

Em frenesim estão os frangos que nunca entraram sequer no galinheiro com promessas de poleiro, ou seja, os aspirantes a franguinhos ou a galinhos de uma certa capoeira.

Anônimo disse...

Não entraram na capoeira, faltaram 7 frangos.... ahahah!!!!!!!

Anônimo disse...

Pois é mas agora está lá um frango que quer ser galo e que já conseguiu correr com a vice e parece que o Costa também vai saltar do barco...Pelos vistos o frango-mor também quer o poleiro só para ele.....

Anônimo disse...

QUER O POLEIRO SÓ PARA ELE E PARA ELA, ALIÁS ELA É QUE QUER, ELA É QUE MANDA, E ESTA.

Anônimo disse...

E ESTA HEM!... UMA GRANDE MULHER AO LADO DE UM BOM HOMEM!!! CUSTA NÃO TER SIDO ASSIM ANTES, NÃO É?

Anônimo disse...

Embora este post já esteja muito para trás gostaria de alertar o caro Rosinha e pedir-lhe, já que penso que continua a ser uma pessoa com ética, que publique este meu reparo.

Não é concebível como um comentário como o que está acima (09/09/2010 18:03:00 ) seja publicado em que blogue for. Eu não sei se o Rosinha é casado ou não, mas se falassem da sua esposa, ou da sua companheira da maneira grosseira e deselegante como o fizeram no comentário referido decerto que o senhor não publicaria tal comentário. Que eu saiba a senhora nunca trabalhou na câmara ao contrário da esposa do actual presidente que é muitas vezes aqui criticada pelo lugar que ocupa na hierarquia do municipio.
Em bom português o que está escrito é uma ofensa à esposa do antigo presidente que não é para aqui chamada nem deveria ser.
Caro Rosinha, o senhor que fala tanto de isenção e critérios deveria ter vergonha de ter publicado esse comentário porque a responsabilidade é sua e de mais ninguém.

Anônimo disse...

Ó Rosinha o comentário ainda lá está não o retiras porquê, mudasti...............

Varandas disse...

Não retirei o comentário porque não vejo ali ofensa nenhuma, é apenas a opinião de alguém a valorizar mais uma pessoa que outra.

Não criem conflitos onde não os há, e não busquem importância em frivolidades.

Cumprimentos, Rosinha.

Anônimo disse...

O FACTO É QUE JÁ ENVIEI DUAS VEZES UM POEMA QUE NÃO TEM OFENSA NENHUMA E TU NÃO POBLICAS, PORQUÊ?
MUDASTI..... ESTÁS SEMPRE A FAVOR DO PODER E POEMAS SÓ OS DO CABÉ.
VAI ENGANAR OUTROS COM A TUA ISENÇÃO.
O POEMA É TAO OFENSIVO QUE O TIREI DO BLOG DO XICO MANUÉL.
DE FACTO OS CRITÉRIOS SÃO DIFERENTES MAS NÃO DIGAS QUE ÉS ISENTO PORQUE É MENTIRA.
PELOS VISTOS A MENTIRA É CONTAGIOSA............
DEVE SER DA PROXIMIDADE DA CÂMARA DO ALANDROAL.

Anônimo disse...

Quase que aposto que o poema que o amigo fala era sobre o Grilo, e de certo que se o poema falasse do Nabais já era publicado, e se fosse enviado pelo Poeta era publicado de certo, mesmo que fosse ofensivo para quem quer que fosse.

TOPA TUDO

Anônimo disse...

TOPAS NADA!