segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ALANDROAL, REORDENAMENTO DA REDE ESCOLAR.


Continua Reordenamento da Rede Escolar Pública do Concelho de Alandroal

As políticas educativas de âmbito nacional e a necessidade de reconversão do parque escolar levaram há definição, um pouco por todo o país, de Cartas Educativas que apontavam para o encerramento das pequenas escolas e à concentração dos alunos em novos centros escolares.

O Alandroal não escapou a esta lógica e assim, a Carta Educativa do Concelho, aprovada em Assembleia Municipal em Dezembro de 2006 previa o encerramento progressivo de todas as escolas do 1º Ciclo e do ensino pré-escolar e a concentração dos alunos em dois centros escolares, Alandroal e Santiago Maior. Como única excepção previa-se a manutenção de uma sala de jardim-de-infância em Terena.

Portanto, se hoje assistimos ao encerramento de algumas escolas no concelho, essa decisão foi tomada há quase cinco anos.

Foi com base nesta decisão que foram financiadas as obras do parque escolar que o novo executivo está neste momento a tentar concluir (reconversão da EB I Diogo Lopes de Sequeira em Alandroal, construção do Centro Escolar de Santiago Maior em Aldeia de Pias e construção de um bloco de duas salas de jardim de infância na EB I Diogo Lopes de Sequeira) e cujos processos de obra se encontravam num impasse quando este iniciou funções.

Não sendo a Carta Educativa um documento fechado, mas antes devendo reflectir as dinâmicas locais e as tendências que estas demonstram, o novo executivo da Câmara Municipal procedeu a uma reflexão profunda sobres estas dinâmicas no momento em que estava em causa o encerramento de mais algumas escolas no concelho e tendo em conta as preocupações genuinamente demonstradas pelos pais e encarregados de educação das crianças envolvidas.

Se no caso de Casas Novas de Mares, Hortinhas e Mina do Bugalho, onde o número de alunos era já inferior a 10, nenhum argumento poderia justificar o adiar do encerramento face às prioridades da política educativa do Governo e aos compromissos assumidos na anterior gestão, o mesmo não se poderá dizer em relação a Terena.

Para esta constatação concorrem vários factores. Por um lado, o número de alunos, ainda significativo e com tendência a crescer nos próximos anos neste nível de ensino. Por outro lado, a prioridade assumida por este executivo para Terena como um pólo central de um eixo de desenvolvimento estratégico do concelho ao longo da EN 255 e que tem Alandroal e Santiago Maior como extremos. Por outro lado ainda, a grande redução das distâncias a percorrer pelos alunos de Terena e Hortinhas em relação à alternativa de deslocação para o Alandroal.

Assim, foi feita, atempadamente, uma reunião com Encarregados de Educação e outros interessados, em Terena, tendo-se comprometido este executivo a diligenciar junto de todas as entidades envolvidas na matéria, para que, sejam criadas todas as condições que permitam o funcionamento presente e futuro de um estabelecimento de ensino EB1/JI, neste núcleo populacional do nosso Concelho.

Para o ano lectivo de 2010/2011, compromete-se este executivo, a manter em funcionamento 2 (duas) salas de aula relativas ao 1º Ciclo e (1) uma sala respeitante ao JI, com carácter provisório, ao mesmo tempo que iniciou já o processo de elaboração de um projecto de reconversão e ampliação da escola já existente.

A futura conclusão das obras do Centro Escolar de Santiago Maior ditará a última fase do reordenamento da rede escolar do concelho.

Fonte: Gabinete de imprensa do Município de Alandroal.

21 comentários:

Anônimo disse...

Não sou de politicas, e é a primeira vez que escrevo num blog, mas como pai, apelo a todos os pais deste concelho que assobiem a este senhores que tem a mania que são politicpos e brincam com as nosas vidas e dos nosos filhos.
Vamos assobiar a esta cambada.

Pai alentejano

Anônimo disse...

Bonita a nota de imprensa da CMA... Vamos mas é a datas concretas:
EBI Diogo Lopes de Sequeira, para quando a sua conclusão?
Centro Escolar de Pias, para quando a sua conclusão?
EB de Terena, para quando a sua conclusão?

Muita conversa e pouca acção meus senhores... Mãos-à-obra.
Só espero que não percam o financiamento do PIDAC, pois a obra da EBI Diogo Lopes de Sequeira devia estar pronta até Dezembro de 2010.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

Deixem-se de comentarios parvos. A culpa de se fecharem escolas e centros de saúde não é do Grilo. A culpa é de políticas idiotas sociais democratas, (PSD), e socialistas, (PS), ao longo destes últimos anos de governação do país... não deitem areia para os olhos das pessoas armados em santinhos!

Anônimo disse...

Afinal a câmara comprou uma carrinha para a protecção civil ou para o Galhardas.
É que eu sou vizinho dele e vejo que o homem utiliza a carrinha na sua vida particular, estacionando-a sempre à porta da sua casa.

Velhinho da Praça.

Anônimo disse...

e o centro escolar de Pias que já ultrapassou todos os prazos.Porque é que o executivo não explica o que se passa?qual a razão para a obra estar parada?a falta de dinheiro?então não há dinheiro para pagar a escola e há dinheiro para tanta festa?e diziam mal do outro?onde está a diferença?eu não a vejo.

Anônimo disse...

Não a vês porque és cego e não te convém!

Anônimo disse...

E vocês andam todos tão clarividentes que até veêm demais, ou melhor, o que não existe....não sei o que será pior....

Anônimo disse...

Pior é não querer ver nem entender!

Anônimo disse...

Pois....que é o vosso caso...........

Anônimo disse...

Diz no comunicado da câmara :"O Alandroal não escapou a esta lógica e assim, a Carta Educativa do Concelho, aprovada em Assembleia Municipal em Dezembro de 2006".
Então e o Grilo não era vice-presidente e vejam lá que até tinha o pelouro da educação e o que é que fez? Aprovou a dita Carta!

Anônimo disse...

o encerramento das escolas pode ser fruto a politica economicista deste ou de outros governos mas o fecho das escolas sempre dependeu do parcer das Câmaras Municipais. a carta educativa de qualquer concelho é no príncipio e no fim uma forma de planeamento da educação, o caminho a seguir no sentido de uma boa educação, na aposta da formação e qualificação profissional dos seus habitantes. é efectivamente um documento flexivel que deve ser ajustado a necessidades e politicas (porque não). assim sendo poderá ser analisada, discutida e alterada por todos os parceiros educativos. fazia sentido, atempadamente, perceber se havia ou não motivos para alterar a carta educativa e introduzir a MUDANÇA. tudo é possível quando se sabe o que se quer para o bem estar da população, ouvindo-a e/ou esclarecendo-a com força politica.

os argumentos do passado não podem continuar a ser utilizados como "desculpa" para as tomadas de posição do presente.

o executivo da Câmara Municipal de Alandroal tem de começar a assumir as suas tomadas de posição e esclarecê-las, convencendo ou não mas percebendo que rumo as coisas têem de tomar quer seja na educação, na saúde, no emprego ...enfim na estabilidade social de um Concelho que parece andar à deriva, à sombra de um passado que não encontra o presente e que, continuando assim não terá de certeza FUTURO.

Anônimo disse...

Rosinha e os comentários de ontem não foram publicados porquê? só por aboradarem assuntos complicados para o actual Presidente, como é o caso da água,devias continuar a se isento, olha que a questão é demasiado importante para ser abafada, se tens duvidas questiona o Senhor Presidente,pois ele foi alertado.

Anônimo disse...

Refª 23/8.18.21. Não só aprovou como fez grande alarde de ter conseguido a elaboração e aprovação da Carta Educativa, processo que já se arrastava há algum tempo. Consultem a respectiva acta da AM.

Varandas disse...

Ao comentador de 23/08/2010 22:08:00.

Qual os comentários a que se refere?

A que horas foram mais ou menos e o que reportavam?

Não encontro aqui nada sobre o "caso da àgua".

Meus caros leitores, estou com 1400 comentários não editados, por vezes é difícil encontrar os comentários que não entram logo, porque nem sempre estou ao pé do computador.

Rosinha.

Anônimo disse...

gostei de ver um ex-presidente e membro da assembleia cá na festa da Mina com o Nabais e a manifestar-lhe todo o seu apoio.

Um mineiro que não é MUDA.

Anônimo disse...

gostei de ver um ex-presidente e membro da assembleia cá na Mina com o Nabais e ninguém lhe ligar importância nenhuma.

Um mineiro que é MUDA.

Anônimo disse...

Rosinha compreendo as tuas dificuldades, é dificil gerir tanta conversa parva, mas da que te falei merece destaque,só pelo facto de ser verdade,algo se passa com os pagamentos de água em atraso, mauita gente fala no assunto, embora em sordina, com medo,medo coisa do antigamente, sim do antigamente, coisas pelas quais lutámos e agora parece que tudo se perdeu, falo de liberdade, democracia etc. mas voltamos ao inicio, o Senhor Presidente foi alertado para o que se está a pasar com o perdão a alguns consumidores, não faz nada, não explica, continua a fazer que não sabe, está vinculado a promessas eleitorais?

Anônimo disse...

. Não votei MUDA e não concordo com algumas das actuais politicas do actual executivo bem como não concordava com algumas do anterior e sempre que possivel demonstrava o meu desagrado,já que não me enquadro em politicas para rebanhos. No entanto como habitante da Freguesia de Terena é com agrado que vejo a questão da Escola em Terena bem encaminhada por este executivo o qual sentiu que os encarregados de educação e restante população não se deixariam acomodar perante o anuncio de encerramento tendo-se manifestado através de um baixo assinado em que apenas meia duzia de pessoas sem relevancia não assinou.

Anônimo disse...

Não te enquadras em políticas para rebanhos mas pelos vistos foi assim que conseguiste as assinaturas....

Anônimo disse...

"O Alandroal não escapou a esta lógica e assim, a Carta Educativa do Concelho, aprovada em Assembleia Municipal em Dezembro de 2006".

Então e o Grilo não era vice-presidente e vejam lá que até tinha o pelouro da educação e o que é que fez? Aprovou a dita Carta!


Quem fala (escreve!) assim, não é gago!

ESTE PEQUENO COMENTÁRIO DIZ TUDO.

O RESTO É PALHA!

Joaquim Ferraz

Anônimo disse...

Esse teu comentário diz tudo da tua ignorância e pequenez.

É MESMO PALHA!

Jaquina Ferrão