quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A FORÇA DE UM AUTARCA E O SEU POVO,

« O atual horário do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Arraiolos, entre as 09:00 e as 21:00, vai manter-se até haver uma reorganização do Centro de Saúde, assegurou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo ».
In- Diana FM

« Os habitantes de Santana do Campo, no concelho de Arraiolos, vão amanhã manifestar-se contra o encerramento da escola primária da pequena aldeia alentejana ».
In- Correio da manhã

Isto são excertos de duas noticias que chegaram ao meu e-mail, no ultimo mês. Fico contente pelos arraiolenses, mas preferia que nestas duas noticias em vez de constar o nome Arraiolos, constasse Alandroal.

O Governo Central é o mesmo, as medidas a querer implementar são as mesmas, os problemas são os mesmos, cá e lá. Mas o povo e os autarcas são outros, lutam pelo que julgam ser os seus direitos e os resultados têm sido diferentes. As urgências no Centro de Saúde de Arraiolos mantêm-se a funcionar e as escolas vão abrir.

Aqui no Alandroal, quanto às escolas, até dou um louvor aos nossos autarcas, pela maneira como lidaram com a situação, pois a Carta Educativa não lhes dava margem para mais. Carta Educativa, que na generalidade até concordo com ela, até pelo simples facto de " não ser um documento fechado" , quer isto dizer que pode mudar conforme as circunstâncias e os casos.

O Município de Alandroal e a Freguesia de Terena, estiveram bem, quando juntaram esforços e conseguiram contornar a normativa da Carta Educativa, que diz que escolas com menos de 21 alunos devem fechar. Juntaram Hortinhas e Terena e vão manter ali outro pólo, esperemos que por muitos anos.

Já quanto às urgências no Centro de Saúde, o Executivo foi completamente enganado pela ARS Alentejo numa primeira fase e depois não soube reagir a tempo com os dados todos na mesa. O que redundou no fecho parcial das urgências do Centro de Saúde de Alandroal.

E volto a falar nisto porquê? Porque segundo a Vereadora Fátima Ferreira, a situação do fecho das urgências vai voltar a ser reavaliada em Setembro, ou será que foi mais um bluff da ARS Alentejo?

Espero que não, e que em Setembro o Executivo Municipal tenha já delineada uma estratégia capaz de defender os superiores interesses dos seus municípes.

Uma ultima nota: Não foi só em Arraiolos que a população "bateu o pé" ao Governo, há vários exemplos por esse Pais fora, e mais, o Presidente de Arraiolos é CDU!

27 comentários:

Anônimo disse...

Podiamos entrar numa de apostas... Sabes Rosinha, quando não há estratégia, quando a nossa acção se baseia no que os outros dizem, como se diz por aqui, emprenha-se muito pelos ouvidos. Nada se alterará. O Jerónimo Loios tem coragem, não deve nada a ninguém a não ser aos seus eleitores e a tem uma equipa coesa coisa que por cá não existe. Podem dizer o que disserem da Drª Fátima, mas garanto-vos que a maior parte são mentiras, possivelmente até sairá, porque não a deixam fazer nada do que ela quer fazer, cortam-lhe todas as vazas. Se eu fosse a ela já os tinha colocado no sítio, ao Grilo e ao Galhardas, que só ganharam com os votos dela.

Espero sinceramente que a Drª Fátima continue a trabalhar em prol do concelho, porque é a unica do MUDA que está verdadeiramente interessada no desenvolvimento do concelho.

Espero que o Costa se alie a ela e trabalhem nem que para isso tenham que ir contra o Presidente, apoiem-no se as suas ideias forem boas para o concelho, regeitem-nas se não concordarem. Tenham coragem.

Carlos Alberto

Anônimo disse...

Caro Amigo,
daqui, longe como me encontro, recebo noticias, parte delas pelos blogs. É de facto triste ver (assumindo como verdadeiro o que por ai se diz) tanta inoperância. Quanto às escolas, não me parece disparatado o fecho dessas 3, até pelo bem das crianças, as escolas devem fumentar a sociabilidade das crianças, e isso não se consegue com dois ou três alunos.
Em relação ao fecho do SAP, a questão parece bem mais complexa! até agora ainda não consegui perceber como as coisas aconteceram logo no inicio (parece que há por aqui uma grande trapalhada! Será que existe algum senhor que explique?) Em relação à vereadora Drª Fátima Ferreira (que tive o prazer de conhecer há muitos anos) e pelo que dizem dela, parece-me ser uma filha do concelho, que nunca foi dela, mas que infelizmente é mais dela que dos que lá nasceram, pelo conhecimento do seu trabalho não acredito que queira deixar "cair assim a saúde no Alandroal"! Arriscaria mesmo a dizer (pelo que oiço) que é a única pessoa com dedicação e ética nesse executivo! façam como os outros, juntem-se, aliem-se a ela ou a qulquer outro, porque a união ainda faz a força!
Abraço
Um Amigo do Alandroal

Anônimo disse...

Sendo natural da Mina, apoio o Costa e tambem a Dra Fatima.... o outro nunca.......

Anônimo disse...

Dra. Fátima para cá, Dra. Fátima para lá..., pois é é do melhor que cá temos não? "com doces e bolos se enganam os tolos" e tanta doçura e tanta candura por parte da sra. Dra. Fátima não será que alguém se lambuza?
Quem é tão bom tãobom numa coisa vai querer outra porquê? Foi sópara ajudar o Grilo a ganhar? estranho!e agora já quer sair? estranho! porque não a deixam fazer ou porque não há por onde gastar? porquenão tem como expandir e aparecer aos olhos de todos como "catarina a grande"??vamos deixar correr a agua debaixo da ponte e eu vos digo depois onde esse rio vai "desaguar"
Por algum motivo o "ex" Nabais nunca a quiz a concorrer com ele; porque seria?

Anônimo disse...

As questões de fundo referentes à saúde e educação não dependem do poder local, mas sim do poder central.

Nos últimos anos as decisões dos nossos governantes têm, cada vez mais, atropelado direitos adquiridos e consagrados na constituição, casos da saúde e educação.

Essas medidas, quando tomadas, abrangem todos os portugueses, independentemente da sua classe política ou social. É evidente que os mais desfavorecidos são sempre os mais penalizados, e esses são a grande maioria dos portugueses.

Por falar em maioria, também são esses que através do seu voto têm eleito nos últimos tempos os sucessivos governos, que nos têm retirado regalias e que cada vez mais agravam as condições de vida do povo.

Muitos governantes, quer autárquicos ou do poder central, são reeleitos depois de se dar como provado casos graves de corrupção e má utilização dos dinheiros públicos, o que é sempre um grande atraso para o desenvolvimento das populações.

Resta pois uma única solução, e essa passa com toda a certeza por não reeleger os que, em nome do povo, usaram e abusaram do poder.

Anônimo disse...

Eles escrevem tão bem, tem ideias fantásticas, são os melhores ! Mas depois não são capaz de assinar os comentários. Serão sempre os mesmos a comentar, ou será que as ideias só aparecem quando estão em frente ao computador ? Se querem que lhes respondam, e se querem "confronto" e debate de ideias, assinem cobardes.


Roberto (sacaio)

Anônimo disse...

Senhor Roberto (sacaio), fico na mesma porque também não sei quem é, mas em relação ao seu comentário posso dizer que concordo em parte.

A parte em que concordo diz respeito aos comentários ofensivos e caluniosos que por aqui abundam às dezenas. Nestes casos, e na minha modesta opinião, o administrador do blogue deveria exigir a identificação de quem comenta para salvaguarda das partes.

A parte em que discordo é que, não sendo os comentários ofensivos ou caluniosos, o direito ao anonimato está salvaguardado nas regras que regem o blogger.

O mais importante mesmo é debater os assuntos, assinando ou não, com verticalidade e seriedade. Se assim for, todos saíremos a ganhar, com mais nome ou menos nome!

Saudações marroquinas

Anónimo

Varandas disse...

Em resposta ao anónima acima,

Permita-me também eu discordar da sua critica em relação ao blogue. Entram de facto aqui muitos comentários ofensivos, mas não chegam a ser editados, por isso ninguém os lê.

Todos os outros que vocês lêem, são opiniões, respostas ou simples desabafos de outros leitores, mas que eu não permito que cheguem à ofensa grave.

Sei que nem todos estarão de acordo, com o meu "crivo", mas nem Deus agradou a todos.

Mas já agora, indique-me um comentário onde você considere que está uma ofensa grosseira a alguém?

Rosinha.

Anônimo disse...

Grave é que ontem foi dia de receber ordenado e mais uma vez nada do dinheiro das horas que temos feito a mais. A desculpa é que a lei nao permite, ora falei eu e outros colegas com motoristas de outras camaras e disserem que recebem sempre no mes a seguir mesmo que seja mais do que aq lei permite, porque os presidentes assumem as responsabilidades, nao se podem fazer excursoes a toda a hora e nem andar a levar os gaiatos a escola fora das horas de trabalho e nao receber por o trabalho que se faz.

Anônimo disse...

Caros senhores a diferença é só uma, há de facto Presidentes competentes e presidentes incompetentes, a escolhas das equipas coesas são da responsabilidade dos presidentes, infelizmente nós por cá continuamos com um presidente incompetente, rodeado de uma equipa de incompetentes e o resto é treta, está a vista, é demasiado evidente, e só não vê quem não quer, tal como no tempo do Nabais que também só não via quem não queria ver.

Pastor do Campo

Anônimo disse...

Continua a desorientação deste executivo, nem capacidade para abrir concursos para pessoal auxiliar tem. Parece que agora vão contratar auxiliares à Casa do Povo de Santiago Maior... Quando se quer estabilidade, ai vem precaridade. Onde estão os sindicalistas da escola e da câmara? Ou será mais um pagamento...
Lá para Dezembro começam as aulas...

Anônimo disse...

O titulo do post diz que é a força de um autarca e SEU POVO. Onde anda o POVO agora??? Falam falam, mas não fazem nada!!!

Anônimo disse...

O POVO NÃO FAZ NADA? ENTÃO E A LIÇÃO QUE LEVASTE NO DIA 11 DE OUTUBRO DE 2009?? FALAS FALAS, MAS CONTINUAS COM A ESPINHA ATRAVESSADA!!!!!!!

SERÁ DESTA???

Anônimo disse...

COM OS VOTOS DOS COMUNISTAS, TAMBÉM EU SOU PRESIDENTE, TAL COMO DIZ O DITADO: COM AS CALÇAS DO MEU PAI TAMBÉM EU SOU UM HOMEM!!

Anônimo disse...

E TENS ALGUMA COISA CONTRA OS COMUNISTAS? SE ELES NÃO TIVESSEM LUTADO AINDA ESTAVAS NO TEMPO DA OUTRA SENHORA... FIZERAM ELES BEM EM VOTAR NO MUDA PARA ACABAR DE VEZ COM O DITADOR!!!

Anônimo disse...

Só que puseram lá outro ditador.....e esta hein?

Anônimo disse...

Para o Anônimo de
26/08/2010 23:46:00

Carrissimo, se a precaridade não tivesse reinado durante muito tempo no concelho do alandroal, principalmente durante a gestão nabais, talvez não estivessemos aqui a discutir este assunto e as escolas do concelho teriam neste momento as auxiliares colocadas. Bom, ainda assim, que o nabais as quisesse manter a recibo verde, para depois vir com pele de cordeiro, tipo salvador da patria, contratá-las, (a carta até já estava redigida, só que era para as despedir), pelo menos devia ter a honestidade de não bloquear as acções que permitiriam neste momento ter a situação resolvida e a devidamente estável para as escolas das nossas crianças. É claro que o vereador da oposição, apadrinhado pelos nossos secretários de estado e outros directores gerais (aquem pagamos o ordenado), a título de vingança barata, veem agora condicinar a vida dos alandroalense, como quem diz: «não votaram no PS então tomem lá!»
Isso explica porque é que encerraram o SAP e durante a manifestação onde apareceu grande parte da população não estiveram a maioria dos membros eleitos do PS, explica também o porquê do bloqueio à contratação de novos funcionários para as escolas, veja-se que votou a favor e contra e que denunciou a situação, que os próprios criam, o habitual. Slava-se neste panorama o encerramento de uma escola que, com o patrocínio da firma nabais, estava prevista para fechar e com a pressão do actual executivo mantém-se em funcionamento (Terena).
Acreditem pois os mais descretes que a situação reolver-se-á, porque temos neste momento À frente do executivo pessoas de bem, ao contrário daquele que o liderou nos últimos oito anos.

Saudações.

Anônimo disse...

Para o anónimo de:
28/08/2010 14:25:00

Pessoas de bem!!! Dúvido, se fossem pessoas de bem, esqueciam ódios e rancores e não é isso que se passa.
Quanto a que tudo se vai resolver, a ver vamos, como dizia o cego, e mais uma vez dúvido que se resolva tudo atempadamente.
Deixem de culpar o outro por tudo e por nada, o outro agora é oposição, terá que fazer o seu papel, preocupem-se é em resolver as situações, há sempre mais que uma hipótese de resolução dos problemas.

Saudações.

Anônimo disse...

Ao Saudações,

O amigo vê-se logo que é mais um a quem o Grilo fez uma lavagem ao cérebro, anda a dizer nos blogues as mentiras que ele vai dizendo a vocês para se desculpar das gaffes que tem cometido.

Vou-lhe explicar, o Nabais tinha já um concurso aprovado no fim do ano passado, para entrarem para o quadro de pessoal 22 pessoas. Entretanto perdeu, concurso continuava válido de bastava ao actual Presidente ter levado as pessoas a concurso até Dezembro e actualmente já estavam no quadro sem que o actual plano de austeridade do Governo pudesse fazer nada.

Mas mais uma incompetência do Grilo deitou tudo a perder, anulou aquele concurso que era já "examinado" pelo novo executivo, para propor um novo quadro de pessoal onde entrevam mais 55 pessoas. Não vai entrar ninguém para o quadro e ele sabe isso, mas anda a enganar os que lhe andam lá a pedir, vai-se arrastando até que vai dar a desculpa que a culpa é do Governo! Também é, mas ele podia ter sido mais esperto e ter contornado a situação quando ainda podia.

Quanto ao seu ultimo parágrafo, é das coisas mais cínicas, quando diz que o novo executivo vai resolver a situação dos auxiliares nas escolas. Pois esses vão ser os únicos que o Grilo vai meter e já está resolvido pelo Governo e não por este executivo, quando o Governo recuou no PEC e permitiu a contratação de pessoal não docente para as escolas. Por isso ´r puro cinismo quando vem para aqui dizer que que à frente deste executivo temos pessoas de bem, a dizer que vão ser eles que vão resolver a situação.

Até lhe digo mais, se o Grilo não tivesse anulado o tal concurso, aquelas pessoas que têm estado a contrato na escola, já estavam a efectivas desde o principio do ano!

Tirando o pessoal das escolas, sabem quantas pessoas mais é que o Grilo vai meter a efectivo? Nicles!!! É para ver se aprende a abrir a pestana.

Hááá e quanto a Terena, tem mais de 21 alunos, a Carta Educativa prevê que escolas com mais de 21 alunos possam continuar abertas. Só fecha se o Presidente Grilo se deixar enganar mais uma vez pelos abutres de Évora.

Estetoscópio.

Anônimo disse...

Então o Saudações ficou sem palavras (saudações) perante tais verdades?

Anônimo disse...

Mais 500 mil euros que não se sabe onde páram. Sem palavras!!!

Anônimo disse...

O Grilo tem obrigação de saber, era Vice Presidente, não era varredor, e se não sabe tinha obrigação de saber se tivesse tido competencia para o cargo.

Anônimo disse...

O Nabais tem obrigação de saber, era o Presidente e ele é que decidia tudo, e se não sabe tinha obrigação de saber se tivesse tido competencia para o cargo. Por isso perdeu as eleições!

Anônimo disse...

Desvias bem o rabo da seringa, mas isso de responder com a argumentação dos outros só revela uma coisa, não ter resposta válida e coerente.
Contra factos não há argumentos, e quando se defende mentirosos e incompetentes, fica-se com as calças na mão.

Anônimo disse...

Pois... pois, o Ministério Público é que vai dizer quem fica com as calças na mão. Não estejas nervoso nem impaciente que as mentiras vâo-se saber todas!

Anônimo disse...

QUERIAM APOIO DO PS, MAS TEM É O APOIO DO MINISTÉRIO PUBLICO, VAMOS VER SE É SUFICIENTE PARA GANHAREM AS PROXIMAS ELEIÇÕES.
CHEIRA-ME QUE O GRILO ESTÁ DE ABALADA, E NEM OS JUIZES O SAFAM.

Anônimo disse...

TAMBÉM JÁ NÃO DIGO NADA COM TANTO POLÍTICO CORRUPTO A SAFAR-SE DAS MALHAS DA JUSTIÇA E O POVO A APOIÁ-LOS, TUDO NESTE PAÍS DO FAZ DE CONTA É JÁ POSSÍVEL. POR ISSO ESTAMOS COMO ESTAMOS, CRISE ATRÁS DE CRISE E SE ISTO NÃO MUDA, ASSIM IREMOS CONTINUAR.