quinta-feira, 5 de agosto de 2010

URGÊNCIAS, UMA BATALHA PERDIDA, SERÁ QUE PERDEMOS A GUERRA?



A Câmara de Alandroal insistiu na reposição do antigo horário do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, das 09:00 às 21:00, alegando que "só teve conhecimento da redução com uma semana de antecedência".

A posição do município surge depois de uma reunião com responsáveis da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, convocada após protestos da população de Alandroal, no distrito de Évora, contra a redução de horário do SAP, que entrou em vigor no domingo, passando a funcionar todos os dias das 14:00 às 21:00.

Em declarações à Agência Lusa, a vereadora Fátima Ferreira defendeu que seja feita "uma ponderação sobre a reorganização do Centro de Saúde, nomeadamente durante o mês de agosto", já que a autarquia "só teve conhecimento da decisão com um mês de antecedência". "Quisemos negociar a suspensão destas alterações para nos dar algum tempo para podermos discutir com os agentes locais, como a ARS Alentejo, o agrupamento, o centro de saúde e a população", disse a vice-presidente da autarquia, Fátima Ferreira, que foi diretora do Centro de Saúde local durante mais de 20 anos.

Alegando que o Alandroal "é um concelho com características muito próprias", sendo o "mais extenso do distrito de Évora e o terceiro mais extenso do Alentejo", a autarca defendeu que a política de reorganização do Centro de Saúde deve ser "ponderada".

"O Alandroal tem índices muito elevados de envelhecimento, isolamento, dispersão e analfabetismo", pelo que era necessária "alguma ponderação da política de reorganização" do Centro de Saúde e que as medidas fossem implementadas "caso a caso", considerou.

Fátima Ferreira acrescentou ainda que, após a reunião, a ARS Alentejo decidiu manter o horário atual, mas definiu que "o mês de agosto iria servir para fazer uma avaliação da reorganização" do SAP. "O mês de Agosto, em que muitas pessoas estão de férias, nunca poderá servir de exemplo", condenou.

In- Diana FM

Em cima podem ler os argumentos do Município de Alandroal, para manter o SAP de Alandroal em funcionamento.

Em baixo a resposta da ARS Alentejo:

Conceição Margalha garantiu que a substituição do SAP por um sistema de consulta aberta, a funcionar, desde domingo, todos os dias das 14:00 às 21:00, "dá resposta a situações súbitas, fazendo o encaminhamento do doente para a Serviço de Urgência Básica (SUB) de Estremoz ou para a urgência do Hospital de Évora, quando clinicamente for necessário".
A Câmara de Alandroal tem uma posição contrária, uma vez que defende a necessidade de uma reposição do antigo horário do SAP do Centro de Saúde, das 09:00 às 21:00, alegando que só teve conhecimento das alterações com uma semana de antecedência.

In- Diana FM

Tudo isto quer dizer, que todos os Alandroalenses vão perder direitos, cuidados de saúde e alguns vão inclusivamente perder a vida!

Por culpa de quem? Eu digo, do (des)Governo Central, das ( sublinho das ) burocratas da ARS Alentejo, da incompetência do Município do Alandroal e da apatia de todos nós, Alandroalenses!

Já sei que agora, os do costume vêm-se cair comigo a dizer que estou a partidarizar esta luta, desculpas amigos, sabem porquê, porque só no Alandroal é que não se conseguem alterar as desventuras que nos vão caindo em cima, e vêm ai mais.

Agora reparem, em Arraiolos a ARS estava a querer implementar as mesmas medidas que aqui, mas os Arraiolenses mobilizaram-se, talvez melhor que nós, ou de forma diferente e os Autarcas Arraiolenses, tal como os Autarcas Alandroalenses, reuniram-se com os responsáveis da ARS Alentejo e sabem o que conseguiram?

Isto:

O atual horário do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Arraiolos, entre as 09:00 e as 21:00, vai manter-se até haver uma reorganização do Centro de Saúde, assegurou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Conceição Margalha, vogal da ARS do Alentejo, adiantou à Lusa que o SAP do Centro de Saúde Arraiolos "vai continuar com o mesmo horário" até que seja definida uma reorganização total do seu funcionamento, o que pode incluir a criação de uma Unidade de Saúde Familiar.

A responsável falava à Lusa após uma reunião com autarcas de Arraiolos, realizada ontem à tarde em Estremoz, cidade onde está sedeado o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.

A reunião foi convocada depois dos protestos da população de Arraiolos contra uma eventual redução de horário do SAP, tendo a responsável da ARS assegurado que "não há ainda nenhuma data" para a entrada em vigor das alterações ao horário e funcionamento no Centro de Saúde.


O presidente da Câmara de Arraiolos, Jerónimo Lóios, reafirmou que "a população do concelho exige a manutenção, pelo menos, do atual horário do SAP" e voltou a admitir a convocação de "todas as formas de luta" para atingir esse objetivo, incluindo a "impugnação judicial" da medida.

Também in- Diana FM

Em Resumo, o Alandroal vê o seu SAP desaparecer, com ele o fim parcial das urgências e Arraiolos conseguiu através de uma negociação do seu Presidente, manter até ver as urgências como estavam, das 9 ás 21h.

Só posso concluir que no Alandroal, não estamos a trabalhar tão bem quanto deviríamos, e como disse no inicio, " perdemos uma batalha, mas não a guerra", daqui para a frente os responsáveis municipais terão que ser mais astutos e nós sociedade civil, mais interventiva. Eu estou cá para ajudar em tudo aquilo que estiver ao meu alcance.

Não se esqueçam daquilo que vos vou dizer, e sei do que falo, este fecho parcial das urgências, é o primeiro passo para o fecho total.

24 comentários:

Anônimo disse...

Comunicado


Prometida uma reavaliação de situação no início do mês de Setembro que o Município não deixará de solicitar!

No dia 2 de Agosto de 2010 o executivo da Câmara Municipal de Alandroal, reuniu, no Centro de Saúde de Estremoz (sede do Agrupamento do Alentejo Central I), com representantes da ARS Alentejo e da Direcção do Agrupamento do Alentejo Central I.
O Objectivo da reunião foi fazer sentir a estes gestores a necessidade de que a consulta aberta que agora substitui o atendimento de urgência (antigo SAP) no Alandroal funcionasse das 09.00h às 21.00h.
A ARS Alentejo mostrou-se irredutível e todos os argumentos mostrados pelo Município foram refutados, alegando que se trata de uma reforma mais abrangente dos serviços de saúde em que se diz pretender privilegiar o atendimento dos doentes pelo médico de família. O Município insistiu que tratando-se de um concelho com uma grande área, dispersão habitacional, elevado número de idosos, alto índice de analfabetismo, pobreza económica e com postos médicos em aldeias em que as consultas programadas não justificam mais que um ou dois períodos por semana, a solução não seria aumentar os períodos nesses locais mas sim manter na sede um atendimento específico para todas as pessoas sem consulta nesse dia e necessitando de observação inadiável.
Também foi salientada a rapidez com que este processo se desenrolou e a data de início do mesmo, que contrariam de uma forma objectiva e inequívoca a programação deste, e a “Boa-Fé” que deveria existir em processos deste tipo!
Será que o dia 1 de Agosto é o dia ideal para se iniciarem reorganizações de serviços de saúde?
O Município exige também uma correcta definição de “consulta aberta”.
Ficou prometida uma reavaliação de situação no início do mês de Setembro que o Município não deixará de solicitar!
2 de Agosto de 2010 - O Executivo Municipal

Fonte; site C.M.A.

Anônimo disse...

... nesta altura do campeonato importa fazer um pouco de história.

A 1ª tentativa para acabar com o Centro de Saúde no Alandroal, foi feita em 1996, já no governo do eng. António Guterres.

A construção do Centro de Saúde já estava aprovada em PIDAC desde 1992

Para esta aprovação muito concorreram os esforços e atitude do então presidente da Câmara João Ribeiro, do assessor técnico eng. Victor Silva e do deputado da CDU, Lino de Carvalho.

A exigência dos serviços de obras do Ministério da Saúde era um terreno condigno para a construção da obra.

Para esse efeito foi comprada pela Câmara a tapada das Caraças ( e paga, registe-se ).

Ficou assim sem desculpas o Ministério da Saúde para a não construção do Centro. De vez em quando, com o passar do tempo, lá vinham argumentos para não avançar com a obra. Um deles, tal como agora, era que o número de habitantes do Concelho, não justificava tal empreendimento.

Mas a firmeza dos autarcas, a firmeza do deputado da CDU, fez com que a obra viesse a concluir-se, apesar de dez anos depois de ter sido programada.

O presidente João Nabais, e sem nenhum desprimor para ele, não meteu prego nem estôpa, neste empreendimento. Tudo o que havia a fazer de importante e fundamental, já estava feito quando ele chegou à Câmara. Limitou-se a inaugurá-lo. E ainda bem. Foi por isso que os três presidentes anteriores se bateram.

Assim, o Alandroal, só tem Centro de Saúde porque a luta se travou sem tréguas. Com muitas negociações, com muita luta e, sobretudo, com muita firmeza e sem baixar os braços.

É por isso que nós hoje estranhamos a facilidade com que ARS, ou lá o que é, tivesse fechado com tanta ligeireza aquilo que tão difícil foi de adquirir.

Terá havido firmeza ?

Terá havido luta ?

Terá havido vontade ?

Ou esta atitude será apenas moeda de troca para qualquer outra situação ?

Ficam as perguntas.


Orson W. C.

Anônimo disse...

Essas mesmas perguntas aplicam-se a outros concelhos?

Que eu saiba o Alandroal não é excepção e tal como aqui, um pouco por todo o lado se tem vindo a assistir a uma política de encerramento dos serviços básicos de saúde.

Os governos socialistas e sociais democratas usurpam todos os dias direitos adquiridos e consagrados na Constituição da República.

A única solução é mudar os políticos através do voto, não há outra forma de protestar quando as políticas estão viciadas.

Da próxima vez quando fizerem a cruz não se esqueçam... ou então não se queixem!

Esquerda Independente

Varandas disse...

Ao comentador(a) que está indignado(a) com a não entrada dos comentários sobre "geologia", tenho a dizer-lhe que não entram porque o assunto do encerramento do serviço de urgências no Alandroal é demasiado sério para ser aflorado da maneira que você o está a querer abordar.

Deixe lá a "geologia" para outros posts, para outra altura e principalmente noutro contexto.

Rosinha.

Anônimo disse...

nao estamos a falar do encerramento do centro de saude mas do seu serviço permanente de atendimento. por enquanto é do que estamos a falar. é assunto sério da vida dos habitantes do alandroal e da politica local.é minha opinião que está a ser levada a sério.independente do passado o que tem de ser feita é a luta para que se mantenha a saúde pública no concelho e que não venha a ser substituída por interesses privados. concordo ainda que o processo teve mau começo mas que existe ainda, ao fundo do tunel, a luz necessária para reverter ou pelo menos, acertar os passos no caminho certo. depreendo isso da entrevista dada pela sra vice presidente à lusa. assim espero.

Anônimo disse...

O EXECUTIVO REUNIU? O SR PRESIDENTE NAO ESTA DE FERIAS? CONSTA QUE SIM. CONSTA QUE NAO INTERROMPEU FERIAS PARA ESTAR NA REUNIÃO. O DESCANSO TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A GESTAO DA BOA POLITICA LOCAL.

Anônimo disse...

Gostaria de colocar uma questão: Será que o Centro de Saúde de Arraiolos conseguiu manter o horário do SAP, fazendo assim retroceder a ARS, porque a Autarquia teve "PODER" para isso ou porque a Drª Margarida C.Novas Evaristo (coordenadora do Centro de Saúde de Arraiolos) é mulher do Dr José Evaristo director do Agrupamento de Centros de Saúde ao qual Alandroal e Arraiolos pertencem?

Anônimo disse...

A Dr.ª Fátima está quase a regressar ao Centro de Saúde. Será que sai de vez do executivo, será que pede suspensão do mandato por uns tempos?...

Anônimo disse...

"Não se esqueçam daquilo que vos vou dizer, e sei do que falo, este fecho parcial das urgências, é o primeiro passo para o fecho total."

TEM TODA A RAZÃO, E ESTA NOVELA NÃO É CASO NOVO NO NOSSO PAÍS, POR ESSE MOTIVO, OS NOSSOS GOVERNANTES QUE GANHAM O DINHEIRO AO FIM DO MÊS, E TEM BOAS REFORMAS PARA TRATAREM DESTES E OUTROS PROBLEMAS, NÃO TEM DESCULPA, PORQUE ANDARAM A DORMIR NA FORMA, E NADA FIZERAM COM TEMPO E COM COMPETENCIA.
ISTO DE Á ULTIMA DA HORA SE CRIAREM CIRCOS COM TV, NÃO DÁ EM NADA, E OS GRANDES CULPADOS SÃO O PRESIDENTE E A VEREADORA, QUE SENDO DA AREA DA SAUDE DEVERIA TER FEITO ALGUMA COISA E NADA FEZ.

Anônimo disse...

De que interessa se a vereadora sai ou não do Executivo? Já anda alguém a querer o lugar dela?
Quanto ao facto da pouca antecedência com souberam a noticia, posso garantir que é verdade (digo-vos eu que estou dentro do assunto)Em relação à vereadora nada fazer para reverter a situação, não é verdade, continua a lutar como sempre o fez pra manter condições dignas de saúde neste concelho, mas do bem ninguém se lembra! Eu no lugar dela nada faria, pois está mais que provado que muitos por aqui não o merecem. É de lamentar...
Pode ser que um dia a verdade venha a publico

Anônimo disse...

Pela leitura da postagem do Rosinha conclui-se que há umas trocas e beldrocas das afirmações oficiais por parte da autarquia que é preciso esclarecer. Não se esqueçam que o executivo tem uma assembleia municipal que é poder deliberativo e aí sim, podem-se criar comissões de acompanhamento e aconselhamento e, por que não, de pressão para que o executivo vá dando contas das diligências feitas e a fazer. Se o presidente da mesma não a convocar a mesma pode ser convocada a requerimento de um terço dos eleitos. Estão á espera do quê? O Rosinha é membro da assembleia não é? Então avance antes que seja tarde. Não deixe que as coisas se arrastem e depois se chore sobre o leite derramado. è só uma sugestão. Um abraço.

Anônimo disse...

Dizem por aí que a Drª Fátima vai deixar a câmara e que para o seu lugar vai o Joaquim Galhardas. Se isto acontecer o Grilo pode ter a certeza que da minha familia não apanha nem mais um voto outra vez.
Um dos motivos porque votamos MUDA foi precisamente o facto de a Drª Fátima integrar a lista em número dois.
Pelo que dizem o Grilo nunca deu poder nem autonomia à Drª Fátima, pelo que a mesma é obrigada a retirar-se porque não gosta de servir de simplesmente para fazer número.
E o mais grave da situação é ir ser substituida por um individuo que não reune minimamente condições para ser vereador, temos que ser realistas.

Sacaia desiludida

Anônimo disse...

Não andem nervosos, esse tipo de comentários já não resulta... ou estão esquecidos que foi com difamações que há oito anos atrás conseguiram chegar ao poder? Já não há blogues que resistam!

Anônimo disse...

Sr.comentador das 12:10:00 de 06/8, diga-me será o Presidente ou a Vereadora ou o vereador que serão responsáveis pelo fecho de centenas de Escolas de Centenas de Centros de saúde, dos 11% dos desempregados, de todos os males que s3e passam no nosso País e que por tabala atinge o Alandroal?Diga,
ajude, contribua para a solução deste problema que nos vai afectar a todos e que o governo em quem o SR. votou é o único responsável,
do fecho das úrgências no Alandroal, em Vila Viçosa em Borba em Portel etc. e os seus representantes regionais.





nico responsável, assim como os seus representantes distritais.

Anônimo disse...

Para os que dizem bem e para os que dizem mal... gostava de ver este assunto discutido em praça publica (desculpem a minha ignorâcia) parece que isso se faz em Assembleia de Camara... se assim for, espero que ninguém tenha medo de por tudo em pratos limpos, doa a quem doer (sem conotações politico-partidárias)
POR UM ALANDROAL MELHOR

Anônimo disse...

concordo com o comentário anterior.
qual o papel da assembleia?
a assembleia é o órgão por excelência para analisar toda esta situação
onde está a posição dos deputados da assembleia eleitos democraticamente para a defesa dos interesses dos cidadãos locais?

Anônimo disse...

A atitude da Camara é vergonhosa, só falta saber se por grave negligencia ou se houve mesmo DOLO!!!Há quem diga que o Presidente se terá vendido por um prato de lentilhas: Sinceramente não acredito. Mas em política o que parece é, e tem muita força!!!
Senão vejamos....
O mesmo tentaram fazer em Vendas Novas e não conseguiram
O mesmo tentaram fazer no Redondo
O mesmo tentaram fazer em Tábua
O mesmo tentaram fazer em Arraiolos e para já nada.
No Alandroal temos autarcas que á primeira contrariedade , desmobilizam com o argumento de que nada podem fazer!!!! É mentira! Quando se tem razão e não se desiste, um homem tem muita força, um municipio tem muito mais.
Pior ainda é ver o primeiro comunicado (tarde e más horas) que não é nada mais que ingenuidade ou qualquer coisa pior do que isso.
A Camara terá dado de barato (neste caso o Presidente) que a dita consulta aberta, que não foi explicado a ninguem o que é, substituiria o SAP (serviço de atendimento permanente). Nada mais falso! Se o presidente quiser saber a diferença fale com quem sabe.
Por este caminho, no final do mês, se for feita uma análise dos doentes atendidos poderá concluir-se que nem este é necessário. E porquê? Por um lado, devido a toda a desinformação: muitos pensam que não há atendimento nenhum, e é vê-los no SAP de Reguengos, de Elvas ou de Evora. Em caso de dúvida as pessoas não arriscam. A quem interessará isto?
Por outro lado, ao contrário do que ingenuamente a Camara (???)disse que lhe garantiram, os médicos que estão a dar consultas de familia de manhã no Centro de Saúde, não fazem consulta a não ser aos seus doentes, ou pelo menos, não têm que a fazer.
Para agravar toda A SITUAÇÃO, os médicos foram proíbidos de, na dita consulta aberta resolverem qualquer problema resultante de falta de consultas de familia ou outro qualquer que implique a passagem de receitas a quem delas precisa! Poibidos, leram bem.
O Ministério da Saúde não admite que os seus trabalhadores trabalhem de mais!!!
Por estas e por outras, quando no final de Outubro terminarem os contratos dos médicos "reformados contratados", estranhamente concluirão... (e aquí cabe a estranha figura Senhora de Zorrinho, personalidade com um curriculo invejável.....conhecimentos na área da saúde parecidos com os do Vara na Banca,mas tudo bons rapazes!!!)concluirão, dizia eu, que nem sequer cá faziam falta nenhuma...! Se Cristo multiplicou os pães porque é que a Senhora de Zorrinho não pode finalmente acabar com os doentes no Alandroal!!!???.
Eu mesmo não sendo adivinho, já sei o resultado das estatisticas no final deste mês.
Espero que não haja injenuidade, mas começo a não confiar muito na boa fé e na garra dos nossos autarcas.

SÉNECA - O regresso

Anônimo disse...

Pois, e lá continuo eu com a mesma ignorância: o Grilo não teve força suficiente para impedir..., mas e quem teve a força suficiente para persistir e conseguir fechar as urgências? Já viram os nomes que estão metidos no meio da situação? já pensaram nas suas ligações e pseudo-amizades? Então não era o Grilo que não tinha conhecimentos nenhuns nem valor perante determinadas figuras importantes? Não era o sr. Nabais a pessoa mais influente e que tudo e todos conhecia? Onde parou neste processo? Pois ele é vereador do Municipio! Pois ele representa quase o mesmo numero de pessoas deste concelho que o Grilo; onde está a defesa do interesse dessas pessoas pelos vereadores do PS? Ou será que é muito mais interessante agora disfarçar e assobiar prò lado e num futuro próximo (ou não) surgir como herói e salvador da pátria?! Bem tenho eu as minhas duvidas acerca da s intenções de certos srs. da politica em relaçãoà defesa dos interesses do povo; pois sim! Defendem mas é o seu interesse! Tudo a mesma tropa!
Creio que este "pobre" comentário pode servir também de resposta ao tão conhecido estilo de escrever (e que muito admiro) do comentarista Orson W.C.

Anônimo disse...

Ai agora o Nabais "já representa quase o mesmo número de pessoas que o Grilo"???? è bem feito...queriam MUDA agora aguentem......

Anônimo disse...

Claro que aguentamos não aguentamos é pessoas como tu!

Anônimo disse...

O Grilo, como sabia dos conhecimentos deveria ter pedido ao Nabais, para participar nas reuniões com ele e com os vereadores que o acompanharam.... Mas não que quero posso e mando.... logo dou barraca e que se lixe a população...!!!
Tristeza... esquece o Nabais e governa o concelho para a população e qd tiveres de pedires o apoio dos vereadores não olhes a caras, ou nomes... depende o concelho que é para isso que recebes... não para alimentar compradios

Anônimo disse...

Para alimentar "compradios"... está bem compadre, o que alimentava compadrios, o tal que a gente sabe que era teu compadre.

Anônimo disse...

concordo com o comentário do Orson W.C
onde estão os veredores e os deputados representantes de todas os eleitores, onde estão os representantes do PS será que se preocupam com a sáude dos alandroalenses?????? ou será que se preeocupam com o apoio do partido para as próximas eleições????
Ou será que até ajudaram o acelerar da situação???? Com a saúde não se briga!!!!
Nem todos temos vários carros na garagem... Nem todos temos Familiares próximos.....Nem todos temos altos vencimentos , nem altas reformas...
E lembrem-se o "Povo Unido Jámais será Vencido"

Anônimo disse...

deixem la as batalhas e as guerras e rezem pa nao ficarem e doentes. isto e uma vergonha nao ha condisoes. o problema e que os grandes nao metem a cara para defender estas causas e nos os pequeninos e que ficamus nos cornos do touro. enquanto nao morrer alguem por nao haverem aqui urgencias ninguem vais fazer caso.



ass. cabritinha da serra