Foi solicitado ao Alandroalandia a divulgação de um Abaixo-assinado subscrito por um grupo de cidadãos de Santiago Maior, sobre as acessibilidades, ou falta delas, na Freguesia de Santiago Maior. Os textos abaixo são as razões dos subscritores:
CARO VARANDAS,
ENVIO EM NOME DE UM GRUPO DE UTENTES CÓPIA DE UM ABAIXO-ASSINADO QUE FOI ENTREGUE À CERCA DE SEIS MESES POR CARTA REGISTADA A TODOS REPRESENTANTES PARTIDÁRIOS E ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS POR UM GRUPO DE 65 PESSOAS DO CONCELHO, UTENTES DESTA VIA, ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESIDÊNCIAS PERMANENTES, DUAS EMPRESAS E INSTITUIÇÕES, COMO O CLUBE DE CAÇA E PESCA DE SANTIAGO MAIOR.
AGRADEÇO QUE PUBLIQUE O DITO ABAIXO-ASSINADO E O TEXTO DE ESCLARECIMENTO E FOTOS SOBRE ESTE ASSUNTO, POIS NÃO SE ESTÁ A PASSAR NADA, PRIMEIRO NADA FAZIAM, DEPOIS DISSERAM QUE IAM FAZER ALGUMA COISA ANTES DO INVERNO E NÃO PASSOU TUDO DE PROMESSAS.
ENVIAMOS TEXTOS E FOTOGRAFIAS.
UM MUITO OBRIGADO

_______________________// ________________________
INFORMAÇÃO AO POVO DO CONCELHO DO ALANDROAL
ABAIXO - ASSINADO
Caros Alandroalenses de todo o nosso Concelho, o abaixo-assinado que aqui mostramos foi enviado á cerca de seis meses a alguns órgãos de soberania do nosso Concelho e representantes partidários por correio registado, tendo alguns deles ficado sensibilizados com o nosso pedido, pois tem conhecimento real desta precária situação, o que levou a que rapidamente os responsáveis Autárquicos mostrassem interesse e de facto começaram quase imediatamente a fazer uma limpeza ás bermas ou valas como queiram chamar, e ficámos todos esperançados que a estrada ou melhor uma espécie de estrada fosse de facto arranjada.
Depois de terem limpo, alargado e aprofundado ainda mais as valas, por causa da dita limpeza, ficando por isso as bermas mais perigosas para viaturas ou pessoas que ali possam cair, a intervenção meramente de cosmética parou, como se tivéssemos pedido uma limpeza e não o essencial que era arranjar o piso de forma que os danos constantes aos veículos causados por pedras, lamaçal, buracos e muita poeira, fossem minimizados.
Se a estrada não pudesse ser alcatroada por questões financeiras e compreendendo todos a actual situação, que fosse pelo menos alisada, que se removessem as grandes pedras e se colocasse uma camada de tovnam, ou sabre.
Um dos utentes diários deste caminho e que fez parte desta petição, falou com o digníssimo ainda Vereador Costa, que lhe respondeu que as valas ficaram exactamente como estavam, como se fossemos todos ignorantes na matéria e não soubéssemos que ao limpar, ainda por cima com maquinas de grandes dimensões se tira sempre mais uns bons centímetros, mas na sua perspectiva o dito Vereador disse que estão exactamente iguais, e sem qualquer cabimento interrogou. Porque é que não se fez o abaixo-assinado no tempo do antigo executivo?????.
De certo não teve em conta que neste abaixo-assinado há gente de todas as cores que apenas querem ver o problema que os afecta diariamente resolvido e não querem saber de politicas nem politiquices provincianas.
Ou seja, as queixas, ou pedidos, mesmo que organizados civicamente e dentro da lei e extra politica, só podiam e deviam ter sido feitos noutros tempos, para o antigo Vereador Costa não se devem nem se podem fazer agora, só falta dizer que não podemos reivindicar nada a este executivo, porque se o fizermos somos conotados do contra, vai tudo a eito, vale tudo para disfarçar a falta de soluções e se calhar o que falta é simplesmente boa vontade.
A verdade, é que o dever dos Autarcas é resolverem as situações que afectam os seus munícipes, que foi quem os elegeu, e fazer tudo ao seu alcance para melhorar as condições básicas e essenciais das pessoas.
Não nos venham com a desculpa do que os outros fizeram ou não fizeram, os outros já cá não estão, são passado, votámos nos senhores porque disseram que iam ser diferentes e como tal pedimos humildemente a este executivo que mostre a tal diferença, resolvendo de forma séria e competente os problemas reais dos munícipes, como prometeram e é vossa obrigação.
Outro dos utentes, que também faz parte desta lista, falou com o antigo Vice – Presidente Galhardas que também era responsável pela Protecção Civil do Concelho, alertando-o para o perigo eminente de desabamento das valas quando vierem as chuvas e para o perigo que representam quer para adultos, crianças e viaturas, pois as valas estão fundas, (cerca de 2 metros) e bastante largas podendo cair nas mesmas pessoas e viaturas, o mesmo disse que ia ver e que diria alguma coisa.
Passado uns dias o utente voltou a falar com o ex. Vice-presidente Galhardas que lhe disse que aquilo está bem assim, o argumento é que está como estava embora não seja de todo verdade, e a ser verdade que já estava assim, estava mal, por isso há que pôr bem em vez de se fazer argumentação irresponsável como quem sacode a responsabilidade dos ombros.
Se acontecer por ali alguma desgraça será que este antigo Sr.Vice – Presidente e responsável da Protecção Civil no Concelho ou alguém do Município assume a responsabilidade?
Disse o digníssimo ex. Vice-presidente Galhardas que se as bermas desabarem o Município cá estará para arranjar, depois de casa arrombada trancas á porta, que belo exemplo de gerência e competência.

Disse ainda o antigo Vice que não iam fazer mais nada á estrada, nem alcatroar, nem sequer por tovnam, disse o mesmo que as pessoas se quiserem, que se juntem e comprem o tovnam que a Câmara empresta a máquina para espalhar.
Com uma resposta destas de um Autarca palavras para quê.
Vivemos num concelho em que há cidadãos de primeira e de terceira, uns vivem em 2011 com estradas alcatroadas até às portas e outros na idade média, e pelos vistos assim tem que continuar por vontade de alguns autarcas, esperamos sinceramente que o Presidente João Grilo ponha mão nisto, e tal como nos foi informado posteriormente pelo encarregado de obras, que era intenção do Município alisar a estrada e por um pavimento de sabre, que não fique a mesma intenção em saco roto, já passaram seis meses, disse o encarregado que a intervenção seria no verão por cauda das chuvas, o verão passou, chegou de novo o Inverno e da prometida intervenção nada de nada.
Aproveitamos aqui para agradecer todo o interesse e apoio que o Presidente da Junta de Santiago Maior nos tem dado, pois está solidário connosco mas nada pode fazer pois não tem meios necessários.
Não estamos minimamente interessados em saber de quem foi ou não a culpa destas assimetrias o que queremos é que as coisas mudem e que as pessoas tenham as condições mínimas a que se tem direito no Portugal e na Europa de século XXI, e que esta e outras situações sejam corrigidas com carácter de urgência por quem tem o dever e a responsabilidade de o fazer.
UM GRUPO DE UTENTES
Fica aqui visível o abaixo assinado para que possam ver em que moldes foi cordialmente apresentado e exposto ao Sr. Presidente João Grilo, assim como algumas fotos para que possam visualizar o estado da via que as pessoas têm como acesso diário para entrar e sair das suas habitações, empresas, instituições e que tem esta via como único aceso.
Para ler o Abaixo-assinado, clique na imagem acima.
POR MOTIVOS QUE SE IMPÕEM AS ASSINATURAS E NÚMERO DE BILHETE DE IDENTIDADE DOS 65 UTENTES QUE ASSINARAM O ABAIXO - ASSINADO NÃO SÃO DIVULGADOS.