quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PORQUE ESTÁ O PAIS SEM DINHEIRO?

No principio desta semana noticiei aqui a reabertura ao trânsito da Estrada Nacional Nº 373, ainda que de forma condicionada. Desloquei-me ao local para ver in-loco do que me tinham informado e para tirar umas fotos para ilustrar a noticia.

Deparei-me com a placa da foto abaixo, a placa de informação da obra, que resumidamente diz isto:

Substituição de Obra de Arte, do Pontão do Congeito em 100 metros, sendo a obra da responsabilidade da Estradas de Portugal S.A. e custa 220.312.00€!!!!!?????

Acabei a minha ultima frase com 5 pontos exclamação e 5 de interrogação, porque ao ler aquilo fui arrebatado por vários estados de alma, surpresa, raiva, indignação e questionei-me porquê tanta mentira meu Deus. Só consegui arranjar uma explicação para tanta aldrabice, DINHEIRO!

A Estradas de Portugal S.A. é uma sociedade anónima com 100% de capitais públicos, é portanto uma empresa do estado português, funciona com o dinheiro de todos nós e está à beira da falência, não tem um chavo e tem uma divida maior que a da Madeira. Porque está neste estado? Vejam bem porquê:

Porque paga pontões de 2 metros quadrados a 45 mil contos pela moeda antiga! E como é que eles chegam a estes valores?

1- Chamando a um pontão que nem durou 35 anos, uma " Obra de Arte"! Uma vergonha, um pequeno pontão, que até foi um fracasso como obra de engenharia, foi transformado em obra de arte, tudo para que o arranjo fosse muito mais caro!

2- Pagam milhares de euros a técnicos da E.P. que escrevem "Pontão do Congeito", quando o que está a ser intervencionado é o "Pontão do Conjeito"!

3- Metem no projecto que a obra tem uma extensão de 100 metros, quando ela na verdade tem só cerca de 1/4 da extensão paga!

4- Porque os gestores da Estradas de Portugal S.A. sabem que o dinheiro que estão a gastar não é do bolso deles, mas sim do bolso de todos os portugueses!

5 - Aqui na minha 5ª exclamação e com o furor que estou a escrever estas linhas, até me apetecia dizer que isto é tudo mais um roubo, mas não digo porque me envergonho!

Agora já sabem porque é que o Pais está sem dinheiro? Porque vamos trabalhar mais e ganhar menos? Porque alguns, muitos, não vão receber os Subsídios de Férias e Natal?

Multipliquem este tipo de gastos, por milhares de vezes, pelo Pais inteiro e têm a resposta. E depois os partidos e sindicatos promovem greves, mas nenhum denuncia estas coisas, porque será? Agora já não tenho respostas.

13 comentários:

Anônimo disse...

boa postagem. muito bom trabalho. vergonha

francisco tátá disse...

Bôa postagem amigo.
Sobre o ponto 5 - Não tens que ter vergonha porque é isso mesmo, e é obrigação nossa (já que não tememos dar a cara ) denunciar estas vergonhas.
Um abraço
Chico Manuel

Anônimo disse...

Esta é boa:"substituição da obra de arte"?! Só pode ser engano; nem o pontão existente é uma obra de arte, nem as obras de arte se substituem assim...
Digo eu que não seja obra de arte, que já passei a pé lá perto mas como a ribeira levava muita água ( no Inverno passado) acabei por não o ver. Mas, com certeza, já teríamos ouvido falar, como ouvimos de algumas pontes atribuídas ao períodos Romano e Medieval. Se estiver enganada espero que, no caso de ser "obra de arte", seja tratado como tal.
Conceição Roque

Anônimo disse...

Esqueci-me Rosinha, na Carta Militar vem escrito "Congeito". Não tem muito jeito mas é assim...
Conceição

Varandas disse...

Olá.

Pode constar na carta militar, ou até noutro sitio qualquer "Congeito", mas quando se atribui um nome a alguém ou qualquer outra coisa, o que conta é o nome que consta na Conservatória de Registo ( Neste caso ) Predial.

Rosinha.

Anônimo disse...

Para baixar um pouco os entusiasmos permitam-me uma explicação.

Em linguagem de construção ou manutenção rodoviária - pisos, valetas, sinalização, pontões ou pontes, os dois últimos aparecem sempre referidos como " Obras de arte ".

Se aquilo tem alguma arte, isso já não sei, mas é essa a termilogia utilizada.

Qualquer engenheiro, desenhador ou aprendiz, sabe que assim é.

Quanto aos dinheiros estou absolutamente de acordo com o Varandas.

Anônimo disse...

O olho do cu da feira de borba foi considerado obra de arte qualquer um sabe disso...

Anônimo disse...

O comentário 26/11/2011 - 03:56, é um comentário típico dos alandroalenses.
Por essas e por outras é que vocês, no Alandroal, vão deixar de ser município e vão bater com a vossa ignorância no concelho de Vila Viçosa.

Anônimo disse...

Afinal é uma designação técnica, obrigada pelo esclarecimento do comentador de 25/11, 17:59. O mesmo não se pode dizer dos comentários seguintes...

Anônimo disse...

Desprezíveis NO MÍNIMO os comentários sobre a relatividade de (não sei quantos) com Borba e Vila Viçosa.

Sr Rosinha, poupe-nos a tamanha baixeza educacional.

Venerávelmente

1 Republicano

Anônimo disse...

Caro Manel

"Conjeito ou Congeito".
Apenas uma ajuda. Se é que vale a pena.
A placa directiva para o Monte contem a verdadeira "toponímia?" que, passando ali centenas de vezes, não recordo o seu registo. "Conjeito/Congeito"?.
Uma ou outra palavra não se encontra em dicionários.
Supostamente "baptizada" a Terra por alguém que assim decidiu. Tal como, próximo, a Malhada Alta.
Nem sempre os registos matriciais correspondem aos nomes que "ancestralmente" foram atribuídos a "lugares" ou "povoações".
Até por erro ortográfico DO BOM do funcionário conservador (e existem muitos exemplos...).

Vou pelo nome do registo inscrito na "placa" ou no "marco" indicativo do rumo á propriedade.

Abraços para todos e ao Manel

Tói da Dadinha

Anônimo disse...

podiamos pedir ao ministro que comprou o audi com assentos comfort o tal da lambreta na tomada de posse que deixasse um pouco .já lixou ai uns quantos subsidios de natal ,de nada adiantou os cortes 86.000€ :quantos susidios dá?

Anônimo disse...

Um que por cá andou também não se fez rogado....
Foram 2 BMW topo de gama que davam igualmente para uns quantos subsídios de natal. Toda rapaziada da mesma cepa torta!