sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CORRIDA AO OURO EM PORTUGAL


É verdade! Não sei o que deu agora aos "garimpeiros" estrangeiros, que numa assentada assinaram com o Governo de Portugal 10 contratos com 7 empresas para exploração mineira em Portugal.

Exploração de vários minérios vai ser feita de norte a sul do Pais e em mais de 20 concelhos, mas o maior contrato foi feito para o Alentejo e para a exploração de ouro. Foram assinados contratos para os Concelhos de Montemor, Viana, Vendas Novas e Évora, no nosso Distrito. O que me faz prever que o Concelho de Alandroal, não seja mais uma vez bafejado pela sorte de possuir qualquer tipo de riqueza natural no subsolo.

Não temos mármores, granitos, carvão, prata, cobre... Será que nem ouro? Até parece que por baixo dos nossos pés não existe nada, só um enorme vazio. Isso não pode ser, a ser assim já tinha-mos todos caído até à Austrália!

Eu acho é que os nossos governantes se andam a esquecer de nós, ou então esquecidos das nossas riquezas e digo isto porque no Concelho de Alandroal há ouro! Pois é meus caros leitores, lembro-me que no tempo do Presidente Melrinho, ou João Ribeiro, aqui já me falha a memória, foi achado ouro em bruto na Freguesia de Santiago Maior. Recordo-me inclusive de o virem entregar à câmara.

Na altura os meios não permitiam saber a quantidade e se era economicamente viável a sua exploração, mas agora o ouro tem valorizado tanto e com os novos meios utilizados pelas empresas exploradoras, quem sabe, o "nosso" ouro não se torne rentável?

Há-de haver registos na câmara daquilo que estou a dizer e talvez as empresas que se interessaram agora por explorar minério em Portugal não saibam destes registos. E se a Câmara de Alandroal enviasse esses documentos a essas empresas? Talvez se conseguisse alguma coisa.

Nenhum comentário: