domingo, 14 de novembro de 2010

14 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DA DIABETES

Normalmente o Alandroalandia não costuma editar qualquer artigo aos Domingos, mas hoje vou fazer uma excepção, para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Diabetes.

Hoje, 14 de Novembro é comemorado o Dia Mundial da Prevenção do Diabetes, uma data que visa chamar a atenção de todos aqueles que estão envolvidos directa ou indirectamente nos cuidados dessa doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, morrendo a cada 10 segundos uma pessoa vítima da doença. Em Portugal a doença atinge cerca de 900 mil pessoas, das quais 400 mil não estarão diagnosticadas. O dia é assinalado com a primeira "Corrida pela Diabetes", uma iniciativa levada a cabo pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e a Fundação Ernesto Roma, e que pretende chamar à atenção para questões como o controlo e prevenção da doença.

Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25 por cento na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida, alerta a OMS, lembrando que esta doença tem graves implicações a nível cardiovascular, renal, de amputações e cegueira.

Em baixo deixo-lhes um vídeo, muito completo, sobre prevenção e controle da diabetes. O Vídeo é brasileiro, mas tirando o numero de de afectados e publicidade, em tudo o resto aplica-se a diabéticos de todo mundo.


Deixo também uma imagem com a NOVA PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS, esta pirâmide foi lançada muito recentemente e serve não só para os diabéticos, mas também para qualquer individuo que queira fazer uma alimentação saudável.
Clique na imagem para ampliar.

Nenhum comentário: