quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ALANDROAL MONUMENTOSO

O PELOURINHO DE TERENA

O Alandroalandia mostra hoje a sua escolha para esta 3ª edição do Alandroal Monumentoso, o pelourinho de Terena, que eu considero o mais bonito do Concelho de Alandroal, também é possivelmente o único que se mantém conforme o original.



História:
O pelourinho de Terena, de factura quinhentista, ergue-se na Rua Direita sobre um soco encostado à actual Torre do Relógio, contígua ao antigo edifício da Câmara Municipal da vila. Não será esta a sua implantação original, uma vez que estes imóveis datam já do século XVIII (sendo a torre do relógio confirmadamente posterior ao terremoto de 1755); no entanto, a colocação da picota ou fuste junto à casa da Câmara respeita a tradição secular, sendo provável que esta se levantasse diante da antiga Domus Municipalis, no recinto do castelo.

A vila de Terena recebeu foral novo, dado por D. Manuel, em 1514; a construção do pelourinho, embora seguramente em consequência desta doação, remontará já ao reinado de D. João III, de acordo com a sua feição já plenamente renascentista. Para alguns autores, a semelhança deste monumento com o de Vila Viçosa significaria que este último teria servido de modelo ao de Terena, entre outros (como o de Veiros, este remontado).

Descrição:
Sobre dois degraus rectangulares, caiados nas faces e revestidos a lousa ( laje ) nos topos, assenta a base do pelourinho, constituída por plinto e escócia decorada com patas de leão, e uma pequena almofada em cordão. O fuste é uma pilastra em xisto de secção quadrada, monolítica, e faces lisas. Sustenta um capitel compósito, encimado por esfera de xisto sem decoração, dividida ao meio por uma faixa lisa, incrustada, em mármore. Merece atenção o jogo cromático conseguido pela utilização alternada do xisto e do mármore branco, da região.

Fonte: IGESPAR

Tal como os monumentos anteriores, também o pelourinho de Terena já está no Google Earth, no Wikipédia estou com algumas dificuldades na edição dos artigos, mas a seu tempo lá irei.

10 comentários:

Anônimo disse...

O Pelourinho de Terena
Bonita foto.
Bonita e esclarecedora.
Mostra o pelourinho, que já há muito tempo é considerado apenas um adorno, colocado ali frente à Torre do Relógio, depois de noutro local onde existiu, terem sido encerradas as funções que antes lhe haviam sido atribuidas.
O pelourinho, onde os nossos olhos hoje procuram ver beleza arquitectónica, durante séculos, representou a mais vil tortura praticada em público. Aos considerados criminosos era junto do pelourinho que era aplicada a pena, duma forma de justiça cruel, que se prolongou ainda para além da época medieval.
Do lado esquerdo deste instrumento de má memória, pode ver-se na foto, uma velha porta a cair de podre a qual pertence ao emblemático edifício da Santa Casa da Misericórdia de Terena.
Se a foto fosse um pouco mais abrangente para a esquerda, veríamos a porta principal da Igreja da Misericórdia, que está ainda mais podre e a cair aos bocados.
Ainda bem que o pelourinho não necessita de manutenção para se conservar em bom estado. Erva ruim não se queima da geada...
Rosinha, obrigado pela foto e por o que escreveu sobre o pelourinho de Terena.
Ao mesmo tempo, obrigado também por (talvez inadvertidamente) ter mostrado também, uma pequenina parte da miséria do património "monumentoso" que pertence a Terena.
Num lugar que deveria estar devidamente preservado, e funcionar até, como se de um cartão de visita se tratasse, encontra-se disto.
De quem é a responsabilidade de tamanho desleixo?
O património, seja ele cultural ou “monumentoso” representa a memória dum povo.
Um povo que não preserva o seu património é um povo sem história
.

Anônimo disse...

Concordo que o edifício da Misericórdia está num estado de degradação vergonhoso; numa vila e num concelho sem meios de produção, esta deveria ser a grande aposta; já cá temos a matéria prima agora era só restaurar o que fosse preciso, conservar e divulgar. Mas vamos lá falar em usar dinheiro para o património... caiem-nos todos em cima, que há mais onde deve ser gasto! Na minha opinião era nisto que o município, e os particulares, deviam investir. Mas quantos técnicos ligados ao património tem a câmara a trabalhar? Quando falo em técnicos não falo nos curiosos que até gostam muito do tema mas não têm habilitações próprias; eu não conheço ninguém dos quadros; falou-se por aí de uma pessoa que até me parecia uma boa aquisição mas acho que as politiquices se meteram pelo meio, é pena. Sei que um técnico nada pode fazer se não lhe derem meios mas sempre se ia fazendo alguma coisa.

Anônimo disse...

Será que a palavra monumentoso existe? Parece que não soa muito bem!

Anônimo disse...

Sim existe; a mim também não me soou bem e fui procurar, significa o mesmo que monumental, mas parece um português mais antigo.

Anônimo disse...

Obrigado pela informação.

Anônimo disse...

Quem se lembrou de trazer para aqui a palavra "monumentoso" foi o Rosinha.
Repare que no comentário essa palavra é usada entre aspas por alguma razão...

Varandas disse...

Estou a ver que a palavra "monumentoso" está a levantar alguma celeuma, passo a explicar:

Quando decidi dar o nome de "Alandroal Monumentoso" a esta crónica, também não me soou muito bem, até me parecia assim "cavernoso".

Ainda pensei em "Alandroal Monumental" ou " Alandroal, Um Monumento", mas pareceu-me sobranceria a mais. E depois como o "Alandroal Monumentoso" tem como objectivo dar a conhecer os monumentos mais antigos do Concelho de Alandroal, tentei arranjar uma palavra de um português mais arcaico e foi a que encontrei. Claro que tive o cuidado de ver se a palavra constava no dicionário actual e de facto lá está: MONUMENTOSO - Monumental, grandioso...

Fiquem bem, Rosinha.

Anônimo disse...

Rosinha isso dos monumentos não tem a mínima importância para este "povo sem história".
O que tem importância está bem à vista:
O que nos dá maior gozo
No Concelho do Alandroal
É saber se monumentoso
Estará bem escrito ou mal

Anônimo disse...

Monumentoso = Monumental

A perda de tempo para se saber que as duas palavras tem o mesmo significado revela o índice cultural de ALGUNS dos comentadores.

Ainda bem Manel que não tardaste no teu "pedagógico esclarecimento".

É tão leve consultar dicionários e não esvaziar, de modo próprio, os comentários (que podem ser culturalmente bem mais úteis).

"De omni re scibili, et quibusdam aliis"

Abraços para todos

António Fontes Coelho

Anônimo disse...

AINDA SOBRE O PATRIMÓNIO MONUMENTOSO DE TERENA (de quem é a responsabilidade de tamanho desleixo!!!)

Muito oportuno o comentário do desconhecido autor de 2010.11.05, das 22.57.
Permita-me aplaudir.

Há muitos, muitos anos (na década de 80 ?) visitei aquilo que foram as instalações do antigo Hospital da Misericórdia de Terena e, bem me recordo, do que estava a acontecer em termos de infiltrações motivadas pela progressiva degradação da sua cobertura, velho diagnóstico da ruína de qualquer edifício.
Soube mais tarde (anos 90 ?) que o autarca de freguesia de então teria, a custos da autarquia, mandado substituir a degradada cobertura e que, qual criminoso, por pouco não foi condenado á morte por tão aparatoso ATENTADO AO PATRIMÓNIO.
Até os «COMPETENTES» serviços regionais de Évora o admoestaram e lhe proferiram a sentença condenatória...de uma IGNORÂNCIA e ESTUPIDEZ, atrozes.
Mas aconteceu, de facto.
Cometeu o crime de mandar substituir a cobertura, sob a competente decisão de proteger o edifício.
E...naquele tempo...não havia tantos engenheiros, arquitectos, doutores, professores, licenciados, técnicos,fazedores de opinião, etc., etc., etc.. como hoje.
Fê-lo COMO SE ESTIVESSE A PROTEGER A SUA HABITAÇÃO.
Um outro comentário de jaez política á decisão do Autarca também poderá ser feito.
Ficará para outro tempo.
O HOMEM a quem me refiro foi o SENHOR TORCATO FELIX.
Posteriormente, talvez o nosso comum amigo Bráulio, tentou também fazer algo em defesa DAQUELE VALIOSÍSSIMO PATRIMÓNIO envolvendo até no processo o Pe. Vitor Melícias (das suas relações) e ao tempo Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, que esteve em Terena para apreciação do processo "Misericórdia".

Resultados!!!
Concluo felicitando-o uma vez mais e para lhe fazer um apelo: Continue com a qualidade do comentário que postou.

Abraços para todos

António Fontes Coelho