terça-feira, 16 de novembro de 2010

ALANDROAL MONUMENTOSO

O ARCO DE SÃO BRÁS

Nesta 4ª edição do "Alandroal Monumentoso", vou dar a conhecer melhor o Arco de São Brás, o ex-líbris da aldeia da Mina do Bugalho.

Esta minha 4º escolha recaiu sobre o arco da Mina, não pela sua beleza ou sumptuosidade, mas sim pelo seu significado. O Arco de São Brás é a edificação mais antiga do Concelho de Alandroal relacionada com a industrialização. Faz portante parte do diminuto património industrial de toda a região Alentejana.

O Alandroal sempre foi e é ainda um concelho eminentemente agrícola, são poucos os vestígios de industrialização. A excepção foi na Mina do Bugalho, onde a industria mineira foi nos seus dias uma grande fonte de rendimentos para o concelho. A localidade da Mina do Bugalho, foi ela uma consequência da exploração da própria mina, a localidade nasceu e cresceu com a mina, entretanto a mina foi encerrada e a localidade continuou a crescer. Até agora!


O Arco foi construído no século XVIII, com o propósito de servir de alavanca para pesar o minério que era extraído da mina. Ali eram pesados o pirite, o cobre, o enxofre, o volfrâmio, a prata e ouro, tudo saído da mina, que ficava a 1km de distância. Arco e mina, foram desactivados há mais de 100 anos.

O Arco de São Brás situa-se no centro da Aldeia da Mina do Bugalho, mais propriamente no largo a que deu o nome e é parte integrante dum jardim muito bem cuidado, facto que gostaria de salientar, porque nem sempre o património é tão bem cuidado, tanto no concelho como no Pais!

8 comentários:

Anônimo disse...

so te esqueces-te de dizer que quem o mandou construir foi o D.costa I
duque da mina

Anônimo disse...

"D.costa I
duque da mina"
????? hum... Qual Costa?...
A história fala de três.
Qual seria então o Costa que mandou erigir esse arco? E para que quereria ele o arco?
Só se fosse para pendurar nele os que lhe não agradavam.
Reparem no que a história diz que o povo cantava, em surdina já se vê...

Um Costa matou o Rei
Outro Costa o Presidente
E outro Costa que eu cá sei
É a desgraça de gente.

Anônimo disse...

ESCLARECIMENTO AO POVO DO CONCELHO DO ALANDROAL.

Não sou desta região do País mas por motivos profissionais vivo no concelho do Alandroal já á 12 anos e como tal mesmo sem querer tenho acompanhado o que por aqui se vai passando.
Tenho um grande conhecimento das regiões de Portugal e também por motivos profissionais viajo todas as semanas por todo o País de Norte a Sul.
Uma das coisas que me tem intrigado e por isso fiz um pequeno estudo sobre o assunto, informação essa que está ao alcance de todos, é a questão de dizerem constantemente que o Alandroal é o concelho mais pobre do País, como muita gente diz da boca para fora, mas só da boca para fora pois não tem o mínimo de noção do disparate que dizem.
O concelho do Alandroal não é nem de longe o mais pobre do País, nem o mais endividado, tudo isso é mentira e quanto a sermos os mais pobres, isso foi bem jogado por um padres esperto e inteligente que esteve por cá e que soube e bem tirar partido dessa mentirinha,
Se as pessoas conhecessem concelhos das Beiras, de Trás-os-montes e alguns no baixo Alentejo, logo viam o que é ser pobre, com aldeias e povoados que ainda não tem electricidade nem água canalizada.
Tenham vergonha e falem do que conhecem, e que a partir de hoje os Alandroalenses não caíam mais nestas mentiras que todos os dias são utilizados para fins políticos e não só.

Paulo Brandão

Anônimo disse...

Tal é a pouca vergonha!!!
"concelhos das Beiras, de Trás-os-montes e alguns no baixo Alentejo"
"com aldeias e povoados que ainda não tem electricidade nem água canalizada".
Isto brada aos céus!!!!!!!!!!
E querem à viva força TGV, mais um Aeroporto, outra Ponte sobre o Tejo...
Mas que gente é esta que mantém este pobre povo a viver na Idade Média?!
Isto ainda é bem pior do que muitos pensamos.
É caso para dizer: tenham vergonha.

Obrigado, Sr. Paulo Brandão pelo esclarecimento. Mas tome nota: muitas das pessoas do concelho do Alandroal, não vêem o filme com os seus olhos.
O caso de haver gente portuguesa a viver miseravelmente, não quer dizer que nós somos ricos.
É tudo relativo.
Seremos ricos se comparados com esses engeitados do Sistema.
Mas ao mesmo tempo paupérrimos se comparados com esses iluminados que auferem reformas ou salários acima de 5.000,00 euros.
E olhe que não são poucos como o Senhor sabe, uma vez que é uma pessoa tão bem informada.
Só para terminar: como disse, não é natural deste lugar. Vive cá há doze anos, porém, querendo ser educado, não tem o direito de ofender as pessoas que não afinam pelo seu diapasão, como infelismente o faz no seu comentário.
Um conselho de amigo: se quer ser respeitado dê-se ao respeito.

Anônimo disse...

Viva o nosso Arco que esta situado no mais bonito local do nosso Concelho.
Viva a Mina do Bugalho.
Viva o Costa.

Anônimo disse...

Olha, gostaria de saber a que Costa te referes, como gostaria também que tivesses mais tento na língua, não sejas mal educado, a educação nunca fez mal a ninguém e a ti até te faz falta: Ainda não viste que só dizes asneiras? Agente quando não gosta de uma pessoa não fala dela a não ser que seja apenas inveja, isso é doença incurável. Procura um psiquiatra enquanto é tempo. Boas melhoras.

Anônimo disse...

Há por aqui tantos iluminados tanto viajantes que percorrem o PAÍS e sabem tanto,pudera basta estar atento no sofá a ver o PAÍS REGIÕES na RTP.

Anônimo disse...

DE FACTO CHEGA PARA SABERMOS QUE O ALANDROAL NÃO É O CONSELHO MAIS POBRE, NEM COM A MAIOR DIVIDA COMO NOS QUEREM FAZER QUERER A TODA A HORA.
NÃO FAZEM PORQUE SÃO INCOMPETENTES, E AS DESCULPAS SÃO AS MESMAS DO COSTUME. TRABALHEM...