quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MUNICÍPIO DE ALANDROAL, COMBATE A CRISE!

Face ao contexto de crise existente no Pais e principalmente por causa da situação económica do Município, decidiu o Executivo Municipal de Alandroal aprovar um conjunto de medidas a que chamou “Plano de Intervenção e Combate à Crise e Medidas de Redução da Despesa do Município”, medidas estas, que serão para aplicar no próximo ano e que se juntam a outras já tomadas desde o principio deste ano.

O Alandroalandia dá-lhes a conhecer as medidas de redução da despesa a implementar pelo Município:

Medidas de redução da despesa a implementar

1. Diminuição, em 90%, das despesas com ajudas de custo associadas ao gabinete de apoio ao presidente e executivo.

2. Redução de 30% do Fundo de Maneio dos membros do executivo, excepto o destinado ao Cartão Social do Munícipe Idoso.

3. Alterar a periodicidade do Boletim Municipal “Coordenadas” de trimestral para
quadrimestral.

4. Estudo integrado de renovação da frota do Município, incluindo viaturas de serviço ao executivo.

5. Redução, generalizada, das horas extraordinárias no Município de Alandroal através da reafectação e reorganização dos serviços no Município. Em termos gerais: redução em 30% das ajudas de custos; redução em 70% do valor das horas extras na sequência do aumento da eficiência dos recursos humanos em resultado da reestruturação e racionalização dos serviços.

6. Terminar com a recolha de lixo ao fim de semana, através de uma redefinição dos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos e criando uma cultura de “ambiente limpo” nos munícipes do concelho.

7. Redução para níveis simbólicos das iluminações de natal.

8. Alteração do modelo da festa de natal dos funcionários tendo em vista a redução dos custos associados, incluindo a entrega de presentes apenas às crianças.

9. Redução em 40% das actividades, e correspondente orçamento anual, nos sectores do desporto, lazer e cultura.

10. Redução da despesa com aquisição de jornais e revistas, incentivando a consulta on-line.

11. Criação de um “cultura interna” de poupança de energia nos edifícios do Município, nomeadamente: proibir a utilização em simultâneo de ar condicionado e aquecedores eléctricos; desligar os computadores, incluindo monitores e impressoras, luzes e aquecimento, inclusive durante o período de almoço.

12. Criar uma “guerra aberta” ao desperdício de papel incentivando as seguintes medidas de poupança: fotocopiar documentos apenas em último caso, e utilizar a função dupla face nas fotocópias; reutilizar papel, quando apenas se encontrar impresso de um dos lados, para impressão de legislação, arquivo morto e outras listagens; utilizar o e-mail em detrimento dos telefones e telemóveis: Não telefone, envie um e-mail!

13. Estudo integrado de redução do consumo de papel e gastos com consumíveis de impressora e fotocopiadora.

14. Redução em 40% nas despesas com festividades e celebrações da responsabilidade da autarquia, por exemplo, Dia da Mulher, comemorações do 25 de Abril, festival da juventude e festas de Setembro.

15. Encerramento, temporário, do posto de turismo de Terena e concentração dos serviços no posto de turismo de Alandroal.

16. Redução do horário de funcionamento das Piscinas municipais no horário de inverno para o período das 15 horas às 21 Horas.

17. Optimização da utilização de edifícios propriedade do Município com redução das rendas correspondentes.

18. Redução no apoio às associações desportivas, sociais, culturais e recreativas do concelho com fixação de apoios financeiros máximos e através da criação de um Regulamento de Apoio que contribua e incentive a auto-sustentabilidade das associações e suas actividades.

19. Redução no apoio às comissões de festas/associações para a realização das festividades do concelho. Apoio a apenas uma festa por localidade/ano. O apoio a atribuir será traduzido em apoio logístico (cedência de equipamentos sem montagem e desmontagem dos mesmos) ou apoio financeiro, que nunca poderá ser superior a 750€ (1.500€ para as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boanova e da Santa Cruz - Aldeia da Venda).

20. Suspensão dos transportes que não sejam para fins, exclusivamente, escolares. Redução das despesas com transportes municipais através da suspensão dos empréstimos e cedências às instituições, incluindo Juntas de Freguesia, no ano de 2011. Transposição dos empréstimos e cedências, eventuais, de transportes para os Protocolos de apoio às associações do concelho. Redução em 1/3 das cedências de autocarros ao Agrupamento de escolas do concelho através de uma planificação pormenorizada das actividades escolares.

21. Criação de paragens/abrigos de passageiros no concelho para servir a rodoviária e os transportes municipais.

22. Cantina municipal a funcionar em exclusivo com refeições servidas no local, com suspensão das “refeições para fora”. Manutenção do espaço da cantina destinado a refeições trazidas de casa pelos funcionários.

23. Ajustamentos nos plafonds dos telemóveis do Município e cancelamento de assinaturas de serviços de televisão por cabo.

24. Maior controlo na execução de obras públicas, por administração directa ou empreitada, tendo em vista a redução em 50% dos custos com revisão de preços e eliminação de trabalhos a mais.

25. Eliminação de custos com fiscalização externa, afectando técnicos do Município para esse fim.

26. Abertura de concurso público para contratação dos seguros do Município, representando uma redução na despesa de cerca de 30%.

27. Abertura de concurso público para aquisição de combustíveis, representando uma redução expectável na despesa de cerca de 20%.

28. Operacionalização do funcionamento do armazém do Município em articulação com o aprovisionamento através da implementação da contabilidade de custos.

29. Continuação do trabalho de diminuição de custos administrativos (desmaterialização de processos) através de um processo de simplificação administrativa que culminará na instalação do balcão único de atendimento.

30. Redução dos montantes previstos nos protocolos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia, para o ano de 2011, em valor proporcional à redução das receitas transferidas directamente do orçamento de estado para o Município, reflectindo assim os cortes nas transferências previstas/a prever no orçamento de estado e as retenções resultantes do Despacho n.º 15 193/2010 de 7/10. Apesar desta redução, mantemos o compromisso, já honrado em 2010, de que os pagamentos correspondentes serão efectuados mensalmente, salvo alguma situação excepcional devidamente justificada.


Estas são as 30 medidas anunciadas agora, e segundo o executivo pretendem «garantir a qualidade de vida das populações e eficiência da aplicação dos dinheiros públicos». Vamos aguardar para ver se há resultados práticos e se resultam. Pelo menos os sacrifícios para funcionários e municípes são enormes.

63 comentários:

Anônimo disse...

e as despesas de representaçao, que rondam os mil euros por membro de executivo, nao acabam, nem reduzem??????

Anônimo disse...

Medidas de grande coragem. Com determinação vamos com certeza ultrapassar estes momentos difíceis.

Anônimo disse...

««15. Encerramento, temporário, do posto de turismo de Terena e concentração dos serviços no posto de turismo de Alandroal.»»

Com esta medida em concreto vai-se poupar o quê?

Luz?
Àgua?
É sabido que em tempos de crise e de convulsões sociais há sempre quem se aproveite para realizar acções menos próprias e parece-me que poderão estar aqui camufladas algumas. O tempo o dirá.

Anônimo disse...

blá blá blá.so tretas.vamos ver se se aguentam

Anônimo disse...

TUDO CERTO E BEM FEITO MENOS A REVISTA CORDENADAS, FAZ FALTA PARA QUÊ SR. PRESIDENTE, MAS TEM QUE PAGAR A AJUDA DA CAMPANHA, DÁ PARA ENTENDER, MAS É PRECISO NÃO TER VERGONHA, COM TANTOS CORTES A COISAS MUITO MAIS IMPORTANTES E NÃO SE ACABA COM A REVISTA.
VAI LÁ VAI.....

Anônimo disse...

Estes sacrifícios seriam menores se um certo senhor não tivesse andado a brincar com os dinheiros públicos.

Concordo inteiramente com as medidas tomadas na actual conjectura!

Anônimo disse...

Concordo com todas as medidas aqui expostas, acredito também que com o esforço de todos vamos ultrapassar esta fase difícil, mas continuo a bater na mesma tecla.
Acabem com os transportes para os funcionários, é uma afronta a quem trabalha fora da câmara, porque todos nós pagamos esse transporte. Eu preferia que os meus descontos servissem para algo útil para o meu concelho.


Martin

Anônimo disse...

Concordo com todas as medidas aqui expostas, acredito também que com o esforço de todos vamos ultrapassar esta fase difícil, mas continuo a bater na mesma tecla.
Acabem com os transportes para os funcionários, é uma afronta a quem trabalha fora da câmara, porque todos nós pagamos esse transporte. Eu preferia que os meus descontos servissem para algo útil para o meu concelho.


Martin

Anônimo disse...

Também concordo com o Sr. Martin.
Fim dos transportes para os trabalhadores autarquicos!!!!
Não basta a câmara ter que sustentar um autêntico "exército camarário", que o Sr. Ex. Presidente fez o favor de contratar, senão ainda temos que lhe pagar o transporte.
E que não estiver bem vá trabalhar para o privado.

Anônimo disse...

CONCORDAM COM TODAS AS MEDIDAS???

SÓ PARA COMEÇAR, EXPLIQUEM LÁ ESTA

22. Cantina municipal a funcionar em exclusivo com refeições servidas no local, com suspensão das “refeições para fora”. Manutenção do espaço da cantina destinado a refeições trazidas de casa pelos funcionários.

Os funcionários que levavam comida para fora, não a pagavam????? Onde é que se está a poupar ao não haver refeições para fora, se quem as levava pagava?
Esta medida é apenas um exemplo mesquinha, de entre muitas outras.

Anônimo disse...

EU TAMBEM CONCORDO COM O FIM DE TRANSPORTE GRATUITO.DO CONCELHO DO ALANDROAL VAO PESSOAS TRABALHAR PARA VILA VIÇOSA [CAMARA]E ATE BORBA [CAMARA] E VAO NO SEU TRANSPORTE. E DEPOIS PAGAM IMPOSTOS PARA OS COLEGAS DO ALANDROAL TEREM MORDOMIAS .ENGRAÇADO QUANDO ACHAM QUE ESTA MAU JA OS OUTROS ESTAO HABITUADOS A CRISE.

Anônimo disse...

Ou muito me engano ou esse Martin que tanto critica o transporte dos trabalhadores é um que esteve e está desde a primeira hora que este executivo tomou posse na esperança que determinado vereador abandone o barco para ele vir ganhar os mil e muitos euros, não como vereador mas sim como acessor ou chefe de gabinete.
Mas as coisas parecem não estar a correr de feição.
Mas atenção. todos os executivos desde 1975 deram o transporte aos trabalhadores do municipio.
Com a grande maioria a ganhar 500
ou 500 poucos euros e sem transportes alternativos o que seria?
Gostava de o ver com um ordenado destes e ter que fazer em carro próprio todos os dias por de 70 Km
de ida e volta.

Anônimo disse...

Porque será que os pobres são tão maus uns para os outros porquê tanta maldade e tanto òdio,parem um bocadinho e pencem,ou os que estão agora zangados era para entrarem?Parem com com tanta maldade rião-se para os vossos filhos ou vão dar um abraço ao vosso PAI e um beijinho á vossa MÃE que vos criou com tanto carinho.BEM HAJAM

Anônimo disse...

acho todas as medidas excelentes excepto esta:
6. Terminar com a recolha de lixo ao fim de semana, através de uma redefinição dos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos e criando uma cultura de “ambiente limpo” nos munícipes do concelho.

a nao ser que façam tambem uma reduçao na taxa que pagamos.ou vamos ter o fim de semana com o lixo a porta!?agora ja é como é.

e esta surpreendeu-me :
23. Ajustamentos nos plafonds dos telemóveis do Município e cancelamento de assinaturas de serviços de televisão por cabo.

televisao por cabo?
agora ja sei porque vamos tratar de assuntos faceis e demora dias.
ESTAO A VER AS TELENOVELAS.

badalo do sino

Anônimo disse...

Não é verdade que gastem 1000 euros em despesas de representação, eles não gastam um tusto do valor que recebem mensalmente, Pagam todas as despesas que fazem com o tal Fundo de Maneio, este sim dá bom dinheiro. Que o diga um tal senhor que nem pertence ao executivo....

Anônimo disse...

LIXO Á PORTA???

Quando há munícipes que depositam vidros, metal, plásticos, etc. nos "oleões"!!!

Quando há munícipes que largam (ao fim de semana)enormidades de lixo no exterior de contentores repletos!!!

Quando há munícipes que depositam toda a espécie de resíduos nos pequenos contentores "residênciais"!!!

...SÃO COMPORTAMENTOS INDICADORES DA ENORME FALTA DE CIVISMO DESTAS GENTES, em pleno século 21.

Quanto se pode esperar destes inconscientes seres "des-humanos"???

OLHEM PARA A ITÁLIA.

Do Alto da Maria Pontinha

Anônimo disse...

Essa do fundo de maneio é de quem sabe o que diz sim senhor .Otempo que estiveste a largar baboseiras dessas se estivesses caladinho gánháva-mos todos muito mais ...Fala do que sabes não digas asneiras.Quanto á redução da recolha de lixo concordo que se se optar por essa solução terá que ser revista a actual taxa que é cobrada nos recibos de água.Sempre e quando o civismo das pessoas não os leve a despejar o lixo aonde calhar .

Anônimo disse...

Ò "badalo lá do que seja"Essa do estão a ver telenovela??A quantas secções da cãmara já te dirigis-te em que visses uma TV??Isso é mesmo de quem sabe o que diz não é?

Anônimo disse...

Também concordo com o anónimo do dia 17/10/2010 às 21:16:00, para quê tanto ódio? Vamos lutar por um clima de paz e harmonia no nosso concelho. Deixamos as guerras que em nada contribuem para um ambiente melhor. Deixamos o executivo trabalhar na resolução dos graves problemas do município e, de certeza o barco chegará a bom porto.

Não sou funcionário do municipio, não estou zangado por não entrar, nem estou à espera de entrar, até porque como alguém já disse a câmara já tem um "exército camarário" para alimentar.

Não acredito que hajá grandes possibilidades de fazer mais contratações, manter os que estão já não é nada mau!!!

Anônimo disse...

Sr. Anónimo de "18/11/2010 ás 09:18:00", pelo seu comentário parece-me que é funcionário do município, senão não se sentiria atingido com o comentário das telenovelas. Mas se é funcionário de alguma secção do município e, não está a ver telenovelas porque não tem televisão, também não está de todo ocupado com as suas tarefas!!!!
Às 09:18:00 deveria estar a trabalhar e não a fazer comentários nos blogs.

Anônimo disse...

ao comentador do dia 17/11/2010 19:58:00

Está completamente enganado em relação à minha pessoa (Martin).

Eu não estou à espera de tacho nenhum, nunca tive nenhum nem quero ter, prefiro o meu trabalho, porque o desempenho o melhor que posso e sei.

Em relação aos 500 euros, eu também já os recebi durante muito tempo e tive que me governar, inclusive pagar o meu transporte para o trabalho.

Só esclarecer mais uma coisa, não venho aqui ofender ninguém, mas sim dar a minha opinião em relação aos assuntos postados. É apenas a minha opinião e vale o que vale.

Martin

Anônimo disse...

Concordo plenamente com as medidas tomadas pricipalmente com viaturas, energia, consumíveis e festividades. Outros gastos poderiam ser evitados para bem do Municipio e trabalhadores em geral.

Anônimo disse...

Concordo com o Martim, eu ganho 475.00€ (ordenado minimo) e trabalho a 4 anos na mesma empresa, como nao houve espaço para mim na Camara tive que procurar trabalho fora do conselho, faço 60 kms por dia (uma media de 30.00€ por semana) e ninguem me paga a gasolina.
Tambem nao acho justo ter que pagar o meu combustivel e o que a camara gasta para ir buscar os seus funcionarios a casa.
Meus amigos isto é a crise, eu nao acho justo emagrecer, para vos engordar.

Cumprimentos
alandroalense descontente.

Anônimo disse...

"Gostava de o ver com um ordenado destes e ter que fazer em carro próprio todos os dias por de 70 Km
de ida e volta"

-PODES ver se quiseres em todas as funcionarias da Alandal.
-PODES tambem ver em todos os funcionarios do concelho que trabalham na siemens em EVORA.
-PODES tambem ver em todos os funcionarios que trabalham fora da Autarquia.
-Só não vê, quem não quer ver.


"Os funcionários que levavam comida para fora, não a pagavam????? "

-pagavam, mas a um preço simbólico
se querem sustentar a familia toda a um preço simbolico façam como o resto dos indigenas que trabalham, e não tem acesso a essas benesses.
E a autarquia poupa, e muito, porque em vez de dispender de 1000 euros por ex para a compra de viveres, vai passar a dispender de um quarto desse valor, falamos nos viveres no gas na eletricidade etc, a unica despeza que é invariavel nesta equação, é a despeza com os funcionarios que asseguram o serviço.

Anônimo disse...

Comentador do dia 18 ás 10.01h ,sou de facto funionário da autarquia eu posso não estar de todo ocupado com as minhas tarefas, mas e então o sr comentador o que faz na vida para estar em frente a um computador nessa missão tão nobre de comentar blogues??decerto no seu trator a tratar das couves na sua herdade não?OU como eu está apenas noutra secção da cãmara???Ainda é apanhado(a)por alguem não queira ver o "bicho papão"Ai ai ele pega e vai comer...
Vá-se catar que já tem idade sim?

Anônimo disse...

medidas pela rama muito mais a cortar então na cantina da cãmara uma dose dá para tres.Quem paga as barrigadas de comida somos nós. Mais os gastos que são elevados e estão ai prejuisos nas contas da cantina. presidente João Grilo não MUDES NÃO.

Anônimo disse...

-pagavam, mas a um preço simbólico
se querem sustentar a familia toda a um preço simbolico façam como o resto dos indigenas que trabalham, e não tem acesso a essas benesses.
E a autarquia poupa, e muito, porque em vez de dispender de 1000 euros por ex para a compra de viveres, vai passar a dispender de um quarto desse valor, falamos nos viveres no gas na eletricidade etc, a unica despeza que é invariavel nesta equação, é a despeza com os funcionarios que asseguram o serviço.

Como pode haver pessoas tão inteligentes ao ponto de terem um raciocino desta natureza?? Você tem cá uma pinta para gerir, que é obra!!!
O que compram para as refeições, é VENDIDO, VENDIDO. Logo há um retorno que assegura os mil, os 10 mil euros que gastem em mantimentos.
Desculpem, mas essa medida é uma parvoíce tremenda!!

Anônimo disse...

Comentador do dia 18/11/2010 às 14:14:00, eu trabalho na Tyco de Évora 4 dias por semana e descanso outros 4, hoje estou de folga.
Sinceramente pensava que a autarquia tinha funcionários mais educados.
Fique bem, estime o seu lugar, não abuse e não ofenda quem não o ofendeu a si.

Anônimo disse...

Mas alguem acredita que nao ha dinheiro? Se gastou todo o dinheiro do saneamento quero saber onde, ah quero quero. Quero ver na assembleia municipal o saldo das contas, ah quero quero.Quero sou deputado tenho direitos.

Anônimo disse...

Isto anda tudo louco,se é com estas medidinhas da treta que o João Grilo vai endireitar o concelho é melhor não pensar mais no assunto porque nem daqui a 100 anos a divida está paga, isto é só teatro para tapar a total falta de competencia a todos os niveis que este executivo tem, e o facto de não conseguirem dar a volta ao estado em que a autarquia se encontra, é o desespero total.

Anônimo disse...

Estou de acordo em 90% das medidas, algumas até já pecam por tardias, estou em desacordo com 2.


A recolha do lixo, que devia ser sempre de manhã e também aos sábados. Os municípes não têm culpa da "guerra das horas" entre funcionários, até porque os homens que recolhem o lixo no concelho, são os únicos que fazem o seu trabalho satisfatóriamente. Em estando recolhido está recolhido, leve as horas que levar, o que interesssa é a recolha estar feita. Ou não é?


A Cantina, o problema do prejuizo da cantina está no nº de cozinheiras e nas pessoas que comem lá. Como é que é possivel pagar 5 ordenados ( cozinheiras e auxiliares ) para servir cerca de 30 refeições. Quero lembrar que há no Alandroal vários restaurantes a trabalhar só com o casal e servem muito mais refeições que essas. Agora se os que levavam a comida para casa deixarem de pagar, maior é o prejuizo, pois, será o mesmo numero de empregados, para muito menos refeições.

A solução é só uma, servir mais almoços com menos pessoas.

Anônimo disse...

Ao comentador que diz que isto são medidas da treta explique como faria:se calhar como se fazia há muitos anos lançava uma derrama sobre todos os munecípes ou aumentaria a àgua para todos pagarem as asneiras que outros fizeram em passeios festas,TONY CARREIRA,touradas á corda,mas espere eu não sou contra isto,é que muitas destas coisas foram á borla, ora ai é que está o mal tudo isto é caro.E não é o estado em que a autarquia se encontra é no estado em que a deixaram,e não me venham cá dizer que a culpa era de todos, O PAÍS está como está a culpa não é dos ministros eles fazem o que o chefe manda é por isso que alguns são corridos ou desautorizados.POR AQUI ME FICO

Anônimo disse...

nao sei se estas 30 medidas resolverão ou serão solução. sao medidas avulsas que resolvem, na minha opinião, alguns problemas que de outra forma não seriam tomadas. envolvem mais directamente serviços municipais e municipes mas não serão estas medidas que pagarão a divida de 30 milhoes (divulgada) nem que irao assegurar os ordenados dos funcionarios ou os subsidios ou...
sao medidas que deviam ser tomadas mesmo sem crise local ou nacional assim ajudasse a coragem politica.

Anônimo disse...

Boa noite... Depois de pensar se valia a pena ou não postar aqui, então cá vai a minha análise às 30 medidas, que em meu entender em nada ajudam a ultrapassar a crise financeira da CMA (aliás crise que eu não acredito que exista, porque se existisse, haveria medidas a sério.)

1-Concordo, vou gostar de ver como!
2-Concordo, eles tinham fundo de maneio para quê? (podiam usá-lo sem autorização do presidente?)
3-Não concordo (passava-o para anual ou no máximo semestral, se querem fazer política com o nosso dinheiro paguem do vosso bolso, ou então façam-no em pdf e internamente, ao que sei têm técnicos capazes)
4-Concordo, deviam fazâ-lo já.
5-concordo em absoluto.
6-Concordo, mas aqui há muito a fazer, metam as engenheiras do ambiente a trabalhar na sensibilização dos municipes.
7-Concordo.
8-Concordo, acabava com as festas.
9-Concordo parcialmente, deve-se fazer uma boa análise do que funciona bem e em prol da população e o que não funciona (cortar aqui)
10-Concordo.
11-Concordo em absoluto (não poupam com esta medida mais de 100 €/mês).
12-Concordo, mas gostava de saber a factura em comunicações mensais da CMA, aposto que aqui se poderiam poupar (mais de 1500 €/mês - dava para pagar a 2 assistentes operacionais)
13-Concordo (aqui ajudo-vos - criem um centro de cópias, coloquem um dos muitos funcionarios que por ai têm nesse centro e acabem com os fotocopiadores espalhados, coloquem-nos em rede)
14-Concordo.
15-Concordo, mas podem articular com a junta de freguesia para fazer a publicitação do turismo em terena, bem como com as outras juntas).

Anônimo disse...

Continuação (já que me alarguei no comentário)
16-Concordo.
17- Não podia estar mais de acordo. (Vendam o que não faz falta e deixem de pagar rendas de edificios que estão fechados)
18-Concordo, uma associação quando se cria deve estar dependente dos sócios e não da CMA.
19-Concordo, mas acho que falta ai a festa em honra de nossa senhora da conceição (esta gostava de ver explicada por quem de direito).
20-Concordo se tiverem a coragem de acabar com os transportes dos funcionários (já agora expliquem lá em que consiste esta redução de 1/3 da cedência do autocarro ao Agrupamento de escolas, serão os alunos do concelho municipes de 2ª? Será que não se recebe do ME comparticipação para os transportes? Claro que sim!
21-Concordo, já agora criem uma perto da escola porque os nossos filhos têm que esperar pelo autocarro à chuva.
22-Não concordo, concordo sim com o fim do fornecimento de refeições. Quando alguém aqui fazia contas (peço desculpa) mas fazia-as mal (tem que imputar tudo, vencimentos, luz, água, gás, produtos de higiéne e limpeza, etc... garanto-vos grosso modo que cada refeição tem um prejuizo significativo).
23-Concordo em absoluto. Existe uma central telefonica e telefonistas, que passe tudo por ai. (Toda a gente tem um telemóvel que a CMA paga, enquanto fica?)
24-Concordo.
25-Concordo em absoluto (mas cuidado... é sempre bom ir variando de fiscais... para não haver tentações)
26- Concordo e espero mesmo que seja concurso público (quer isto dizer que os valores serão superiores a 74999€ + IVA (não se esqueçam que o iva vai subrir para 23%).
27 - Concordo e mais uma vez espero que seja concurso público (que não seja por convite), depois logo vejo os cadernos de encargos e como é feito o concurso.
28- Concordo o pocal prevê isso desde 2001... Aliás foi por isso que entraram alguns funcionários na CMA, para trabalharem com a contabilidade de custos, que não devia ser só no armazém, mas a todo e qualquer sector, é a diferença da duas para as nove contas... Que bonito que ia ser e que transparente... Duvido que haja coragem.
29-Concordo.
30-Concordo.

Agora proponho eu. 31 - redução de custos com pessoal. É fácil, mas é preciso ter coragem. Se fazem falta mantenham-nos mas que se lhe dê funções e objectivos, se não fazem, rescindam contratos ou passem as pessoas para a situação de disponibilidade.

32-Fim dos ódios, começo do trabalho sério e diferente dos ultimos 5 anos (2005/2010) que de mudança nada teve.

33-Intalação de um regime transparente e democratico onde todos os municipes possam participar, aliás proponho ao presidente a criação de um espaço de debate mensal no fórum, onde todos os que quizerem podem participar.

Pronto, por hoje é tudo, acho que contribui com alguma coisa.

Fiquem bem

Vitamina

Anônimo disse...

SR. VITAMINA O SR. DIZ COISAS MUITO ACERTADAS MAS OUTRAS QUE SÓ NA SUA CABECINHA PODERÃO FAZER SENTIDO, DOU SÓ UM EXEMPLO.

O SR. POR ACASO SABE O QUE É PASSAR À DISPONIBILIDADE? EU EXPLICO, O TRABALHADOR É INCLUIDO NUMA BOLSA DE DISPONÍVEIS E PODE SER CHAMADO PARA TRABALHAR EM QUALQUER PONTO DO PAÍS (PORTO, BRAGA, ETC.) E NÃO SE PODE RECUSAR POIS SE O FIZER É DESPEDIDO.
AGORA DIGA-ME LÁ SE ACHA JUSTO E COERENTE QUE UM TRABALHADOR COM RESIDENCIA NO ALANDROAL, COM FAMILIA E FILHOS SEJA CHAMADO PARA BRAGANÇA E TENHA QUE DEIXAR TUDO PARA TRÁS!
PERGUNTO SR. VITAMINA SE LHE TOCASSE A SI SERÁ QUE FALAVA DISTO COM TANTA LEVIANDADE?

ÀS VEZES É MELHOR PENSAR DUAS VEZES ANTES DE ABRIR A BOCA.....É QUE PESSOAS COM A MANIA QUE TUDO SABEM JÁ TEMOS POR CÁ E MUITAS!

ADRENALINA

Anônimo disse...

Ao sr. Vitamina,
Parece-me que o senhor é uma pessoa inteligente e até faz críticas construtivas, mas por vezes mostra-se um pouco contraditório. Por exemplo agora diz que concorda com a medida 20 "se tiverem a coragem de acabar com os transportes dos funcionários", no entanto no dia21/10/2010 às 23:44:00 dizia que "não lhe digo para acabar com os transportes dos funcionários, mas faça o seguinte (uma carreira demanhã e outra à tarde) quem quer vem, quem não quer sujeite-se". Então em que ficamos??? Retira-se o transporte ou fica uma carreira de manha e outra à tarde?
Agora diz que as 30 medidas "nada ajudam a ultrapassar a crise financeira da CMA", mas no dia 21/10/2010 às 23:44:00 sugeria medidas muito semelhantes e, defendia que assim havia muito dinheiro para gerir. Em que ficamos então???

Ao sr. Adrenalina comentador do dia 19/11/2010 às 11:06:00,
pela sua indignação parece-me que é funcionário da câmara, se é, está a dar razão ao Vitamina, que defende que alguns funcionários estão a mais e devem ser despedidos ou ir para a mobilidade. Digo isto, porque às 11:06:00 o sr. devia estar a trabalhar e não a comentar os blogs. Se não está a trabalhar, é porque não tem nada para fazer ou, não quer fazer o que tem para fazer. Se não tem nada para fazer, deve ir para a mobilidade, se não que fazer o que tem para fazer, deve ser despedido.

Nota - Eu não defendo a ideia de haver despedimentos na câmara municipal do Alandroal, o concelho é pobre e as possibilidades de emprego não são muitas. Mas mais uma vez digo, estimem os vossos lugares, não abusem, porque se vê perfeitamente que muitos funcionários, estão na internet a comentar os blogues ou no facebook, quando deviam estar a trabalhar.

Anônimo disse...

Caro comentador 19/11/2010 12:42:00

aprenda português porque é notório no meu comentário que não defendo despedimenrtos, e não se arme em detective porque desde já lhe digo que não trabalho na câmara e ainda lhe digo que nunca trabalhei na vida, não preciso graças a Deus, é que houve quem trabalhasse por mim e já nasci rica e cheia de dinheiro.
O que faço mesmo é passear pelo mundo, divertir-me, comer e beber bem e o que me apetece, fazer compras e praticar o meu desporto favorito que é sofá e nada fazer.
Nem as contas do banco vejo porque pago e bem a quem o faça por mim.
Já o Sr, deve ser dos que trabalha mas tem tempo para blogs e sabe-se lá mais o quê! É por isso que este país estácomo está!
E aviso já que não vale apena chamar-me parasita e fútil, porque graças ao meu dinheiro trabalham mais de 100 pessoas por todo o País e há instituições que ainda funcionam graças aos meus patrocínios, não é só quem trabalha que é útil para a sociedade.
Nota - Eu não defendo a ideia de haver despedimentos na câmara municipal do Alandroal, o concelho é pobre e as possibilidades de emprego não são muitas.Claro que não quem é que quer investir num Concelho onde as pessoas andam nos blogs em horário laboral.

ADRENALINA PURA

Anônimo disse...

Ainda bem sra Adrenalina, gosto de ouvir falar pessoas que estão bem na vida. Com tanto péssimismo que nos rodeia, é muito bom ouvir a alguém dizer que está bem na vida. Os meus parabéns e que consiga manter o seu nível de vida, os seus empregados e os apoios às instituições, tudo isto é muito positivo. Se houvesse mais pessoas como a sra. de certeza estavamos melhor.
Mas eu também não disse que a sra. defendia despedimentos na CMA, aliás mostrou, e muito bem, o seu desagrado para com a mobilidade dos funcionários, daí eu deduzir que a sra. é colaboradora na câmara.
Quem defende o despedimento ou mobilidade é o Vitamina.
Eu estou em horário laboral nos blogs, porque trabalho em horários rotativos e, folgo muitas vezes durante a semana. Ah e trabalho fora de concelho.
Continuação de boas viagens, bons almoços e boa vida em geral.....seja feliz....

Anônimo disse...

Á! mas pode vir investir no ALANDROAL á cá bons trabalhadores nem todos andam assim tão arreliados a escrever na hora de trabalho, isto é: do exército caiu só um pequeno pelotão da arvore das patacas.FIM

Anônimo disse...

ADRENALINA PURA
com tanto dinheiro assim...
é como se costuma dizer:
nasces-te com o cú virado para a lua

puro bruto

Anônimo disse...

Espero que este comentário entre, ele é importante.

Fico contente por saber que a sra. Adrenalina está bem na vida, em época de crise e que há tanto péssimismo, é muito bom ouvir alguém dizer que não tem dificuldades.
Oxalá que consiga manter o seu nível de vida, os seus empregados e os apoios às instituições. Isto é muito importante na nossa sociedade, se houvesse mais pessoas, como a Adrenalina, a dar emprego e apoio e apoio às instituições, não haveriam tantas desigualdades sociais.
Ah, e já agora, a sra não gostou que o Vitamina sugerisse mobilidade para os trabalhadores excedentários da CMA, por isso pensei que fosse trabalhadora do munícipio.
Finalmente refiro que estou em horário laboral, na internet porque trabalho em horários rotativos e, tenho folgas durante a semana.
Fique bem sra. Adrenalina, continuação de boas viagens, bons almoços e boa vida em geral....... seja muito feliz

Gata do Telhado disse...

Engraçado o comentário da sra. Adrenalina Pura!!!!
Que faria a familia dela para lhe deixar uma fortuna assim tão grande????

Como consegue andar a passear pelo mundo ou estar no sofá e simultâneamente gerir os negócios (diz que emprega 100 pessoas em todo o país)? Isto é perigoso, como diz o povo, patrão ausente é dia de folga na empresa!!! Qualquer dia chega de uma das suas viagens e tem a empresa falida!!

Possivelmente, um certo sr. que esteve à frente da CMA durante oito anos, teve aulas de gestão com esta senhora!! Aprendeu a viajar muito, a trabalhar pouco ou nada e a deixar uma câmara falida!!!

AHAHAHAHAHA

Gostava mesmo de ver este comentário publicado, porque raramente perco tempo com blogs e uma vez que perdi este bocadinho, era bom que aparecesse!!

Gata do Telhado

Anônimo disse...

Pois nasci e então? Não tenho culpa disso e faço bom proveito da sorte que me calhou.......

Anônimo disse...

"Engraçado o comentário da sra. Adrenalina Pura!!!!
Que faria a familia dela para lhe deixar uma fortuna assim tão grande????"

Isso gostavas tu de saber mas não tens nada a ver com o assunto....

"Isto é perigoso, como diz o povo, patrão ausente é dia de folga na empresa"

Fala por ti deve ser o que fazes quando o teu patrão está fora!

"teve aulas de gestão com esta senhora!! "

Eu tenho gestores pra gerir os meus negócios por isso não dou aulas a ninguém, há quem o faça por mim! E parece que agora têm aí um que bem precisava!

Adrenalina Pura

Anônimo disse...

Nao concordo com o ponto 19.Acho uma injustiça, uma discriminação darem mais dinheiro à Aldeia da Venda, do que a outras festas. É um atentado ...! è de muito mau gosto ... è puro racismo. Há festas neste concelho com mais tradição que a da Venda. Informe-se Sr. Presidente!

Anônimo disse...

santa ignorancia,não têm a mínima noção do que se passa no concelho e muito menos o que significa tradição...

Anônimo disse...

sou do concelho mas moro no barreiro e venho alguns fins de semana a minha aldeia(hortinhas).
nao tenho o habito de escrever em blogs mas gosto de ver as picardias dos apoiantes desta guerra.
bem vamos ao que me levou hoje a escrever aqui:
como todos os dias de manha dou uma corridinha,tambem aqui fui da-la e gostei,adorei ver a paisagem e as ruas da minha aldeia.
contentores cheios com lixo espalhado no chao,com caes a tentar abrir os sacos.
MUITO LINDO esta imagem.
sexta,sabado e domingo com isto nas ruas...
sera que segnda veem!?
é assim que evoluimos?
agora gostava de ver o senhor presidente ou alguem que mande dar uma intrevista ao lado dos contentores e dizer que estamos a evoluir o nosso concelho e ja estamos a poupar onde faz falta.
e no fim sempre podia dizer:
VENHAM VIZITAR A NOSSA EXTRUMEIRA

J.R

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, nada tem de contraditório a medida 20. Se fosse eu acabava com os transportes, mas conhecendo eu muito bem o presidente, dei-lhe a hipotese de ao menos reduzir os gastos, acabando com os milhentos transportes e colocando só um de vinda e um de ida...
Quanto às 30 medidas do presidente e as minhas medidas, a diferença está na forma e na execução... As minhas são efectivas davam dinheiro à autarquia, estas são semi a brincar... São mais areia, tal como o choro no plenário no fórum.

Vitamina

Anônimo disse...

Tantos treinadores de bancada! Todos fariam melhor, todos têm medidas mais justas e certeiras! Benza-os Deus, tantos cérebros desperdiçados!

Anônimo disse...

ao comentador
21/11/2010 13:41:00


pegue numa carinha e venha deixar o lixo a porta do presidente.
aposto que nao estava tantos dias sem se recolher.
nem uma hora la estava

atibiotico

Anônimo disse...

E quem faz as estrumeiras?não são as pessoas que muitas das vezes atiram os sacos do lixo para o chão se o hão-de põr no contentor,se levam uma caixa de cartão não cabe no buraco não dobram e vai para o chão,sacos com garrafas alguns põem junto ao contentor isto é fácil de ver basta olhar para ver como é a mentalidade de alguns,isto não são todos que me perdoem os outros.Fale com quem recolhe o lixo que eles lhe explicam.Também devia de existir coimas para quem pôe monos e lixo avulso junto aos contentores,nas camaras há um transporte é preciso é pedir.No ALANDROAL eu já ouvi uma pessoa estár a pedir para irem buscar o lixo do quintal.

Anônimo disse...

Bom dia!
Sou natural do concelho do Alandroal, mas estou distante por motivos profissionais. Vou acompanahado o dia-a-dia do município através da internet. Há algum tempo que na leio nada sobre Juromunha. Como está a situação? Já iniciaram as obra no castelo?

Varandas disse...

Bom dia,

Obras iniciadas ainda não há, e ao que sei o projecto está em "banho maria", por culpa de quem? Não sei.

Rosinha.

Anônimo disse...

Bem, isto do lixo já xeira mesmo mal, aindo hoje passei por terena e ali á roda da estrada para as hortinhas há um contentor, quer dizer a lixo por todo o lado, grtande vergonha...uma coisa é durante o fim de semana mas hoje já é segunda..

Anônimo disse...

ao comentador do dia 22-11-2010 ás 02:58.
SRº intiligente se tivesse o lixo por tirar 3 dias,nen que se dobrasse o papelão 1000 vezes cabia no contentor,porque nas hortinhas os contentores são dos antigos aqueles redondos tá a ver?ainda não chegaram á aldeia esses grandes das rodinhas,e o majs engraçado disto é que tô a pagar o lixo na factura da água e não mo vêm tirar.também havia de haver coima para isto,estar a pagar um serviço sem ser feito.

Anônimo disse...

presidente JOÃO GRILO EU SOU MUDA MAS ESTOU A FICAR FARTO DA SUA FORMA DOS SEUS GESTORES POLITICOS. NÃO ACOLHEM NAS ALDEIAS AOE SEUS MELHORAMENTOS E LIXO E CAMINHOS E PESSOAL DESCONTENTE ENCARREGADOS POR TODO O LADO SEM CAPACIDADES ESTÁ O PRESIDENTE A FICAR MAL VISTO COM TODA ESTA SITUAÇÃO ACOMPANHE O TRABALHO SE NÃO E COMO O SEPORTINGUE NÃO CHEGA AO NATAL.

Anônimo disse...

Há aqui comentários que não têm cabimento nenhum podem ser verdadeiros como destabilizadores,tanto para quem faz o serviço,encarregados e Presidente:assim propunha o seguinte (moro na rua tal e passa-se o seguinte)ou então faz uma carta expõe o tema assina (AQUI É QUE A PORCA TORCE O RABO)envia ao PRESIDENTE com aviso de recepção,ou apresenta o caso pessoalmente numa das quintas-feiras,e depois diga se as coisas são feitas a bem de todos.

Anônimo disse...

Quais Quintas Feiras isso já não existe.....

Anônimo disse...

Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas Feiras isso nunca existiu nos últimos oito anos. Bem, pela calada da noite o vampiro chupava o sangue fresco da manada...

Anônimo disse...

este último comentário é o eemplo claro do tipo de gente que manda no alandroal, sim porque mesmo não sendo presidente muita gente manda, basta dar a graxa certa à hora certa,é um comentário baixo e de muito mau gosto, querem ser melhor que o outro?com comentários destes não vão lá e não se esqueçam que as pessoas leem e ficam cada vez mais desiludidas com a actuação desta gente que manda no alandroal.o outro que pague pelo que fez, mas se se julgam melhor porque fazem igual?

Anônimo disse...

Ao senhor que afirma que este executivo recebe 1000 euros de ajudas de custo, acho que a lei não permite isso, como tenho confiança nas pessoas que compõem este executivo, quero lembrar-lhe que o senhor não está a dizer a verdade, como não diz a verdade quando afirma que este mesmo executivo passa fins de semana em hotéis de 5 estrelas, o reinado a que o senhor se refere acabou no dia 2 de Novembro de 2009.
O Senhor, deve ser o mesmo que critica a revista Coordenadas, será que contém alguma coisa que o incomoda, quexe-se á judiciária ou á IGAL, o senhor sabe, quexe-se ao mesmo sítio que se quexou quando este executivo quis legalizar a situção dos trabalhadores a recibo verde e a contratos precários de anterior executivo.Já agora perguntava, e as revistas do tempo do Nabais faziam falta?
Fala-se também nestes comentários dos fundos de maneio, como se estejam a gastar em proveitos próprios, este senhor está mal informado, ou apenas serve para meter veneno a pessoas que estejam mal informadas, esteja descansado que o fundo de maneio será sempre empregue em beneficio do Município que é para isso que serve.
A gestão desta Câmara não é nem nunca mais será igual áquela a que os senhores pertenceram, não esquecendo que a dívida existente até a Novembro do ano passado terá que ser justificada e a justiça terá que ser reposta.

Anônimo disse...

O COMENTADOR ATÉ PARECE UMA PESSOA CONVICTA E CHEIA DE BOAS INTENÇÕES, MAS QUER QUEIRA QUER NÃO A VERDADE É BEM DIFERENTE, NÃOÉ MENTIRA NENHUMA QUE ESTE PRESIDENTE E ACOMPANHANTES, UNS QUE FAZEM PARTE DO EXECUTIVO E OUTROS QUE NÃO, ALMOÇAM E JANTAM EM RESTAURANTES DE LUXO E DORMEM EM HOTEIS DE LUXO, E PERGUNTO QUEM PAGA?????
É O PRESIDENTE DO BOLSO DELE????
NÃO NOS MANDEM AREIA PARA OS OLHOS, O OUTRO ERA O QUE ERA E É CULPADO E ESTE É O QUE É, E COMO FAZ O MESMO QUE O OUTRO FAZIA TAMBEM É CULPADO, OU HÁ DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.