quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Câmara de Alandroal Aderiu ao Projecto “AlterCExA”


Tendo como principal objectivo a promoção e utilização das fontes de energia renováveis, como forma de redução das alterações climáticas, a Câmara Municipal de Alandroal aderiu ao “AlterCExA”, projecto conjunto de oito entidades Portuguesas e Espanholas, que resultou numa candidatura ao POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha.

Na prática, o projecto pretende desenvolver e aplicar um conjunto de medidas que potenciem a utilização das fontes de energia renováveis nas regiões do Alentejo e Estremadura espanhola. A Identificação e promoção das melhores técnicas e avanços na investigação em matéria de energias renováveis, a criação de uma estrutura de estudo e divulgação de investigações em energias renováveis, a identificação e quantificação dos recursos energéticos locais, ou ainda a dinamização de medidas de apoio para a valorização energética dos recursos locais, são algumas das medidas previstas no âmbito deste projecto.

No caso do Município de Alandroal, e no curto prazo, está prevista a realização de diagnósticos energéticos a dois edifícios/infra-estruturas municipais (Piscinas Municipais e Edifício Sede do Município), com o objectivo de identificar as situações onde é possível melhorar a eficiência energética através do recurso às energias renováveis. Numa fase posterior, os resultados do diagnóstico serão utilizados numa candidatura a fundos comunitários para colocar em prática as medidas necessárias para melhorar a eficiência energética destes dois edifícios.

Para a Câmara Municipal de Alandroal esta medida assume uma grande importância, uma vez que permite ao concelho manter-se na linha da frente em termos de práticas ambientais, por um lado, e reduzir os custos operacionais em dois edifícios fundamentais no concelho, por outro lado.

Nenhum comentário: