sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

LIVRO VERDE DA REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL, FREGUESIAS REALIZAM PLENÁRIOS

Com a nova Reforma da Administração Local, estão previstas as extinções de algumas Juntas de Freguesia, no Concelho de Alandroal, as que estão em risco são as de Nossa Senhora do Loreto (Juromenha) e São Brás dos Matos (Mina do Bugalho).

Para tentar reverter essa situação, as Presidentes de Junta destas Freguesias marcaram Plenários para melhor tentarem esclarecer as suas populações e delinearem estratégias conjuntas capazes de demoverem o Governo de acabar com as respectivas Freguesias.

O Plenário em Juromenha está marcado já para o próximo sábado, amanhã, pelas 16 horas no Edifício Sede da Junta de Freguesia.

Já o Plenário da Mina do Bugalho, será realizado no sábado seguinte, dia 14, pelas 14 horas e será na Sede do Centro Cultural da Mina do Bugalho.

Em baixo o convite da Junta de Freguesia de São Brás dos Matos.


Convida-se toda a população a juntar-se ao Plenário a realizar no dia 14/01/2012 pelas 14:00 horas, em protesto contra a aplicação do Livro Verde da Reforma da Administração Local, que aponta para a extinção de Freguesias nomeadamente a Freguesia de São Brás dos Matos.

Foram convidados os deputados eleitos pelo Circulo de Évora, PSD – PS – PCP.
Foram também convidados todos os representantes Autárquicos do Concelho;
Presidente e Vereadores da Câmara;
Presidente e Deputados da Assembleia Municipal;
Presidentes e Executivos das Juntas de Freguesia;
Presidentes e Assembleias de Freguesia do Concelho.

6 comentários:

Anônimo disse...

A questão não se resume apenas ás Freguesias e à sua extinção. Pois caso o Livro Verde se concretize, o que será destruído é o próprio poder local democrático. O PS e o MUDA recusaram na Assembleia Municipal sobre este ataque ao Poder Local, mas diga-se em abono da verdade que tanto a CM como a AM não estão a fazer nada para rejeitar a proposta contida no Livro Verde. Depois dizemos que no Concelho do Alandroal não acontece nada.

Anônimo disse...

vai acontecer como foi com o fecho das urgencias do centro de saude. ou seja como diz o velho ditado depois de casa arrombada trancas na porta. neste concelho tudo aontece mas e so para alguns.

Anônimo disse...

Concordo com o último comentário, parece estarmos conformados com as decisões deste governo, mais propriamente com as ordens da troika. Os fecchos de serviçoa são constantes, fecham-se Escolas, acabam-se com transportes de doentes, aumentam-se as taxas moderadoras, fala-se que as Finanças vâo fechar, a seguir fecham os Correios, depois os Postos Médicos nas Aldeias etc. Agora falam em extinguir Freguesias e só as Freguesias envolvidas se vêm preocupadas com as suas populaçôes e os problemas que vâo acontecer. Acho que o Municipio deveria promover um grande debate sobre o assunto, chamar ao Concelho os representantes do Distrito e a população e envolver as populações neste debate. As medidas da troika podem não ser suficientes e amanhâ acontecer o mesmo a outras Freguesias, vamos pondo as barbas de molho, des desgoverno jà esperamos tudo. Todos pelo Poder Local Democratico e mais forte.

Anônimo disse...

a preocupação geral tem de ser mais abrangente e a defesa do direito de sermos cidadãos deste concelho tem de passar efetivamente por um debate alargado de todos os municipes e abranger, obrigatoriamente, todas as freguesias deste concelho no sentido de delinear estratégias comuns para evitar que o concelho seja "engolido" por outro ou outros concelhos ou simplesmente desaparecer. deve existir capacidade de (ante) visão politica para impedir que o alandroal seja apenas uma futura referência na história portuguesa.

Anônimo disse...

Desculpem-me a falta de bairrismo, mas concordo plenamente com o fim de algumas freguesias, caso que não se compara à extinção do concelho ou ao fim dos postos médicos ou escolas.

Anônimo disse...

Sábado, Dia 14 de Janeiro pelas 14 horas apelo a todos que vão a Mina do Bugalho, ajudem-nos a manter a nossa Aldeia no mapa dizendo NÃO a extinção da Freguesia de São Brás dos Matos.