sexta-feira, 8 de maio de 2009

FESTAS DA SANTA CRUZ VÃO TER PROJECTO DE SALVAGUARDA



As Festas da Santa Cruz na Aldeia da Venda, são umas da mais populares e Sui generis festividades de todo o Pais.

Tanto que o Director de Cultura do Alentejo irá assinar com o Centro de Cultura e Recreio de Aldeia da Venda um protocolo para o desenvolvimento do Projecto de Salvaguarda das Festas da Santa Cruz, a realizar no âmbito do Programa de Salvaguarda do Património Imaterial do Alentejo.

Cerimónia essa a ter lugar no Centro de Cultura e Recreio de Ald. da Venda, no próximo sábado pelas 18h., depois do tradicional CÂNTICO À ORDEM DAS OLIVEIRAS
.

O CÂNTICO À ORDEM DAS OLIVEIRAS é um ritual onde os jovens de ambos os sexos transitam de um estado púbere para um mais próximo da maturidade. Durante o rito os jovens dividem-se em dois grupos e cada um dispõe-se em duas filas de raparigas ladeadas por rapazes, num total de 14 raparigas e 12 rapazes. Ao centro de cada fila preside cada uma das protagonistas do cortejo: “MORDOMA” e “MADANELA”.

As raparigas vestem vestidos brancos com efeitos de ouro, e os rapazes trajam fatos cinzentos ou azul-escuro. Até aos anos 90, todos os efeitos eram em ouro verdadeiro, mas actualmente esse ouro está guardado por segurança e os efeitos são réplicas feitas com outros materiais menos nobres.

Os rapazes trazem também uma caçadeira que disparam durante o cortejo, cujos cartuchos são atacados com papelinhos.

A “LADAINHA”, o cântico destas festas, é cantado num tom de voz muito agudo e cadenciado com pausas, pandeiretas e tiros.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Protocolo foi estabelecido entre 4 entidades; Direcção Regional de Cultura; Município de Alandroal; Junta de Freguesia de Santiago Maior e Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda.
Além do acompanhamento e apoio, pretende-se criar um Centro Interpretativo desta actividade que, embora apresente alguns pormenores pouco estudados e de difícil interpretação, é de facto uma manifestação profundamente cristã e que, pela sua singularidade, merece ser interpretada e dar disso conhecimento a todos aqueles que ao longo do ano visitam o nosso Concelho.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o autor do comentário anterior que só merece um reparo: a levar a sério a obra de Leite de Vasconcelos a origem destas festas só pode ser pré-cristã e estreitamente ligada ao culto da Natureza a que posteriormente se foram acrescentando novos episódios, como o cantar dos "Martírios" práctica que foi usual até à bem puco pouco tempo na zona fronteiriça do Concelho do Alandroal.