Enfim se tu soubesses...
Já aqui falei várias vezes do Núcleo Desportivo e Cultural Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues, como ele foi importante para os jovens da minha geração, tanto a nível desportivo como intelectual.
O Núcleo, nome como era tratado por todos, nasceu impulsionado pela família Galhardas e encabeçava a Direcção o Humberto Galhardas, o mais novo da família. E tinha como principal objectivo dinamizar o desporto e cultura nas gerações mais novas.
Os outros directores e colaboradores eram os jovens atletas, alguns ainda adolescentes e que presentemente são ou já foram muito recentemente os principais impulsionadores das colectividades do Alandroal.
Mas como todas as associações que não têm o devido apoio pelas entidades competentes, acabam por sucumbir. Também o núcleo não fugiu à regra. A falta de apoios e de rotatividade na Direcção ditaram a sua extinção.
Já na fase da agonia, o sócio nº 20, ainda tentou injectar um pouco de “soro” para inverter o rumo dos acontecimentos, fez um apelo quase dramático mas certo nas suas acusações.
Ai foi o fim, acusou a Câmara de nada fazer para apoiar a única colectividade do Concelho que se dedicava a preencher de uma forma salutar os tempos livres dos jovens Alandroalenses.
À Câmara da altura interessava mais que os jovens continuassem no obscurantismo, nada de leituras nem desporto. O que era bom era o jogo da malha, o xito na taberna, uma suecada e algumas idas dos “gaiatos” ao Zig-zag com os técnicos da Câmara.
Aqui vos deixo o apelo sentido do sócio nº 20 ( Não sei quem é, eu era o nº6 ).
Clique em cima para ampliar e ler se assim o desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário