quarta-feira, 6 de maio de 2009

REFINARIA DE BALBOA JÁ TEM AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO LADO PORTUGUÊS


A futura Refinaria de Balboa a construir na Província de Badajoz, está a gerar muita controvérsia do lado de cá da fronteira e o caso não é para menos!

Pois uma refinaria que a ser construída iria enviar o lixo industrial, ainda que tratado para o Guadiana e por consequência viria ter ao Alqueva.

Para um Alqueva que ser quer com projectos turísticos de excelência, este tipo de salubridades não seriam um bom postal de visitas com toda a certeza.

Depois de muita polémica o Governo Português encomendou um estudo de AVALIAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL.

Estudo esse que conclui o seguinte:

« A Refinaria de Balboa, localizada na Extremadura, no extremo Noroeste do município de Los Santos de Maimona, na província de Badajoz, em Espanha, possui uma área de 199,7 ha, está projectada para processar 110 000 barris diários de uma mistura de crudes e permitirá satisfazer parte da procura em Espanha de produtos refinados, actualmente importados, especialmente gasolina, querosene e, em menor medida, coque de petróleo.

...

No que diz respeito à qualidade da água, julga-se estar perante um projecto com impactes negativos muito significativos, com probabilidades de afectar também Território Português, nomeadamente a albufeira de Alqueva e mesmo o rio Guadiana a jusante desta albufeira, colocando sérios riscos de não poder ser alcançado o objectivo do Bom Estado ou do Bom Potencial Ecológico das massas de água de superfície e do Bom Estado Químico das massas de água de superfície e subterrâneas.»

Na posse deste estudo o Governo português pede que o projecto da refinaria seja reformulado, de modo a assegurar que não haja problemas com a água em Portugal.

Nenhum comentário: