terça-feira, 26 de maio de 2009

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS

Com a abertura do defeso em Portugal em 16 de Maio, começaram as rumarias à pesca do achigã.

Não têm sido muitos os espécimes que tenho visto, ou que me tenham mostrado, mas ainda assim têm aparecido alguns para mostrar aqui no blogue.

O 1º pescador a aparecer na Al-sport para mostrar a sua pescaria foi o Joaquim da Mina, que no mesmo dia apanhou quatro pequenos exemplares, mas com medida e ainda um com cerca de 1kg.Já o “Lobo do Alqueva”, foi uma simples hora a testar umas amostras que chegaram à Al-sport, e pimpa! Um belo exemplar de 1,100kg.


Mas maravilhado voltei a ficar com as pescarias do meu amigo Zé Manuel, que me visitou recentemente e mostrou-me as suas mais recentes pescarias na Venezuela.( José Manuel Ruivo, um Alandroalense radicado na Venezuela e grande apaixonado da pesca ao achigã )

Ele e o seu colega de muitas jornadas de pesca, Messias, outro português radicado na Venezuela, deslocaram-se muito recentemente ao Rio Sinaroco, no Sul daquele pais da América Latina para tentarem a sua sorte com os famosos achigãs daquela zona.
E não é que tiveram mesmo sorte! Conseguiram excelentes capturas, apesar dos riscos de pescar naquelas águas, pois os crocodilos são vistos com alguma frequência nas margens do Sinaroco.

Maior perigo ainda, é o facto do guerrilheiros das FARC, atravessarem a fronteira da Colômbia fazerem esporádicas incursões por aquela região da Venezuela.

Mas a vontade de lutar com os achigãs é maior que o receio de que algum mal aconteça e assim se conseguiu mais uma boa pescaria.

( O Sr. Messias, com o seu melhor exemplar )

Nenhum comentário: