sábado, 30 de maio de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes o Aphia, Bichano, Reileão, Águia e Eu.

Estiveram ainda como observadores, Poeta, Kacus, Verguinha e Tá-ta-rá-tá.

Ordem de Trabalhos:
1. Sopa da Panela.( Este ponto é variável semanalmente ).O ANTES...

E O DEPOIS!

Pela 1ª vez coloquei aqui duas fotos do mesmo "prato", o antes e o depois.

Antes de começar-mos o repasto e depois só saciados pelas entradas e gelados. A Sopa da Panela não se conseguiu comer, como podem atestar pela segunda foto, ficou quase como foi servida.

Tal aconteceu por uma simples razão, demasiado sal na sopa!

Pois é meus amigos, os Tertulianos já não são assim tão jovens, há já muitos de nós com muitos "bicos de papagaio". Tanto assim é, que ainda ontem um de nós logo no inicio da Tertúlia teve que se ausentar para ir à farmácia e logo recebeu uma solicitação d'outro para trazer uma "pomadinha" para umas dores.

É portanto, tudo pessoal já com idade de ir zelando pela saúde e o SAL em excesso é o pior inimigo do coração. Foi pena, podia ter sido uma bela sopa :(

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A noite de ontem estava bastante aprazível, temperatura amena, sem vento. Mais parecia uma daquelas noites da África Mediterrânica, mesmo a convidar a uma reunião na esplanada e assim foi. A tertúlia reuniu-se ao ar livre.

Quando digo que discutimos sobre matérias que não percebemos, por vezes pode não ser bem assim, é que ontem o Bichano explicou como se encontra um lençol freático, para se fazer um furo e esse mesmo furo conter muita água.

Fui cortar uma "verguinha" de um chorão próximo e o Bichano tal qual um "Vedor" de "verguniha" na mão, tanto a apertava que a "verga" apontava sempre para baixo. Por baixo daquela calçada, segundo a sua sabedoria passa um rio.

Quem não ficou muito convencido foi o Aphia, que diz que "esses vedores "são todos uns charlatães, para ele a coisa tem uma explicação cientifica:

«... quando os gajos estão a fazer o furo... é pá, e vêm que aquilo não vai dar água, tás ver? Injectam ar no furo e, pummm... vitórinhaaaaa... Água, água. Um gajo paga, eles vão-se embora e ao fim de pouco tempo... "una mierda" pá. Putaaa que par... hãn...hãn, desculpem!»

Tá-se mesmo a ver que este é um daqueles assuntos que a malta percebe, pá!

Quem está mestre nos assuntos da poesia é o Poeta, que ontem dedicou uns versos à Tertúlia e seus Tertulianos. A coisa versou destes modos:

TERTÚLIA

A tertúlia de sextas à noite
Geralmente muito bem regada,
Deixa a alma reconfortada
E a cabeça intermitente!

Discutem-se vários assuntos
Que estão na ordem do dia.
Ainda de barriga vazia
Sorvem-se alguns tintos

Um repasto à maneira
Com tempero condimentado...
Mas que bem cozinhado,
Parece comida caseira

Começo por apresentar
Os ilustres Tertulianos;
Tudo bons Alentejanos,
Não há que enganar!

“EU”!. Uma espécie de pirralha,
A quem se pede um conselho.
Mesmo não sendo o mais velho,
E bem aceite pela maralha!

“Aphia”, comuna dos sete costados
Na sua célebre inconformidade...
Quando bebe com vontade,
Fica de cabelos encristados!

“Reileão”, fadista conceituado
Lá para os lados do Sertão...
Canta que nem um leão,
O fininho bem afinado

"Águia» sapateiro desesperado
Por ver o Benfica campeão.
Tamanha é a confusão...
Perde! mas diz que foi roubado!

“Quadrado”, especialista em ramais
Nas mais variadas tubagens.
Faz algumas paragens...
Quando bebe umas a mais!

Bichano, eléctrico por aptidão
Com fios de várias cores..
Manda cá uns odores,
Que o diga o Reileão!


Passo agora à observadora,
Tá-Ta-Rá-Tá por ser Corneta.
Pequenina mas bem feita,
Arrasa tudo... É demolidora!

Depois temos o “Verguinha”,
Uma espécie d’aço temperado...
Sempre muito acelerado
Quando vê uma perninha!

“Kácus”... Vasculha tudo a rigor,
Predestinada para as velharias.
Escava todos os santos dias,
Arqueóloga com grande vigor!

“Poeta” Bipolar da freguesia
Com sangue azul Dragão,
Cansado de ser campeão...
Resolveu escrever poesia!

“Bucka” com seu apetite voraz
Come que nem um desalmado.
Fala meio aportuguesado,
Meio espanhol... Tanto lhe faz!

“Van Gohg”, pintor (ex)temporâneo
De língua bífida, sempre afiada,
Não consegue travar a danada...
Vomita tudo aquele crâneo!

Ao Ké-kés e Quejinho, ser-lhe-ão lidas quando estiverem presentes.
Matias José (19-05-2009)

3 comentários:

Anônimo disse...

Embora seja um leitor assíduo destas coisas dos Blogs, vou acompanhando as notícias da terra.
Acontece que ultimamente tendo vindo a assistir e a analisar a postura do Sr. Grilo e vejo que não olha a meios para caluniar o actual presidente da autarquia.
Ora conhecendo eu o João Grilo desde gaiato, como se diz aqui no nosso Alentejo, e atendendo, por um lado a todas essas calúnias do Grilo e por outro lado verificando tudo o que o João Nabais tem feito por este concelho não posso deixar de fazer aqui algumas considerações acerca disto.
Pelo que é dado aperceber, tudo isto de não passa de uma vingança do Grilo e mais três ou quatro amigos/familiares que estão próximos dele. Assim é preciso entender o porquê desta situação. Como todos sabemos o Grilo foi Vereador durante cerca de três anos, durante esse tempo o que fez ele que justifique apresentar-se como um candidato credível?
Segundo me contam alguns amigos, em tudo aquilo que se metia, tirando a necessidade de querer protagonismo, só fazia borrada, a ponto do presidente não poder confiar nele minimamente.
Depois, para além da questão profissional, em termos políticos, o que é que um presidente podia fazer a um vereador que ao fim de seis meses de estar em exercício já tentava “passar a perna” ao presidente com a ambição de chegar ao poder!
Agora percebe-se porque é que ele critica o João Nabais, de ser muito autoritário e de concentrar muito as coisas nele. Pudera…com um vice assim, quem pode ter confiança nele? Quer em termos profissionais, quer em termos políticos!
Na minha modéstia opinião muito o aturou o João Nabais, porque com determinados presidentes tinha ido para casa ao fim de seis meses.
Acho que o Nabais tem feito muito bem em não responder, nem baixar ao nível do Grilo, porque ele nem isso merece!
Quanto ao candidatar-se a presidente, se é o que vai fazer!!!! Toda a gente tem direito de o fazer mas…….qual é o passado do Grilo para justificar essa candidatura?
Toda a vida dele foi casa escola e escola casa, quer enquanto aluno, quer enquanto professor. Nunca pertenceu a uma associação/entidade em termos de voluntariado, nos mais variados ramos, desportivos, sociais, políticos, etc.
Nem sequer convivia com a população da sua freguesia, preferindo sempre conviver com três ou quatro amigos que ele achava do Jet-7, demonstrando sempre superioridade e vaidade perante os seus conterrâneos.
Portanto que experiência tem um indivíduo destes para ser presidente de uma câmara?
Para terminar, referir só mais uma questão. Segundo dizem alguns funcionários da autarquia, este Grilo é uma pessoa de ódios, chegando, propositadamente a facilitar ou a prejudicar o trabalho de alguns funcionários, consoante gostasse ou não da cara deles!
Portanto concluo disto que a hipotética candidatura se baseia somente em vinganças e ódios e nunca em convicções ou ideologias!
Uma figura destas nunca poderia dar um bom presidente, porque para além das questões politicas e profissional, não é uma pessoa integra nem respeitadora dos mais elementares direitos e deveres de um cidadão.

Anônimo disse...

Entao ainda existe equipa de veteranos? Sempre vao jogar com os veteranos do benfica na expo? Nao querem fazer uns joguitos com a rapaziada do alandroal (Alandroal United)? Assim sempre aprendiam qualquer coisita lolol

Anônimo disse...

Pensei que este espaço de comentário era exclusivamente dedicado à tertúlia e aos temas nela debatidos. Que eu saiba, e estive presente na última, ninguém falou de Nabais ou Grilo, nem tão pouco de equipa de veteranos. Não há um espaço no blog para se abordar outros assuntos? Se não há, devia existir. Já agora Rosinha, nas quadras onde se devia ler (ex)temporâneo, por lapso escreveste (ex)ternporânea. Fica aqui a ressalva!
KABÉ