sábado, 9 de maio de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem voltou a estar presente toda a Tertúlia, Aphia, Bichano, Reileão, Águia e Eu.

Estiveram ainda como observadores, Poeta, Kacus, Quejinho e Kás-kés.

Ordem de Trabalhos:

1. Ensopado de Borrego!!!??? ( Este ponto é variável semanalmente ).

Uma briga desgraçada para definir o prato de ontem à noite! Foi-nos apresentado como ensopado de borrego, mas ninguém ficou convencido disso. Uns diziam, que era Juliana com Carne de Porco, outros que era Carne com Ervilhas, já a mãe do Reileão « fazia assim a Carne com Batatas». Decidam vocês o que chamar a "isto", Eu chamei-lhe um "figo"! Não sobrou nada na travessa...

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Ontem nenhum dos temas foi levado a sério, estavam todos muito destemidos para falar, muita conversa e pouca substância.

Com relativa substância falou-se novamente de politica:

Confirmou-se que de facto é o Sr.Costa o cabeça de lista da CDU para concorrer ao Município de Alandroal. Facto que não muito do agrado de alguns dos "vermelhos" presentes.

Já a vaga deixada em aberto pelo Sr. Costa na Mina é preenchida pela sua esposa, naquilo que é entendido como um acto de sucessão.

Já o candidato da CDU à Freguesia do Alandroal foi para mim uma grande surpresa e deixou a todos sem palavras, o Sr. Luís ( Melhano ) Rebocho.

Mas nestas coisas os eleitores é que hão-de decidir se foi uma boa escolha ou não.

Falou-se também do José Herman Saraiva, que esteve esta semana no Alandroal e ao que julgo saber, vai fazer um novo trabalho sobre o Alandroal.

Kácus, a menina dos cacos, advoga que J.H. Saraiva é ele um verdadeiro caco! Pois afirma que é um mau historiador, sendo no entanto um bom contador de histórias e um excelente comunicador. Mas inventa muito e parte dos seus relatos são cientificamente nulos. No que estou inteiramente de acordo com ela.

Mais tarde e já bastante "descontraído" por força da acção do Convento da Vila, Kés-kés deu uma aula de geografia brasileira ao Reileão, explicando-lhe as raízes do Lula da Silva que por seu lado é conterrâneo da ultima namorada do Reileão.
« Ela veio do Piripití, terra do rio Igwiai!» Bastante elucidativo este Kés-kés!!!

Quando o burburinho já era constante, o Poeta caiu-se com o Kés-kés e dedicou-lhe uma quadra:

A TERTÚLIA ESTÁ ANIMADA
UM JUIZ Á CABECEIRA
COM UMA GRANDE BEBEDEIRA
E O KÉS-KÉS À CACETADA.

Nenhum comentário: