Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.
Ontem estiveram presentes o Aphia, Bichano, Reileão, Águia e Eu.
Estiveram ainda como observadores, Poeta, Kacus e Van Gogh.
Ordem de Trabalhos:
1. Arroz de Marisco.( Este ponto é variável semanalmente ).
Bem bom, não sobrou nada e pouco mais há a dizer.
2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).
A Tertúlia de ontem ficou um condicionada pela noticia do falecimento da Dª Bia, mãe e sogra de dois observadores assíduos da Tertúlia. Que por motivos óbvios não podaram estar presentes. As condolências à família enlutada e a Dª Bia que descanse em paz.
Condicionantes à parte, a vida continua e a Tertúlia também continuou. E ontem por sinal, bastante participada e interventiva.
O tema principal foi mesmo a política. Política Nacional e local.
O debate foi de tal forma, que ontem teve que se meter “ordem na casa”, os pedidos de intervenção pela 1ª vez tiveram que ser “ordenados” segundo as solicitações e o tempo de intervenção de cada um foi “cronometrado”. 5 minutos a cada intervenção!
Todos razoavelmente cumpridores à excepção de Van Gogh, que tal Mário Soares não respeita os acordos pré-estabelecidos.
Na política local foram analisados todos os candidatos ao Município de Alandroal. Até analisamos o “candidato” fantasma do PSD!
Por ser novidade, começou por se falar no MUDA, movimento encabeçado pelo ex-Vereador João Grilo e que hoje, segundo consta vai reunir os seus “Estados-gerais” para definir estratégias.
Aqui sobressaiu a ideia, que o João Grilo a candidatar-se, levará alguns votos dos revoltados com o João Nabais, mais uns quantos que não se revêm na apatia do PSD e muito poucos da CDU. Aqui a incógnita está nos independentes, que são sempre muito voláteis.
João Nabais, apesar das vicissitudes e singularidade destas eleições é considerado pela maioria dos tertulianos como o vencedor das mesmas. A dúvida reside na obtenção ou não da maioria absoluta.
Custódio Costa, considerado da linha dura do Partido Comunista e herdeiro das políticas que mantiveram o Alandroal durante anos no “isolamento”, não parece nem convencer o eleitorado tradicionalmente “vermelho”.
Quanto ao PSD, falou-se até inclusivamente que poderia nem apresentar candidato, situação que me parece particularmente inverosímil, pois não estou a ver o PSD Distrital a permitir semelhante desleixo.
No fim da Tertúlia e a esta distância das eleições e sobretudo sem o conhecimento dos outros integrantes das listas, atirei os seguintes resultados:
Votantes – 4200
PS – 2150
CDU – 1300
MUDA - 400
PSD – 350
Claro que estes números não têm qualquer base cientifica que os sustente, tão somente a opinião das pessoas que vou auscultando.
Com o avançar do tempo e com mais opiniões pode haver variações nestes cálculos.
Por ultimo e só por curiosidade, estamos a menos de um mês das Europeias, mas ninguém falou em Vital Moreira, Rangel, Ilda Figueiredo, Miguel Portas, etc, etc...!
12 comentários:
não tenho a mesma opinião! Acho que o PS vai ter metade dos votos que dizes! Mas é apenas uma opinião.....
JULGO QUE A CDU COM O SR.COSTA VAI SER A GRANDE DERROTADA.
O MUDA NÃO IRÁ A LADO NENHUM JÁ QUE NEM MUITOS DA FAMÍLIA DO DR.GRILO VOTARÃO NELE. O PSD NEM SE SABE QUEM SERÁ O CANDIDATO,FALA-SE NA ESPOSA DO SR.CEBOLA E DO SR.PAULO INFANTE. A VER VAMOS.
RESYA O ACTUAL PRESIDENTE QUE TALVEZ ATÉ COM NOVA MAIORIA CONSEGUIRÁ NOVA VITÓRIA SEM A MAIS PEQUENA DUVIDA.
candidatos a junta de freguesia de santiago maior pelo MUDA: mANUEL CARLOS CARRAÇA-JOÃO MONTALTO E JOSE BEXIGA.
MONTEJUNTOS: SR.ARLINDO
terena: sr.ZICO
ALANDROAL; APOIO AO ACTUAL PRESIDENTE
PARA O EXECUTIVO CAMARÁRIO;JOÃO GRILO-EX-VEREADOR GALHARDAS falta o terceiro elemento já que se diz a Drª.Fátima não aceitou.
E NÃO PRECISAMOS IR BUSCAR PESSOAS A CONCELHOS VIZINHOS.
Rosinha, podias abrir uma votaçao online para as europeias.
abraçao
fernando moiitall
É estranho, mas nem no partido conhecem os estudos de opinião da própria distrital (nada abonatórios para o candidato PS), que dão nºs ompletamente diferentes em relação ás próximas legislativas
Quem meteu aqui estes números só podia estar com os copos!!!!!!!!!!!!!!
Existem uns que não mudam porque o Nabais sempre os vai "alimentando".
Só queria a vitória do Nabais por uma simples razão, para todos os que nele acreditam levarem no futuro uma valente lambada de falta de integridade e respeito pelo Alandroal.
Sim porque se ele ganha o Alandroalzeco vai ao ar, e eu vou-me fartar de rir porque verdade seja dita, uma grande parte das pessoas desta terra é só o que merecem.
Épa amigo Varandas, gostas mesmo do Nabais,
Afinal a Dra Fatima é do PSD, do PS ou do MUDA? Não se consgue perceber bem
Entre outro tempo e este, é muito difícil situar-me em qualquer tempo (in)temporal, político e racional.
MATIAS JOSÉ
Cito texto de José Mário Branco, FMI, 1979.
"Esta merda não anda porque a malta, pá, a malta não quer que esta merda ande, tenho dito. A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém, não é isto verdade? Quer isto dizer, há culpa de todos em geral e não há culpa de ninguém em particular! Pois pá, isto é tudo a mesma carneirada!!!"
É pá, poeta... deixa-te disso, não desastabilizes pá!
POETA
SÓ FALTA APARECER NA CDU.
Postar um comentário