terça-feira, 24 de novembro de 2009

" A MINHA RUA", UM BOM PROJECTO PARA O ALANDROAL


O projecto “A Minha Rua”, é um sistema interactivo que permite aos cidadãos reportar ocorrências das ruas ou bairros por onde passam e sugerir melhorias directamente à autarquia.

Inserido no Programa Simplex Autárquico 2009/2010, "A Minha Rua" começou com cinco autarquias e tem vindo gradualmente a crescer, contando actualmente com a participação de treze, mas espera abranger mais municípios.

“A Minha Rua” é um projecto de participação cívica, disponível a partir do Portal do Cidadão, que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos (desde iluminação, jardins, veículos abandonados, etc.) e sugerindo melhorias directamente à respectiva Câmara Municipal e ajudando a autarquia a cuidar da sua rua.

Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.

Para que isto se torne possível, é necessário que o Município de Alandroal faça uma candidatura para aderir ao projecto " A MINHA RUA ".

5 comentários:

Anônimo disse...

Penso que é um projecto muito bom e que pode ter repercussões muito importantes na vida das pessoas. É uma medida muito acertada para o bem comum, que responsabiliza os cidadãos para a preservação do espaço em que vivem. O poder autárquico terá que dar respostas aos problemas com muito mais celeridade se os moradores exercerem um papel fiscalizador no seu bairro ou rua.
Porque não uma comissão de moradores para discutir os problemas que afectam o dia a dia de todos... Será assim tão difícil fazê-lo para o bem comum?

Cabé

Anônimo disse...

grande ideia.
nós aqui em Mourão tb vamos propor!
Armando Verga

Anônimo disse...

O SENHOR CABÉ REAPARECEU.
OPIMA SOBRE TODAS AS MATÉRIAS. GRANDE HOMEM.

Anônimo disse...

Cito o amigo Chico Manel a propósito do artigo que escreveu com o nome "DIREITO À OPINIÃO":
"Uma palavra final: Sei que o assunto é passível de vários comentários (se eu dei a minha opinião porque não hão-de outros dá-la também, e devem fazê-lo porque pode influenciar qualquer decisão), no entanto deixo o aviso, comentários que sejam ofensivos para qualquer pessoa, que belisquem a vida profissional ou particular, que se desviem do assunto, não serão publicados."

Há muito que esperava a oportunidade para escrever sobre as palavras da última parte do texto "Direito à Opinião". Não só a quem publica os textos, mas igualmente a quem comenta os mesmos, deve estar salvaguardada a vida profissional ou particular, ofensas pessoais e conteúdos que se desviem dos assuntos postados, denegrindo dessa forma a imagem do administrador do blogue, de quem assina os textos e de quem comenta. O direito à opinião não pode nem deve ser aplicado em exclusividade, correndo-se assim o risco de não haver tratamento igual para todas as matérias que venham a ser postadas ou comentadas.
O comentário do anónimo de 25/Nov/2009 às 19:58:00 sobre "A MINHA RUA, UM BOM PROJECTO PARA O ALANDROAL", é bem o exemplo do que acabei de referir mais atrás.
Espero que todos possam reflectir sobre o que é verdadeiramente importante nos blogues. Respeitar as opiniões de quem escreve sem ofender e rebater em comentários opiniões diferentes sem entrar em ofensas pessoais, é um bom começo para fazermos deste espaço, cada vez mais, uma fonte de informação e debate sérios.

Cabé

Anônimo disse...

aqui no alandroal tb era uma boa ideia este projecto.
já ouvi falar que em evora muitos pequenos problemas se resolveram!
o que achará o novo executivo disto?
Borba já tem.