segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OBRAS DE REMODELAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO CASTELO DE ALANDROAL

PALMEIRAS OU LARANJEIRAS?

As obras da Praça da Republica, ainda nunca pararam, mas têm seguido a um ritmo desesperante para quem tem que conviver com elas no dia a dia.

E agora aconteceu um episódio que poderá ainda atrasar mais o fim da obra, poderá inclusivamente eternizá-la nos tribunais.

Sei de fonte segura que o novo Executivo Camarário, tem intenção de substituir as previstas palmeiras para o centro da praça, por laranjeiras, as tão choradas laranjeiras. Ouvi até, mas isto carece de confirmação, que as palmeiras já tinham chegado na sexta feira, mas foram recusadas e devolvidas.Eu ouvi, foi o encarregado da obra esbracejar e dizendo: « hááá... hááá agora têm que as pagar, ai pagam, pagam! ».

Já me perguntaram opinião sobre este desiderato do novo Executivo.

Para aqueles que se importam com a minha opinião, tenho a dizer-lhes que todo este "folhetim" sobre as laranjeiras, não é mais que uma POLITIQUICE, de pessoas que querem alimentar a guerra entre MUDAs e PSs. E tenho quase a certeza, que esta iniciativa não partiu do Presidente Grilo, mas sim de outro quadrante, dentro daquela aliança que se formou na Câmara. Alguém, a quem interessa que os Alandroalenses andem em permanente conflito, e tirar proveito politico disso futuramente.

Se sou a favor ou contra as laranjeiras? Talvez a favor, se...

- Fizerem uma sombra equiparada às que estavam previstas.

- Com essa mudança, não se gastar nem mais um euro ( 1€ ), do que aquilo que estava previsto.

Porque só com a "treta" que as raízes das palmeiras estragam tudo no subsolo, não me convencem. Até porque na área onde vão ser implantadas, só há fios, e esses as raízes contorna-nos. Na zona das fontes também não há problemas, porque as paredes estão a levar tanto betão, que nem um míssil iraniano lá entra, quanto mais umas raízes de palmeira ou laranjeira.

E depois, há preocupações mais prementes no nosso Concelho, a necessitarem de mais atenção e discussão, do que estar-mo-nos a distrair com este tema. Ou será mesmo essa a intenção? Distrair os Alandroalenses com o assessório, para não falar-mos nos problemas reais do Concelho?

Aquela obra tem alguns erros, mas esses erros nada têm a ver com as árvores que se está a pensar ali implantar. São erros que se podem imputar ao arquitecto ou ao empreiteiro, mas que nos podem custar caro a nós. A saber;

Passeios sem a preocupação de facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência.

Uma boca de incêndio, mesmo junto a um Monumento Nacional, quando há tanto espaço na área, onde poderia ficar melhor enquadrado.

Reparem na altura do passeio e na localização da boca de incêndio.

Um passeio que tapa a "Arca da Fonte", num atentado contra o património.

Curva muito apertada, junto à fonte, que não permite o trânsito de dois veículos em simultâneo, isto numa obra nova, é "obra"!

Onde se justificava investir algum dinheiro não previsto, era na recuperação de alguns silos, que estão quase intactos. Deixar um pequeno núcleo à vista, onde se explicava, para que serviam, em que época serviram, quantos foram descobertos, o que continham, etc...

E chamo-lhe investimento, porque são uma mais valia do nosso património, que podia vir a ser admirado por nós e por todos aqueles que nos visitam. Aqueles silos, ajudam-nos a perceber parte de modo de vida dos nossos antepassados.

51 comentários:

Anônimo disse...

Já estão acauteladas todas as asneiras feitas por aquele que se julgava o dono de tudo. Nunca quis que os fiscais da câmara participassem no projecto das obras da praça e aí têm o resultado. Inadmissível o que aconteceu perto de um monumento histórico. Quanto às palmeiras, NÃO OBRIGADO... CHEGA DE IDIOTICES!

Socialista atento

Anônimo disse...

Fiquei estupefacto ao ler e ver que não foram acautelados os acessos para pessoas com mobilidade reduzida portadoras de deficiência,estamos em 2009 e a lei é de 1997, será que o senhor arquitecto não tem conhecimento dela? Espero que este executivo que foi tão preocupado e lesto a reuni-los como apoiantes na campanha, tenha agora a mesma preocupação em lhes proporcionar condições para desfrutar daquilo que é seu por direito, terem acesso a todos os locais da vila.

A...........+

Anônimo disse...

É triste chegar ao Alandroal e verificar o estado em que se encontra.Eu que não resido aí mais surpreso ainda fiquei quando em véperas de eleições aí passei e vi o caos em que toda a praça se encontrava.Só mesmo aquele homem para fazer o que fez, quando todos os outros autarcas em períodos eleitorais tentam apresentar obra feita, este transformou a vila em campo de batalha...

Anônimo disse...

"E tenho quase a certeza, que esta iniciativa não partiu do Presidente Grilo, mas sim de outro quadrante, dentro daquela aliança que se formou na Câmara. Alguém, a quem interessa que os Alandroalenses andem em permanente conflito, e tirar proveito politico disso futuramente."

Caro Rosinha,
Estas suas palvras demonstram apenas que o senhor não sabe do que fala. E se há alguém que pretende lançar a confusão e a discórdia, esse alguém é o senhor.
Que sabe o senhor para falar em alianças, e ainda por cima dizer que "tem a certeza do que fala"? Além de uma grande dose de pretensionismo, lança uma calúnia grave sobre pessoas que, tenho certeza (e eu sim tenho certeza) nunca falaram consigo sobre questões de política e tomadas de decisão que estão muito para além das suas botas! Para a próxima atente nas questões antes de as postar, caso contrário vai ter de dar esclareciemntos na Assembleia Municiapl, como membro deste órgão que é, sobre as postas de pescada que aqui coloca, na medida em que são públicas as suas opiniões, quando postadas neste blogue.
Cumprimentos.

Anônimo disse...

Umas oliveiras centenárias também ficariam bem. Não em toda a area, mas umas por outras. Laranjeias e oliveiras centenárias, que tal?

Anônimo disse...

Eu concordo que plantem novamente as laranjeiras por serem mais tipicas

Anônimo disse...

Tu de socialista tens muito pouco.

Anônimo disse...

Sr.Varandas- Publicacão de 9/11/2009.
O folhetim "como o sr.lhe chama" sobre as laranjeiras, está a ser politiquice sua, é o Sr.que está a falar nas laranjeiras e a alimentar esta guerra que o Sr.diz existir entre MUDAS e PS,s abrindo a sua guerra também ao quadrante politico"diz o senhor"que está na Câmara com o Presidente Grilo.
Esse quadrante polìtico,acredite,tem como objectivo o bem estar e desenvolvimento do Concelho e não alimentar a guerra que o seu bogue e o Sr.são artistas em promover.
O trabalho de equipe que vocês na Câmara nâo conseguiram realizar, nem tiveram capacidade para gerir a seu belo prazer,foi fruto da vossa incapacidade: O nosso objectivo é colocar o Concelho do Alandroal no lugar que merece, afim de evitar que alguém se envergonhe de cá viver, porque esta ,é a nossa Terra.
O quadrante politico que o Sr.fala
pede-lhe que tenha respeito com o que diz, que pense melhor o que escreve, para não levantar suspeicões aos leitores do seu blogue e não os levar acreditar naquilo que o Sr.diz, o que não será um bom contributo para a democracia.
Esta Câmara irá preocupar-se com a qualidade de vida no seu Concelho, com o seu bem estar, com o seu desenvolvimento e sobretudo restituir ao Alandroal o seu bom NOME,não se preocupe com as laranjeiras, nós já percebemos que o Sr. também não gosta delas,cure a dor de barriga com chá de laranjeira.
Cabe-nos a nós contribuir e não destabilizar.

O quadrante Politico...

Anônimo disse...

Rosinha
Quem fala do que não sabe leva na marmita. Muito bem o comentador 9/Nov/2009 12:06:00, não podia ter sido mais claro e sem ofender ninguém.

Anônimo disse...

Pobre Alandroal, estás à mercê de oportunistas, ninguém faz nada de útil, ninguém dá ideias, mas todos ajudam na peixerada, se um dá uma ideia agora era do Nabais, se um dava uma ideia anterior ás eleições era do contra. E assim se vai passando o tempo. Aproveitem o que está bem, não destruam só porque foi o anterior a fazer, aliás com a concordância dos actuais, preservem o bom e melhorem o que está mau.
E cuidado com a sede de vingança é má conselheira e ajuda a cometer erros gravissimos.
A............+

Anônimo disse...

http://www.bugasfreeblog.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu acho que um Chaparro ainda era melhor gandes otarios

Anônimo disse...

Porque é que o anónimo das 12,06 h não dá a cara se esconde na capa do anonimato, quando faz ameaças ao Rosinha em termos de esclarecimento na Assembleia Municipal, ou tem vergonha que se saiba quem è ?
Assinado

Joao Martins

Anônimo disse...

EU PUNHA UMAS BANANEIRAS, BANANAS PARA ALGUNS MACACOS

Anônimo disse...

Concordo com as oliveiras e laranjeiras centenárias, tudo é melhor que o deserto das palmeiras.

Anônimo disse...

As coisas mais burras que já vi, tanta coisa com as lanrajeiras, então porque agora o Grilinho não plata os Alandros que estiveram antigamente?
disso não se lembram, só se lembra do que o nabais fez, mas o que o Melrinho fez ninguém se lembra.
Pessoas estas só pendurados...

Anônimo disse...

Oh rosinha mas kem fez o projecto foi o teu padrinho nabais,por isso se achas k esta mal a boka de incendio e a passagem estreita vai-t keixar a ele...

Anônimo disse...

E porque não cactos gigantes....

Anônimo disse...

Há sempre vantagens e desvantagens, sejam laranjeiras ou palmeiras. As Palmeiras com o passar dos anos ficam com raizes muito fortes e, como tal, tornam-se prejudiciais ao subsolo originando problemas em fios ou canalizações. Por outro lado não necessitam de rega como as laranjeiras. As laranjeiras tem raizes menos prejudiciais. No entanto, provocam um maior consumo de água, a não ser que exista algum tipo que não necessite, e são mais tipicas desta faixa mediterrânica. Vendam as laranjas para pagar a água!!!

Inventem uma industria a partir das laranjas!!!

Que são muito uteis para a saúde, não tenham duvida! Se todos bebessem dois ou tres copos de sumo puro deste precioso fruto, não precisavam de comprar tantas vezes C Gripe!!!

Anônimo disse...

Eu cá nao metia nenhuma arvore, para se acabar com a polemica de palmeiras ou laranjeiras, plantava-se uns chapeus de sol, faziam sombra e pronto :-))))

Anônimo disse...

Acho que se devia pensar mais no futuro do nosso patrimonio,e deixar mos de ser egoistas,ha sempre vantagens e desvantagens,agora que as coisas vao a meio deixem se de guerras e concluam as obras,porque a população e quem circula na via nao tem culpa das guerras que existem entre a politica..a guerra vem da mao do HOMEN...
Sejamos realistas,e deixamo nos de falar da vida um dos outros e do que cada um pensa,opinioes sao opinioes,deixem de pensar e olhar so para o vosso umbigo,com estes blogs as pessoas so vem revelar o que sao,e que derivado ha politica anda tudo em guerra e de costas voltadas...Cada um faz o que faz,a seu tempo todos havemos de pagar pelos nossos actos..
gostava de assinar mas derivado a estas guerras e politicas nao vale apena,entendam se e metam se cada uns nos seus lugares..

Anônimo disse...

´´ Para aqueles que se importam com a minha opinião, tenho a dizer-lhes que todo este "folhetim" sobre as laranjeiras, não é mais que uma POLITIQUICE, de pessoas que querem alimentar a guerra entre MUDAs e PSs. E tenho quase a certeza, que esta iniciativa não partiu do Presidente Grilo, mas sim de outro quadrante, dentro daquela aliança que se formou na Câmara. Alguém, a quem interessa que os Alandroalenses andem em permanente conflito, e tirar proveito politico disso futuramente.``


aiiiiii costa,costa....
a viiiiida costa.

´´ nao ha dinheiro para obras...
nao ha dinheiro para os salarios dos funcionarios.
nao ha dinheiro para isto,nao ha dinheiro para aquilo...``

mas que raio foi o grilo e o maquinista de recto pa la fazer?
entao o grilo esteve como vice-presidente e nao sabia como estavam as contas?
se sabia foi para la para que?
o costa ja nos sabemos que nao larga o poder por nada(a nao ser que apareça outro 25 de abril).
o maquinista tambem sabemos que sendo marido de uma bancaria,ficava mal chegar a casa cheio de massa e pó ate aos olhos.
é outra classe se me faço entender.
agora o grilinho tinha-o por outro tipo,mas as aparencias enganam.

essa de nenhum euro mal gasto...
se calhar depende do ponto de vista.
nenhum euro mal gasto,a nao ser que seijam uns milhares.


gehen in die Hölle mit diesen Lügen werden

Anônimo disse...

nao vamos estar a gastar dinheiro a toa com trocas de arvores ou dezenas das que eram para vir.

andei a ver o que se podia fazer e ja arranjei suloçao para este problema.

veijam esta belissima arvore:

http://farm4.static.flickr.com/3642/3631786913_d35580728b.jpg


venho propor que ponham 3 dessas(nao mais) a frente da camara e 15 na praça.
nao é nessessario mais.


P.S cabritinha tenho saudades dos teus comentarios.
nao sei se nao gostaste da receita ou da musica kkkkkkkkkk
^.^

Anônimo disse...

E QUE TAL UMAS ALFACES.SAO RASTEIRAS POUPA-SE A AGUA TAO PRECIOSA NAO TIRAM VISIBILIDADE A OBRA NOVA A EXECUTAR SOMBRA NAO PRECISAMOS TEMOS VAGAR DE A PROCURAR [PERCEBERAM E CLARO,A VELHA QUESTAO DO EMPREGO DA-NOS ESSE MALDITO TEMPO PARA A PROCURARMOS NOUTRO LOCAL]E O GRILINHO ATE ENCHE O OLHO SO DE OLHAR PARA ELAS DA SUA NOVA TOCA....

Anônimo disse...

Gostava de deixar aqui uma ideia mas também não me lembro de nada que preste.
Que chatice... Tenho estado com tanto sono.
Deixei-me dormir aqui frente ao computador. Até sonhei... Coisa esquisita; sonhei que este concelho tinha três presidentes: O Dr. Grilo, a Dra. Gabriela e o Dr. Costa...
…Mas, talvez esta ideia não seja assim tão má como à primeira vista pode parecer, então na religião católica não há também as três pessoas da Santíssima Trindade?
Até penso que poderíamos usar isto como uma marca que nenhum concelho terá, e seguindo este raciocínio, contribuiremos até para a reconciliação entre as partes em desacordo por causa das árvores a plantar na praça em frente à Câmara… Que poderiam ser também três de cada espécie.
Não quero forçar nada, é apenas uma ideia que se tiver aceitação poderia ser apresentada na próxima Assembleia da Câmara para aprovação.
Passo a citar:
Um concelho três Castelos.
Um concelho três Presidentes.
Um concelho três Carvalhos.
Um concelho três Laranjeiras.
Um concelho três Oliveiras.
Um concelho três Azinheiras.
Um concelho três Eucaliptos.
Um concelho três Alandros.

Como há pessoas muito perfeccionistas, que frequentemente criticam os erros ortográficos, resolvi escrever este texto no Word, que como sabem, tem um corrector ortográfico. Ao escrever a palavra Alandros, esta aparece com sublinhado a vermelho: indicação de erro ortográfico. Ao pretender que o sistema faça a correcção o computador quer substituir a palavra Alandros por Malandros… Só assim é que ele entende que fica bem.
Não acho justo, Um concelho três Malandros?…
Não, não vou escrever isso. Os perfeccionistas da escrita que critiquem à vontade que eu estou-me nas tintas.
Hor’agora!!! Olha, cá está mais um erro. Quero lá saber, quem é que não comete erros?!…
Porra!!!

Anônimo disse...

Os nabalistas aos poucos estão a denunciar-se, os mais ferverosos nabalistas. Tudo se acaba por saber!

Anônimo disse...

Puta que pariu as palmeiras!

Anônimo disse...

Laranjeiras SEMPRE! Alandros também. Palmeiras NUNCA!

Anônimo disse...

Cuidado Rosinha senão apanhas tautau do Srº Costa.

Anônimo disse...

Quem diria que passados estes anos o PCP=Sr.Costa, se vinha a tornar a família politica mais importante do concelho do Alandroal, o Sr.Costa presidente da câmara,(sim porque estão todos reféns e dependentes dele para algo ser aprovado)e a Sra. Costa presidente da junta de freguesia de São Brás dos Matos, aqui m ais uma vez fica demonstrado como a inteligência de um homem é superior à ganância de um grupo de oportunista que estiveram quase 4 anos a gozar à conta da câmara e a darem o acordo a tudo e quando vislumbraram uma mínima hipótese de ganhar fugiram com desculpas esfarrapadas, pois se não estavam de acordo tinham saído mais cedo, o mesmo sucedeu com a Dra. Fátima assim que ficou sem o apoio do Nabais no Centro de Saúde e sabia que ia deixar de ser Directora, esqueceu os passeios a Cuba e juntou-se ao Grilo. É triste mas quem perde és tu Alandroal. A.............+

Anônimo disse...

Entao e alguem me sabe dizer o que se está a passar com a Choupana? Cá para mim quem pagava a renda era a camara e os funcionários tambem eram da camaram, ouvi dizer que a funcionaria já não recebe a meses!

Anônimo disse...

Já chega de Arvores...
Alguém me sabe explicar quais as funções do Dr. Nejão, isto se o homem já é Dr. porque quando para cá veio ainda não o era mas já ganhava como tal! É vê-lo pelos corredores da Câmara todo inchado, a espalhar medo aos que lhe apetece, para além de filtrar as pessoas até chegarem ao presidente. E esse Arquitecto continua a ser o mesmo ou agora tem mais poderes, por ser amigos dos "Liottes". Já ouvi comentários que são estes senhores os grandes conselheiros do novo Presidente.

Anônimo disse...

Este executivo deve manter as palmeiras e, quanto ao resto é mais urgente fazer melhor, MELHOR! Essa foi a promessa e foi para isso que foram eleitos. Se não conseguirem...venham outros!!!!

Anônimo disse...

PALMEIRAS NUNCA, O POVO AGRADECE E NÃO ESQUECE!

Anônimo disse...

Amigo Varandas á mulher de César não basta parecer séria tem de o ser ...Como tu não precisas de vir agora com esta conversa quem aprovou o projecto ??Foram os que agora como tu dizes fizeram acordos com o muda ou fora vocês enquanto maioria????Tem tneto na lingua ou o teu blogue vai pelo cano abaixo ;Não me parece que seja isso que queres pois não??Lealdade em toudas as cousas ...Lembras-te??

Anônimo disse...

Este é um espaço dos saberes às arrecuas.
Não procurem vislumbres no invisível.

Anônimo disse...

A Verdade - A verdade, quando impedida de marchar, refugia-se no coração dos homens e vai ganhando em profundidade o que parece perder em superfície... Um dia, essa verdade obscura, sobe das profundidades onde se exilara e surge tão forte claridade, que rasga as trevas do Mundo.
As pessoas afivelam uma máscara, e ao cabo de alguns anos acreditam piamente que é ela o seu verdadeiro rosto. E quando a gente
lha arranca, ficam em carne viva, doridas e desesperadas, incapazes de compreender que o gesto violento foi a melhor prova de respeito que poderíamos dar.

PS. Não percebo nada de árvores, mas se o lema é a MUDANÇA, podem inovar e colocar na praça um enorme chaparro.

assinado: Lobo do Rio.

Anônimo disse...

Alandroal: Nabais (PS) suspende mandato


O vereador socialista João Nabais apresentou um pedido de suspensão de mandato por 180 dias, disse ao NA fonte da Câmara do Alandroal.

Nas autárquicas de 11 de Outubro, o MUDA, movimento independente, foi a força política mais votada, elegendo dois representantes. O PS elegeu dois vereadores e a CDU um.

Segunda, 09 de Novembro de 2009 - 13:37

Fonte: - Jornalista : N.A.

Anônimo disse...

Deixem lá a Choupana!? Do mal o menor e o k se passa com a Dr.ª Patricia????? k tanto mal falava do companheiro desterrado la pras bandas do forum pelo Nabais. Agora esta sentada no gabinete junto ao dito. Isto é k é "sorte"..Grrrrrrrrrr

Ass: Escondidinho

Anônimo disse...

Nunca me passou pela cabeça que este Nabais fosse um comentador tão assíduo dos blogues.

Anônimo disse...

Engraçado como o anónimo das 17:25 está preocupado com a Dr.ª Patrícia, o problema é a sua falta de informação ou excesso dela. As vezes que reuni quer com ela quer com o outro sr., foi o suficiente para perceber as capacidade de ambos. Agora o facto de ser colocada junto ao dito sr., só será para ela fazer o trabalho dele, e depois levar ele os louvores... tipo secretária de quem nem sabe fazer e por consequencia nunva saberá mandar!!!!

Anônimo disse...

Meu rico Alandroal,
Onde não há gente feia.
Só que agora volta e meia
Já de tudo dizem mal.
Nunca se viu nada igual;
Que é que tem esta gente
Para estar tão descontente
Com o que por cá se passa?
Marroquinos de má raça…
Que povo tão exigente!

Que povo tão exigente…
Sofre quem os não entenda
E nem com eles aprenda
Por mais que queira e tente…
Pobre deste Presidente,
Está metido numa alhada.
Não dispõe de quase nada
Para por tantos dividir…
Não sei como vai cumprir;
A coisa está complicada.

A coisa está complicada,
E agradar sem enganos
A gregos e a troianos
Não sei como se agrada.
Essa grande caldeirada
Que agora lhe foi servida,
Ocorre uma vez na vida
E não volta nunca mais!
Nunca há duas iguais
Pense já noutra saída.

Pense já noutra saída.
Nem tem que ser algo novo,
É ir cativando O Povo
Com a atenção devida.
Ao facilitar a vida
A todos sem excepção,
Conquista-lhe o coração
E terá votos de sobra!
Se for esta A Sua Obra
Nem terá oposição!

Nem terá oposição
Que o possa derrubar.
Está na hora de MUDAar
Não perca a ocasião.
Passará com distinção
Se apostar nas Pessoas.
Sem crivo de más ou boas,
Os ódios são para esquecer.
Se assim não for, vais perder,
Coração que não perdoas.

Anônimo disse...

ke se lixe o Costa e as palmeiras, k se lixe os nabalistas eu SOU ALANDROALENSE Á 45 ANOS E NÃO QUERO CÁ O GAJO DE ESTREMOZ - O CANHOTO. a drª Gabriela é amiga dele eu sei mas quem manda no alandroal não é uma pessoa de borba esse Canhoto já cá esteve e a choupana teve que ir a tribunal perguntem ao Jeremias, esse canhoto que o dr, grilo quer trazer para cá faz-me mudar outra vez,,, já mudei e votei no MUDA mas se esse fulano vier para cá mudo-me outra vez. Porra quem manda aqui são os alandroalenses!!!!~MJC

Anônimo disse...

Koncordo com o Manuel Coelho se koneçarem j+a a meter gajos de fora t+a bem tá.

Anônimo disse...

Para alguns "tontos" que julgam que a história do Alandroal é a "estória" da sua vida, ou daquilo que ouvem a outros tontos, não precisam de estudar muito nem queimar os poucos utilizados neurónios.
Basta ver as fotos antigas da Praça (mais de 100 anos)e verão quais as árvores que predominavam.
Mas nem é preciso isso, basta ver as árvores mais antigas que ainda lá existem e verão que são as palmeiras.
Ainda posso dar mais uma ajuda; vão ver nos "Montes" do Concelho e vejam quais são as árvores antigas que ainda se encontram em muitos deles e vão encontrar palmeiras.
E é normal que assim seja pois temos uma história comum com a Espanha e com o Norte de Àfrica. Aliás, vão dar uma volta pelo sul da Extremadura e depois pela Andaluzia e verão qual a árvore que predomina como elemento decorativo nas Praças e Jardins.Aproveitem para reparar na diferença de idade entre as palmeiras e as árvores de sombra que aí existem.
Aliás, façam uma excursão pelo nosso país e verão a quantidade de cidades e vilas que está aoptar por palmeiras como árvore de embelezamento. É que além de ser uma árvore bonita, tem a vantagem de crescer com pouquíssima água, que é uma coisa cada vez mais preciosa. Eu acho que a opção do arquitecto que elaborou esse projecto faz todo o sentido, isto é; as palmeiras para embelezar e fazer a ponte com a tradição e as árvore de sombra e a água,como forma de "arejar" e dar qualidade ambiental à Praça.
As laranjeiras antigas (e não são muitas), vão encontrá-las sim mas nas hortas e quintas, porque era aí que havia água em abundância e a sua função era a produção de fruta, como factor económico.
Ponham lá o que quiserem mas, digam o que disserem, a verdade é que as lanjeiras na Praça não são antigas, teriam no máximo 50 anos.
Mas como agora os comunistas parece terem voltado ao poder no Alandroal e esta gente só conhece a "estória" deles, não me admira que voltem as laranjeiras.
Com algumas incorrecções pelo meio (é verdade), o que ninguém pode apagar é que o Alandroal evoluiu, a todos os níveis, mais nos últimos 8 anos do que nos 20 anteriores.
Infelizmente, pelo que se vê neste início de mandato, tenho dúvidas sobre o futuro.
Será que era isto que o Grilo queria ou está prisioneiro do PCP?
Como diz o povo; atrás de mim virá, quem de mim bom fará!

Anônimo disse...

Nem um euro mal gasto!não era este o lema do novo presidente?então a com o que é que vão adquirir as benditas laranjeiras?se fossem trocadas pelas palmeiras, mas parece que estas vão para a zona da expô, ou seja, têm de ser pagas.Vamos gastar mais quantos euros na compra das laranjeiras só para agradar a 2 ou 3 que andam lá de roda.
O Nabais só ouvia os lambe botas dele, agora o Grilo também só ouve os lambe botas dele. parece que nisso não houve grande mudança.
é pena a politica ser assim.
por mais que se mude parece que é sempre mais do mesmo

Anônimo disse...

50 anos?

No máximo 40, porque quem as mandou plantar foi o Cisneiro! Vão ver em que época ele foi presidente.
Um coisa é o gosto de cada pessoa e isso não se discute, outra coisa é virem para aqui escrever coisas que não sabem.
Este comentário anterior diz tudo sobre a história das palmeiras!
Se alguma história há e com largos anos (cerca de um Séc.) é relacionada com as palmeiras!
Portanto os senhores que defendem a colocação das Laranjeiras,segundo eles pelo passado histórico, não sabem o que estão a dizer e só o dizem por motivos políticos!
É por haver estas mentalidades nesta terra que não passamos da cepa torta!

Anônimo disse...

Os últimos 8 anos estão a ser investigados e há quem esteja com o rabo entalado. Não se distraiam com palmeiras e laranjeiras, muito mais importante agora é que se faça justiça. Se houve abuso de poder, tráfico de influências, corrupção e desvio de dinheiros públicos alguém terá que ser chamado à responsabilidade. Enquanto se ficar impune perante crimes como estes a sociedade está condenada.

DOA A QUEM DOER!

Anônimo disse...

Face ao que (felizmente) já se sabe sobre as redes de corrupção em
Portugal, um chefe de Governo não se pode refugiar no "no comment" a
que a Justiça supostamente o obriga, porque a Justiça não o obriga a
nada disso. Pelo contrário. Exige-lhe que fale. Que diga que estas
práticas não podem ser toleradas e que dê conta do que está a fazer
para lhes pôr um fim. Declarações idênticas de não-comentário têm sido
produzidas pelo presidente Cavaco Silva sobre o Freeport, sobre Lopes
da Mota, sobre o BPN, sobre a SLN, sobre Dias Loureiro, sobre Oliveira
Costa e tudo o mais que tem lançado dúvidas sobre a lisura da nossa
vida pública. Estes silêncios que variam entre o ameaçador, o irónico
e o cínico, estão a dar ao país uma mensagem clara: os agentes do
Estado protegem-se uns aos outros com silêncios cúmplices sempre que
um deles é apanhado com as calças na mão (ou sem elas) violando
crianças da Casa Pia, roubando carris para vender na sucata,
viabilizando centros comerciais em cima de reservas naturais,
comprando habilitações para preencher os vazios humanísticos que a
aculturação deixou em aberto ou aceitando acções não cotadas de uma
qualquer obscuridade empresarial que rendem 147,5% ao ano. Lida cá
fora a mensagem traduz-se na simplicidade brutal do mais interiorizado
conceito em Portugal: nos grandes ninguém toca.

Vou enviar para todos os blogues do Alandroal(vamos ver quem é que não tem coragem para publicar.)


ASS:um cargo como o seu, e um carro igual

Anônimo disse...

gosto de ver o nós por cá na sic, principalmente aquela parte " se eu mandasse"se eu mandasse,mesmo sem a obra concluida mandava tirar a boca de incêndio do pé da fonte, porque acho que fica ali mal, e mandava colocar carapetos bem aguçados no muro da fonte que é para aquelas pessoas que falam mal da vida dos outros ficaram com o cú todo picadinho!!! Á dias passei lá e ouvi o srº "Balanças a falar mal de tudo o que estava na praça,isto é porque foi o ex presidente que mandou fazer,até com uma certa raiva será que ele é assim tão má pessoa??? Ah já sei foi porque na altura que ele mais precisava ele lhe estendeu a mão!!! Lembra-se srº "Balanças" ??? Pareçe que não é pena!!!!! INgrato é o que o SRªº é!!!!!

Anônimo disse...

50 comentários a discutir se são laranjas ou palmeiras? Tenham dó e vão mas é ás reuniões de câmara e da assembleia que são os sitios certos para confrontarem os arautos da muuuuuuuuuudança! Deixem-se de bloguisses e vão discutir a política da terra nos locais e alturas proprios! Saiam da toca para darem cara!!! Mu... Mu.. Mu.. Mudem a sério!