sábado, 26 de dezembro de 2009

ARTESÃOS DO ALANDROAL, CARLOS DAMAS



O Concelho de Alandroal é uma região muito rica em artesanato, todo ele a merecer divulgação aqui no Alandroalandia, desse muito artesanato, vou hoje destacar os trabalhos em madeira de alandro, ou aloendro de Carlos Damas. De salientar que o alandro é o arbusto da qual se deu a origem do nome Alandroal.

Carlos Damas, nasceu Horta do Jaime em Alandroal há 39 anos. Desde tenra idade ajudava os pais na lide da horta e sentiu- se desde logo com tendência para os trabalhos manuais, nomeadamente a fazer caguedas, bolotas, cravos, canudos... tudo utensílios para aplicar em animais criados na horta.

Aos 17 anos sofreu um grave acidente de mota que o atirou para o Hospital de S. José durante 4 meses, teve uma recuperação difícil e com mazelas para a vida inteira, que ainda agora não lhe permitem fazer certos serviços.

Decidiu então enveredar por fazer algo que já o fascinava desde os tempos de miúdo. Réplicas dos utensílios utilizados nas lides da agricultura.

E agora é um dos artesãos que pode ser admirado, muitas vezes nos bancos da praça principal ou no Rossio dos Arquizes em Alandroal.

Eis algumas das suas mais recentes peças decorativas, oportunamente divulgarei mais.

A Ceifeira

O Trem de caça

Outro Trem

O Pastor

O Chorrião

Várias peças decorativas

Contacto do Carlos Damas - Telem: 964 635 597

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bons os trabalhos do artesão Carlos, grande evolução na arte de esculpir a madeira. Pessoalmente gostei muito da ceifeira e do pastor.

Cabé

Anônimo disse...

Peças lindíssimas. Parabéns.
Patrícia Cid

Buga disse...

As pessoas preferem remeter-se ao silencio sobre noticias destas, mas se lhes der-mos noticias de politica, batem recordes de comentários......
São coisas destas que levam o BOM nome do Alandroal e de todo o seu concelho a bem longe...
Isto sim são boas razões e todos nó as deveria-mos valorizar...
É o que eu tento transmitir também, mas as pessoas preferem ofender-se umas ás outras sobre assuntos que só ficamos a perder...
Enfim, por vezes a "coisa" até não é tão grave como alguns fazem ou tentam fazer com que os outros assim o pensem, mas somos nós que as "estragamos", e nos deixamos levar por conversas da TRETA!!!!!!
Deixo aqui os meus parabéns ao Carlos Damas e a todos quanto fazem o bem e ajudam a divulgar do nosso concelho, mas de maneira saudável, e não por razões de Anormalidades e maliciosas de alguns mentecaptos...

Anônimo disse...

Rosinha, quero pedir-te um favor, tu como membro da Assembleia Municipal, faz lá um serviço que deveria ser a CMA a fazer no seu portal web. Publica aqui as datas das reuniões, bem como a hora, das Assembleias Municipais. Que em abono da verdade são o órgão máximo de um municipio.

Abraço
VC

Anônimo disse...

Estás a ver? O teu comentário até seria bom se não tivesses utilizado o termo anormalidades, maliciosas e mentecaptos. Podem-se dizer as coisas de uma outra forma... a fórmula inteligente da escrita! Sei que não foi por, mal mas há coisas que se pegam com muita facilidade. Em tudo o resto estou em sintonia com o que escreveste.

Varandas disse...

Em reposta ao BC, sou a informá-lo que em posteriores Assembleias Municipais, não só informarei o dia e hora das assembleias, como darei a conhecer a Ordem de Trabalhos.

Abraço, Rosinha.

Anônimo disse...

O gabinete de imprenssa da CMA envia para todos os blogs aqui do Alandroal notas de imprenssa!
O Rosinha só não publica os dias das assembleias e ordem de trabalhos porque não quer...

Varandas disse...

Por vezes penso que não percebo os meus leitores, ou eles não me percebem a mim.

Então estou a dizer que em posteriores Assembleias vou informar até da Ordem de Trabalhos e o leitor acima diz que eu não publico porque não quero!!!????

Dá para entender?

Quantos às Notas de Imprensa, é verdade que o Gabinete de Imprensa da Câmara me enviou as duas que saíram até agora, mas estas não continham nada que tivesse a ver com as Assembleias. Para isso servem os Editais afixados em lugares públicos.

BOM ANO, Rosinha.

Anônimo disse...

O que é que estes últimos comentários têm a ver com o artesanato?
O Alandroal no seu melhor......

Anônimo disse...

Fim de Ano, é tempo de fazer uma rectrospectiva ao sessenta dias passados após as eleições.Programas eleitorais , promessas não cumpridas.Falou-se que não haveria castigos para ninguém o que não aconteceu, a Câmara estava numa situação financeira dificil (distribuiram-se Cabazes de Natal)admissões automáticas de pessoal, festas e mais festas, iluminou-se tudo para o Natal , para quê metade está às escuras, interropeu-se as obras do futuro estádio municipal, talvez a da praça não aconteceu o mesmo, senão seria mais um elefante, continua-se na expectativa entre palmeiras e larangeiras (em 1910 já existiam palmeiras e não larangeiras)afinal professor Grilo onde estão todas as promessas eleitorais? encerrou o bar do Forum, acabarm-se os concertos (embora já agendados),será que todo o espaço do Forum está apenas virado para meras sessões de fados amadores? e o espaço para o mais novos, serão as ruas? propicias à deliquência, que cada vez mais prolifera no Alandroal, vejamos por exemplo os assaltos que tem vindo a acontecer, irá tambem fechar o bar das piscinas,café do mercado e o bar das camionetas?talvez vontade não lhe falte.Onde está o Grilo que andou pelas ruas distribuindo sorrisos com a esposa, apreguando (banha da cobra)aquilo que não fez, apenas para dar a facada nas costas ao companheiro, que lhe arranjou uma cadeira e uma secretária na Câmara (vingança). Apenas se passaram 2 meses, daqui até completar o resto do mandato o que irá acontecer, o futuro o dirá.Passagem de ano no Forum ( certamente só para alguns)serão VIPS? porque não tambem no lar, pelo menos pagava os votos aos velhotes ou agora já não servem?Claro com o almoço do Natal e a festa nos Bombeiros pagou-se o favor de meter a cruz no MUDA.
Professor Grilo por agora, termino, mas faça uma introspectiva e veja naquilo que já errou, pois como eu , e não me identifico com nenhuma força partidária, há muitos mais ALANDROALENSES, atentos, afinal a mudam-se pelos vistos foi para pior.Mais vezes aqui virei, se necessário de uma forma ou de outra para criticá-lo ou aplaudi-lo, por agora será apenas a primeira e não seja tão arrogante, apenas um conselho.
Já agora aproveito para lhe desejar um Bom Ano e não destrua o que se ganhou nestes ultimos anos.

Falcão

Anônimo disse...

Só podias ser falcão uma espécie de ave de rapina que estava habituada a eu quero, posso e mando. Isso acabou meu anjinho, por aqui preferimos as aves que voam livremente. Podes tirar o cavalinho da chuva, já todos sabemos quem tu és!