quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

MUNICÍPIO DE ALANDROAL - NOTA DE IMPRENSA



Alandroal: Autarquia mantém taxas de Derrama e IMI

A grave situação financeira que o município de Alandroal atravessa, visível pela superação dos limites de endividamento previstos pela lei das finanças locais, não vai permitir uma diminuição nas taxas de IMI e Derrama, para o ano de 2010. Esta foi a principal conclusão da reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Alandroal, que decorreu recentemente no auditório do edifício sede do concelho. A proposta levada à Assembleia Municipal, e aprovada por maioria, fixa a taxa de IMI em 0,7% para prédios urbanos e em 0,4%, para prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. Já a Derrama vai fixar-se em 1,5%.


João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, esclareceu que “apesar de ser intenção futura deste executivo baixar as taxas de Derrama e de IMI, a grave situação financeira que o Município atravessa não nos permite, para já, menosprezar qualquer fonte de receita”. “Apesar disso, este executivo tem em preparação programas que visam uma diminuição destas taxas, em situações particulares, como são os casos dos jovens empresários que queiram fixar as suas empresas no nosso concelho, ou ainda quando se tratem de programas de recuperação de imóveis nos centros históricos”, afirmou João Grilo.

De referir ainda que as taxas de Derrama e IMI foram aprovadas com 14 votos a favor (MUDA e PS e um independente), 4 votos contra (CDU) e 0 abstenções.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Alandroal

37 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde!

Só um reparo, quando se diz na redacção "A proposta levada à Assembleia Municipal, e aprovada por maioria, fixa a taxa de IMI em 0,7% para prédios urbanos e em 0,4%, para prédios urbanos".
Será que não querem dizer 0,7% para prédios RÚSTICOS e 0,4% para prédios URBANOS???

ATENTO

Anônimo disse...

Bem!!! O Gabinete de imprensa do municipio é uma máquina a cometer erros!! Na convocatória da Assembleia apresentam uma legislação que já não existe... agora falam em 0,7% e 0,4% como quem fala de batatas, maçãs...!!! É a competência no seu expoente máximo....

Anônimo disse...

E muito faz o Roberto, a quem reconheço muitas qualidades. Só que ele foi para a Câmara como estagiário, logo para ganhar experiência com alguém com mais tarimba. Só que a Fernanda Romão é pior que ele e já não é estagiária, o Grilo sabe isso e pagou o apoio da família com um emprego mas não a meteu no Gabinete de Imprensa.
A célebre Rita Sá da Studycom que ía assumir a Assessoria de Imprensa continuando o trabalho da campanha parece que deu de frosques.
Agora o rapaz é que paga as favas da incompetência dos outros.
Mas, deem-lhe tempo que ele faz-se um bom assessor de imprensa.

Anônimo disse...

Esta estória já é velha. Todos os que entram fazem o papel de justificar o que não querem fazer com as dívidas dos anteriores.
Se não há dinheiro para pagar os salários como é que se justifique que estejam a meter gente nova?
O bate-estradas foi logo no dia seginte, a Fernada Romão foi logo a seguir, depois foi o Galhardas, agora foi o Saraiva e o Marco tamem já se despediu do emprego porque vai para a Câmara a rapariga do Rosário há quase um mês que anda a dizer que vai entrar, mais um mês ou dois e estão lá todos os que foram candidatos do MUDA mas não foram eleitos passaram para emoregados da Câmara.E o primo Vitor também está de volta ao Desporto.
Então não há dinheiro para pagar os que estão e há para pagar os que entram de novo?
Tenham vergonha na cara, ao menos calem-se, façam o vosso trabalho e daqui a 4 anos se apresentarem mais trabalho do que os anteriores, então podem falar.
Mas tenho dúvidas, com este começo, até já os comunas andam descontentes com o negócio que fizeram.
Afinal tirando o emprego do Costa e meia dúzia de larangeiras, o que ganhou a CDU com esta aliança? Até obrigaram o Costa a votar a favor do IMI e da Derrama para depois ser emxovalhado pelos camaradas da Assembleia Municipal. Eu é que os oiço aí pelos cafés a dizer que foram enganados 2 vezes, perderam um vereador a agora estão a ser outra vez enr... pelo Grilo e seus muchachos.

Anônimo disse...

A Fernanda dizia ela que apoiava o João Grilo mas que para a Câmara não queria voltar... nota-se!!!

Anônimo disse...

Sr. Presidente, não fica bem começar o mandato a enganar os cidadãos. Em todas as câmaras, tal como na minha, tirar dinheiro de uma rubrica para outra num mês e voltar a meter o dinheiro naquela rubrica no mês seguinte ou quando for necessário é a coisa mais natural. Isso não é gastar o dinheiro de uma coisa para gastar na outra, pois se não fosse assim para que fazem as câmaras tantas alterações orçamentais? e todas fazem, sejam grandes ou pequenas, com muitas ou poucas dividas.
Se você disser que não vai fazer eu só tenho uma conclusão; ou não percebe nada da gestão autárquica ou está a faltar à verdade.
Não lhe fica bem esta postura porque revela falta de respeito pelas pessoas, até pelas que votaram em si.
Pode argumentar o que quiser, pode até ter razão quanto ao endividamento, não sei, mas este argumento não é sério.
Garanto-lhe que durante os 4 anos de mandato vai mexer várias vezes no dinheiro da rubrica das despesas com pessoal para acudir a faltas pontuais de verba noutras rubricas. Se for essa a única "maldade" que fizer ao longo do mandato dou-lhe os meus parabéns, mas não acredto. Só se não fizer nada a não ser gestão corrente e mesmo assim tenho dúvidas que consiga.
Sabe, é que nem todos somos parvos e ignorantes nas contas dos municípios.

Anônimo disse...

Afinal não correram com o rapaz do Forum por falta de dinheiro como andavam para ai a dizer.
O que o sr. Grilo tem é que cumprir com as suas promessas eleitorais e colocar na câmara a ganhar dinheiro todos aqueles a quem comprou os votos mesmo que não tenham nenhuma capacidade para o cumprimento dos cargos.
É uma vergonha dispensar os serviços de alguem com capacidades profissionais e fechar um espaço de interesse público alegando que o motivo é falta de verba quando todos sabemos que diariamente entra para a câmara uma séria de gente, na sua maioria incompetentes e digo isto porque os conheço.
Com tanta falta de seriedade é impossível Mudar qualquer coisa.

Anônimo disse...

Alguém esclareça esta trapalhada afinal qual a a taxa de IMI dos prédios urbanos e rústicos!!!! Em vez deste presidente andar a dizer mal do Nabais, devia sim preocupar-se com estas situações, e de (Convocatórias de Assembleia com legislação revogada, de notas de imprensa, com erros graves... - Para isso é que à um Presidente, ou será melhor lêr as definições das suas competências)

Anônimo disse...

SOBRE OS COMENTÁRIOS
Dois mesitos passados e ainda andam tão nervosos e revoltados. Eles, licenciados em comentários anónimos, estão identificamos de A a Z.
Fingindo que são quem não são, andam enganados a pensar que enganam os outros.
Como lhes dói que, pela primeira vez na história da democracia do Alandroal, o povo tenha chumbado o tão “brilhante” trabalho de um presidente. Isto, porque ainda nenhum presidente se tinha recandidatato e perdido.
Depois de um trabalhinho tão bem feitinho ao longo de oito anos, dizem as estatísticas que um terceiro mandato não só se ganha como se aumenta a votação. Mas, aconteceu o impossível de acontecer. Tão impossível que estiveram 3 dias a beliscarem-se mutuamente para ver se acordavam do pesadelo. Agora, aparentemente despertos, vêm nos pregar que a culpa foi dos eleitores ou, mais radicalmente, que a culpa foi de haver concorrência no sufrágio para as autárquicas.
Mas de quem terá sido afinal a culpa de ter acontecido o que não podia ter acontecido?

Miguel Claréu

Anônimo disse...

a festa está a ser feita pela cdu.Têm um veredor a tempo inteiro,que já era reformado da politica,e que agora é o homem que tudo decide nas votações das Reuniões de Câmara.e está-se nas tintas para que os camaradas na assembleia municipal vão contra ele.
O dele(ordenado) vai caindo e não é pouco,e os colegas da assembleia recebem apenas un valor simbólico como valor de presença.
iSTO É A PORCA DA POLITICA.

Anônimo disse...

É obvio que a Fernanda Romão não ia recusar o cargo... nunca se recusa quando a possibilidade é subir na vida... entre assessorar o Presidente e estar num Gabinete de Imprensa completamente desajustado não há que enganar no que escolher não é...

Anônimo disse...

Costa és o maior! Consegues ter o Grilo e a Fátima como reféns com estes pelouros:
"Os pelouros do Ambiente e limpeza pública, arruamentos e rede viária, Jardins e Espaços Verdes, Iluminação Pública e Electrificações, Sinalização de Trânsito, Cemitérios e Defesa do consumidor".

Anônimo disse...

Já que estão a meter tanta gente na câmara, então ponham mais um mas com alguma curriculum e experiência que possa ser uma mais valia para a autarquia. E algum com conhecimentos técnicos na elaboração de notas de imprensa.... E a câmara não tem dinheiro e os tachos estão a ser preenchidos pelo pagamento dos votos, os candidatos à câmara já lá estão quase todos.

Anônimo disse...

As eleições já passaram por isso hoje comenta-se o que é actual, os despachos proferidos, as convocatórias para as reuniões, as decisões do executivo e da assembleia.O Sr. Miguel está enganado, os nervos, pelo menos os meus, só existem porque vejo decisões "esquisitas" e contrárias ao que o actual executivo tanto apregoou antes de ser eleito.Depressa se esquece o que se diz, mas, pela boca morre o peixe.vamos esperar para ver o desempenho.

Anônimo disse...

A culpa foi dos parolos que votaram no actual executivo e agora aguentem-se à bronca....Isto ainda vai dar que rir.........

Anônimo disse...

Ao "ATENTO" do dia 3 de Dezembro das 15:24:
Estás tão atento que consegues dizer aquelas parvoíces! Devias era ler a legislação sobre o assunto( decreto lei de 2007-financionamento dos orgãos das autarquias locais). Não vês que os prédios rústicos têm taxa fixa que é de 0,8% e logo não precisam de aprovação em Assembleia Municipal ao contrário dos urbanos que têm uma margem dos 0,4% aos 0,7%.Santa ignorância.Deves pensar que os outros são como tu!! Como tu estavam muitos deputados na Assembleia Municipal, incluindo os Presidentes de Junta do PS que certamente nem esta legislação con hecem.Boa Noite.

Anônimo disse...

Anónimo das 0:00:00 de 5/Dez/2009

Ainda não precebeu o que está mal:

Nota imprensa:

"....fixa a taxa de IMI em 0,7% para prédios urbanos e em 0,4%, para prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis."

Será que está correcto!!!!

ou

...fixa a taxa de IMI entre 0,7% e 0,4%, para prédios urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis!!!

Verique qual a diferença....

Santa Ignorância....

Viva ao MUDA/CDU, esperamos pela primeiro acto, acção, com alguma coerência!!! É uma áfrica este meu Alandroal, anda tudo á deriva:::

Anônimo disse...

agora ouvi dizer que o novo Presidente vai tirar alguns funcionarios que estavam ja na sua profissao ja a bastante tempo.
ate ouvi dizer que era a pedido do senhor costa.
sera verdade?
sera que nada mudou?
vamos esperar para ver

Anônimo disse...

A pedido do Costa, ou exigência dele? A Fátima só se ri. Ri-se de tudo.Não foi feita para estas andanças. Alandroal onde foste cair.

Anônimo disse...

Mais um... O Saraiva já lá está, quem virá a seguir??? Pelos vistos alguém de Terena mas que até mora no Alandroal... Tanto profissionalismo o desta CMA.

Anônimo disse...

Fala-se aqui pela Vila que as mudanças de pessoal já chegou ás mulheres da limpeza.E ao que se diz à dedo da cdu.
Está bonito,está.

Anônimo disse...

SOBRE OS COMENTÁRIOS I
Dois mesitos passados e ainda andam tão nervosos e revoltados. Eles, licenciados em comentários anónimos, estão identificamos de A a Z.
Fingindo que são quem não são, andam enganados a pensar que enganam os outros.
Como lhes dói que, pela primeira vez na história da democracia do Alandroal, o povo tenha chumbado o tão “brilhante” trabalho de um presidente. Isto, porque ainda nenhum presidente se tinha recandidatato e perdido.
Depois de um trabalhinho tão bem feitinho ao longo de oito anos, dizem as estatísticas que um terceiro mandato não só se ganha como se aumenta a votação. Mas, aconteceu o impossível de acontecer. Tão impossível que estiveram 3 dias a beliscarem-se mutuamente para ver se acordavam do pesadelo. Agora, aparentemente despertos, vêm nos pregar que a culpa foi dos eleitores ou, mais radicalmente, que a culpa foi de haver concorrência no sufrágio para as autárquicas.
Mas de quem terá sido afinal a culpa de ter acontecido o que não podia ter acontecido?

Miguel Claréu

Anônimo disse...

Mas o Saraiva faz lá o quê? Certamente põe o pessoal a fazer uns abdominais nas horas de lazer... para manterem a elegância!!

Anônimo disse...

Entreguem o concelho a Elvas ou a Reguengos

Anônimo disse...

Então porquê, não gostam do vosso concelho ou essa é uma forma airosa de comentarem sem nada dizer? Não têm convicções do género acreditar em algo, mais que não seja no regime nabalista, e perceber de uma vez por todas onde se situa o concelho do Alandroal? Vá lá, façam um esforço que a malta agradece!

Anônimo disse...

Saraiva como chefe de gabinete!!!!
eheheheh... vou me dedicar à pesca

Anônimo disse...

Chefe de quê??? Vai lá vai, até a barraca abana... Coitado do nosso concelho. Mas o que sabe ele de politica?

Anônimo disse...

é um tacho à medida dele... mais nada... gente que só olha para o proprio umbigo...

Anônimo disse...

Ele nunca passou cartão a ninguém. Mais vale voltar para a escola e por os meninos a correr e a saltar.Presunção e água benta.

Anônimo disse...

Sim pessoal descansem o "Tal" não vai mais voltar!

Anônimo disse...

Ao anonimo de 04/12/2009 20:12.00
que parece andar muito preocupado com o vencimento do Vereador Costa e seus colegas da Ass.Municipal da CDU que ganham um valor simbólico como senha de presença.
Os Deputados Municipais, auferem todos o mesmo valor da sua senha de presença.
O Vereador Costa, aqui é que está a sua preocupação,não tem o grande ordenado que o senhor quer fazer crer.
O Vereador Costa, como reformado, ao abrigo da Lei 52 - A/2005, Artº9 recebe apenas 1/3 do vencimento de Vereador ou sejam 814.14 euros, subtraíndo os descontos de IRS, CGA,e ADSE já fica a saber o meu ordenado. Penso que ficou esclarecido! Vereador Costa

Anônimo disse...

Ó camarada Costa se não foi pelo vencimento, foi porquê?
Só por ódio ao Nabais?
Só por ódio ao PCP (CDU)?
Ou por falta de coerência e desnorteio mental?
Há muitas formas de encher o bolso indirectamente...e o senhor sabe disso muito bem!

Anônimo disse...

Ao camarada das 15/12/2009 22:38:00

Tenha lá calma...
Isto assim vai acabar mal!
Sejamos comedidos.
Então isso são maneiras de relacionamento sadio entre camaradas?
Os camaradas devem ser amigos, tolerantes para com camaradas, que em qualquer momento de fraqueza se tenham deixado ofuscar, pela ilusória luxúria, com que o Capitalismo pretende corromper até os mais insuspeitos activistas da causa do Socialismo.
Vejam bem, quantos já bateram com a porta?
O Dinheiro, meus amigo…
Se encarássemos o Socialismo como uma religião, esta não poderia ser representada por um Deus, pois o Socialismo é ateu por definição.
Mas teria de haver-se com um Demónio, que seria certamente: O Dinheiro!
E é isto que gera uma grande confusão nos pobres mortais, que procuram a todo o custo: A Salvação…
O Deus de hoje é: O Dinheiro!

Em todo o mundo!
Quem mais o possuir, mais e maiores probabilidades terá de vir a: Ser Salvo!!!
Quem é que ainda não enxergou isto?
A vida… Costa!…

Anônimo disse...

Ao senhor de 15/12/2009 22:38.00
Esta foi a segunda e última vez que respondo a anónimos. Sabes porquê? A minha fraca cultura é diferente da tua, porque demonstraste aqui a tua grande falta de educação, alguma vez te ofendi para responderes assim a uma dúvida que tu próprio levantaste? Sinceramente pensei que a resposta que te dei te deixasse tranquilo, mas afinal ficaste nervoso!
Apontas-me falta de coerência, sabes o que isso é?
Perguntas-me se será desnorteio mental, Achas que sim? Cura-te.
Quero lembrar-te que eu nunca odiei ninguém, ao contrário de ti que já demonstraste o anticumunista que és, mas cada um deve assumir-se do que é, não achas? Por favor não me chames de camarada, porque essa palavra, saída da tua boca fica mal. Aprende a ser mais educado e mais humilde.Costa

Anônimo disse...

Não acredito que um vereador se meta aqui a discutir, acho até que ninguem acredita...
nao falem pelos outros, isso é baixaria!!!!

Ass:
1 nariz + 1 olho em cada lado

Anônimo disse...

Então agora já se colocam lampadas de natal de 220V em acessos a crianças e pessoas adultas aí no Alandroal?
Quém é o profissional?
O Artg.65/372 de 14 de Agosto 1985 da DGGE(Girecção Geral de Geologia e Energia), não é permitido mais de 24V em acessos publicos e a menos de 2.5m de altura.
Sou de Reguegos e sou fiscal da CERTIEL, pois fui jantar aí à Maria e não gostei do que vi.

Dou aqui um alerta aos pais, para não deixarem as crianças mexerem nas iluminações de natal, para que não aconteça alguma desgraças como já tem acontecido por país fora, por falta de profissionalismo.

Mas as ações fica sempre para quem as pratica.

ASS. Carlos Caeiro

Anônimo disse...

Atenção!!!

Quem bem avisa bem lhe quer...