segunda-feira, 19 de abril de 2010

COISAS DESTE MUNDO...

Conta o meu homólogo "Chico Manel", no Al Tejo, que no Alandroal têm acontecido " Coisas do outro Mundo " e que eu, em parte tenho a culpa disso!!!

Eu? Eu limito-me a reportar aquilo que vejo ou aquilo que os fantasistas me contam! O mais que me podem acusar é de fazer algumas apreciações irreflectidas, mas nada de sortilégios...

Até porque as lendas, se é que são mesmo lendas, reportam todas essas aparições de que muito se tem falado ultimamente. E estou a falar nisto outra vez, porque mais uma vez aconteceu algo de insólito no Lucefecit, mais propriamente, naquela mística zona circundante ao Castelo Velho e o Endóvelico. Já aqui falei na Bicha e na Moura Encantada, e pensava eu que isto acabava por aqui, mas agora disse-me o Al, que também por alturas da Páscoa, lhe aconteceu algo muito estranho e conseguiu fotografar o que lhes mostro aqui abaixo:

Diz o Al que aconteceu tudo muito lentamente, mas não sabe precisar se essa "lentidão" demorou 1 minuto se 1 hora, sentiu um arrepio na espinha, os cabelos ficaram-lhe em pé e ficou ali petrificado até que o companheiro Bombas lhe deu um encontrão. Recompôs-se, reparou que tinha o telemóvel na mão e o visor mostrava o Lobo do Vale Largo!

Eu não conheço bem a história deste lobo, só sei que matou um contrabandista do Freixo no Vale Largo ( Encostas das Hortinhas ), quando este tentava visitar nas Hortinhas a sua amante numa noite de lua cheia, isto no intervalo entre as viagens que fazia pela fronteira e a sua casa no Freixo ( Redondo ). Contaram os dois comparsas que o acompanhavam e tinham ficado a descansar no moinho do Stil, ouviram uivar e foram em auxilio do " enamorado " companheiro.

Só já viram uma grande figura canina com uns pequenos cornichos a desaparecer e sem alcateia, o companheiro jazia prostrado nas margens do Ribeiro da Moura.

Isto é o pouco que eu sei do Lobo do Vale Largo, se mais alguém tiver conhecimento e quiser ajudar...

Já agora e para apimentar mais um pouco as " Coisas Deste Mundo ", que conglobação terá sido esta no interior do castelo de Alandroal? A foto tirei-a eu ao amanhecer do Domingo de Páscoa, em pleno quintal da antiga Sociedade da Música e a escassos metros da entrada da Igreja Matriz. Só já vi os lugares, mas as brasas ainda mostravam a sua incandescência.


Não é nada do outro Mundo, mas que é enigmático, é...

6 comentários:

francisco tátá disse...

E tu a dar-lhes! Não fosse eu já tão vivido, e não tivesse passado por coisas semelhantes, já me estava a arrepiar todo.
Olha que segundo alguns dizem eu já comprimentei estevas a abanar com "bôa noite", já enchi um saco de gatos e depois de os "abanar" no alcatrão os soltei, numa tasca onde assanhados fizeram fugir a freguesia da dita tasca, gritando que eram coisas do outro mundo.
A questão do Al é fácil de desvendar: estava c´os copos, o que fotografaste no castelo foram "mochos" onde se sentaram os "pilha galinhas" para se "banquetearem" com as ditas e meia dúzia de Portas da Ravessa.
Se continuas assim ainda um dia te aparece a "Moira Encantada" lá para os lados do Magarreiro.
Um abraço
Pode ser que hoje o Sporting se safe...mas eu se fosse a ti fazia uma "mezinha"
Chico

toni disse...

o senhor, esas imagens aparecem sempre que faxo lume, sempre ate de passaros isso deve-se a forma irregular com que as chamas andam.. tal como as nuvens...

não é so ai nesse terra na minha tabem há...

comprimentos..

Anônimo disse...

Senhor Varandas

Nessa noite, véspera de Domingo de Páscoa, também eu andei voando sobre o Alandroal. E lá do alto, sob a perspectiva do morcego,( era esse o meu disfarce nessa noite ) vi o grupinho no quintal da Sociedade. Ao princípio, pareceu-me ser uma sessão de espiritismo, e então voei mais baixo, tanto quanto a proximidade da igreja me permitiu, e concluí que eram apenas copos.
E eram todos homens.
Ora eu sou um vampiro que só se alimenta de sangue de mulher, isto há vários séculos, e não era agora que ia mudar de hábitos.
Fui colocar-me de ataláia nos locais do costume : À porta do "aldra" ou na casa da mala. É daí que elas saiem ás tantas, algumas vezes já bem bebidas, o que lhes adocica o sangue e me facilita a "transfusão".

E olhe, pela minha eternidade, que não há ponta de malícia no que estou a dizer, nem desprimor pelas mulheres. Bem pelo contrário, considero que as mulheres são o sexo mais perfeito dos dois sexos humanos. Ou dos três, agora já não sei muito bem,... com esta coisa dos gays... a gente perde-se um bocado.

Quanto aos que estavam à volta da fogueira, não se preocupe. Eram mesmo só copos.

Orson W. Callabrese

Anônimo disse...

Muito boa tarde a todos.
Como os senhores andam inspirados e amedrontados com determinados MITOS, muito me admira a minha pessoa não ter sido chamada ao barulho:)))).risos...

Senhor Varandas desta já me safei ,por momentos pensei emquanto lia o comentario:( querem ver que a culpa das chamas estarem daquela forma È minha?...;).
Estas chamas realmente lembra-me bons velhos tempos, tinha uma amiga minha que dançava maravilhosamente uma dança em redor de uma fogueira mas isso foi há muitos anos,e as pessoas mudam ,sei que aquela menina que dançava lindamente já não é a mesma,as amizades e as pessoas ao longo dos anos disperçam-se,infelizmente.
Bons velhos tempos se alguem tiver noticias dela e se lembrarem da dança gostaria de noticias,obrigado.
Um abraço da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Mitos e lendas,"...um equelibrio precário de poderes entre as forças do bem eas do mal."
As relegiões sempre tentaram responder a todas as questões que o homem.
Essas explicações eram transmitidas de gerações em gerações e ainda bem graças a eles temos ainda hoje em dia um vasto patrimonio lendario e mitico .
Até eu segundo não sei quem sou sopostamente filha de uma serpente e de dois antigos habitantes da nossa vila,ficovos grata de ficar esclarecida quanto há minha paternidade.
Durante milenios estes mitos eram as unicas explicações para o mundo,só mais tarde com o aparecimento dos primeiros filosofos é que estes tentaram provar que estas estavam erradas.
Caro Trevor vou ficar por aqui para não ter de ler que estou a copiar algum almanaque...RISOS...
não vos vou massar com as minhas historias,HOJE;).
MUITO BOA NOITE A TODOS, EM ESPECIAL AO SENHOR VARANDAS:
BELA MELUSINE

Anônimo disse...

Como ninguém fala de ti tens que ser tu própria!!!!Já estamos habituados....
O que o desprezo e a solidão fazem.....ainda hás-de mendigar mais por atenção....

Um abraço da intrépida
Limusine