sexta-feira, 16 de abril de 2010

GENUINELAND, COM SEDE EM JUROMENHA.



A histórica aldeia de Juromenha, no Concelho de Alandroal, vai receber a Sede da Genuineland - Rede Europeia de Turismo de Aldeia. O antigo edifício da Guarda Fiscal, no Largo do Posto, foi o sítio escolhido para albergar a Sede deste projecto.

Genuineland é a designação resultante da fusão de “genuine” e “land”, duas palavras que remetem para a mensagem subjacente à marca, uma promessa de autenticidade e uma forte ligação à terra. Na prática, o projecto Genuineland visa o desenvolvimento turístico sustentável das regiões rurais, assente na promoção de uma oferta turística de qualidade e envolvendo os actores locais, como as Autarquias e outras instituições.

ANTIGO POSTO DA GUARDA FISCAL EM JUROMENHA É AGORA SEDE DA GENUINELAND


As actividades a implementar, no âmbito deste Projecto, visam o desenvolvimento do conceito de Turismo de Aldeia e de Turismo do Imaginário, como componente de animação turística das regiões envolvidas. O desenvolvimento de Planos de Aldeia, acções de promoção e animação turística, edição de materiais promocionais e acções de formação profissional são algumas das actividades a desenvolver.

Uma componente importante da Rede Europeia de Turismo de Aldeia -Genuineland passa pela definição e desenvolvimento de um conjunto de actividades de animação ligadas ao Turismo do Imaginário, ou seja às tradições de cada comunidade, à sua identidade e aos seus monumentos. «No fundo, pretende-se valorizar todo o património de cultura tradicional que permite diferenciar estas aldeias, esta Rede, de outras aldeias, de outras redes», explica Apolónia Rodrigues, coordenadora do projecto.

Actualmente o projecto envolve as regiões do Alentejo, Arad (Roménia), Lapónia (Finlândia), Lomza (Polónia) e Trentino (Itália). João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que «o projecto Genuineland é um claro exemplo da lógica que queremos implantar no nosso Concelho, ao nível do Turismo. É um projecto que valoriza os elementos diferenciadores das regiões como o Alentejo e que nos permite que sejamos conhecidos por aquilo que de melhor temos para oferecer, a nossa cultura, as nossas gentes e o nosso rico património paisagístico e arquitectónico. Por isso mesmo, para nós foi muito importante termos conseguido que a Sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia se fixasse em Juromenha».

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

29 comentários:

Anônimo disse...

Na teoria o conceito é bom, vamos ver na pratica o que acontece e quais os benefícios reais.
É que há muita coisa que falam em mostrar e que temos pouco, e o que há, com muita pena minha, é de fraca qualidade, falo nas questões culturais do nosso concelho, é que não basta falar em cultura do nosso concelho, temos que a mostrar, e convínhamos, que temos falta de tudo, o artesanato é pouco, cante alentejano temos os cantadores dos reis que fazem o que podem, mas não chega, outros representantes musicais característicos da região e não só, não existem, tirando a banda que em termos musicais tanto pode ser daqui como de Famalicão.
Ouve uma pessoa da nossa terra que de facto quis implementar uma série de criações de manifestações artísticas e culturais, regionais e não só, mas o Nabais não quis ou não mostrou interesse, talvez porque achou que eram mais produtivos gastar dinheiro com o Tony Carreira, e só se ficou pela dança e teatro. Infelizmente para o nosso concelho o homem foi dispensado sem nunca ter podido fazer o que realmente cria para o nosso concelho, ouvi dizer que agora vem para cá outro profissional que também tem experiência e competência, Deus queira que sim, porque basta de brincar á politica e é preciso gente que saiba fazer coisas.
No entanto a informação e contra informação da nossa Terra já vem desmentir isso, já dizem que afinal é o professor Jeremias que fica com o cargo, não tenho nada contra o homem, mas é mais um professor a acrescentar aos outros todos, e para quem como eu ouvi quer o antigo presidente e o actual dizerem da boca para fora que o dito é um incompetente na área cultural, dá para ver a coerência do Sr. Grilo.
Enfim estamos cá para ver.

Já agora, parece que as aulas de dança acabaram de vez, porque não pagam á professora desde Outubro e o teatro também deve acabar, pois continuam a dever aos professores, só falta acabar com a banda e depois tem para mostrar uma pouca de M…. e lá se vai uma das teorias do projecto, cultura tradicional e outras só se forem passeios pedestres e piqueniques no Guadiana, é que afinal não há dinheiro.....

Carlos Alberto

Anônimo disse...

"A histórica aldeia de Juromenha, no Concelho de Alandroal"...

aldeia, aldeia, aldeia??!!!

Está tudo dito.

Anônimo disse...

ROSINHA DESCULPE O QUE EU VOU DIZER MAS SERA QUE NO BLOG QUE ESTA ASSINALADO AO LADO DIREITO DA SUA PAGINA POR BAIXO DO NR DE VISITANTES QUE DIZ LINKS DO ALANDROAL EM @LANDROALWEB AS PAGINAS QUE DIVULGA SAO SO DOS VOSSOS AMIGOS PESSOAIS?SERA QUE NAO EXISTEM MAIS PAGINAS AO DE PESSOAS DO ALANDROAL E DO CONCELHO?E GRANDE TRETA SE ASSIM FOR CHAMAR-SE ESSE NOME..
DEVERIA CHAMAR-SE A PAGINA DOS MEUS AMIGOS DO ALANDROAL..
ESTOU A VER QUE VOCES AI NO ALANDROAL FUNCIONAM TODOS POR GRUPOS E AMIZADES E TODOS OS QUE NAO PERTENCEM A ESSE QUER SEJAM DO ALANDROAL OU NAO JA NAO INTERESSAM?

Varandas disse...

Escute, meu amigo.

O tempo que esteve a escrever isso tudo, bem que podia ter escrito o link que quer que eu divulgue, no Alandroalweb estão todos os sites do Concelho do Alandroal que eu tenha conhecimento, se falta algum é porque ninguém me fez chegar esse link.

E se reparar, o ultimo separador no Alandroalweb, serve para isso mesmo, diz assim:

« Se o teu endereço electrónico ainda não está no Alandroalweb, envia-me uma mensagem para:
alsport.varandas@gmail.com ».

Rosinha.

Anônimo disse...

TANTA COMPETENCIA!

A OUTRA ERA DE MONTEJUNTOS...

AGORA, "ALDEIA DE JUROMENHA"!!!! JUROMENHA VOTOU MUDA, AGORA TEM A PAGA... DESCEU À CATEGORIA DE ALDEIA.

MINHA ILUSTRE VILA DE JUROMENHA, ONDE TE FOSTE METER.

Anônimo disse...

"Por isso mesmo, para nós foi muito importante termos conseguido que a Sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia se fixasse em Juromenha»."

Sr presidente, sabe a importância dos valores em Democracia?
- Honestidade e verdade dizem-lhe alguma coisa?

Anônimo disse...

Não dá para desculpar estes pequenos lapsos? É que desculparam tanta vigarice nos últimos oito anos...

Interessado na noticia disse...

boa noite.
seria possível alguém me arranjar o contacto da sra. Apolónia Rodrigues ou da sede da GenuineLand?
Obrigada

Anônimo disse...

"Não dá para desculpar estes pequenos lapsos? É que desculparam tanta vigarice nos últimos oito anos"...

Dá dá. Mas pior que isso, é um individuo que esteve quase 4 anos no Bem Bom, e depois vem dizer mal dos últimos 8. Que atitude tão ridícula!!
Infelizmente as pessoas não viram isso, ou fizeram que não perceberam. Muitas ainda não acordaram para esse facto. Só espero que o façam a tempo.

Durante os últimos 8 anos, muitos criticavam mesmo o que de bom se fazia. Agora caríssimos, que esperam que aconteça? Não acham que uma pessoa que vem para um Blog com paninhos de água morna, dizer que vai voltar à sua vida profissional, que não é político, e depois faz o que fez, MERECE o quê? Mil aplausos mesmo que o que faça seja bom? Não, não. Não pode haver tréguas, tal como dizia um MUDA "esta é uma luta que nunca terá fim", não pode haver qualquer descanso em relação a tal atitude.

Já que o meu comentário vai de encontro a águas passadas, gostaria de salientar dois aspectos muito importantes para o lento processo do desmascarar do movimento MUDA.

1º- No seu Blog eleitoral, o actual presidente quis fazer, não sei bem que associação, entre as tendas onde se realizou o jantar de apresentação dos candidatos da lista PS, com a Expo Guadiana, visto que as ditas cujas tinham servido também para albergar stands da Expo. Agora acabámos por saber que quem fez os trabalhos de divulgação da semana das caldeiradas, foi a empresa que tratou da campanha eleitoral do MUDA.

2º- Poderia copiar para aqui um comentário de uma ex-funcionária da Choupana, dr.ª Lúcia, mas isso iria alongar mais meu post, e assim quem quiser comprovar o que vou dizer basta ir vasculhar pelo Blog Muda. Essa senhora teve o descaramento de criticar as viagens que o ex-presidente fez para os idosos. Fala inclusive das viagens à Madeira.
Essa senhora estará esquecida de que também fez parte das comitivas de apoio a essas viagens?

Afinal onde é que se esgota a nossa memória, para nos tornar TÃO INGRATOS?

Sem Tréguas

Anônimo disse...

Começaram bem em relação ao pessoal de Juromenha na criação do primeiro posto de trabalho dessa SEDE DA GENUINELAND, colocando uma amigalhaça de fora
da terra.

E o que diz o ex-presidente de Junta de Freguesia, sr Paulo Infante desta palhaçada??????

Não diz nada porque também anda a comer!!!!

MUDA de Juromenha insatisfeito

Anônimo disse...

Não foi só o comentarista de16/04/2010 13:11:00 que ouviu que afinal quem vai ficar a comandar os destinos das actividades culturais do Fórum é o Jeremias e também eu afirmo aqui publicamente que o Nabais e principalmente o Grilo sempre disseram mal do homem, não lhe reconhecendo qualquer mérito ou capacidade para o cargo, o Grilo atá dizia outras coisas em relação à pessoa que não vou comentar aqui por achar que não é o local próprio. Ficamos à espera de ver o que dali vai sair e concordo também com o comentador quando diz que o Grilo não é coerente, ou será que o Jeremias no espaço de meses deixou de ser o "incompetente que nada fazia" e passou a ser a pessoa com perfil para dinamizar a cultura no Fórum e quem sabe no concelho.
Viva a Mudança.......

Anônimo disse...

Não se enervem que brevemente vão saber quem é o programador cultural do Forum.
É uma pessoa do concelho mas a residir fora, com formação académica e com provas dadas na área cultural.

Anônimo disse...

Ó Sem Tréguas, fala lá dos milhares de euros adiantados ao Zé da Rita sem obra feita e sem retorno... ou será que tiveste um lapso de memória?... Tu que não dás tréguas, esclarece lá isso de uma vez por todas!!!

Anônimo disse...

Verifica quem realizou tais abilidades se não foi uma tal de sereia de borba... com denominação de Madame Káká, casada com o Rei Mentiras...foi esta que deu essas instruções ao sr. da rita, assim como ao sr. conchinha numa obra em aldeia da venda que apenas agora colocou o alcatrão e o facturou e recebeu em .... Agosto de 2009...???? Agora deve o Nabais perceber tais instruções tão coerentes como profissionais,... E esta hen!!!

Do além para o alemm!

Anônimo disse...

Tivemos 8 anos em que o senhor Nabais nada fez nada ,ou melhor fez mas não pagou NADA.
As unicas obras que foram pagas nem sequer eram progectos dele mas do executivo anterior,e os senhores Nabistas vem para aqui mandar postas de pescada.
Já agora tão bem deve saber de umas certas cartas que deveriam ter sido entregues a propriatarios de terrenos e de moradias e que estavam fechadas na gaveta do senhor presidente Nabais há espera quem sabe de passar as eleições, e agora quem esta no cornos do touro é o actual Presidente ,não é?
Acordem meus senhores ,ainda bem que o outro senhor saiu pois pior do que estavamos não podemos nunca ficar,viva a MUDANÇA.
UM abraço da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Tenho mt pena o nosso Alandroal não é o mesmo! o Nabais errou em mt coisa, mas quem somos nós para estar-mos sempre a apontar o dedo! E as ciosas boas que ele estava a fazer não me venham agora a dizer que foi tudo mau que é mentira! Vamos dar uma volta ao Alandroal ao que vimos,, lanranjeiras secas obras por acabar tudo culpa do Nabais!!Deixa-me rir!! E este Muda tá lá a fazer o que o Grilo já sabia como estava a nossa camara pois é! E já agora digam-me o que está o Galhardas a fazer na cãmara e a D. Fátima gostava de saber! A ganhar dinheiro á contas dos contribuintes!!Não é com estes Mudas que o Alndroal vai crecer!!

Anônimo disse...

Justificar o injustificável... desculpar o indesculpável... o fanatismo é assim mesmo!!!

Anônimo disse...

Ainda não consegui perceber o papel do galhardas na câmara. Ainda ontem no futebol no Rosário lá andava ele sempre atrás do grilo. Parece mais guarda costas do que outra coisa qualquer. Uns dizem que é vereador outros dizem que é acessor.

Anônimo disse...

FORMAÇÃO ACADEMICA E PROVAS DADAS E VIVE FORA DO CONCELHO É PARA FICAR MAIS BARATO O VENCIMENTO, E PODER HAVER AJUDAS DE CUSTO A PERDER DE VISTA.
SE FOR TÃO COMPETENTE COMO O PRESIDENTE ESTAMOS BEM.
há, há , há , há
BEM MAL.
E NOS FINS DE SEMANA LÁ TEREMOS QUE PAGAR HORAS SENÃO O HOMEM NÃO VEM TRABALHAR,
SE CALHAR VEM DE BORLA, COM TAMANHA COMPETENCIA .....DEVE SER ACADEMICO COMO O PRIMEIRO MINISTRO!!!
VAMOS VER QUAL O TRABALHO E VALOR DO DR.E SE FAZ ALGUMA COISA SEM GASTAR O DINHEIRO QUE NÃO HÁ,DEVE TER APRENDIDO A FAZER MILAGRES, SE CALHAR É DR. E SANTO MILAGREIRO!!!

Anônimo disse...

“Não se enervem que brevemente vão saber quem é o programador cultural do Fórum.
É uma pessoa do concelho mas a residir fora, com formação académica e com provas dadas na área cultural.
17/04/2010 17:07:00 “

Caro comentador ou comentadora, pelos vistos quem está nervoso ou nervosa, e muito, é o Sr. ou Sra. que já publicou estas frases uma dezena de vezes, sempre que se fala da Cultura ou Fórum Cultural.

Estamo-nos todos nas tintas que a pessoa que se refere, tenha ou não formação académica, porque isso não quer dizer que saiba do assunto, o que nos interessa é que venha depressa porque já estamos fartos de mentiras e promessas, e que tenha de facto competência para fazer bom trabalho.
Se for como os académicos que por cá temos, ou melhor os pseudo académicos, estamos bem lixados.
Outra coisa que não tem interesse para ninguém é se reside fora do concelho, isso é um problema da pessoa, e o que nós queremos é bom trabalho e com o mínimo de gastos possíveis.
Não nos podemos esquecer que as actividades acabaram, porque os gastos eram altos para o que a autarquia podia suportar, com tanta polémica, toda a gente que saiba fazer contas, ficou com uma ideia aproximada de quanto se gastava, tendo em conta as informações que comprovaram, quanto se gastava em media por semana ou por mês, com a cultura.
Cá estaremos para comparar resultados e custos, pois por mais que se tente ocultar valores e condições, tudo se sabe.
Quem vier que faça bom trabalho, agora ser académico, não é sinal de nada, o que mais há neste pais são académicos incompetentes, se nos disser, que quem vem é artista, ou das áreas das artes, tudo bem, agora académico não é sinonimo de cultura ou de alguém que a saiba programar e fazer, e nem existe doutoramento nessa área em Portugal como devia saber.

João Galhardas

Anônimo disse...

MUITO boa noite.
O nosso governo tem de investir na educação para que todas as outras áreas funcionem de maneira correcta,coordenada e com resultados satisfatórios,é claro que isto é um investimento a longo curso.
Infelizmente não nos podemos gabar do nosso ensino,ou processos de ensino em Portugal,pois estamos de mal a pior e eu sei do que estou a falar pois mesmo não tendo filhos sou encarregada de educação de uma criança e posso falar com conhecimento de factos.
Eu não chamaria burros aos nossos jovens,pois eles só poderiam ser considerados burros se tivessem tido oportunidade de não o ser.
"Dificil dizer o que incomoda mais,se a inteligência ostenciva ou a burrice extravasante"(STANISLAW PRETA).
Só poderemos formar jovens inteligentes quando os nossos governantes investirem e admitirem de que é necessário haver conhecimento,se isso não acontecer estaremos condenados a que as nossas crianças sejam apenas cerebros onde é despejada informação sem nenhuma forma de interrogação e apreciação.
Eu tenho por mania comparar o nosso sistema de ensino com uma
maquina e o seu operário, esse operário chega ao no primeiro dia ao seu local de trabalho,alguém o leva para a sua posição de trabalho pois é uma fabrica de produção em série ele apenas tem de baixar uma manivela e carregar num botão ,mais nada, isto num acto repetitivo .Depois de trabalhar nesta fabrica este funcionário é chamado por uma inspecção que lhe pergunta qual a finalidade do seu trabalho e qual o produto final que sai de dentro daquela maquina.
O operário muito espantado olha para o inspector muito admirado pois nunca se tinha questionado sobre o assunto.
Para que percebam melhor eu vou explicar: o operário são os nossos jovens alunos, a maquina é o sistema de ensino e o inspector é a vida e certas e determinadas situações em que somos confrontados ao longo desta.
Os nossos jovens são instruidos para determinadas funções sem sequer se questionarem sobre se esta correcto ou não as suas funções,são robots sem inteligência ,programados para um fim ,sem vontade própria.
"O místério não é um muro onde a inteligência esbarra,mas um oceano onde ela mergulha."(GUSTAV THIBON).
Um abraço e boa noite da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Bom dia gentes do Alandroal e concelho, hoje acordei bem disposta e linda como sempre, de facto o nosso presidente e a sua equipa tem trabalhado bem , mas tambem eu reconheço que não deviam ter acabado com tudo , havia por cá coisas boas como os espectaculos de grande qualidade do forum , e assim estamos sem nada o que é triste, pois não temos onde ir á noite passear o nosso charme e encanto.
Faça lá qualquer coisa Sr. presidente , para ver se não lhe chamam eternamente João m.
Um abraço e bom dia da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Amiga e falsa Melusine ,nao enganas ninguem ,é muito feio fazer-se passa por outra pessoa.
Ainda bem que dou erros assim sabem sempreque sou eu.
Mais uma vez digo viva a MUdança, qualquer comentario que diga o contrario não é meu.
MELUSINE

Anônimo disse...

"Ó Sem Tréguas, fala lá dos milhares de euros adiantados ao Zé da Rita sem obra feita e sem retorno... ou será que tiveste um lapso de memória?... Tu que não dás tréguas, esclarece lá isso de uma vez por todas!!!"

Ahahaha, as desculpas e lamurias do costume de quem nada tem para apresentar perante as verdades que eu disse.

Deves ser mais um daqueles que andou a lamber as botas ao Nabais, e dps no dia da eleições votaste MUDA. E para dares provas disso ao teu novo padrinho tiraste foto ao boletim de voto com o telemóvel. Parece que houve alguns eleitores a fazerem isso, mas um deles parece que já se arrependeu.

Os ingratos terão o que merecem a seu tempo.

Sem Tréguas

Anônimo disse...

Não respondeste porque não te convém, foram mais que muitas as vigarices do teu padrinho e ficaste sem tréguas.

Põe-te a léguas!

Anônimo disse...

Põe-te a léguas? ahahahahaha

Olha, aos poucos vão sendo como os peixes. Morrem pela boca.

"Nem 1 euro mal gasto"
Então ouvi dizer que há um assessor a cobrar ao Km à CM com viatura própria.Será verdade?? A ser... nem 1€ mal gasto, pois então.

Assim, ainda havemos de ver quem é que terá de se por a léguas primeiro.

Sem Tréguas

Anônimo disse...

Ouvi dizer que o Nabais não descontava o IRS de alguns funcionários. Alguém pode confirmar isto?

Anônimo disse...

disparates, só disparates, se o irs não era retido a resposabilidade seria dos serviços, não?ou era o nabais que prossessava pessoalmente os vencimentos?os funcionários t~em obrigação de saber o que têm de fazer não é preciso que o presidente diga aquilo a que legalmente estão obrigados.
não digaam mais disparates, preocupem-se com o que é realmente importante

Anônimo disse...

Tive curiosidade e fui ao livro dos artistas e espectáculos ver o contacto do espectáculo Canções de Portugal, pedi um orçamento para uma festa e o valor do espectáculo do grupo é de 5.500.00 € + Iva + refeições e estadias consoante as distâncias de Lisboa. Isto se o contacto e o contrato for directamente com eles, porque se for através de um qualquer agente, por cima deste valor será colocada a percentagem do agente.
E como não há dinheiro (é o que eles andam sempre a dizer...)ao contrário dos últimos dois anos, que me lembre só tivemos um espectáculo, este ano temos mais, portanto o custo ainda será superior.
Pelo que sei os espectáculos dos últimos dois anos ficaram quase por metade do preço deste e o outro é que andava a "mamar" muito e não percebia nada disto....estes é que são entendidos...até porque arranjam espectáculos de borla....vê-se...