quarta-feira, 7 de abril de 2010

TERENA - A FESTA DA BOA NOVA

O Alandroalandia vai dedicar esta semana à Vila de Terena, mormente a divulgar a Festa da Senhora Boa Nova e a sua romaria, que é na 2ª feira de Prazeres coincidindo com o Feriado Municipal do Concelho de Alandroal.

A origem da romaria da Nossa Senhora da Boa Nova remota ao ano de 1353. Desde então, a vila de Terena, no concelho de Alandroal (Évora), é palco no fim-de-semana de Pascoela de um culto mariano único no Sul do País a que acorrem milhares de romeiros.

A romaria exalta Maria aquando da ressurreição do seu filho, Jesus. O ponto alto do certame é a procissão de velas que decorre no domingo de Pascoela e o chamado 'Encontro'. Ao pôr do Sol, a imagem da Nossa Senhora da Boa Nova sai do santuário em direcção à Igreja Matriz de Terena. No caminho, encontra-se com a procissão de São Pedro, padroeiro da freguesia, que faz o caminho inverso.

Na segunda-feira, feriado municipal, pelas 11.00, sai a solene procissão levando a imagem da Senhora da Boa Nova de regresso ao Santuário, acompanhada pelos pendões de todas as freguesias do concelho de Alandroal.

Junto ao Santuário da Boa Nova é montada uma feira, onde há todo o tipo de divertimentos associados às festas populares. Ali também se juntam famílias e grupos de amigos para degustarem os tradicionais assados de borrego naqueles campos primaveris.

Mas em Terena pode ainda encontrar muitas outras belezas naturais, conforme pode constatar no vídeo abaixo, gentilmente cedido pelo Sr. Jerónimo Major:


Fica aqui ainda, os endereços dos blogues dedicados a Terena:

- BOANOVA

- BARRAGEM DE LUCEFECIT

- TERENA

- HERDADE DOS BARROS

Nenhum comentário: