terça-feira, 13 de abril de 2010

O " RAPOZINHO DO ALQUEVA "

Alguns leitores e amigos têm-me questionado e até mostrado algum desagrado pelo facto do blogue andar pouco actualizado ultimamente.

Tal acontecimento deve-se única e simplesmente a compromissos familiares e ás mais recentes quadras festivas, Páscoa e Festa dos Prazeres. Agora que passaram estamos ai outra vez em forma e até para contar alguns aspectos que se passaram durante estes dias.

Como é do conhecimento geral, nesta alturas é costume os Alentejanos participarem nas mais variadas romarias espalhadas pelas redondezas, acampar ou simplesmente participarem num piquenique. Eu não fujo à regra e por estes dias tornei-me num "eremita".

Tenho um certo prazer em contemplar a natureza e se a isso se juntarem uns rituais religiosos, misturados com o profano, tanto melhor.

Mas quanto à natureza, mesmo depois dos maus tratos a que tem sido sujeita, ainda assim continua-nos a brindar com agradáveis surpresas, se não veja-se este exemplar de borboleta nocturna que nos fez companhia desde o anoitecer até ao raiar do dia!


Não sei o nome da sua espécie, mas é um exemplar magnifico com cerca de 12cm e cores deslumbrantes, que há muito tempo já não via, mas que pude agora contemplar à beira do Lucefécit.

Também à beira do Lucefécit, mas já noutra noite, tirei esta estranha foto, " A Queima da Serpente". Agora começo a compreender porque nessa noite a borboleta não me visitou, nem sequer as centenas de mosquitos arreliadores se juntaram à volta da gambiarra, nem o zorzal que tinha o ninho na árvore mais próxima se ouviu piar nesse entardecer! Felizmente que de manhã lá estava outra vez.Quanto à serpente, pergunto-me agora, seria a "Bicha" que no tempo do meu avô comia os cabritos aos pastores das Hortinhas? Que por sinal se alojava ali bem perto no pego a que deu o nome, " Pego da Bicha "? Ou seria a Melosine, filha nunca vista do Amadeus Saraband? ( Vide: Al-Tejo ).

Fosse o que fosse, já não está entre nós, foi queimada na fogueira, ardeu. E podem até pensar que estou a brincar mas não estou, ardeu na hora em que começaram a rebentar os foguetes que anunciavam a entrada de Nª Srª da Boa Nova na Igreja de Sº Pedro, no Domingo à noite! Enigmático, não?

Mas nem só de enigmas se compôs este acampamento, também obtive resposta para uma das minhas preces, conseguir que um dos meus discípulos na pesca, respeitasse a lei e as espécies que são o alicerce deste desporto que é a pesca.

Aqui vos apresento o " Raposinho do Alqueva ", a devolver um peixe sem medida à água. Até à bem pouco tempo, não era assim, era um autentico devorador de peixes. Finalmente está a começar a evoluir na pesca!

26 comentários:

Anônimo disse...

"Acredito no Deus que sinto ,nas coisas que vejo ,naquilo que toco,naquilo que me toca,na Natureza, acredito em Deus quando vejo um passaro comer um insecto,e quando o homem come esse passaro e mesmo quando a larva come o homem.
So não acredito em deusquando o homem mata outro homem com toda a frieza e brulalidade".
Mesmo assim o meu Deus faz-me acreditar na bondade dos Homens.
COM carinho da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Varandas parece que ali por perto tambem num destes dias num outro acampamento apareceu algo semelhante tambem numa fogueira terá sido coicidência ou há por "Ali algo mesmo"???Quando quiseres mostro-te as fotos feitas a partir de um telemóvel.
Al

Varandas disse...

Quero pois!!! Não me digam que a Bicha teve gémeos? Afinal ela emprenhou do olhar de dois, do Toica e do A. Sarabant!

Rosinha.

Anônimo disse...

Quantas mais Melusines queimam mais aparecem???...
Raça esquisita!...

Anônimo disse...

MELUSINE,VAI DAR MISSA A OUTROS, OU ENTÃO, COMO AINDA ESTAMOS NA PASCOELA, VAI LAVAR OS PÉS AO GRILO,PORQUE SER CRIADA DO PRESIDENTE TU GOSTAS.
A TARAS PARA TUDO, VÊ LÁ SE NÃO É UM PROBLEMA SEXUAL.

Velhinho da Praça

Anônimo disse...

Como habitante de Juromenha, ao ver esta linda paisagem lembrei-me da minha terra e do que o actual presidente prometeu antes e já depois das eleições. Que o investimentos de Juromenha arrancava em 3 meses.o que é verto é que já passaram quase 6 e obras nada.
Já começo a acreditar em relação à alcunha que meteram ao presidente.

Esse arquitecto que aí têm também não deve de ajudar nada, só o vejo é aqui em passeios de barcos, em petiscos, pescarias e festas.

Peixe do Rio

Anônimo disse...

Tomates teve o outro que o desmascarou e provou o grande aldrabas que é este nosso presidente.
Da alcunha não se safa,e é bem feito, porque corresponde á triste realidade, lá porque é presidente pensava que se podia dar ao luxo de aldrabar tudo e todos, ainda bem que há pessoas que não precisam da Camara para nada e do Grilo ainda menos.
No Alandroal ainda há homens com H grande.......
Graças a Deus

Anônimo disse...

Senhor Varandas aqui fica a lenda da bela MELUSINE para que não haver qualquer duvida:Certo dia, o conde Siegfried afastou-se do castelo de Koerich para ir à caça. Foi cavalgando e quando deu por ele, estava perdido. Ao pôr do Sol entrou num vale profundo e estreito, mas reparou que lá ao fundo erguia-se um rochedo enorme e as ruínas de um castelo romano. Aproximou-se do rochedo e viu uma mulher linda que cantava lindamente. Esta estava sentada nos escombros do castelo quando o conde, balbuciou:
- Como te chamas?
Ela ergueu-se devagar e disse-lhe docemente:
- Melusine. Chamo-me Melusine.
Depois mergulhou no rio Alzette desaparecendo ao mesmo tempo que os últimos raios de Sol. Exausto, o conde adormece.
De manhã, levantou-se e procurou o rio, disposto a ir para o seu castelo que mais tarde encontrara, mas nunca mais esquecera Melusine, indo por isso todos os dias ao rochedo na esperança de encontrá-la. Por sorte ela voltou e juntos passaram momentos muito felizes, pois Melusine cantava as mais lindas canções e Siegfried ouvi-a, fascinado.
Assim, o conde pediu-a em casamento, mas a donzela impôs algumas condições:
- Caso contigo se me prometeres que não me obrigas a sair daqui. Quero viver sempre junto do rochedo do Bock.
- Seja como queres. Mandarei construir o castelo mais lindo que já se viu por estas paragens.
Melusine parecia hesitante.
- Ainda há outra coisa...
- Tudo o que quiseres! Pede e ser-te-á concedido.
- Preciso de ficar sozinha aos sábados. Prometes que não me segues, não me procuras, não me perguntas sequer onde é que eu vou?
O pedido era estranho, mas o conde jurou porque queria mesmo casar com Melusine.
- Prometo. Dou-te a minha palavra.
Siegfried trocou uma propriedade pelo Rochedo de Brock. O dono do rochedo aceitou a proposta e o conde finalmente casou com Melusine. Tiveram sete filhos e tudo corria bem nas suas vidas até que os amigos começaram a espicaçá-lo!
- Não percebo como é que aturas uma coisa destas! - dizia um.
- Se fosse minha mulher, garanto-te que não desaparecia aos sábados. - dizia outro.
Assim, Siegfried ficou curioso sobre esse mistério da esposa e um sábado espreitou pelo buraco da fechadura.
O que viu deixou-o assombrado, pois Melusine estava a tomar banho e quando se remexia na água, em vez de aparecerem as pernas e os pés, levantava uma monstruosa cauda de peixe, coberta de escamas repelentes. Melusine era uma sereia do rio e ao se aperceber desse facto Siegfried grita tão alto que o seu grito fez eco pelas paredes do castelo, assustando Melusine que se atira de cabeça e mergulha nas profundezas da água a que pertencia, desaparecendo para sempre. Assim, a lenda diz que Melusine aparece de sete em sete anos para implorar que alguém a ajude a quebrar o encanto de ser sereia. Melusine vai tecendo vestes de linho e por cada sete anos, ela acrescenta mais um fio de linho. Se antes de ela acabar esta obra ninguém a salvar, Luxemburgo irá desfazer-se em ruínas.
Bem sei que não estamos no Luxenburgo mas eu tenho razões para ter escolhidoesta personagem mas tal como ela uma coisa eu posso garantir se descobrirem quem eu sou terei que deixar de escrever
um abraço da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Por mim está descoberto há muito
tempo!...

Carapau do Alto.

Anônimo disse...

A bela sereia Melusine não deixou de ser traiçoeira e levar ao engano, como todas as sereias que cantavam com uma voz doce para atrair os marinheiros e os seus barcos contra os rochedos. Exemplo de traição também temos por cá muitos, não é cara Melusine?
Repare que eu não falo em mudar a opinião. Falo em traição, em engano que são coisas distintas.

Varandas disse...

Seja como você diz. Se quiser aparecer tem a minha palavra, que respeitarei a sua vontade.

Rosinha.

Anônimo disse...

Como estão interessados na minha pessoa vou falarvos de mim.
Há pessoas que têm diversos Hobbys.Algumas colecionam selos outras pintão ,danção,etc.
Muitas gostam deler mas o que lemos pode variar.
Há livros dos maisvariados temas sobre isto ou aquilomas tenho de respeitar que os outros possam ter outros interesses,em relação aos livros ou a outro tipo de informação.
Masexiste uma informação que é do interesse de todos e pela qual todos nos mais tarde ou mais cedo partilhamos,independentemente de onde vivemos e como,quando meto conversacom o trevor é na esperança deque algum dia ele me ajude com algumas destas questões.
Há uma questão que é a mais importante da vidamas ossenhores vão-me dizer que pode variar de pessoa para pessoa das suas vivencias,etc, sim é verdade,se eu perguntar a alguem de umpais que esta em guerra ,é obvio que me ira responder que é a paz,ou de umpais com problemas de fome, essa pessoa medira que é a comida ,mas sopondo que todas essas questões serão resolvidas será que há alguma coisa de que todos os homens precisam,ou simplesmentem uma vez na vida já pensaram nisso;
precisamos de descobrir a razão da nossa existencia.
Eu questiono-me sobre isso e como escreveu umgrande senhor um dia"Quem se interessa por tais problemas preocupa-se com tudo aquilo que oshomens discutem desde que apareceram neste planeta.A questão acerca da origem do universo,e da vida é mais importante do que saber quem ganhou mais medalhas nos jogos Olimpicos".
Se nos priocuparmos com isto teremos respostas ou pelos menos tentamos arranjar respostas para tudo na nossa vida.
"como se formou o mundo? Haverá vida depois da morte?"
Para mim a melhor de todas ,como devemos viver? Será que osnossos politicos já pararam para pensar sobre isto....RISOS....
Estava a brincar.
Estas peguntas interessaram a
todas as culturas desde sempre e todas elas arranjaram resposta para elas mais ou menos convincentes...
(É mais facil formular perguntas filosoficas do que encontrar respostas para elas),é bem verdade.
Quando eu escrevi anteriormente numcomentariosobre o meui Deusé porque todos nos devemos procurar as nossas resposatas para estas e para outras questões,não são respostas quese encontrem emlivros ou no computador....Risos..temos deser nos mesmos tentarmos lutar pelabusca da nossa verdade.
(Podemos comparar a busca da verdade filosofica como um romance policial) e é verdade cada um tema sua opinião e terá de a fourmular de maneir plausivel.
è verdade que muitos enigams foram resolvidos com a ajuda da ciencia,mas outros não terão esse caminhocomo por ex: havera vida depois da morte?Em quem devo ou nãoacreditar quando falamos em politica? será este mais verdadeiro do que o outro?
São questões ,e agora estou a brincar um pouco que ninguem tem uma resposta concreta ou que possa dizer a minha resposta é que é a verdadeira e não a outra...
Mesmo quando é dificil responder a uma pergunta é possivel imaginar que apergunta tem apenas uma resposta correcta tornasse mais facil assim.
Lá estarão os senhores a perguntar-se se serei filha da serpente com não sei quem...RISOS...mas o que os senhores fizeram foi colocar uma questão filosofica"existe ou não",é claroque a ciencia,e ainda bem tem resposta para os senhores senão lá seria perseguida injustamente como outras senhoras foram noutros tempos, não é verdade caro Trevor?
segundo um grande filosofo a filosofia suge na capacidadequetemos de nos surprendermos a nos proprios,sa perguntas surgem por si mesmas .
Nãonos podemos esquecer de que nos somos ,cada um de nos é umminusculo grão de pó no grande desrto, bom isto tudo para esplicar o meu ultimo comentario que fiz sobre o meu Deus e quenada tem a ver com coisas do alem oumuito menos que metao medo,apenas falei do que vejo e sinto.....
Caro Srº Varandas já são h de ir dormir se me deixar amanha posso continuar mas hoje fico por aqui.
Um abraço da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Será que ainda não percebeste que se estávamos fartos da Sereia também estamos fartos de Melusines. Vê se te enxergas porque só mesmo tu é que ainda não entendeste que és uma grandessíssima chata!
Ninguém quer saber quem tu és, estamos nas tintas para saber se és bonita ou feia e tens falta de muita coisa porque qualquer pessoa normal não tem a necessidade de andar permanentemente a auto-elogiar-se!
Mas nós percebemos....já que ninguém o faz tens que fazê-lo tu a ti própria!
Melusine-Sereia ou Sereia-Melusine faz-nos um favor e vai para Marraquexe porque és chata como o caraças.....

Anônimo disse...

Parece-me que alguns "marinheiros
de água doce" andam a ficar muito
melosos... cuidado, não de esque-
çam do Paraíso e da "Maçã"....

Anônimo disse...

Pois é pá, a serpente saiu do fogo e Satanás anda à solta no Paraíso das Macieiras...

Anônimo disse...

Acabei de perceber, MELUSINE é Chinesa... EUREKA!!!

Chiça, escreve mal pa caraças!!!

Anônimo disse...

Nao se preocupe de que nao tenho intencao de levar ninguem ao pecado....risos...
Como prometi o senhor Varandas ja me conhece e sabe que nao sou nenhuma alma do outro mundo, nem filha de nenhuma serpente...risos...apenas nao posso revelar a minha identidade.
Se o meu amigo leu o texto anterior pode ver que eu nao sou de todo fa do paraiso ,eu tenho a capacidade de me questionar sobre a verdadeira realidade ,muitas pessoas ficam habituadas ao seu dia a dia,e veem o mundo como uma coisa normal que tem por obrigacao seguir aquele curso,descordo e questiono me sobre isso.
Felizmente ou infelizmente nao me consigo habituar completamente ao mundo so porque simplesmente vivo nele.
O mundo e incompreensivel ,enigmatico e mestioso e gracas a isso obtenho de vez em quando respostas que me sao capasses de surpreender ,por isso vos espicaco de vez em quando para que os senhores me facam chegar a uma comclusao que para mim seja valida,muitas vezes questoes politicas, vejo aqui e alem e tiro as minhas conclusoes que tomo como verdadeiras ,e assim que todos devem agir e nao de uma forma passiva admitir tudo o que lhe e dito sem sequer se questionarem sobre a veracidade dos factos, sempre tenho dito que falo do que sei e nao do que os outrs sabem ou dizem saber .
Infelizmente hoje em dia esta pratica de aceitasao sem existir uma simples questao e muito comum da parte da maioria das pessoas ,o perigo esta iminente e ninguem esta verdadeiramente a salvo de se tornar numa mente facil de se manipular ,isso depende de vos ,se querem ser mais um ou se querem ser alguem que pensa por si so.
O pior sintoma que podera acontecer e se olharem para o mundo e este ja nao vos surpreender,entao estao de mentes ocas de facil manipulacao, eu nao quero ser mais uma mente dessas.
Quero viver a minha vida de modo consciente e activa.
tenho aqui um pequeno texto de um grande senhor que descreve bem o que somos e no que nos poderemos tornar,
Um coelho branco e retirado de uma cartola vazia.
Dado que e um coelho muito grande, este truque leva muitos bilioes de anos.
Na extremidade dos pelos finos nascem todas as criancas humanas.Por isso podem surpreender se com a inacreditavel arte da magia.
Mas a medida que envelhecem,deslizam cada vez mais para o fundo da pelagem do coelho.E permanecem ali.La em baixo estao tao confortaveis que nunca mais ousam trepar novamente
pelos pelos finos.
So algunsse atrevem a fazer a perigosa viagem a procura das fronteiras da linguagem e da existencia.
Alguns ficam pelo caminho,mas outros agarram se bem ao pelo do coelho e chamam os homens que, bem acomodados em baixo, na pele do coelho comem e bebem tranquilamente.
Este senhor que escreveu este pequeno texto era um grande sabio do qual eu admiro muito pelo seu trabalho.
bom este texto esta adequado ha nossa actualidade cada vez mais ,infelizmente poucos sao aqueles que tem nao direi vontade mas coragem para subir ao cimo do pelo do coelho e contemplar a magia da vida, e muito mais facil para eles viver acomodados na insignificante vida...
Bom ja estou a falar muito por hoje .
um abraco da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

"O Raposinho do Alqueva" é que é
um grande "Borracho".

Anônimo disse...

pintão ,danção....Muitas gostam deler mas o que..... isto ou aquilomas tenho.....Masexiste..... da vidamas ossenhores.... numcomentariosobre o meui Deusé...

-VALHA-ME DEUS.... será que agora, escrever pessimamente mal é moda?
-SERÁ que, a Sereia pegou o mal ao pessoal?
-OU, SERÁ, que a nossa população está cada vez mais inculta?

Anônimo disse...

Não se preocupe de que nao tenho intenção de levar ninguém ao pecado....risos...
Como prometi o senhor Varandas ja me conhece e sabe que não sou nenhuma alma do outro mundo, nem filha de nenhuma serpente...risos...apenas não posso revelar a minha identidade.
Se o meu amigo leu o texto anterior pode ver que eu não sou de todo fã do paraiso ,eu tenho a capacidade de me questionar sobre a verdadeira realidade ,muitas pessoas ficam habituadas ao seu dia a dia,e vêem o mundo como uma coisa normal que tem por obrigacao seguir aquele curso, discordo e questiono-me sobre isso.
Felizmente ou infelizmente nao me consigo habituar completamente ao mundo so porque simplesmente vivo nele.
O mundo e incompreensível ,enigmatico e mestioso e graças a isso obtenho de vez em quando respostas que me sao capasses de surpreender ,por isso vos espicaço de vez em quando para que os senhores me façam chegar a uma conclusão que para mim seja valida,muitas vezes questoes politicas, vejo aqui e alem e tiro as minhas conclusões que tomo como verdadeiras ,e assim que todos devem agir e nao de uma forma passiva admitir tudo o que lhe e dito sem sequer se questionarem sobre a veracidade dos factos, sempre tenho dito que falo do que sei e nao do que os outros sabem ou dizem saber .
Infelizmente hoje em dia esta pratica de aceitação sem existir uma simples questao e muito comum da parte da maioria das pessoas ,o perigo esta iminente e ninguem esta verdadeiramente a salvo de se tornar numa mente facil de se manipular ,isso depende de vos ,se querem ser mais um ou se querem ser alguem que pensa por si só.
O pior sintoma que poderá acontecer e se olharem para o mundo e este ja nao vos surpreender,entao estao de mentes ocas de facil manipulacao, eu nao quero ser mais uma mente dessas.
Quero viver a minha vida de modo consciente e activa.
tenho aqui um pequeno texto de um grande senhor que descreve bem o que somos e no que nos poderemos tornar,
Um coelho branco e retirado de uma cartola vazia.
Dado que e um coelho muito grande, este truque leva muitos bilioes de anos.
Na extremidade dos pelos finos nascem todas as criancas humanas.Por isso podem surpreender se com a inacreditavel arte da magia.
Mas a medida que envelhecem,deslizam cada vez mais para o fundo da pelagem do coelho.E permanecem ali.La em baixo estao tao confortaveis que nunca mais ousam trepar novamente
pelos pelos finos.
So alguns se atrevem a fazer a perigosa viagem a procura das fronteiras da linguagem e da existencia.
Alguns ficam pelo caminho,mas outros agarram se bem ao pelo do coelho e chamam os homens que, bem acomodados em baixo, na pele do coelho comem e bebem tranquilamente.
Este senhor que escreveu este pequeno texto era um grande sabio do qual eu admiro muito pelo seu trabalho.
bom este texto esta adequado ha nossa actualidade cada vez mais ,infelizmente poucos sao aqueles que tem nao direi vontade mas coragem para subir ao cimo do pelo do coelho e contemplar a magia da vida, e muito mais facil para eles viver acomodados na insignificante vida...
Bom ja estou a falar muito por hoje .
um abraco da bela
MELUSINE

Anônimo disse...

Amigo das 21.16 duvido que saiba quem sou...RISOS....
Inteligencia, alguns dos senhores esqueceram-se dela durante 8 anos e agora é que se lembraram de que ainda podiam fazer uso dela...ignorantes.
Leia a ultima parte do meu ultimo comentário e veja se chega a alguma conclusão antes de me ofender,digo-lhe já que não consegue.
Um abraço e até sempre,quanto aos tomates tenho mais do que aqueles que os tem entre as pernas...as minhas desculpas aos outros senhores pela minha linguagem de hoje mas este senhor esta a pedilas quem gosta ,gosta quem não gosta nao leia.
DA BELA
MELUSINE

Anônimo disse...

Não duvide, fique é com a certeza QUE SEI QUEM É!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quanto ao resto da sua conversa,
nem acrecento mais nada, porque
considero PURA PERDA DE TEMPO!!!!!

Anônimo disse...

Caro Rosinha um dos comentários que publiquei aqui não foi publicado, se o criterio fosse igual para todos não estaria a incomodar, mas o meu comentário que em tudo é uma brincadeira de trocadilhos com legumes não ofende ninguem.
Pelos vistos os criterios mudam como o vento, é pena.

Varandas disse...

Suponho que o leitor que se está a queixar, seja o VELHINO DA PRAÇA. Considero que aqueles trocadilhos são uma maneira camuflada de ofender "gratuitamente" a pessoa em questão e não trazem nada de valioso para o que está a ser discutido.

Rosinha.

Anônimo disse...

"Amigo das 21.16 duvido que saiba quem sou...RISOS...."
-Andeí eu, feíto parvo com o rato para cima e para baixo, para encontrar, o amigo das, "21.16", e não é que não encontreí mesmo!
- Para além de não saberem escrever, não sabem responder!
-Mas, na realidade, são os que têm mais credibilidade....

Anônimo disse...

Melusine:

Vá resolver a questão:
"Lance" livro policopiado...
apenas autografado...
e aí tem a solução...