quinta-feira, 15 de abril de 2010

" RELIGIOSIDADE POPULAR NO ALENTEJO"


O Fórum Cultural de Alandroal vai receber, no próximo dia 1 de Maio, a partir das 17:00 horas, a apresentação do livro “Religiosidade Popular no Alentejo”, da autoria de João Augusto David de Morais, médico e antigo professor convidado da Universidade de Évora. A obra, que faz parte de uma trilogia sobre a cultura alentejana, tem por base um estudo sobre a festa de Santa Cruz, na Aldeia da Venda, que o autor levou três décadas a concluir.

David de Morais revelou que um dos motivos que o levou a escrever aquela trilogia sobre a cultura alentejana foi o facto de, nos seus estudos, ter verificado que «a verdadeira cultura alentejana está a ser alvo de um etnocídio crescente, o que é ainda mais grave quando o Alentejo, Trás-os-Montes e Açores são as únicas regiões que ainda conservam alguma da sua identidade cultural própria”. Assim, a trilogia, que fica completa com a edição de “Religiosidade Popular no Alentejo”, tem como objectivo último conseguir resgatar do esquecimento aquilo que ainda é passível de ser preservado da cultura tradicional do Alentejo.

O autor de “Religiosidade Popular no Alentejo”, natural de Angola mas residente em Évora desde 1976, explicou ainda que «escolheu o Alandroal para a apresentação do livro porque a obra se estrutura em torno das celebrações da festa de Santa Cruz e porque a Autarquia alandroalense se mostrou bastante receptiva à ideia de ser palco da apresentação da obra».

FESTA DA SANTA CRUZ - Santiago Maior ( Alandroal )


De referir que David de Morais já publicou cerca de uma centena de trabalhos científicos e alguns livros, nas áreas da medicina, antropologia e ecologia humana, entre outras. Além disso, foi galardoado com quinze prémios por trabalhos científicos e foi agraciado com as medalhas de ouro do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Évora.


Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

Um comentário:

Anônimo disse...

louva-se a iniciativa.
Onde estão agora os defensores da cultura?ou isto não é cultura?ou é por não se tratar de uma manifestação da vila do alandroal.estava à espera que alguém postasse um comentário, mas parece que este tipo de cultura não interessa, só aquele que diz respeito às facturas do zé carvalho.quero ver quem vai estar presente neste evento daqueles que tanto querem manifestações culturais, assim como quero ver quem vai á festa ver o que é importante e não só para beber copos.
cumprimentos