sexta-feira, 30 de abril de 2010

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

FESTAS

- Festas em Honra de Nª Srª da Conceição, Montejuntos. Todo o fim-de-semana. ( Ver programa próprio ).

LAZER

- Passeio Equestre. Sábado a partir das 8,30h. ( Ver programa próprio ).

CULTURA

- Lançamento do livro " Religiosidade Popular no Alentejo ", de J. A. David Morais. Trilogia com base na Festa da Stª Cruz, da Aldeia da Venda. Sábado ás 17,30h. no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal. ( Ver aqui ).

quinta-feira, 29 de abril de 2010

DIVULGAÇÃO - FESTA EQUESTRE

Clique na imagem para ampliar.

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra ( acerto de calendário ).
Sp. Viana 0-1 Estrela
Escouralense 2-1 U.Giesteira

1ªDivisão Distrital
Fase Final 5ª JORNADA

Canaviais 1-1 S.U.Perolivas
Estremoz 3-2 Luso Morense
Classificação:

1ºPerolivense9,
2ºCanaviais8,
3ºEstremoz6,
4ºMorense2

quarta-feira, 28 de abril de 2010

" GOVERNO CIVIL PRESENTE ", ARRANCA HOJE NO ALANDROAL


A Governadora Civil de Évora, Fernanda Ramos, iniciou hoje em Alandroal uma iniciativa a que designou de "Governo Civil Presente", que passará por todos os concelhos do distrito.
Os responsáveis da Direcção Regional de Educação e do Centro Distrital de Segurança Social acompanham a Governadora Civil nesta deslocação.
O programa da iniciativa prevê a visita a escolas e a lares, sessões de informação sobre poupança de energia, reuniões com autarcas e a apresentação da "Iniciativa Emprego 2010".

Fonte: Diana FM

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, 28ª JORNADA '10

Resultados da 28ª jornada da XV Liga Fantástica Al-sport.



Mais uma semana com pontuações elevadas, muito por causa da goleada do Benfica, e sobretudo graças ao hattrick do Cardozo. Escusado será dizer que os treinadores que têm o artilheiro do Benfica no seu plantel, foram os principais beneficiados. Assim foi efectivamente e o Hugo foi o feliz vencedor desta semana.

1º lugar HUGO- 76pts.
2º N.ROMA- 75pts.
3º MANGUITO- 73pts.

No acumulado, o N. Coelho fugiu definitivamente ao P.T. e o M. Carlos continua com a sua vertiginosa queda. Vejamos nos dez primeiros:

1- N.COELHO mantém o 1º lugar (1047);
2- P.T. mantém o 2º lugar (1014);
3- MANGUITO sobe ao 3º lugar (1001);
4- P.FAUSTINO mantém o 4º lugar (1001);
5- M.CARLOS desce ao 5º lugar (989);
6- MIGUEL mantém o 6º lugar (973);
7- M.JOÃO mantém o 7º lugar (942);
8- JEREMIAS sobe ao 8º lugar (932);
9- A.BASTOS desce ao 9º lugar (926);
10- BALSANTE sobe ao 10º lugar (907);

DIVULGAÇÃO - FESTAS DOS MONTEJUNTOS

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - TROCAS DE LÂMPADAS USADAS POR NOVAS


Clique na imagem para ampliar.

terça-feira, 27 de abril de 2010

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL

O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar mais uma ASSEMBLEIA GERAL do Município de Alandroal, e que se reverte de particular interesse, porque entre outros pontos se vão discutir as Grandes Opções do Plano para 2010. isto é, as propostas apresentadas pela governação MUDA para o presente ano.

Assim a próxima REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, é já na próxima quinta-feira, dia 29 de Abril. '10, pelas 20,30h, no Auditório Municipal. Com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Apreciação da informaçào do Presidente da CMA acerca da actividade do Municipio, bem como da situação financeira do mesmo.

2- Análise e Aprovação dos Documentos de “Prestação de Contas” e do "Relatório de Gestäo do Ano de 2009”.

3- Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2010.

4- Mapa de Pessoal para o Ano de 2010.

5- Proposta de Regulamento de Atribuição de Subsídios às Actividades das Associações Desportivas, Recreativas e Culturais do concelho de Alandroal.

6- Protocolo de Delegação de Competências - Juntas de Freguesia do Concelho.

PARTICIPE, pois a A. M. é órgão certo para qualquer munícipe, alertar, reclamar, solicitar, propor, sugerir... sobre todo e qualquer assunto que considere relevante para que se viva melhor neste Concelho.

POLITICA LOCAL - BLOCO DE ESQUERDA NO ALANDROAL

No passado sábado o Bloco de Esquerda-Alandroal fez a sua primeira aparição oficial no Concelho do Alandroal.

E fê-lo no Auditório do Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, com uma sessão de esclarecimento sobre a Refinaria de Balboa, refinaria que uma empresa espanhola tenta implantar nas margens do Guadiana, a menos de 50 km de Alqueva.

O Alandroalandia não pôde estar presente, mas dá-lhe a conhecer as principais incidências desta primeira iniciativa do Bloco, através mais novo blogue do Alandroal, o Bloco de Esquerda - Alandroal.

Aqui pode ler o que o Bloco, achou desta sua primeira iniciativa. Na caixa de comentários do Alandroalandia, aqueles que assistiram podem dar a sua opinião, formada do lado de fora.

A partir de agora o Bloco de Esquerda-Alandroal, também vai ficar a constar no @landroalweb.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

SECRETÁRIO DE ESTADO DA PROTECÇÃO CIVIL NO ALANDROAL


O Secretário de Estado da Protecção Civil, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Alandroal, e por outros responsáveis nacionais da Protecção Civil e do Governo Civil de Évora acompanharam, no passado dia 23 de Abril, o treino de combate com helicópteros pesados, helicordagem e veículos que se realizou junto à localidade de Hortinhas.

Este treino fez parte do Exercício de âmbito nacional da Força Especial de Bombeiros (FEB) – conhecidos como “canarinhos” – que este ano decorreu no concelho do Alandroal entre 20 e 24 de Abril.

A visita, que serviu para acompanhar o exercício da FEB, permitiu ainda estreitar as relações de colaboração entre as entidades envolvidas, nomeadamente a Câmara Municipal de Alandroal, a Protecção Civil, o Governo Civil de Évora, a Força Especial de Bombeiros e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alandroal.

Para o Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, «a muita chuva que caiu nos meses de inverno vai fazer com que no verão exista muito material susceptível de arder, portanto, o dispositivo tem que estar muito atento e pronto a intervir. Este exercício aqui no Alandroal serviu precisamente para aperfeiçoar alguns procedimentos e treinar todas as situações que se possam vir a verificar, portanto, foi um exercício bastante produtivo». Vasco Franco agradeceu ainda à Câmara Municipal de Alandroal pela colaboração prestada na realização do exercício.

Joao Grilo, Presidente da autarquia alandroalense, explicou que, “o concelho, reúne as condições ideais para a realização deste exercício. Estamos sempre prontos para colaborar com as autoridades neste tipo de iniciativas, até porque entendemos que elas são essenciais para melhorar a capacidade de resposta em caso de ocorrência de incêndios ou outros desastres naturais”.

O presidente da Câmara de Alandroal apelou ainda a um esforço conjunto para o reforço dos meios da protecção civil e dos bombeiros no concelho, sendo que a autarquia está a fazer tudo o que lhe é possível para dar o seu contributo.

No Alandroal, onde a maior parte do coberto vegetal corresponde ao montado e onde o risco de grandes incêndios é moderado, subsistem ainda algumas manchas de monocultura de eucalipto que causa maior preocupação nos meses de verão.

De referir que no dia 22 de Abril o Acampamento Base do exercício da FEB, situado em Cabeça de Carneiro, recebeu a visita da Comunidade Escolar do concelho de Alandroal.


Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Aphia, Águia, Bichano, Poeta, Kacus e Eu.

Como observadores estiveram Ku-adrado, KGB, Libaquista e Ladyleo, Gitana, Rei do Gado, Mata-birra e Air-fado.

Ordem de Trabalhos:
1. Creme de coentros, perna de porco no forno e bacalhau à Pirâmides, à acompanhar saladas mistas. ( Este ponto é variável semanalmente ).

Como podem ler, na pretérita sexta-feira o 1º ponto foi substancialmente alargado, o que levou a uma "discussão" muito mais morosa do que habitualmente. Na parte que me toca, tive uma terrível discussão com a perna de porco, da qual levei a melhor, dei-lhe tamanha sova que a parti aos bocadinhos e engoli com avidez, bela perna!

Local da Tertúlia: Pirâmides de S. Pedro.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia começou por celebrar o 25 de Abril, logo na sexta-feira, por isso o tão faustoso 1º ponto. Decidimos até rebaptizar esta sessão de, " Tertúlia da Revolução ", meteu cravos e tudo!!!

Falou-se sobretudo da revolução de Abril de '74, o Poeta preparou até uma exposição por escrito, com 6 páginas, calcule-se! Também ele não acreditava que houvesse alguém que resistisse à "declamação " integral do daquele manifesto. Mas houve alguns resistentes, mais a mais quando o Poeta decidiu saltar duas páginas, que eram as letras de duas canções. A Grândola, Vila Morena, a música que em 25 de Abril de 1974 lançou as tropas portuguesas para a rua, dando o inicio do golpe de Estado e acabando assim com a Ditadura. A outra música era do Sérgio Godinho, já não me recordo qual era, mas devia ser revolucionária, com certeza.

O Poeta acabou por dar uma lição de história para meninos da " 4º classe"! Pareceu-me contente com o resultado da revolução, eu não sei, porque não vivi a ditadura. Pelo que me contam e pelo que já li, aquilo era mesmo bera, também não havia de ter gostado, mas também não gosto dos políticos de agora.

Os partidos, são autenticas organizações mafiosas, que através dos políticos sonegam os cofres do estado e as poupanças do cidadão comum, para proveito próprio e dos empresários que lhes andam associados. Antigamente tínhamos de sustentar um só partido, actualmente temos sustentado três mais todo o seu clientelismo.

Há liberdade? Há, mas tem-nos custado muito cara. E em matéria de direitos? É só atropelos... Mas ainda assim, viva a liberdade.

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra


Est. Vendas Novas 10 – Oriola 1
Giesteira 1 – Monte Trigo 1
Arcoense 2 – Arraiolense 1
Redondense 3 – Bencatelense 2
Calipolense 5– Sporting de Viana 0
Santiago Maior 3 – Portel 0
Borbense 2 – Escouralense 2.

Classificação:
1º - Estrela Vendas Novas - 66 (-1J)
2º - Monte Trigo - 50
3º - Redondense - 48
4º - Calipolense - 39
5º - Escouralense - 35 (-1J)
6º - Unidos Giesteira - 31 (-1J)
7º - Sp. Viana Alentejo - 29 (-1J)
8º - Desp. Portel - 29
9º - Oriolenses - 25
10º - Santiago Maior - 25
11º - S.C. Bencatelense - 24
12º - S.C. Borbense - 23
13º - Arraiolense - 14
14º - S.C. Arcoense - 10

1ª Divisão – Fase Final

Luso Morense 0 – Canaviais 1
Perolivense 1 – Estremoz 1.

Classificação:
1ºPerolivense 8
2ºCanaviais 7
3ºEstremoz 3
4ºMorense 2

Campeonato Distrital de Juvenis
Última Jornada

Alandroalense - Atlético Reguengos


Campeonato Distrital Infantis
Fase final

Montoito 3–3 Terena.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

FESTAS

- Celebrações do 25 de Abril. 24 e 25 de Abril ( Ver programa próprio ).

LAZER

- 4º Passeio TT, " Rota da Pedra Alçada ". Domingo, em Santiago Maior. ( Ver programa próprio ).

EXPOSIÇÕES

- Exposição de Pintura " Travessias " , de Fátima Franco. De 09 a 24 de Abril no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

POLITICA

- Bloco de Esquerda discute Refinaria de Balboa. Sábado ás 11h. no Fórum Transfronteiriço de Alandroal. ( Ver programa próprio ).

quinta-feira, 22 de abril de 2010

QUEM AJUDA O ALANDROAL?

Os cinco comandantes dos Bombeiros das corporações banhadas pelo Grande Lago-Alqueva, a saber, Alandroal, Reguengos, Mourão, Portel e Moura, são capa do jornal dos Bombeiros de Portugal da edição de Abril.

O motivo da entrevista com os lideres destas corporações, é saber até que ponto estão os bombeiros da região preparados para socorrer, em caso de necessidade, o grande fluxo de turistas que se adivinha, venham com o aparecimento dos novos empreendimentos turísticos.

O Comandante José Fontes dos B. V. de Alandroal, é o que mais se lamenta com falta de condições e culpa em parte a EDIA, que nunca quis dialogar com a corporação. No entanto, deposita agora grandes esperanças no novo executivo camarário, para conseguir os meios necessários que lhe permitam socorrer algum eventual acidentado (s).

Leia toda a entrevista, nas imagens abaixo:




Clique em cima das imagens para ampliar.

PALCO DESPORTIVO

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra ( Domingo ás 16h. )

Estrela V. Novas - Oriolenses
Giesteira - Monte Trigo
Arcoense - Arraiolense
Redondense - Bencatelense
O Calipolense - Sp. Viana
Santiago Maior - Portel
Borbense - Escouralense

1ªDivisão Distrital
Fase Final

Perolivense - Estremoz
Luso Morense - Canaviais

Campeonato Distrital de Juvenis
Última Jornada ( Sábado ás 16h. )

Arraiolos - S.C. Borbense
Canaviais - Juventude Évora
União Montemor - Estrela Vendas Novas
Alandroalense - Atlético Reguengos
S.L. Évora - Luso Morense
Folga: Calipolense

Campeonato Distrital Infantis
Fase final ( Sábado 9,30h. )

Montoito – Terena.

MUNICÍPIO DE ALANDROAL ENTREGA GESTÃO DE PRAÇA DE TOUROS A PRIVADOS



A empresa Aplaudir de João Pedro Bolota irá gerir nos próximos dois anos as Praças de Toiros de Alandroal e Aldeia da Venda-Santiago Maior.

Segundo a empresa, tudo farão para ali realizar um bom trabalho como é apanágio da empresa num Concelho onde a aficion impera. A primeira Corrida será por ocasião das Festas de Santa Cruz em Aldeia da Venda, Santiago Maior com um Cartel aliciante.
Na Praça de Toiros de Alandroal a primeira Corrida será no primeiro fim de semana de Julho em data ainda a designar.

Minutos depois de ter anunciado a gerência das praças de touros do concelho do Alandroal, a empresa Aplaudir anunciou o primeiro cartel para as mesmas.

Desta forma, Bolota apresenta um cartel para o dia 9 de Maio, na Aldeia da Venda, composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Duarte Pinto e Francisco Palha.

Nesta corrida que terá inicio pelas 17 horas, lidar-se-ão touros de São Martinho, que serão pegados pelos Forcados Amadores de Alcochete e Aposento do Alandroal.

Fonte: Touradas

II PASSEIO CICLOTURISMO DA MINA DO BUGALHO

A Junta de Freguesia de Sº Brás dos Matos levou a efeito no passado Domingo, o seu II Passeio de Cicloturismo.

Vitor Matos teve a amabilidade de enviar as fotografias abaixo, para tornar público o evento.
A foto oficial do grupo que iniciou o passeio, junto ao edifício sede da junta.


A poucos quilómetros da saída, já de mãos na cabeça! Braças no ar! Perdidos ligo à saída? Avaria do GPS? Ainda falta tanto? O que seria?


No Rosário o 1º descanso, ainda reinava a boa disposição e não se notava o cansaço.

Aqui a fazerem-se à estrada para fugir da trovoada, naquilo que foi uma fuga inglória. A molha foi grande, mas também não vi ninguém no carro vassoura. Para o ano há mais...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PARQUE ALQUEVA JÁ ARRANCOU, E JUROMENHA?


O 1º Ministro José Sócrates esteve ontem no Concelho de Reguengos de Monsaraz, com José Roquete para assinalar o arranque da 1ª fase do empreendimento Roncão d'el Rei , que envolve um hotel e um campo de golfe. Tudo isto faz parte do projecto do Parque Alqueva, pertença de José Roquete. Sendo também um projecto classificado como PIN ( de Potencial Interesse Nacional), como a seu tempo foi considerado o Projecto de Juromenha.

Mas deste não temos tido qualquer desenvolvimento. Ora se é de interesse Nacional, muito maior será o interesse para nós Alandroalenses.

Será que as politiquisses MUDA vs PS e Grilo vs Nabais, vão deitar tudo a perder? Ou será que o interesse dos empresários Leote/Guimarães está a desvanecer? Eu não sei, mas parece-me que os motivos ainda são outros que não vou poder revelar agora.

No entanto é minha esperança, ver a curto prazo, o 1º Ministro numa cerimónia em pleno Castelo de Juromenha, com um discurso muito idêntico ao que proferiu ontem na Herdade do Roncão d'el Rei, veja o vídeo RTP:

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, 27ª JORNADA '10

Resultados da 27ª jornada da XV Liga Fantástica Al-sport.




Uma jornada muito renhida esta, com os primeiros 10 do semanal a ficarem separados simplesmente por 5 pontos! Tudo mercê das vitórias dos quatro primeiros classificados na Liga Sagres. Mas a balança pendeu para o lado do Nuno Coelho, tudo graças a " Jesus ", que fez entrar o Ramires a 5' do fim, ou à estrelinha de campeão antecipado do Nuno, que numa jogada táctica arrojada, tirou o Quim e meteu o Eduardo, para tirar dividendos no acumulado. Acabou por acumular dividendos no semanal e no acumulado...

1º lugar N.COELHO- 40pts, em segundo A.BASTOS- 39pts, e no último lugar do pódio P.FAUSTINO- 39pts.

Houve alterações no acumulado geral, principalmente na base desta pirâmide, onde começam agora a entrar os mais consagrados treinadores desta liga, um pouquinho tarde, mas é o que se pode arranjar. Já no vértice, a faltar 3 jornadas para o fim a luta pelo titulo resume-se agora a dois treinadores, Nuno e P.T. Já que o M. Carlos deve ter entrado numa nuvem vulcânica, a queda esta a ser a pique!

Eis os primeiros 10 FANTÁSTICOS:

1º- N.COELHO mantém o 1º lugar (974);
2º- P.T. mantém o 2º lugar (963);
3º- M.CARLOS mantém o 3º lugar (947);
4º- P.FAUSTINO mantém o 4º lugar (938);
5º- MANGUITO mantém o 5º lugar (928);
6º- MIGUEL mantém o 6º lugar (920);
7º- M.JOÃO mantém o 7º lugar (884);
8º- A.BASTOS sobe ao 8º lugar (874);
9º- JEREMIAS desce ao 9º lugar (874);
10º- ROSINHA sobe ao 10º lugar (848).

DIVULGAÇÃO - COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL '10

À 1ª HORA DA MANHÃ UMA POSTAGEM DE ULTIMA HORA!

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 20 de abril de 2010

I CONVÍVIO DO MOTORKLUB DE ALANDROAL.


O recém criado Motorklub de Alandroal, realizou o seu I Convívio no passado dia 11 de Abril.

O convívio teve lugar em Terena, por ocasião da Festa da Boa Nova. Foi montada uma tenda para o efeito, junto ao Restaurante O Castelo, onde também foi instalada uma discoteca.

Mas a manhã começou com a recepção aos participantes, e depois um passeio pela Vila de Terena e a visita ao Santuário de Nª Srº da Boa Nova. Já depois das 13h. teve lugar o almoço convívio e no final deste a entrega de algumas lembranças. No almoço esteve presente o Presidente da Câmara do Alandroal, João Grilo e o Vereador Custódio Costa. Luís Guerra, o novel Presidente do Motorklub de Alandroal, aproveitou a ocasião para lançar um repto ao Presidente da edilidade, no sentido da Câmara apoiar do Motorklub a organizar algo semelhante por ocasião das Festas de Alandroal, no inicio de Setembro.

Resta-me acrescentar que o convívio foi bem participado, surpreendendo até os próprios organizadores, que não esperavam tantos participantes logo no inicio de uma vida que se quer longa. Estiveram presentes cerca de 60 participante, de várias partes do Alentejo, sendo 36 motards e os restantes em 4 rodas.

Luís Guerra, declarou-se satisfeito com este primeiro convívio, que apelidou de Muito Bom. Confidenciou-me no entanto que esperava uma maior presença dos colegas Santiago Maior.

Aqui têm alguns vídeos, com imagens do evento:








Para visualizar mais vídeos entre no canal Alandroalandia do Youtube.

CLUBE DE RUGBY DE JUROMENHA

O C. R. Juromenha participou no fim de semana passado no II VINTAGE CASCAIS RUGBY - Veterans Festival II.

O torneio disputou-se nos dias 16 e 17 de Abril, incluído no EGOR 2010 Series, o CDS Cascais organizou este torneio de veteranos que teve lugar no Campo da Guia, em Cascais. Além dos veteranos de Juromenha, participaram ainda os Lisbon Lobsters, Amsterdam Academicals e CDUP e a equipa da casa.

Veja aqui o vídeo:


Saiba ainda como participar no III Juromenha Rugby Oldies Festival 2010, em C. R. Juromenha.

FUTEBOL VETERANOS '09/'10 - ULTIMA JORNADA

No passado sábado disputou-se a ultima jornada do Torneio Futebol de Veteranos '09/'10, do Concelho de Alandroal.

Os jogos foram realizados no Campo Humberto Silveira Fernandes, na Aldeia do Rosário. E tiveram os seguintes resultados:

Mina/Rosário 1 - 5 C.R. Juromenha
Terena/Hortinhas 5 - 0 Santiago Maior/C.Carneiro ( Falta de comparência ).

Devido à falta de comparência já anunciada do Santiago maior, realizou-se mais um encontro entre as equipas do Terena e o J.S. Alandroalense, com resultado favorável aos segundos por 2-1.

A classificação final ficou assim ordenada:

1º J.S. Alandroalense 10 Pts.
2º C.R. Juromenha 8 Pts.
3º Terena/Hortinhas 5 Pts
4º Mina/Rosário 1 Pts.
5º Santiago Maior/Carneirense* ( Falta de comparência ).

Melhor Marcador: João Balsante com 10 Gls. do J. S. Alandroalense.

( Foto: Al )
A entrega dos prémios, pelo Presidente João Grilo, e a grande festa dos jogadores do JSA pela conquista do torneio e de melhor artilheiro por parte de João Balsante, que não pode estar presente e recebeu o prémio o capitão Zé Ribeiro.

( Foto: Al )
Outro grande momento da noite foi a entrega do " Prémio Vida ", ao veterano futebolista Manuel Joaquim Mira, do C. C. D. Terena.

Manuel Mira recebeu o prémio ás mãos do seu sobrinho, Nuno Mira, representante da A. G. do Município de Alandroal, perante o aplauso de todos os presentes. O discurso esteve a cargo do seu conterrâneo , Joaquim Saraiva, que enalteceu as qualidades humanas e desportivas do agraciado, indicando-o como um exemplo de vida. Joaquim Saraiva referiu ainda que este prémio é para continuar a ser atribuído nos próximos anos.

Já Manuel Mira, visivelmente surpreendido e comovido, pouco mais conseguiu balbuciar quem um sentido « Obrigado ». Ele que normalmente é um comunicador nato, a ocasião deixou-o sem palavras.

PARABÉNS, o prémio é inteiramente merecido.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COISAS DESTE MUNDO...

Conta o meu homólogo "Chico Manel", no Al Tejo, que no Alandroal têm acontecido " Coisas do outro Mundo " e que eu, em parte tenho a culpa disso!!!

Eu? Eu limito-me a reportar aquilo que vejo ou aquilo que os fantasistas me contam! O mais que me podem acusar é de fazer algumas apreciações irreflectidas, mas nada de sortilégios...

Até porque as lendas, se é que são mesmo lendas, reportam todas essas aparições de que muito se tem falado ultimamente. E estou a falar nisto outra vez, porque mais uma vez aconteceu algo de insólito no Lucefecit, mais propriamente, naquela mística zona circundante ao Castelo Velho e o Endóvelico. Já aqui falei na Bicha e na Moura Encantada, e pensava eu que isto acabava por aqui, mas agora disse-me o Al, que também por alturas da Páscoa, lhe aconteceu algo muito estranho e conseguiu fotografar o que lhes mostro aqui abaixo:

Diz o Al que aconteceu tudo muito lentamente, mas não sabe precisar se essa "lentidão" demorou 1 minuto se 1 hora, sentiu um arrepio na espinha, os cabelos ficaram-lhe em pé e ficou ali petrificado até que o companheiro Bombas lhe deu um encontrão. Recompôs-se, reparou que tinha o telemóvel na mão e o visor mostrava o Lobo do Vale Largo!

Eu não conheço bem a história deste lobo, só sei que matou um contrabandista do Freixo no Vale Largo ( Encostas das Hortinhas ), quando este tentava visitar nas Hortinhas a sua amante numa noite de lua cheia, isto no intervalo entre as viagens que fazia pela fronteira e a sua casa no Freixo ( Redondo ). Contaram os dois comparsas que o acompanhavam e tinham ficado a descansar no moinho do Stil, ouviram uivar e foram em auxilio do " enamorado " companheiro.

Só já viram uma grande figura canina com uns pequenos cornichos a desaparecer e sem alcateia, o companheiro jazia prostrado nas margens do Ribeiro da Moura.

Isto é o pouco que eu sei do Lobo do Vale Largo, se mais alguém tiver conhecimento e quiser ajudar...

Já agora e para apimentar mais um pouco as " Coisas Deste Mundo ", que conglobação terá sido esta no interior do castelo de Alandroal? A foto tirei-a eu ao amanhecer do Domingo de Páscoa, em pleno quintal da antiga Sociedade da Música e a escassos metros da entrada da Igreja Matriz. Só já vi os lugares, mas as brasas ainda mostravam a sua incandescência.


Não é nada do outro Mundo, mas que é enigmático, é...

DIVULGAÇÃO - 4º PASSEIO BTT, SANTIAGO MAIOR

Clique na imagem para ampliar.

PESCA - A CAPTURA DE LUCIOPERCA

Parece que está a começar mais uma temporada de capturas de lucioperca, a julgar pelas fotos que me fizeram chegar. Não o posso afirmar por experiência própria, pois já tentei duas vezes este ano e nada! O Lucioperca não está a querer colaborar com o Lobo do Alqueva.

Mas o mesmo já não dirá o Célio Chino, pois logo no primeiro dia que tentou a sua sorte este ano, conseguiu cinco capturas da parte da manhã e duas da parte da tarde!

Na foto de cima o Chino a exibir os 5 belos exemplares, que conseguiu da parte da manhã.



Da parte da tarde a pescaria não foi tão numerosa, mas nem por isso deixou de ser tão proveitosa, pois conseguiu os 2 maiores exemplares. O peixe do seu lado esquerdo atingiu na pesagem os 2,5kg.

Esta pescaria foi conseguida na Barragem de Alcântara e com amostras de vinil, já na passada semana.

FORÇA ESPECIAL DE BOMBEIROS NO ALANDROAL

O concelho de Alandroal vai ser palco de um exercício de treino, da Força Especial de Bombeiros (FEB), para o combate a incêndios florestais, entre os dias 20 e 24 de Abril. Treino de abertura de faixas de contenção, treino de combate com helicópteros e briefings para definição de estratégias de combate aos fogos, são algumas das actividades que vão fazer parte do exercício da FEB.

O exercício é de abrangência nacional e vai contar com a presença de 150 elementos e 30 veículos, durante 4 dias. Criar espírito de grupo entre todos os elementos desta estrutura, reforçar normas e procedimentos de âmbito operacional e disciplinar e adaptar a força a métodos e técnicas de campanha, são alguns dos objectivos deste exercício da Força Especial de Bombeiros.

O Acampamento Base do exercício vai ser instalado no campo de Futebol de Cabeça de Carneiro e estará aberto à comunidade escolar, do concelho de Alandroal, no dia 22 de Abril. Para o dia 23 está agendada uma visita do Secretario de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.

Segundo fonte do comando da Força Especial de Bombeiros, a escolha pelo concelho de Alandroal, para a realização do exercício deve-se à privilegiada localização do concelho e ao facto de ter boas localizações para se realizarem os treinos programados.



Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

domingo, 18 de abril de 2010

PALCO DESPORTIVO - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra

Oriola 1– Giesteira 1
Monte Trigo 4 – Arcoense 0
Arraiolense 1– Redondense 1
Bencatelense 0 – Calipolense 3
Sporting de Viana 3 – Santiago Maior 1
Portel 2 – Borbense 0
Escouralense 0 – Est. V. Novas 2

1º - Estrela Vendas Novas - 63 (-1J)
2º - Monte Trigo - 49
3º - Redondense - 45
4º - Calipolense - 36
5º - Escouralense - 34 (-1J)
6º - Unidos Giesteira - 30 (-1J)
7º - Sp. Viana Alentejo - 29 (-1J)
8º - Desp. Portel - 29
9º - Oriolenses - 25
10º - S.C. Bencatelense - 24
11º - Santiago Maior - 22
12º - S.C. Borbense - 22
13º - Arraiolense - 14
14º - S.C. Arcoense - 7

1ª Divisão – Fase Final

Perolivense 2– Luso Morense 0
Estremoz 1 – Canaviais 2

1º Perolivense - 7 (Promoção)
2º Canaviais - 4 (Promoção)
3º Estremoz - 2
4º Luso Morense - 1

Campeonato Distrital de Juvenis, 21ª Jornada.

S.C. Borbense - Alandroalense

CAMPEONATO DISTRITAL DE INFANTIS – FASE FINAL

TERENA - CALIPOLENSE

sábado, 17 de abril de 2010

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ontem estiveram presentes: Aphia, Reileão, Bichano e Eu.

Como observadores estiveram Ku-adrado, KGB, Libaquista e Ladyleo.


Ordem de Trabalhos:
1. Frango Assado, acompanhado por vegetais e tubérculos hortenses . ( Este ponto é variável semanalmente ).

O franganito estava belíssimo, o amigo Zé do Alto está cada vez mais especialista em frango assado. Já nem precisa de melhorar mais, estão mesmo no ponto. Se até à data eu dizia que os melhores frangos que se comiam aqui na zona, eram os Frangos à Gaio, no Restaurante "O Castelo" em Terena, agora posso afirmar com toda a convicção que os Frangos à Zé do Alto, ombreiam com os mais afamados do Pais.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Depois de uma paragem por força das recentes festividades, pensei que os Tertulianos viessem mais inspirados e trouxessem ás discussões mais atrito, mas não, andam todos como eu, expectantes.

Nem mesmo a aliança MUDA/CDU da Tertúlia, que tanto gostava de trazer o tema politica local para discussão, agora não manifestam qualquer esboço ou vontade em falar do assunto. Nota-se que o estado de graça do MUDA já era, mesmo entre as suas hostes. Agora é trabalhar a sério, ou a queda será a pique!

Não se fala de politica local, mas fala-se de politica Nacional, e ai quem já caiu em desgraça e de forma irreversível, foi o Sócrates. Agora foi com as anunciadas "pontes" para a Função Pública, por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Portugal. Às vozes do sindicatos e patronato, juntou-se agora a totalidade da Tertúlia, nas criticas a esta ridícula medida.

A radicalização desta posição chegou ao ponto, que os funcionários públicos da Tertúlia afirmam que se os deixarem trabalhar nesse dia, irão trabalhar!

De salientar que ninguém está contra a visita do Papa a Portugal, só não entendemos porque não trabalham os funcionários públicos, pelos menos aqueles a quem a visita do Papa não lhes diz nada. Porque não folgam só aqueles que têm intenção de acompanhar as celebrações ao vivo? Depois de acções como estas, como podem estar sempre a pedir mais produtividade aos portugueses? Sinceramente ó Sócrates!!!

Depois falou-se também muito do tema do momento, a nuvem vulcânica que está a afectar a Europa, e dai às sucessivas greves dos abastados pilotos, que têm devastado os cofres da TAP e que todos nós temos que pagar os seus devaneios. Em suma os pilotos foram arrasados, mas não me vou alongar muito nisto, porque confeccionaria muitas linhas, que vocês provavelmente não estariam dispostos a digerir.

Vamos à alarvidade da noite, que desta vez não foi dita, mas praticada pelo Mata-birra. Ontem por força do seu horário de trabalho chegou mais tarde.

Tão não é que o magano chegou, sentou-se e mamou dois pratos de caracóis antes de ter dito boa noite! E não ofereceu nem sequer uma concha!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

GENUINELAND, COM SEDE EM JUROMENHA.



A histórica aldeia de Juromenha, no Concelho de Alandroal, vai receber a Sede da Genuineland - Rede Europeia de Turismo de Aldeia. O antigo edifício da Guarda Fiscal, no Largo do Posto, foi o sítio escolhido para albergar a Sede deste projecto.

Genuineland é a designação resultante da fusão de “genuine” e “land”, duas palavras que remetem para a mensagem subjacente à marca, uma promessa de autenticidade e uma forte ligação à terra. Na prática, o projecto Genuineland visa o desenvolvimento turístico sustentável das regiões rurais, assente na promoção de uma oferta turística de qualidade e envolvendo os actores locais, como as Autarquias e outras instituições.

ANTIGO POSTO DA GUARDA FISCAL EM JUROMENHA É AGORA SEDE DA GENUINELAND


As actividades a implementar, no âmbito deste Projecto, visam o desenvolvimento do conceito de Turismo de Aldeia e de Turismo do Imaginário, como componente de animação turística das regiões envolvidas. O desenvolvimento de Planos de Aldeia, acções de promoção e animação turística, edição de materiais promocionais e acções de formação profissional são algumas das actividades a desenvolver.

Uma componente importante da Rede Europeia de Turismo de Aldeia -Genuineland passa pela definição e desenvolvimento de um conjunto de actividades de animação ligadas ao Turismo do Imaginário, ou seja às tradições de cada comunidade, à sua identidade e aos seus monumentos. «No fundo, pretende-se valorizar todo o património de cultura tradicional que permite diferenciar estas aldeias, esta Rede, de outras aldeias, de outras redes», explica Apolónia Rodrigues, coordenadora do projecto.

Actualmente o projecto envolve as regiões do Alentejo, Arad (Roménia), Lapónia (Finlândia), Lomza (Polónia) e Trentino (Itália). João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, explica que «o projecto Genuineland é um claro exemplo da lógica que queremos implantar no nosso Concelho, ao nível do Turismo. É um projecto que valoriza os elementos diferenciadores das regiões como o Alentejo e que nos permite que sejamos conhecidos por aquilo que de melhor temos para oferecer, a nossa cultura, as nossas gentes e o nosso rico património paisagístico e arquitectónico. Por isso mesmo, para nós foi muito importante termos conseguido que a Sede da Rede Europeia de Turismo de Aldeia se fixasse em Juromenha».

Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

quinta-feira, 15 de abril de 2010

IRS - PRAZO DE ENTREGA ALARGADO


Prorrogados os Prazos de Entrega por Internet da Declaração Modelo 3 do IRS

O prazo para a entrega da declaração Modelo 3 de IRS relativa à primeira fase que abrange os contribuintes que, em 2009, apenas tenham auferido rendimentos do trabalho dependente e/ou pensões, foi alargado de dia 15 para o próximo dia 18 de Abril, da mesma forma que foram alargados os prazos da segunda fase.

O Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP), “numa óptica de prestação de serviços de qualidade e pelo estrito respeito dos seus direitos e garantias tributárias”, decidiu facultar aos contribuintes a possibilidade de entregarem as suas declarações de rendimentos até ao dia 18 de Abril, dispondo, assim, de mais um fim-de-semana para esse efeito.

De acordo com o comunicado do MFAP, o prazo foi prorrogado devido à instabilidade que se registou no sistema informático nos primeiros dias da entrega desta declaração. Às entregas efectuadas até à nova data é aplicado “o prazo máximo de 20 dias para a emissão do reembolso, nos casos em que este seja devido e desde que verificados os requisitos estabelecidos para esse efeito”.

Foi igualmente adiado para dia 19 de Abril o início do prazo para as entregas por Internet das declarações Modelo 3 relativas à segunda fase, que abrange os contribuintes que, em 2009, tenham obtido outros tipos de rendimentos que não apenas relativos a trabalho dependente e/ou pensões. O fim do prazo de entrega desta fase foi também prorrogado por mais três dias, terminando no dia 28 de Maio.

O adiamento de 16 para 18 de Abril “em nada prejudicará os contribuintes abrangidos por esta segunda fase, uma vez que a administração fiscal assegurará, para os que entregarem as suas declarações no dia 19, que o reembolso, quando devido e desde, também, que verificados os requisitos estabelecidos para o efeito, será emitido no prazo de 20 dias contados a partir do dia 16 de Abril”.

" RELIGIOSIDADE POPULAR NO ALENTEJO"


O Fórum Cultural de Alandroal vai receber, no próximo dia 1 de Maio, a partir das 17:00 horas, a apresentação do livro “Religiosidade Popular no Alentejo”, da autoria de João Augusto David de Morais, médico e antigo professor convidado da Universidade de Évora. A obra, que faz parte de uma trilogia sobre a cultura alentejana, tem por base um estudo sobre a festa de Santa Cruz, na Aldeia da Venda, que o autor levou três décadas a concluir.

David de Morais revelou que um dos motivos que o levou a escrever aquela trilogia sobre a cultura alentejana foi o facto de, nos seus estudos, ter verificado que «a verdadeira cultura alentejana está a ser alvo de um etnocídio crescente, o que é ainda mais grave quando o Alentejo, Trás-os-Montes e Açores são as únicas regiões que ainda conservam alguma da sua identidade cultural própria”. Assim, a trilogia, que fica completa com a edição de “Religiosidade Popular no Alentejo”, tem como objectivo último conseguir resgatar do esquecimento aquilo que ainda é passível de ser preservado da cultura tradicional do Alentejo.

O autor de “Religiosidade Popular no Alentejo”, natural de Angola mas residente em Évora desde 1976, explicou ainda que «escolheu o Alandroal para a apresentação do livro porque a obra se estrutura em torno das celebrações da festa de Santa Cruz e porque a Autarquia alandroalense se mostrou bastante receptiva à ideia de ser palco da apresentação da obra».

FESTA DA SANTA CRUZ - Santiago Maior ( Alandroal )


De referir que David de Morais já publicou cerca de uma centena de trabalhos científicos e alguns livros, nas áreas da medicina, antropologia e ecologia humana, entre outras. Além disso, foi galardoado com quinze prémios por trabalhos científicos e foi agraciado com as medalhas de ouro do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Évora.


Fonte: Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

PALCO DESPORTIVO

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

Divisão de Honra ( Domingo ás 16h.)
Oriolenses - Giesteira
Monte Trigo - Arcoense
Arraiolense - Redondense
Bencatelense - O Calipolense
Sp. Viana - Santiago Maior
Portel - Borbense
Escouralense - Estrela FC V. Novas

1ªDivisão Distrital
Fase Final - 3ªjornada

Perolivense - Luso Morense
Estremoz - Canaviais


Campeonato Distrital de Juvenis, 21ª Jornada.
Sábado às 16h.
S.C. Borbense - Alandroalense
União Montemor - Juventude Évora
Calipolense - Canaviais
Arraiolos - Estrela Vendas Novas
Atlético Reguengos - S.L. Évora
Folga: Luso Morense


CAMPEONATO DISTRITAL DE INFANTIS – FASE FINAL
Sábado às 10,30h.
TERENA - CALIPOLENSE

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, 26ª JORNADA '10

Resultados da 26ª jornada da XV Liga Fantástica Al-sport.



A 26ª jornada trouxe pela segunda vez um dragão à liderança do semanal. Foi o Cabé, que beneficiou do facto do derbi lisboeta se ter disputado à terça-feira e os jogadores dessas equipas não terem pontuado para a Liga. Como ele apostou em jogadores do FêCêPê e estes pontuaram bem, mercê da sua vitória sobre o Rio Ave, foi também ele o feliz vencedor da Liga esta semana.

O pódio semanal ficou constituído assim:

- Em 1º lugar CABÉ- 38pts, em segundo MIGUEL- 30pts, e no último lugar do pódio P.FAUSTINO- 29pts.

No acumulado geral, foram poucas as alterações.

Vejamos nos dez primeiros:

- N.COELHO mantém o 1º lugar (934);
- P.T. mantém o 2º lugar (924);
- M.CARLOS mantém o 3º lugar (912);
- P.FAUSTINO sobe ao 4º lugar (899);
- MANGUITO desce ao 5º lugar (894);
- MIGUEL mantém o 6º lugar (885);
- M.JOÃO mantém o 7º lugar (847);
- JEREMIAS sobe ao 8º lugar (838);
- A.BASTOS desce ao 9º lugar (835);
- L.FERNANDO mantém o 10º lugar (820);

terça-feira, 13 de abril de 2010

O " RAPOZINHO DO ALQUEVA "

Alguns leitores e amigos têm-me questionado e até mostrado algum desagrado pelo facto do blogue andar pouco actualizado ultimamente.

Tal acontecimento deve-se única e simplesmente a compromissos familiares e ás mais recentes quadras festivas, Páscoa e Festa dos Prazeres. Agora que passaram estamos ai outra vez em forma e até para contar alguns aspectos que se passaram durante estes dias.

Como é do conhecimento geral, nesta alturas é costume os Alentejanos participarem nas mais variadas romarias espalhadas pelas redondezas, acampar ou simplesmente participarem num piquenique. Eu não fujo à regra e por estes dias tornei-me num "eremita".

Tenho um certo prazer em contemplar a natureza e se a isso se juntarem uns rituais religiosos, misturados com o profano, tanto melhor.

Mas quanto à natureza, mesmo depois dos maus tratos a que tem sido sujeita, ainda assim continua-nos a brindar com agradáveis surpresas, se não veja-se este exemplar de borboleta nocturna que nos fez companhia desde o anoitecer até ao raiar do dia!


Não sei o nome da sua espécie, mas é um exemplar magnifico com cerca de 12cm e cores deslumbrantes, que há muito tempo já não via, mas que pude agora contemplar à beira do Lucefécit.

Também à beira do Lucefécit, mas já noutra noite, tirei esta estranha foto, " A Queima da Serpente". Agora começo a compreender porque nessa noite a borboleta não me visitou, nem sequer as centenas de mosquitos arreliadores se juntaram à volta da gambiarra, nem o zorzal que tinha o ninho na árvore mais próxima se ouviu piar nesse entardecer! Felizmente que de manhã lá estava outra vez.Quanto à serpente, pergunto-me agora, seria a "Bicha" que no tempo do meu avô comia os cabritos aos pastores das Hortinhas? Que por sinal se alojava ali bem perto no pego a que deu o nome, " Pego da Bicha "? Ou seria a Melosine, filha nunca vista do Amadeus Saraband? ( Vide: Al-Tejo ).

Fosse o que fosse, já não está entre nós, foi queimada na fogueira, ardeu. E podem até pensar que estou a brincar mas não estou, ardeu na hora em que começaram a rebentar os foguetes que anunciavam a entrada de Nª Srª da Boa Nova na Igreja de Sº Pedro, no Domingo à noite! Enigmático, não?

Mas nem só de enigmas se compôs este acampamento, também obtive resposta para uma das minhas preces, conseguir que um dos meus discípulos na pesca, respeitasse a lei e as espécies que são o alicerce deste desporto que é a pesca.

Aqui vos apresento o " Raposinho do Alqueva ", a devolver um peixe sem medida à água. Até à bem pouco tempo, não era assim, era um autentico devorador de peixes. Finalmente está a começar a evoluir na pesca!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

LAZER

-Festa de Nª Srª da Boa Nova. De sexta a terça feira em Terena.

- Almoço Convívio do MotorKlub de Alandroal. Domingo em Terena. ( Ver programa próprio ).

DESPORTO

- Futebol Veteranos entre o CCD Terena vs JS Alandroalense. Sábado às 16h. e Terena. ( Ver programa próprio ).

- Torneio de Paintball. Sábado no Alandroal às 10,30h. ( Ver programa próprio ).

EXPOSIÇÕES & CULTURA

- Exposição de Pintura " Travessias " , de Fátima Franco. De 09 a 24 de Abril no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

- Exposição Permanente " Terena ... Apontamentos Históricos ". Inauguração a 10 de Abril pelas 10,30h. na Junta de Freguesia de Terena.

- Lançamento do livro " Diário da Guerra Colonial - Guiné 1966-1968 ", de Luís de Matos. Lançamento a 10 de Abril pelas 10,30h. na Junta de Freguesia de Terena.

DIVULGAÇÃO - CONVÍVIO MOTORKLUB DE ALANDROAL

quinta-feira, 8 de abril de 2010

POLITICA LOCAL - BLOCO DE ESQUERDA NO ALANDROAL

CORREIO COM PEDIDO DE DIVULGAÇÃO:

É com muito agrado que participamos junto desse blogue, o “nascimento” do Núcleo do Bloco de Esquerda do Alandroal.

E para assinalar este facto relevante, arrancamos já no próximo dia 24 de Abril (11.00h) com a nossa primeira iniciativa, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

Será um debate sobre o tema “Alqueva/Refinaria Balboa/Concelho de Alandroal”, cuja mesa contará com as presenças de Rita Calvário (Deputada do Bloco de Esquerda), João Grilo (Movimento Unidade e Desenvolvimento de Alandroal), Felis Lourenço Donoso (Plataforma Ciudadana Refineria No) e João Claro (Ambientalista).

Esta iniciativa é aberta a todos os interessados, terá uma duração de 2 horas, e no final haverá um período para interacção (sugestões/pedidos de esclarecimento) com o público assistente.

Findo o debate, haverá um almoço/convívio nas Pirâmides de São Pedro (13.00h), também
aberto aos interessados. Estes deverão confirmar presença através dos contactos abaixo mencionados. Também, a partir de amanhã, irá estar disponível no bar “ALDRABAR” (Largo do Matadouro – Alandroal) uma folha de inscrição para este almoço/convívio.
Cumprimentos,
P’lo Núcleo do Bloco de Esquerda do Alandroal,
Nuno Fontes Coelho
Contactos:
Mail: nunofontescoelho@gmail.com
Tlm: 967 714 450