sábado, 12 de dezembro de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE.

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes, Aphia, Bichano, Reileão, Águia, Poeta, Kacus e Eu.

Ontem a Tertúlia realizou-se sem observadores.

Ordem de Trabalhos:
1. Lombinho Grelhado com Alho, Arroz de Pato e Assado de Borrego à Antiga. ( Este ponto é variável semanalmente ).


Ontem e porque estávamos em festa, decidimos fazer uma mista de menus, onde todos provaram de todos os menus escolhidos. O borrego foi considerado por unanimidade como um prato de excelência, o lombinho bom e macio, já o arroz de pato foi considerado muito esquisito.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

1º ANIVERSÁRIO.

A tertúlia de ontem à noite foi especial, pois fez um ano que a tertúlia surgiu de uma forma espontânea, mas que em poucas semanas foi criada oficiosamente. Há um ano, Eu e um grupo de amigos, decidimos ir jantar ao recém-inaugurado restaurante "Pateo de Cascalhais", onde fazíamos tensão de saciar o nosso apetite e a curiosidade de tão falado espaço.

Fomos colocados com cortesia, numa mesa redonda, sem acesso à TV. Penso que este pormenor foi importantíssimo para o surgimento da tertúlia. Mesa redonda, onde ficámos de frente uns para os outros e sem TV, a tal caixa "anti-social", que muitas vezes com a atenção que nos rouba, não nos deixa socializar.

Além do apuro do repasto na altura, fiquei impressionado com a quantidade de assuntos que foram abordados, muitos de uma forma séria, outros nem tanto, mas tudo junto tinha dado uma bela troca de ideias. Dai que nas semanas seguintes repetimos estes jantares, já noutros restaurantes, mas sempre numa mesa redonda.

Comecei-lhe a chamar Tertúlia de Sexta à Noite, e pedi autorização aos então noveis tertulianos para postar no Alandroalandia "tudo" aquilo que fosse dito nessas sextas feiras. E deu naquilo que deu e que vocês têm lido aqui sistematicamente. Assuntos sérios, outros de interesse duvidoso e sobretudo muita alarvidade.

Nós Tertulianos divertimo-nos, os observadores que por vezes nos acompanham também, os leitores a julgar pelos comentários também não desgostam. Os que não gostam podem criticar, ou simplesmente "saltem" a Tertúlia.

Para além de termos falado nesta efeméride, de termos cantado os parabéns e partido um bolo comemorativo do 1º aniversário da tertúlia, também abordámos outros assuntos, que vou aqui escrever ao de leve para não alongar muito esta Tertúlia.

O bolo do 1º aniversário da Tertúlia, made in Pastelaria Landroal

Poeta e Kacus vão voltar a morar no Alandroal, mas a nova moradia ainda vai precisar de uns retoques finais, são esses acabamentos que lhes estão a deixar os nervos em franja. Precisam de um empreiteiro, mas que trabalhe bem e barato. Eu só os aconselho, não contratem a LENA, senão acontece-lhes o mesmo que na obra da Praça da Republica, é só abre buraco, tapa buraco e nunca mais vão para lá morar!

O assunto chacota da noite foi a celulite. Estava-se falando de mulheres, só para não escrever "gajas" porque me envergonho, e veio à baila o inconveniente estético da celulite e em como o problema é mais comum nas mulheres.

Kacus explicou que a celulite pode aparecer por variadíssimos factores, e que as mulheres têm uma agravante na propagação dessa doença.

A celulite é causada por acumulação de gorduras sob a pele, ora como a mulher se prepara todos os meses para ser mãe, o seu organismo cria gorduras para a eventualidade, como nem todos os meses engravida, essas gorduras vão acumulando e gerando a celulite.

Aqui alarvidade 1:
O Poeta, e friso "o" Poeta, diz que está pronto para engravidar, pois há meses que nota uma pequena mancha de celulite debaixo do braço! É com certeza essa preparação de que a Kacus fala!

Conversa puxa conversa, e eis que fico a saber que o primeiro homem que engravidou, era Português e Alentejano de Évora ainda por cima.

Segundo a Kacus, isto é verdade mas foi muito abafado. Na década de 50 do século passado, havia em Évora um homem com dois sexos, hermafrodita portanto, com predominância do sexo masculino, mas com ovários férteis.

Alarvidade 2:
Obra da Kacus; « Um dia, no meio de tanta estimulação ejaculou, logo num período fértil do seu sexo feminino, emprenhou-se a ele próprio, o bruto! »

Acabo aqui, como os tertulianos brindaram ontem à noite no fim da tertúlia, desejando que dure pelo menos mais um ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

muitos parabèns `Tertúlia e a todos os tertulianos!
grande abraço
Comissário

Anônimo disse...

Parabéns batateiros:)

Anônimo disse...

Parabéns aos tertulianos (batateiros!), mas em tantos anos de amizade o que é um ano?! Já agora Rosinha, porque não alteras o início da crónica semanal, já se torna repetitivo, e após um ano já é tempo de mudar...