quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ALQUEVA ATINGIU LIMITE MÁXIMO.

Albufeira do Alqueva atingiu a quota máxima.

Ontem, oito anos após o encerramento das comportas da barragem, ganhou efectivamente forma o maior lago artificial da Europa.

Depois de alguns dias de suspense, em que a administração de Alqueva, dizia não haver necessidade de abrir as descargas de superfície, ontem não houve alternativa, as comportas foram mesmo abertos para que a água não galgasse essas mesmas comportas e por assim em risco as povoações a jusante da albufeira.

Veja o vídeo RTP:

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois, mas estas descargas são pela via de descarga de fundo, e não através das comportas de descarga de superfície. Essas sim seriam interessantes de ver em acção.

Acho que houve uma ligeira teimosia por parte da Edia em não ter recorrido já a este método.

Nem precisava de chover mais durante um mês, pois o volume da água dos afluentes de Alqueva é superior ao que saía pelo sistema de produção de energia eléctrica.

Anônimo disse...

Abrir a descarga de fundo...

Para quê?!!!

Porque não deixaram funcionar as comportas para a descarga de superfície?
Elas são automáticas.
Não as usando não sabem se funcionam correctamente.
Na Barragem do Lucifécit durante anos a fio e por períodos bastante longos, utilizaram a descarga de fundo.
Agora acabou. A conduta rompeu-se.
Se a têm utilizado só quando fosse necessário, isto é; uma vez por ano durante algumas horas para limpeza de lamas que se acumulam no fundo e no caso, bastante raro, em que o descarregador de superfície não desse escoamento à cheia da ribeira ainda hoje estaria operacional.
As barragens são equipadas com comportas que se bem afinadas não necessitam da intervenção humana e são mecanismos bastante fiáveis que nem consomem energia eléctrica.
Ao contrário dos descarregadores de fundo, se os descarregadores de superfície tiverem um problema, (o que é quase impossível se houver manutenção) o problema é de fácil solução.

Anônimo disse...

Ninguém tem razão.... os descarregadores que estão a ver funcionar são de meio-fundo.

O descarregador de fundo nem sequer está a funcionar.