quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ALQUEVA JÁ CAUSOU MORTES.

Já aqui antes vos tinha falado na maior cheia da Albufeira de Alqueva, do suspense que a EDIA estava a criar, em relação ao abrir ou não abrir as comportas da barragem, também dei conta no dia em que foram abertas, agora vou dar conta do que pode acontecer quando não se lê blogues, ou não se vê televisão!

A repentina subida das águas do rio Guadiana, provocada pelas descargas de Alqueva, arrastou esta quarta-feira 71 cabeças de gado para a morte. Quatro vacas conseguiram escapar da corrente devido à intervenção dos Bombeiros de Beja, que as levaram para as margens com auxílio de um bote.

Ao todo, segundo as contas do proprietário, António Silva, morreram afogadas três vacas, 24 borregos, 27 cabras e 17 ovelhas. “Alguns do animais abalaram na corrente. Outros, por estarem presos, devem estar submersos”, lamentou o proprietário.

António Silva, que numa só manhã viu a sua exploração ser praticamente dizimada, acusa as entidades de falta de informação. "Não vejo televisão. Deviam ter informado que iam abrir as comportas para estarmos prevenidos", disse.

Os militares do Serviço da Protecção à Natureza da GNR de Beja estiveram no local a fazer um levantamento dos cadáveres. “Vamos bater as margens e esperar pela diminuição do caudal para fazer a recolha dos animais que ficaram submersos”, referiu o major Candeias, relações públicas da GNR de Beja.


Veja aqui o vídeo Sapo:

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário: